Páginas

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Natal da Integração inicia dia 7

A programação do Natal da Integração inicia no dia 7 de dezembro, com a chegada do Papai Noel, show de fogos e a presença de Mônica, Cebolinha e sua turma com o show A Fábrica de Brinquedos do Papai Noel. As atrações culturais da festa seguem até o dia 22 no Largo Irmãos Vetter onde a decoração já está sendo montada contando com o tradicional presépio e espaços já consagrados como a Casa Interativa do Papai Noel e a Fábrica de Brinquedos. Nas atrações culturais, a festa contará com show da dupla João Bosco e Vinícius e seu sucesso Chora Me Liga. Outra atração que promete grande público e que agrada espectadores de todas as idades será a banda RPM que além de sucessos atuais de sua nova fase, mostrará no palco dia 13, clássicos do rock que marcaram época na voz de Paulo Ricardo, como Olhar 43, Loiras Geladas, London, London e Rádio Pirata. Para o público infantil, a edição 2013 do Natal de Campo Bom terá em sua abertura a apresentação colorida, alegre e muito pertinente à data: A Fábrica de Brinquedos do Papai Noel, espetáculo que trará toda a Turma da Mônica que vai dançar, cantar e levar o público a refletir sobre o sentido da festa. Elton Saldanha com consagrados sucessos da música nativista, passando por sucessos natalinos, também é presença confirmada. Outro ponto alto será, numa gentileza do grupo Arezzo, a apresentação do Teatro de Tábuas que há quatro anos se apresenta no Natal de Campo Bom e desta vez promete ainda mais emoção e brilho em sua passagem pela cidade com o espetáculo Brasil Futebol Clube.   Paralelo à programação no Largo Irmãos Vetter, haverá programação itinerante pelos bairros.


Fonte: Site da Prefeitura de Campo Bom

quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Encontro de jovens trabalhadores da América Latina

Uma delegação de oito trabalhadores campo-bonenses participou, de 8 a 11 de novembro, do 2º Encontro de Jovens Trabalhadores da FSM - Federação Sindical Mundial, em Montevidéu, no Uruguai. O tema principal do encontro era “Base para Construção da Integração dos Trabalhadores da América Latina”, onde o trabalho precário e o trabalho decente foram debatidos com muita ênfase. A delegação campo-bonense, constituída por sapateiros, comerciários, caal centers e arquiteto, foi a maior bancada do Estado. A bancada brasileira no evento foi a segunda maior da América Latina. Os brasileiros visitaram algumas empresas uruguaias, sendo que em muitas não havia patrões eram uma forma cooperativada de gerenciamento, produção e divisão dos lucros.

O sapateiro Tiago Souza, que visitou um projeto educacional do Sindicato da Construção Civil em parceria com o Governo Uruguaio, conta que se trata de um projeto evoluído onde juntamente com o Ensino Médio e Ensino Profissionalizante, o sindicato também administra a formação classista dos trabalhadores, com total apoio do governo, dando uma consciência do seu papel enquanto trabalhador na economia do país e a importância de lutar pelos seus direitos. Devido à grande delegação brasileira no encontro e expressiva bancada gaúcha, o Brasil será sede do 3º Encontro e o local possivelmente será o Rio Grande do Sul.

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Palestra promove debate sobre igualdade racial

Em prol do Dia da Consciência Negra, celebrado nesta quarta-feira (20), a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Smec) realizará para a rede de ensino e comunidade, a palestra com o tema Dia da Consciência Negra na área da colonização alemã: reflexões. Ministrado pela professora Dóris Rejane Fernandes, o evento ocorrerá na Câmara Municipal de Vereadores, às 18h30 e será aberto por um desfile afro, feito por estudantes de Campo Bom.

Fonte: Site da Prefeitura de Campo Bom

Pelo fim da violência contra a mulher

Como parte da Campanha de 16 dias de Ativismo Pelo Fim da Violência Contra a Mulher, a Secretaria de Assuntos da Mulher do Sindicato dos Sapateiros de Campo Bom realizará seminário no dia 6 de dezembro, às 15 horas, no Auditório Diniz Alves da Silva, na sede do Sindicato. A palestrante será Anabel Lorenzi, professora e ativista pelos direitos da mulher.

O que é a Campanha?

