Páginas

quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Abertas as inscrições para a terceira edição do projeto Sapateiro


Feevale abre inscrições para a terceira edição do projeto continuado de extensão Sapateiro, realizado em parceria com os Sindicatos dos Sapateiros de Novo Hamburgo e Campo Bom e o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Vestuário, Calçados e Componentes de Estância Velha. As inscrições para a capacitação, que é gratuita, podem ser feitas até o dia 1º de março.

O módulo de Preparação e Costura, que se iniciará no dia 5 de março, terá encontros nas terças e quintas-feiras, das 13h30min às 17h30min, na Oficina de Calçados, localizada na sala 104 do prédio da Oficina Tecnológica, no Campus II. Neste módulo, os participantes serão capacitados em diversos aspectos das atividades de preparação e costura, como: contexto do setor; tipos de materiais a costurar aliado a tipos de agulhas e linhas; economia de materiais e produtividade; preparação e manutenção de ferramentas; problemas mais comuns em costuras com diferentes materiais; e práticas.

De acordo com o coordenador do projeto, professor Atalibio Antonio Müller, o projeto conta com módulos específicos para cada função. Depois deste, serão realizados mais quatro módulos: Pré-fabricados e Montagem; Reparos em Calçados; Modelagem; e Corte.

A atividade é voltada para pessoas oriundas do setor calçadista e de componentes, preferencialmente que estejam desempregadas ou subempregadas. O objetivo é capacitar essas pessoas para o mercado de trabalho das indústrias de calçados da região, por meio de técnicas de fabricação de calçados que melhorem o aproveitamento do tempo, de matérias-primas e uso e separação correta de resíduos na fabricação de calçados.
As inscrições podem ser feitas pelos seguintes contatos:

- Sindicato dos Sapateiros de Novo Hamburgo - Rua Joaquim Nabuco, 177
(51) 3593-3011 ou sindtrabcalcadosnh@terra.com.br

- Sindicato dos Sapateiros de Campo Bom - Rua Carlos Cerino Feltes, 138
(51) 3597-2444 ou tiagoacofe@htmail.com

- Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Vestuário, Calçados e Componentes de Estância Velha - Rua Tobias Barreto, 525
(51) 3561-1824 ou davi-silveira@ig.com.br

- Coordenador do projeto, professor Atalibio Antonio Müller
(51) 8436-7418 ou atalibio@feevale.br

Fonte: Site da Feevale

Câmara aprova repasse de verba para o Consepro


Na sessão ordinária realizada na tarde de quarta-feira (30), a Câmara de Vereadores aprovou projeto de lei que autoriza a concessão de auxílio ao Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública de Campo Bom – Consepro. O auxílio pecuniário é de até R$ 8.400,00 para custeio de mão de obra auxiliar aos serviços do Corpo de Bombeiros. O desempenho do presidente do Consepro, Pedro Rogério Martins Duarte, foi elogiado pelo vereador Jair José Wingert (PSB) e o vereador Alexandre Olavo Hoffmeister (PP) ocupou a tribuna para parabenizar todos os presidentes que lá passaram pelo bom trabalho desempenhado.

Câmara de Vereadores aberta durante recesso parlamentar


Os vereadores de Campo Bom estarão em recesso parlamentar em fevereiro. No entanto, a Câmara estará aberta das 12h30 às 18h30 de segunda à quinta-feira e das 7 às 13 horas nas sextas-feiras. O recesso legislativo está previsto no artigo 10, parágrafo 2º da Lei Orgânica que diz: "No primeiro ano da legislatura, o Recesso Legislativo será de 20 a 31 de dezembro e no mês de fevereiro.

Campanha Comprar Aqui é Sempre Bom em continuidade


A continuidade da campanha “Comprar Aqui é Sempre Bom” foi aprovada na Câmara de Vereadores.  Os sorteios, feitos pela Prefeitura, ocorrerão nos dias 22 de junho deste ano e 14 de janeiro de 2014.

Matrículas do Ensino Fundamental ocorrem dias 5 e 6 de fevereiro


Na próxima terça e quarta-feira, dias 5 e 6 de fevereiro, ocorre o primeiro período de matrículas de alunos do Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede municipal de Educação de Campo Bom. As matrículas, que serão oferecidas para alunos do 1º ao 9º, poderão ser feitas em todas as escolas municipais de Ensino Fundamental, das 8 às 11 horas e das 13 às 20 horas. Neste ano estão sendo oferecidas aproximadamente 430 vagas para alunos da EJA e do Ensino Fundamental, sendo que em 2013 as turmas de EJA serão proporcionadas apenas na Escola Municipal Borges de Medeiros.
Além das matrículas do Ensino Fundamental, também poderão ser realizadas na semana que vem (dias 5 e 6) matrículas para Educação Infantil turno parcial (somente à tarde) para turmas de Maternal 3 e jardim A, que serão oferecidas nas escolas municipais Dom Pedro II, Dona Augusta, Esperança, Marquês do Herval e 25 de Julho. A documentação necessária para efetuar a matrícula será original e cópia da certidão de nascimento, comprovante de residência (em nome do pai, mãe, responsável ou contrato de locação) e atestado de transferência ou histórico escolar do aluno.

ACI considera que aumento dos combustíveis compromete redução na tarifa de energia elétrica


Na avaliação da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha, a elevação do preço dos combustíveis em vigor a partir do dia 30 de janeiro poderá provocar uma elevação da inflação, medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), de 0,3 pontos percentuais em 2013, considerando um aumento médio para o consumidor nas bombas de 5,5 pontos percentuais. "Desta forma, considerando todos os impactos da elevação do preço dos combustíveis, aproximadamente a metade dos ganhos anuais obtidos com a redução da tarifa de energia elétrica anunciada no último dia 23 de janeiro foi perdida", ressalta o economista da entidade, Luis Carlos Yllana K

A redução da tarifa de energia elétrica foi saudada pelo setor industrial, pois qualquer redução do custo dos insumos industriais é benéfica para o setor produtivo. "O aumento do diesel retira em parte este ganho, dado que haverá repasse sobre o custo do frete, e, portanto, indiretamente para todos os demais produtos e insumos industriais. O fato de a redução da tarifa de energia elétrica ter aberto algum espaço, em termos da taxa de inflação, para o reajuste do preço dos combustíveis, não significa que o combate a inflação possa ser suavizado. A inflação atual é elevada e prejudica toda a sociedade, pois corrói salários, aposentadorias e impacta na taxa de câmbio real, prejudicando a classe exportadora", complementa o economista.

"A ACI se posiciona na defesa da continuidade de iniciativas que reduzam o Custo Brasil e ainda que novas medidas sejam adotadas, no sentido de melhorar o ambiente de negócios para as empresas brasileiras", afirma o presidente interino da entidade, Eneias Walter Jung.

Fonte: De Zotti - Assessoria de Imprensa