Páginas

segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Centro de Educação Ambiental é vencedor de premiação sobre sustentabilidade

O Centro Municipal de Educação Ambiental Nestor Weiler (Cemea) está entre os dois vencedores do prêmio Mobilização para uma escola sustentável, promovido pelo projeto AES Sul na Comunidade.  A seleção dos finalistas consistiu no desenvolvimento de projetos sustentáveis para serem aplicados nas instituições de ensino, a partir da vivência na iniciativa educacional desenvolvida pela concessionária de energia elétrica. A cerimônia de premiação, com a entrega do cheque simbólico no valor de R$ 10 mil, será no dia 8 de dezembro, às 15 horas, na sede da AES Sul, em São Leopoldo.
Minimizar o consumo de energia elétrica utilizando a energia solar foi o mote da proposta do projeto Protótipo de estufa ecológica na desidratação das plantas bioativas, desenvolvido pelo Cemea desde março. Os objetivos do trabalho mostram a preocupação com a redução no consumo mensal de energia elétrica, a pesquisa sobre a desidratação de plantas bioativas, a verificação do processo e a mobilização dos 15 alunos integrantes da iniciativa para a construção dos protótipos. Como resultado final do processo, as plantas desidratadas continuarão sendo comercializadas na comunidade que, agora, além de chás e temperos, terá acesso também à tecnologia desenvolvida pelos estudantes. “Até este momento foi realizada a construção do protótipo, a testagem de funcionamento utilizando as espécies de plantas medicinais alfavaca cravo e jurubeba, registro no diário de campo, comparação entre as testagens, análise de resultados e apresentação do projeto para a comunidade na Festa da Família do Cemea, que ocorreu em outubro”, detalha a coordenadora do Centro, Natalia Braum.

Para o Centro de Educação Ambiental, o prêmio chega como reconhecimento do trabalho dedicado pela equipe e todos que apoiaram essa aventura nos campos da pesquisa e do conhecimento. “Primeiramente, o prêmio propicia aos alunos vislumbrarem a importância da pesquisa e da participação social para transformar e melhorar o espaço em que vivem, além da satisfação de ter o trabalho reconhecido. Financeiramente o prêmio vai permitir que no próximo ano possamos ampliar e aprofundar os estudos neste projeto, avaliando outros indicadores”, conclui Natalia. (Fonte: Imprensa PMCB - Foto: Divulgação/PMCB)

sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Jair Wingert quer retorno de ecografias ao Posto do Centro Materno

Na segunda-feira (23), o vereador Jair Wingert (PSB) teve aprovado, por unanimidade, Pedido de Informação questionando a Administração Municipal sobre a falta de exames no Posto do Centro Materno de Campo Bom. Lá não estão mais sendo realizados exames de ecografia (eco-abdominal total, eco-mamaria e eco-transvaginal). De acordo com o vereador os pacientes estão sendo informados no Centro Materno de que os serviços não estão disponíveis pelo SUS e orientam as pessoas a procurar clinicas particulares. O socialista destaca que mulheres estão sendo prejudicadas com a ausência desse serviço, principalmente mulheres que estão em gestação ou em acompanhamento de patologias graves. “Acreditamos que este serviço será retomado o mais breve possível e também aguardamos uma resposta da administração municipal”, argumenta Jair Wingert.

quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Valorização Profissional será tema do Trocando Ideias em Campo Bom

Na quarta-feira (2), a Regional ACI Campo Bom promove o Trocando Ideias. O tema em debate será a “Valorização Profissional: da contratação à demissão responsável”. A palestrante será a consultora de RH, Luciana Weber. O evento terá início às 8h15 e abordará os tópicos como contratar com qualidade utilizando consultorias de RH, acompanhamento do profissional durante o período de experiência, demissão responsável e recolocação profissional. As inscrições podem ser feitas pelo www.acinh.com.br/eventos. Mais informações pelo fone 3597-4511 ou pelo e-mail campobom@acinh.com.br. A Regional fica localizada na rua dos Andradas, 470, sala 4, no Centro de Campo Bom. (Fonte: De Zotti – Assessoria de Imprensa)

quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Bicharada fitness: Cãominhada será atração no Bicharada Fashion Day

Donos e bichinhos que gostam de caminhar já têm uma programação para o fim de semana: a Cãominhada, que ocorrerá no sábado (28). Promovida pela Prefeitura por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Sema), a programação pretende fomentar a consciência do cuidado com os animais no município. “O dia será repleto de atividades para quem, como nós, gosta muito dos animais. Teremos, também, um trabalho especial sobre a responsabilidade da adoção, que é para a vida toda”, salienta José Orth, secretário de Meio Ambiente. A concentração, às 9h30, é na esquina das avenidas Andradas com dos Estados. O trajeto, que inicia às 10 horas, segue pela ciclovia (Avenida dos Estados) até as quadras poliesportivas do Parcão, onde será feita a abertura do evento e onde haverá um brechó cujas vendas reverterão para o tratamento de animais de rua. A Cãominhada integra a programação do 3ª edição do Bicharada Fashion Day, evento que reúne diversas programações voltadas à saúde e bem estar dos pets e que se estende até domingo, dia 29 contando também com Cãocurso e demonstração de adestramento.

