Na semana passada foram oportunizadas para professores do
ciclo de alfabetização da rede municipal de ensino de Campo Bom capacitações. A
ação promovida pela Secretaria de Educação e Cultura (Smec) promoveu a retomada
e o fortalecimento do conhecimento em relação à aquisição da leitura e da
escrita. A qualificação, que aconteceu nas tarde de segunda a quarta-feira, no
auditório da Smec, foi efetuada pela professora Carmen Ferreira, da
Universidade Federal de Pelotas, que promoveu uma reflexão sobre a prática
diária do educador para cerca de 50 pessoas, entre professores e coordenadores
pedagógicos do 1º ao 3 º ano.
O foco das capacitações foram os quatro eixos essenciais que
percorrem o processo de alfabetização, a oralidade, a leitura, a escrita e a
análise linguística, a partir de um trabalho contextualizado, dinâmico e
significativo. Segundo a titular da Smec, Simone Schneider, o objetivo é dar
condições para as crianças se tornarem leitoras e produzirem textos, fazendo valer
a função social da escrita.
“É evidente a importância de se definir o objeto de ensino,
tornando as práticas de leitura e escrita uma referência no trabalho
pedagógico. O trabalho interdisciplinar é fundamental na proposta pedagógica do
professor, priorizando todas as áreas do conhecimento, através de uma ação
didática significativa, voltada à pesquisa, às relações humanas e ao
conhecimento prévio/científico”, define Simone.
A secretária ressalta ainda que o desafio do professor
alfabetizador é promover um trabalho contemplando as diferentes áreas do
conhecimento, tendo como foco o letramento e favorecendo o sistema de escrita
alfabética com propostas pedagógicas que sejam coerentes com as especificidades
dessa faixa etária, que contempla o 1º, 2º e 3º ano do ensino fundamental.
“Cabe ressaltar que o artístico e o lúdico, na faixa etária
dos seis aos oito anos, é de fundamental importância no desenvolvimento de
habilidades cognitivas e psicomotoras. Para tanto, organizar o planejamento do
dia a dia da sala de aula consiste em um procedimento de ensino, contemplando
as habilidades do pensamento e conteúdos específicos, focando numa metodologia
que promova uma aprendizagem significativa, tornando mais eficiente o processo
de alfabetização dos nossos alunos. Enfim, desenvolver um trabalho pedagógico,
considerando a interdisciplinariedade, deve ser o foco do professor, sendo ele
um mediador do processo de ensino e de aprendizagem”, afirma.
Nenhum comentário:
Postar um comentário