Por ano, são feitos no Brasil cerca de 69 mil diagnósticos de câncer de próstata. Para conscientizar homens sobre a importância da prevenção e diagnóstico desse tipo de câncer, entidades médicas em todo o mundo iniciam neste mês campanha chamada Novembro Azul.
O movimento surgiu na Austrália, em 2003, durante o Dia
Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, em 17 de novembro.
De acordo com o médico Alfredo Canalini, membro da Comissão
de Comunicação da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), o foco da campanha é
conscientizar os homens para que façam o exame de próstata, principalmente aos
50 anos, “e mais ainda para aqueles que são do fator de risco, que envolve
história familiar forte para câncer de próstata e homens afrodescendentes”.
“A gente lamenta que
alguns desses casos [câncer de próstata] não são feitos no momento em que a
doença é inicial. Por isso, a gente enfatiza muito o aspecto do exame rotineiro
do homem”.
O urologista explicou que a doença não apresenta sintomas na
fase inicial. Quando o câncer de próstata começa a dar sintomas, a doença já
está avançada. O câncer de próstata é o mais frequente entre os homens.
Alfredo Canalini destacou que com o aumento da longevidade,
a incidência da doença aumentou. “Mais da metade dos tumores malignos de
próstata aparece nos homens acima de 65 anos de idade”.
Durante o mês de novembro, especialistas da SBU farão
palestras em todo o país para informar e orientar a população masculina a
respeito da próstata e também as mulheres. "Elas são as grandes agentes de
saúde. São elas que conversam com os maridos e os levam para o médico”,
ressaltou Canalini. (Fonte: Agência Brasil)
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