Bicharada Fashion Day

Diversas atrações estão preparadas para os dias 28 e 29. Entre elas, estará o Cãocurso, que premiará os cãezinhos mais parecidos com seu dono, o mais simpático, o cão naturalmente mais bonito, o mais bem vestido e o mais obediente. Além disto, donos de pets poderão aproveitar os dois dias para terinformações de higiene e beleza com profissionais da área, sanar dúvidas relacionadas à saúde animal com médicos veterinários e receber dicas de adestramento básico.
A comunidade também poderá aproveitar para doar ração para cães e gatos, conferir o brechó de venda de roupas, calçados e acessórios que terá arrecadação revertida para o tratamento de animais que estão sob os cuidados de protetores. Ainda haverá Feira de Adoção, onde cerca de 50 animaizinhos estarão esperando um novo lar. São gatos e cachorros, filhos e adultos.

Ponto de descarte de lâmpadas fluorescentes

A preservação do meio ambiente também é uma responsabilidade que o evento visa salientar ensinando sobre o descarte correto de resíduos. Para reforçar isso, um ponto de coleta de lâmpadas fluorescentes de uso doméstico será disponibilizado no Parcão, até o final da programação.

Confira a programação do evento

28/11 – Sábado
10h – Cãominhada;
11h - Abertura do evento;
14h30min - Apresentação dos cães da Brigada Militar;
15h30min – Cãocurso;
29/10 – Domingo
15h30min - Início das atividades com brechó e feira de adoção;
16h30min: Show de cães adestrados;

19h: Encerramento do evento.

terça-feira, 24 de novembro de 2015

Sábado foi Dia D os homens se cuidarem

Ação na Praça João Blos disponibilizou testes rápidos de HGT e encaminhamento de exames



Fim de semana também é tempo de cuidar da saúde. No sábado (21), a Prefeitura de Campo Bom intensificou a campanha do Novembro Azul com o Dia D, que já é tradição na cidade. A programação ocorreu durante a manhã, na Praça João Blos, e foram disponibilizados 50 testes de HGT (diabetes), medição de pressão e 50 encaminhamentos para exames. Além disso, os homens também puderam aproveitar dicas sobre nutrição e alimentação saudável. O aposentado Silmar José Quadros, 61 anos, aproveitou a atividade da Secretaria Municipal de Saúde para medir a pressão arterial e encaminhar exames. “Assisti a palestra sobre saúde do homem na cancha de bocha do Porto Blos e achei muito interessante. Como queria encaminhar meus exames, vim aqui e já aproveitei para medir a pressão”, conta. O jovem Dieferli Mosael Pralon, 27, sabe que se cuidar desde cedo é importante. “Eu gosto de me cuidar e acho importante. É melhor prevenir do que remediar, e como estávamos passando por aqui, aproveitamos para medir pressão, verificar glicose e encaminhar exames”, disse o segurança que estava acompanhado da esposa Maria da Graça Andrade, 33.

Últimas ações do Novembro Azul em Campo Bom

Nesta sexta-feira (27), a Prefeitura organiza mais uma ação de conscientização dentro da programação do Novembro Azul, quando os pais que acompanham os filhos no projeto Hidromami, que ocorre na piscina do CEI, terão a visita do médico Cristian Pereira. Ele vai conversar com o grupo a respeito da importância da prevenção para uma boa saúde. No dia 30, segunda-feira, as ações do Novembro Azul seguem para a unidade de Estratégia de Saúde da Família do bairro Aurora, onde haverá coleta exames de PSA.

Previna-se

A Administração Municipal oferece os recursos e orientações necessários para que o homem possa se cuidar e estar em dia com sua saúde. Mas ele também deve fazer sua parte. Além dos exames de prevenção, uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais, e com menos gordura, principalmente as de origem animal, ajuda a diminuir o risco de várias doenças crônicas, entre elas o câncer. Também é recomendada a prática de no mínimo 30 minutos de exercícios físicos durante o dia. Diminuir o consumo de álcool e não fumar também são importantes fatores de prevenção. (Fonte: Imprensa PMCB)

