O Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de
Campo Bom está integrando o Sistema Nacional de Informações de Defesa do
Consumidor (Sindec). Com a inserção no sistema nacional, que aconteceu
progressivamente desde junho, as queixas registradas na cidade passaram a somar
com os processos de todo o país, o que dá mais precisão as estatísticas de
reclamações que são divulgadas anualmente.
Atualmente o Procon de Campo Bom registra em média 190
atendimentos por mês, e esses processos ficavam arquivados em um sistema
próprio do órgão. Desde a inclusão no Sindec, as reclamações dos consumidores
da cidade não entravam para as estatísticas nacionais.
Para a coordenadora do Procon, Taila Müller da Silva, a
inserção do órgão municipal no sistema deverá trazer mais agilidade aos
processos abertos na cidade. “As empresas começarão a se interessar mais nas
queixas registradas aqui, já que passam a fazer parte da estatística nacional”,
destaca.
Segundo o titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico
e Turismo, Mateus Menezes, a adesão ao sistema traz economia ao município, já
que as empresas que também estão cadastradas no Sindec passaram a ser
notificadas dentro do próprio sistema, descartando a necessidade de envio de
correspondência física. “O envio das Cartas de Informações Preliminares (CIPs)
às empresas, agora é feita de forma eletrônica, eliminando os custos de
postagem e garantido maior agilidade ao processo”, define o secretário.
O Procon fica na Avenida dos Estados, nº 900, junto ao
Espaço Cidadão/Cidadania Benno Felippe Froehlich. O atendimento ao público
acontece de segunda a sexta-feira, das 12h30min às 18h. Telefone: 3597-4203.
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