Em 1991, 23 mulheres de diferentes países, reunidas pelo Centro de Liderança Global de Mulheres (Center for Women’s Global Leadership – CWGL) lançaram a Campanha dos 16 dias de ativismo com o objetivo de promover o debate e denunciar as várias formas de violência contra as mulheres no mundo. As participantes escolheram um período de significativas datas históricas, marcos de luta das mulheres, abrindo a Campanha no dia 25 de novembro – Dia Internacional de Não Violência Contra as Mulheres – e finalizado em 10 de dezembro – Dia Internacional dos Direitos Humanos.

Dia Nacional Da Consciência Negra

O Dia Nacional da Consciência Negra é comemorado no dia 20 de novembro, em homenagem a Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares. O quilombo era uma localidade situada na Serra da Barriga, em Alagoas, onde escravos se refugiavam. Com o passar dos anos, chegou a atingir uma população de vinte mil habitantes, em razão do aumento das fugas dos escravos.
Tendo sobrevivido por quase um século, o Quilombo dos Palmares foi dizimado, e seu maior líder, Zumbi, assassinado, em 20 de novembro de 1695. Neste cenário original da luta, em 2007, foi construído o Parque Memorial Quilombo dos Palmares – uma espécie de maquete viva, em tamanho natural, instalada em um platô, no alto da Serra, para onde milhares de pessoas acorrem, principalmente, em 20 novembro.
O 20 de novembro primeiramente foi reconhecido, em 1971, pelo Grupo Palmares, de Porto Alegre. Em 1978, durante o Congresso do Movimento Negro Unificado contra a Discriminação Racial, a data foi oficializada em todo o Brasil.
O Rio Grande do Sul está em quinto lugar no número de habitantes negros no Brasil, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No Estado, os negros representam 5,57% da população (se somados os pardos, chega a 16,2%).

Embora seja comemorado o Dia da Consciência Negra, a situação no País ainda é de discriminação econômica e racial. Essa realidade é facilmente comprovada através de estatísticas. Para cada homicídio de indivíduo não negro no Brasil, ocorrem 2,4 homicídios de negros. O dado consta na pesquisa Vidas Perdidas e Racismo no Brasil, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

Filme produzido por estudantes resgata a história do trem em Campo Bom

Um jovem estudante campo-bonense em busca de informações para a produção de um trabalho escolar sobre a história do trem pede ajuda à família e graças a esse desafio escolar  descobre a trajetória fascinante do trem na cidade. Esse é o argumento do filme O trem: Nas trilhas do progresso, produção que envolveu o esforço e a dedicação de cerca de 100 estudantes do 9º ano da escola municipal Centro de Educação Integrada (CEI) e que foi lançado para o público na ultima quinta-feira, no teatro Marlise Saueressig. Além dos alunos - que fizeram tudo no filme, desde o roteiro até a dramatização - familiares dos estudantes acompanharam a exibição da obra com ares de documentário que com pitadas de romance, humor e com muita emoção, leva à reflexão sobre todo o progresso e as mudanças que a inovação sobre trilhos provocou em Campo Bom. Antes da exibição do filme, a titular da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, Eliane dos Reis, lembrou ao público que o projeto é uma mostra da capacidade criativa das escolas e dos alunos, refletindo a qualidade da rede municipal de ensino. “Estamos valorizando, além do conhecimento, a humanização de nossos jovens. Demonstrando a importância do trabalho em equipe e desenvolvendo suas potencialidades”, define Eliane.
O filme é ambientado em Campo Bom, mas também possui cenas em cidades da região e até em Bento Gonçalves, onde está a mais tradicional maria fumaça do RS. Segundo a professora de história e coordenadora do projeto, Maria Denise Rohden, devido à gama de materiais e informações disponíveis sobre o trem, a obra que inicialmente seria um curta-metragem se estendeu para um formato mais longo, com 44 minutos de duração, para contemplar mais aspectos desta história fundamental para entender o desenvolvimento do município. “Captamos cerca de 2 horas e 40 minutos de imagens, contando com diversas filmagens externas em lugares como os vagões da locomotiva Maria Fumaça; o Museu do Trem, em São Leopoldo e a estação do Trensurb, em Novo Hamburgo. Aproveitar ao máximo durante a edição todas estas cenas para ter uma visão mais ampla dessa criação coletiva que, embora embasada na história, teve a criatividade e expressão de nossos alunos como peça fundamental para o sucesso”, define a professora. Outro aspecto destacado pela educadora é que diversas pessoas colaboraram para a produção do filme, tanto com ajuda material, emprestando roupas e objetos de época, ajudando na filmagem e no transporte, mas também dando como subsídio algo muito valioso: o conhecimento. “Pessoas como o ex-prefeito Evaldo Dreger foram fundamentais, pois ajudaram contando o que viveram naquela época e despertaram nos jovens a curiosidade de aprenderem ainda mais enquanto produziam o filme. Depois de sete meses de gravação é uma satisfação tão grande ver o resultado deste trabalho em equipe que até é difícil de explicar”.