Taxa Ambulante Diária pode virar realidade em Campo Bom

Em sessão realizada segunda-feira (23), a Câmara de Campo Bom aprovou, por unanimidade, pedido de providências do vereador Max de Souza (PMDB) endereçado ao Executivo. O parlamentar sugere ao Executivo a criação da Taxa Ambulante Diária através de uma Guia de Arrecadação Individual. Conforme a proposta, a taxa seria destinada para vendedores ambulantes de cidades vizinhas a Campo Bom que não possuem cadastro no registro de vendas do município. “Precisamos fortalecer os nossos comerciantes, aqueles que geram emprego e renda em nossa cidade e contribuem pagando seus impostos. Não somos contra quem vem de fora, queremos apenas a regulação através da Fiscalização Municipal”, destaca o vereador. Conforme a proposta, com o pagamento da Guia, o vendedor estará autorizado a comercializar seus produtos durante 24 horas.
Também endereçados ao Executivo, foram aprovados dois requerimentos do vereador Sadi Santos (PMDB). O parlamentar solicita que o Executivo prorrogue por mais 12 meses o período do Programa de Regularização de Edificações, a qual se refere a Tabela de Compensações Pecuniárias à Cidade e também para ser realizada manutenção ou troca de toda a fiação elétrica da ponte que liga o bairro Barrinha ao restante do município.

Postes, Exames e Câmara Juvenil também na pauta

Os vereadores também aprovaram, por unanimidade, pedido de informação de Jair Wingert (PSB) destinado ao Executivo para que o mesmo esclareça os motivos pelos quais não estão sendo realizados exames de ecografia pelo SUS no Centro Materno Infantil e se existe previsão de retomada destes serviços.
Endereçado a AES Sul, concessionária de energia que abastece a cidade, foi aprovado requerimento do vereador Paulo Tigre (PMDB), para que a mesma faça a substituição de três postes de energia no bairro Bela Vista.
Requerimento do vereador Valter Lemos Jr. (PC do B) endereçado a Mesa Diretiva do Legislativo também recebeu aprovação unanime. O vereador sugere a criação de projeto de resolução para ser implantada a Câmara Juvenil de Vereadores.

Ordem do Dia

Na votação da Ordem do Dia das sessões ordinária e extraordinária, foram aprovados quatro projetos do Executivo, incluindo projeto que autoriza convênio com a Apae. De autoria do vereador Alexandre Hoffmeister, foram aprovados os projetos que determina a distância mínima para construção de novos postos de combustíveis e que denomina o campo de futebol do Loteamento Firenze. (Fonte: Imprensa CMVB - Foto: Cássios Schaab)

Três eventos ligados ao ciclismo devem reunir mais de duas mil bikes em Campo Bom

Primeira cidade da América Latina a ter uma ciclovia, Campo Bom dará um impulso na sua relação com as bicicletas no final de semana, quando cerca de duas mil delas prometem circular pelas ruas por meio de três eventos organizados pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel), e diretamente ligados às 'magrelas'. No sábado, 28, o evento Pedalar Faz Bem, promete reunir muitas bicis num passeio ciclístico. Também no sábado, a Copa Campo Bom de BMX é outro evento que promete grande circulação de bicicletas e se soma a outra grande atração, a final do Campeonato Estadual de BMX, que será realizada na pista de Bicicross, inaugurada em julho.

Passeio - O 2º Passeio Ciclístico Pedalar Faz Bem, terá sua concentração às 9h, na Pista de Bicicross e toda a população está sendo convocada a participar. Para este evento, os ciclistas sairão da pista pela Rua Aimoré até a Avenida Brasil, onde entrarão à esquerda. Já nas imediações do Centro de  Educação Integrada (CEI), contornarão o local e ingressarão na ciclovia, retornando em direção à Pista de Bicicross. "Quem puder deve doar um quilo de alimento não perecível", solicita o titular da Smel, João Carlos e Silva, destacando que todos que doarem estarão concorrendo a brindes. Segundo ele, tudo que for arrecadado será destinado à Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae).

Copa - À tarde, está prevista a Copa Campo Bom de Bicicross. O evento deve reunir um número maior de participantes que a própria final do Campeonato Gaúcho, uma vez que a Copa Campo Bom permite a participação de atletas iniciantes e de outros estados e foram convidados ciclistas de Santa Catarina. "A competição reunirá praticamente os mesmos clubes, porém ao contrário da disputa estadual, na Copa Campo Bom haverá a disputa por equipes, a taça Copa Campo Bom", explica o titular da Smel. Segundo ele, este troféu está atualmente sob a posse da Liga Campo-bonense de Bicicross, vencedora de 2014, mas viajará para a sede da equipe vencedora desta edição. "A posse definitiva se dará quando uma equipe conquistar a competição por três vezes seguidas ou cinco alternadas", salienta. Ainda dentro da Copa Campo Bom, haverá uma competição envolvendo as escolinhas dos clubes da região.

Estadual - Já o domingo está reservado para as disputas estaduais. A Etapa Final, que definirá os campeões estaduais de 2015 dentro das respectivas categorias, ficou reservada para uma das mais modernas pistas de bicicross do Brasil. Clubes de diversas cidades, de todas as regiões do RS estarão em Campo Bom para as provas finais. O evento tem confirmação de equipes de Sapiranga, Novo Hamburgo, Estrela, Taquara, Bagé, Santa Cruz, Lajeado e Encantado. Também estarão representadas as cidades de Santa Maria, Porto Alegre e São Leopoldo, que possuem atletas competindo nas equipes participantes. (Fonte: Imprensa PMCB)

Victor e Leo no Natal da Integração 2015


Acústicos e Valvulados, Melody, Orquestra Eintracht, festivais de Bandas e de Música Sertaneja se somam à programação que este ano será mais enxuta e com valorização à arte local. Festa se inicia dia 5, com a chegada do Papai Noel e o espetáculo Faria e Cordial e suas estripulias de Natal, (do Circo de Bolso)



O Natal da Integração deste ano vai respirar e transpirar arte! Num formato mais enxuto e contando com patrocínio de três empresas por meio da Lei Rouanet (Lei Federal de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura), a programação terá em seu encerramento o show nacional com a dupla sertaneja Victor e Leo e prevê diversos shows nos quais os talentos locais e regionais serão as atrações, como as bandas Melody (que sobe ao palco dia 18) e Acústicos e Valvulados (dia 13). De 5 a 20 de dezembro, o Natal da Integração promete emocionar, engajar e agitar a comunidade não apenas por seu aspecto cultural, mas pelo novo formato também adotado na decoração do Largo Irmãos Vetter e das ruas, onde pinheiros, bolas, guirlandas, presépios e uma série de incríveis objetos decorativos, confeccionados a partir de materiais reaproveitados, já tomam os espaços para acolher os cidadãos e visitantes neste período tão especial. "Chegamos a cogitar o cancelamento do Natal, pois não apenas Campo Bom, mas o país todo atravessa um período econômico muito delicado. Mesmo num formato mais enxuto, ele não seria possível, por isso, nossa gratidão às empresas que acreditaram em nosso projeto e atenderam o chamamento auxiliando financeiramente o nosso  Natal", destaca o prefeito Faisal Karam, referindo-se às empresas Ecofrotas, GetNet e Verallia, que aportaram recurso, viabilizando a festa. "Essa data é muito importante para Campo Bom, pois é um momento voltado à família, aos valores e à espiritualidade. Conseguir realizar a programação, mesmo que de forma mais enxuta, sem show de fogos de artifícios, é uma grande emoção que só está sendo possível graças a essas empresas", reforça a titular da Secretaria de Educação e Cultura Eliane dos Reis.
O Natal da Integração já pode ser visto nas ruas por meio de sua decoração que começou a ganhar corpo a partir do final de semana e que nesta edição conta com uma proposta nova e repleta de detalhes, apostando em temáticas lúdicas para atrair o público de todas as idades. A já tradicional Casa  Interativa, por exemplo, será inspirada no conto João e Maria, por isso foi transformada em uma casa de doces. A Fábrica de Brinquedos, onde estão expostos os presentes que serão sorteados na promoção Envie uma Carta ao Papai Noel e Concorra a Brinquedos (envolvendo crianças moradoras da cidade) conta com surpresas, assim como a Casa do Papai Noel e o Presépio. Somente este ano, foram restaurados mais de 100 papais noéis, dezenas de enormes bolas decorativas e guirlandas. Entre os itens novos estão os lustres e pinheiros contendo centenas de garrafas pet, com desenhos e formatos diferentes.
O Largo, devidamente ornado, será palco para a grande chegada do Papai Noel, no dia 5, às 21h, quando Campo Bom abre oficialmente as portas para a programação, ao entregar as chaves da cidade ao Bom Velhinho. Na mesma noite, o Circo de Bolso garantirá toda a magia da época no espetáculo Faria e Cordial e suas estripulias de Natal. A narrativa, produzida especialmente para a abertura do evento, conta a história dos palhaços Faria e Cordial, suas estripulias e lições de vida aprendidas durante uma passagem pelo município. O show trará elementos circenses, como acrobacias em lira e tecido, enaltecidos por diversos efeitos especiais.
Já a música estará presente em praticamente todos os dias de programação. Este ano foi preparado um momento especial para privilegiar os talentos do Rock e Pop Rock do município, no I Festival de Bandas de Campo Bom, dia 18, às 20h. O evento, que deve reunir 15 bandas em mostra competitiva, será encerrado com o show da Banda Melody, promovido em parceria com o SESC. Acústicos e Valvulados também representará o estilo no Natal da Integração, com um show no domingo anterior, dia 13. O Festival de Música Sertaneja está confirmado, com a participação de Lourenço e Lourival e a grande final do concurso realizado em duas classificatórias que selecionaram 15 concorrentes para subirem ao palco no dia 12. O grande show de encerramento do Natal, aliás, será ao som de sertanejo. A dupla Victor e Leo, conhecida internacionalmente, fechará a edição 2015 do evento com a apresentação de sucessos da carreira em show no Largo Irmãos Vetter, dia 20, às 20h30min.
Teatro e dança se unem à música nas apresentações dos quase 200 alunos da Escola de Arte-Educação (EAE), no espetáculo O que está acontecendo?, que integra a programação do Natal nos Bairros, que vai percorrer diversos cantos de Campo Bom, levando Papai Noel e muita alegria às comunidades. Também a EAE protagoniza o show Canção Verdadeira, que será apresentado no dia 11, às 20h30min, no Largo Irmãos Vetter. “Estamos há nove meses ensaiando esta grande apresentação, onde a comunidade irá assistir verdadeiros talentos. A EAE trabalha na descoberta e lapidação destes atores, oportunizando o palco a eles. Por isso queremos compartilhar todo esse processo com a comunidade que irá se surpreender no resultado final”, conta Sandra Volkmer, coordenadora do projeto.
O Natal da Integração de Campo Bom tem o patrocínio das empresas GetNet e Ecofrotas; co-patrocínio da empresa Verallia e  apoio do Sesc, numa realização da Prefeitura e do Ministério da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Produção: UM Cultural.