Um encontro com o passado

Para o estudante João Tavares, de 14 anos, que no filme interpreta o papel de um avô, a participação no projeto foi uma oportunidade de entrar em contato com uma história até então  desconhecida para ele e a maioria de seus colegas. Com base nas narrativas de seu pai e de outras pessoas que viveram Campo Bom na época do trem, que ele construiu seu personagem no filme. “Não sabíamos a maior parte das informações. Era uma época muito diferente de hoje e foi muito bom poder atuar no filme”, define. Na história, o avô conta ao neto como a história do trem é entrelaçada com a sua, desde as brincadeiras de correr sobre os trilhos quando era uma criança, até conhecer a sua esposa em uma viagem de trem.
O filme ainda levanta questões importantes sobre as mudanças políticas, sociais e econômicas em virtude da industrialização e o início das preocupações da sociedade com a preservação do meio ambiente em meio ao crescente progresso. Também faz um comparativo entre como era a educação nas escolas naquela época e hoje. Mostra ainda o trem voltando a fazer parte do cotidiano das pessoas com a expansão do Trensurb até novo Hamburgo.

 Curta sobre os Mucker foi precursor
O documentário sobre o trem dá continuidade a um projeto de introdução de trabalhos de produção em vídeo na escola que começou em 2012, com a produção do curta-metragem  Mucker: uma história para relembrar, envolvendo 100 alunos das três turmas de 8º ano. No projeto do ano passado, os estudantes se envolveram da mesma forma na produção de um curta-metragem que relatou a saga que marcou a história da região no século 19. O curta foi reconhecido durante o CinEst - Festival Nacional de Cinema Estudantil 2013, de Santa Maria, com prêmios em três categorias, incluindo a de melhor curta de documentário. A produção concorreu com 22 produções da rede de educação pública e privada de todo o país.


Fonte: Site da Prefeitura de Campo Bom

Médicos serão homenageados na Câmara

Na próxima quarta-feira (27), às 18h30, a Câmara de Vereadores de Campo Bom prestará homenagem aos médicos Enio Seibert (Clinico Geral) e Emilio Carlos Germann (Cardiologista), pelos relevantes serviços prestados na área de saúde em nossa cidade. Os dois profissionais, além de seus consultórios particulares, também atendem no CST - Centro de Saúde do Trabalhador, do Sindicato dos Sapateiros de Campo Bom. O Dr. Enio Seibert já trabalha no Sindicato desde 1973, já o Dr. Emilio atua desde 1982. Ambos fizeram da medicina um soneto de amor à vida, de respeito ao próximo e na busca incansável pela cura e por minorar o sofrimento humano. A indicação da homenagem é do vereador Jair Wingert (PSB).

IPTU 2014 tem índice definido

O Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de Campo Bom para o próximo ano em Campo Bom levará em conta o Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) da Fundação Getúlio Vargas: 5,27%. O percentual, referente a novembro de 2012 e o mesmo mês deste ano, foi aprovado por sete votos favoráveis e três contrários (Jair Wingert, do PSB, Valter Lemos Júnior e Victor Souza, ambos do PCdoB) em sessão extraordinária, realizada na noite de segunda-feira (11/11).
O projeto de lei do Executivo estabelece o parcelamento em sete vezes iguais e consecutivas (fevereiro a agosto de 2014) e a concessão de descontos aos contribuintes, nos casos de pagamento em uma única parcela, em janeiro e fevereiro  de 2014 (15% e 7%, respectivamente).

Fonte: Site da Câmara de Vereadores de Campo Bom

quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Deputado Roso traz R$ 250 mil para saúde de Campo Bom

Uma emenda parlamentar no valor de R$ 250 mil, destinada a compra de equipamentos para postos de saúde de Campo Bom, será repassada ao prefeito Faisal Karam, na manhã desta sexta-feira (8). A liberação da verba foi uma indicação do vereador do PSB, Jair Wingert, ao deputado federal Alexandre Roso, também socialista. O prefeito deverá receber Wingert e Roso, às 10h30, em seu gabinete.