Programação Natal da Integração

05/12 – sábado
21h: Abertura do Natal da Integração com a Chegada do Papai Noel
Espetáculo “Faria e Cordial e suas estripulias de Natal” - Circo de Bolso
06/12 – domingo
10h: Inauguração da UTI e ampliação do Hospital Dr. Lauro Reus
20h30min: Espetáculo “Na Direção dos Ventos” - Orquestra de Sopro Eintracht
10/12 – quinta-feira
19h: Mostra de Talentos Locais
11/12 – sexta-feira
20h30min: Espetáculo “Canção Verdadeira”- Escola de Arte-Educação
12/12 – sábado
19h: Festival da Música Sertaneja
Show com Lourenço e Lourival
13/12 – Domingo
19h: Show com Banda Hipercubo
20h30min: Show com Acústicos e Valvulados
18/12 – Sexta-feira
20h: 1º Festival de Bandas de Campo Bom - Rock e Pop Rock
21h: Show com Banda Melody (Realização SESC)
19/12 – Sábado
18h30min: Marcha para Jesus
Concentração na Rua São Luís, esquina com a Avenida Brasil.
21h: Show Gospel com Ministério Livres - Juliano Son
20/12 – Domingo
20h30min: Show com Victor e Leo

Programação Interativa:

MUNDO ENCANTADO
*Casa do Papai Noel: Visita à Casa do Papai Noel, de 5 a 20 de dezembro, sextas, sábados e domingos à noite
*Casa Interativa: Criançada pode entrar e brincar na Casa Interativa
* Presépio: Escultura do Menino Jesus, Maria, José e os Três Reis Magos
*Fábrica de Brinquedos: Promoção “Envie uma carta ao Papai Noel e concorra a brinquedos” Sorteio dia 21 de dezembro, às 19h, no palco do Largo Irmãos Vetter
*Sextas, sábados e domingos, das 19h30min às 21h30min, passeio pela cidade com o Amiguinho
* Dias 06, 13, 19 e 20/12 - Brinquedos infláveis no Largo Irmãos Vetter
Natal nos bairros: Participação da Banda Municipal e Marcial
08/12 – Terça-feira (Banda Marcial)
18h – Bairro Alto Paulista - EMEI Pedacinho do Céu: Esquete “O que está acontecendo? ” - Grupo de teatro da Escola de Arte-Educação
19h – Loteamento Dona Augusta - EMEF Dona Augusta: Duendes Contadores de Histórias – Circo de Bolso
09/ 12 – Quarta-feira (Banda Municipal)
18h –Bairro Mônaco - EMEI Dom Pedro I:Esquete “O que está acontecendo? ” - Grupo de teatro da Escola de Arte-Educação
19h – Loteamento Bem Viver - EMEI Bem Viver: Duendes Contadores de Histórias – Circo de Bolso
16/12 – Quarta-feira (Banda Municipal)
18h – Bairro Morada do Sol - EMEF Morada do Sol: Esquete “O que está acontecendo? ” - Grupo de teatro da Escola de Arte-Educação
19h – Bairro Porto Blos - EMEI Amarelinha: Duendes Contadores de Histórias – Circo de Bolso
17/12 – Quinta-feira (Banda Marcial)
18h – Bairro Vila dos Gringos - EMEF Marquês do Herval: Esquete “O que está acontecendo? ” - Grupo de teatro da Escola de Arte-Educação
19h – Bairro Barrinha - EMEF Princesa Isabel e EMEI Princesinha: Duendes Contadores de Histórias – Circo de Bolso

(Fonte: Imprensa PMCB)

Projeto Floração entrará em recesso para renovar estoque de mudas

Campo-bonenses podem trocar
 garrafas pets por mudas
Foto: Márcio Marcos
A partir de dezembro, o projeto Floração entrará em recesso. Mas é por um bom motivo: até fevereiro a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema), estará realizando o plantio de novas mudas para oferecer na troca pelas garrafas pet. Contudo, até o final do mês a comunidade campo-bonense ainda pode aproveitar as quartas-feiras de manhã para trocar suas garrafas por mudas na sede do Projeto Floração para a Vida, localizada na Avenida Bibiano Trott esquina com Avenida dos Estados, das 8 às 11 horas.  “Como a adesão ao projeto foi tão grande e a produção das mudas é orgânica, de crescimento mais lento, será preciso plantar novas flores para o próximo ano”, salienta José Orth, titular da Sema. Até o momento, o Floração teve 1.315 caixas de flores entregues, cerca de 19.725 mudas distribuídas e 13.150 garrafas PETS arrecadadas. Entre as mudas, há flores como tagete, amor prefeito e boca de leão. Até o final do mês a comunidade ainda pode aproveitar. Cada 10 garrafas (brancas ou verdes) garantem uma bandeja com 15 mudas de flores. Devido a grande procura, são disponibilizadas somente 50 caixas por semana.

PETs recolhidas no Floração vão enfeitar o Natal da Integração

Além de enfeitar as casas dos moradores, a troca ainda rende enfeites para o Natal da Integração. As garrafas arrecadas na troca poderão ser vistas no Largo Irmãos Vetter em forma de lustres, pinheiros, guirlandas e doces. Os enfeites nasceram pelas mãos de 11 voluntários e funcionários do projeto Oficina de Natal.

Mobilização pelo recadastramento biométrico

O recadastramento biométrico e a importância de mobilizar a comunidade para esse processo foi assunto de reunião entre o prefeito Faisal Karam e o juiz eleitoral de Campo Bom, Jaime Freitas da Silva. O recadastramento é obrigatório e deve ser realizado pelos eleitores de todas as idades até maio do próximo ano. “A parceria entre a Justiça Eleitoral e a Prefeitura é fundamental para que sejam alcançados os objetivos traçados. O cartório tem e sempre teve todo apoio da Prefeitura, o que viabiliza a realização desse recadastramento que representa um grande passo para o país e para todos os brasileiros”, salientou o juiz. Para realizar o procedimento, os eleitores precisam comparecer ao Cartório Eleitoral, localizado na rua Tiradentes, 160, no Centro, portando documento de identidade com foto, comprovante de domicílio e título eleitoral. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 12 às 19 horas. Também é possível agendar o atendimento pelo site do TRE-RS (inserir o link: http://www.tre-rs.jus.br/index.php?nodo=19145).

segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Campo Bom garante cinco medalhas na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica

Mostrando que estão de olho no universo e nas estrelas, alunos de três escolas de Campo Bom ganharam medalha de bronze na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), promovida anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira e que em 2015 reuniu mais de 800 mil alunos distribuídos por 9,5 mil escolas de todas as regiões do país.
Os alunos Patrique Zimpel, Pedro Rumpel, Jenson dos Santos todos da Escola Municipal Presidente Vargas; Brenda Beck, do Centro de Educação Integrada; e Geovane de Mello, da Escola Municipal Esperança, testaram conhecimento por meio de provas e se destacaram, garantindo medalhas de bronze nas categorias 2 e 3 da competição.

A titular da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, Eliane dos Reis, explica que há incentivo da Prefeitura para a participação dos alunos. "É muito importante para nós que as escolas se inscrevam e orientem seus alunos. Cada escola prepara seus conteúdos e desenvolve o simulado", explica. Este é o quarto ano em que alunos de Campo Bom ganham medalhas na OBA que já reconheceu a cidade em 2014, 2013 e 2010.  As provas da olimpíada são feitas na escola de cada aluno por meio de material enviado pela Sociedade Astronômica Brasileira, que depois recebe dos professores, via postal, o teste de cada concorrente e os classifica conforme a categoria. As provas versam sobre matemática, química, física, ciências, biologia e geografia. A prova ocorre por níveis, de acordo com a série de cada aluno. Nível 1 (alunos 1º ao 3º ano); Nível 2 (4º e 5º anos), Nível 3 (6º ao 9º ano) e Nível 4 (alunos de qualquer ano do ensino médio). (Fonte: Imprensa PMCB)

sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Habitação, Comércio e Saúde na pauta do Legislativo de Campo Bom


Na sessão da próxima segunda-feira, 09, serão apreciadas pelos parlamentares campo-bonenses matérias relacionadas à saúde, habitação e comércio.
Requerimento do vereador Sadi Santos (PMDB) solicita que o Executivo prorrogue por mais doze meses o período do Programa de Regularização de Edificações, a qual se refere a Tabela de Compensações Pecuniárias à Cidade.
De autoria do vereador Max de Souza (PMDB), será apreciado Pedido de Providências endereçado ao Executivo. O parlamentar solicita que seja criado a Taxa Ambulante Diária através da Guia de Arrecadação Individual. Conforme a proposta, a taxa será destinada para vendedores ambulantes que não possuem cadastro no registro de vendas do Município. “Vários comerciantes locais pagam seus impostos e são prejudicados”, destaca o vereador.
Também será analisado um Pedido de Informações de autoria do vereador Jair Wingert (PSB) destinado ao Executivo para que o mesmo esclareça os motivos pelos quais não estão sendo realizados exames de Ecografia pelo SUS junto ao Centro Materno Infantil e se existe previsão de retomada destes serviços.

Jair Wingert continua preocupado com a acessibilidade em Campo Bom

Estacionamento é prejudicado em
função de lixeiras no passeio público
O vereador Jair Wingert (PSB), no seu primeiro ano de mandato (2013) encaminhou à Administração Municipal solicitação para fossem criados em Campo Bom projetos que contemplem a acessibilidade a portadores de deficiências físicas e visuais. Segundo o vereador as calçadas no município, especialmente no Centro, necessitam de maiores cuidados e um número maior, e melhor, de rampas para cadeirantes. “Hoje os cadeirantes encontram dificuldades enormes no Centro, nos bairros nem se fala, por isso entendemos ser necessário buscar a implantação de projetos de acessibilidade”, destaca o vereador ao encaminhar à Prefeitura solicitação no sentido de que o estacionamento destinado a deficientes físicos na Avenida João Schumann, na frente do prédio da Caixa Econômica Federal, seja mudado para alguns metros a frente, onde existe o estacionamento para motos. Na verdade uma inversão de estacionamento, ou seja, as motos passam para o estacionamento para deficientes, pois o local é impróprio para os deficientes, pois ali existem duas lixeiras enormes que impedem a abertura da porta do veículo.

UTI e ala de internação com 32 leitos no Hospital Lauro Reus serão inaugurados dia 6

Sete milhões de reais. Esse foi o desembolso, em recursos próprios do Município, na obra de ampliação e de construção de UTI no Hospital Dr. Lauro Reus que será inaugurada às 10 horas do dia 6 de dezembro. Único hospital público de Campo Bom, o Lauro Reus está em obras desde junho de 2013 e passará dos atuais 68 para 100 leitos. Já a Unidade de Terapia Intensiva, a primeira da cidade, terá 10 leitos distribuídos num moderno projeto arquitetônico que conta, inclusive, com iluminação natural por meio de uma claraboia central. Nos 1.500 metros quadrados de área de ampliação estarão disponíveis equipamentos com recursos terapêuticos diferenciados e tecnologia de precisão.
Fundado em 1947, o hospital de Campo Bom passou por três obras de ampliação ao longo de seus quase 70 anos, e chegou a fechar as portas à comunidade no final da década de 1990 em decorrência de uma crise financeira. A obra que será entregue em dezembro é a maior já realizada na casa de saúde.

O novo espaço está recebendo seus últimos ajustes antes de ser inaugurado. A ala de internação clínica está praticamente montada com mobiliário e equipamentos, sendo formada por enfermarias compostas, cada uma, por três leitos e banheiro individual. Também conta com quarto de isolamento e ampla sala de espera para familiares e de convívio para os pacientes. Já a UTI, com 425 metros quadrados de área e dez leitos, está recebendo equipamentos de ponta além de camas elétricas e respiradores automatizados, entre outros diferenciais. Na parte externa, a área está em fase de ajardinamento e pavimentação. O abastecimento de energia é fornecido por uma central em cuja instalação a Prefeitura investiu cerca de R$ 400 mil. Após a inauguração os leitos de internação já poderão ser utilizados pela comunidade. Já UTI será entregue à central de regulação do Estado que administrará a utilização de seus leitos após a contratualização. Administrado pelo Município, o Lauro Reus tem como prestador de serviços desde 2013, o grupo Hospital de Caridade São Roque (HCSR).

quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Domingo tem semifinais das copas 17 e Amizade 50 Anos

Estão definidas as semifinais da Copa 17 e Amizade 50 Anos, após a realização da última rodada da primeira fase no domingo (15).  Pela Copa 17 Anos as equipes classificadas são Alto Paulista, Palmeirinhas, Riograndense e União. Pela Copa 50 Anos as equipes que compõem as semifinais são  Independente, Palmeirinhas, União e Greminho. As primeiras partidas serão realizadas no domingo (22), a partir das 14h15 no Estádio Sady Schmidt. As competições são realizadas pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel).
Confira a rodada
14h15
Alto Paulista x União (Copa 17 Anos)
16h30
Independente x União (Copa Amizade 50 Anos)
(Fonte: Imprensa PMCB)

Caminhar faz bem movimenta comunidade no sábado

O Caminhar Faz Bem, volta a movimentar a comunidade neste sábado, dia 21, quando ocorre mais uma edição da caminhada quinzenal organizada pela Prefeitura por intermedio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel). A ação se inicia às 9 horas, na Estação Saúde (Avenida dos Estados com Avenida Genuíno Sampaio) onde com medição de pressão arterial e sessão de alongamento, sendo que às 9h30min, o grupo inicia o percurso de 6,4 km pela ciclovia.
A atividade conta com o acompanhamento de profissionais de saúde e educadores físicos e o público pode se juntar ou abandonar o exercício em qualquer trecho do percurso, seguindo no seu ritmo e condicionamento. Para participar, é sugerido comparecer ao ponto de largada alguns minutos antes, vestindo roupas leves e tênis confortáveis. A caminhada deve durar cerca de uma hora e 20 minutos. Em caso de chuva, o evento será cancelado. Mais informações: 3598 8600, ramal 8742. (Fonte: Imprensa PMCB)

Campeonato Municipal de Bocha Casal inicia nesta sexta

O Campeonato Municipal de Bocha Casal inicia sexta-feira, 20 com jogos disputados também no sábado e domingo. Na competição serão 24 duplas jogando em quatro sedes da cidade (Jovens há mais tempo; Esquina da Bocha Paulista; Clube da Bocha Aurora e Capela Nossa Senhora Aparecida). As disputas serão realizadas com dois jogos por cancha nas sextas-feiras, a partir das 19h e nos sábados e domingos a partir das 13h30. A competição é realizada pela Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel). (Fonte: Imprensa PMCB)

quarta-feira, 18 de novembro de 2015

PSB segue mobilizado em Campo Bom

André Flores, deputada Liziane, Vicente Selistre e o
chefe de Gabinete da deputada, Dr. Sérgio Teixeira
Foto: Elaine Martins
O PSB de Campo Bom segue engrossando e qualificando suas fileiras. Com apoio de Vicente Selistre e da deputada estadual Liziane Bayer, o micro empresário André Flores surge como possível pré-candidato a vereador para o pleito de 2016. Na semana passada,Vicente e André estiveram reunidos com a deputada, em Porto Alegre e conversa girou em torno da conjuntura política estadual e nacional e também sobre a proximidade das eleições municipais.
André Flores é uma liderança antiga no município, participou de movimentos dos sapateiros na década de 1990 e foi líder do Grêmio Estudantil da Escola Fernando Ferrari. Também foi liderança destacada, na sua juventude, na comunidade, em especial no bairro Esperança e na Grande Operária. Liderança herdada de sua mãe, Selma Flores, falecida recentemente na cidade de Pantano Grande. André sempre apoiou o movimento comunitário, participando junto com sua mãe.
André Flores é membro da Igreja Internacional da Graça, desde que essa se instalou em Campo Bom, tem a simpatia do PSB e tem recebido importante apoio da deputada Liziane, que é uma liderança do partido no Estado e também religiosa.
“A possibilidade de termos o André Flores engrossando as fileiras do PSB de Campo Bom muito nos alegra, pois assim, poderemos reforçar a nominata com uma possível candidatura que já tem o apoio da deputada Liziane Bayer. E esse apoio da deputada fortalece, também, uma possível candidatura própria do PSB para a Prefeitura”, disse Vicente.
O PSB está bem estruturado a nível local, contando com o ótimo trabalho do vereador Jair Wingert, sempre defendendo as causas justas pelo bem da coletividade. Conta também com nomes como o ex-vereador Sérgio Seibert, que está de volta ao cenário político, com a mesma determinação e dedicação demonstrados nos quatro anos em que ocupou uma cadeira no Legislativo campo-bonense. Conta ainda, entre outros nomes importantes, com Silberto Maurer, grande liderança entre os servidores municipais.

terça-feira, 17 de novembro de 2015

Vem ai o passeio ciclístico 2º Pedalar Faz bem


A segunda edição do passeio ciclístico Pedalar Faz Bem será realizado no sábado, 28. A atividade terá concentração na pista de bicicross com saída a partir da 9h30 e o trajeto será pelas ruas Aimoré, Avenida Brasil, Avenida dos Estados (entorno do CEI) e retorno até a pista de bicicross, concluindo o passeio ciclístico.  A atividade é organizada pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer e Sesc. Haverá sorteio de brindes para quem participar trazendo um quilo de alimento não perecível.   (Fonte: Imprensa PMCB)

Equipe de basquete de Campo Bom é terceira colocada no Jirgs


A equipe de basquete feminino de Campo Bom voltou da Serra gaúcha sábado, 14, com medalha de terceiro lugar nos Jogos Intermunicipais do Rio Grande do Sul (Jirgs). Formada por ex-alunas do programa Acolher, de contraturno escolar, as meninas treinadas pelo professor Sandro Bangochea representaram a cidade na competição ocorrida em Caxias do Sul. As partidas foram realizadas no ginásio Enxutão contra Pelotas e Caxias. No triangular, a primeira partida Pelotas venceu Campo Bom por 38 a 22. O segundo jogo, contra a equipe da casa, a vitória foi do  Caxias por 64 a 14."Fizemos uma participação importante, dentro de nossas possibilidades, o título não veio e sim o terceiro lugar, mas o objetivo maior foi alcançado, que é difundir esta modalidade, com participação em nível estadual”, reforçou o titular da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel) e lazer, João Carlos e Silva. (Fonte: Imprensa PMCB – Foto: Divulgação)