Páginas

domingo, 28 de outubro de 2018

Primavera e Independente lideram o Futebol 50 Anos


Com vitória de 4 a 2 sobre o Treze, o Primavera assumiu a liderança da Chave A do Municipal de Futebol 50 Anos. Empate em 2 a 2 contra o Palmeirinhas, também colocou o Independente na liderança da Chave B. Os outros resultados da segunda rodada, na manhã deste domingo (28), foram Riograndense 0 x 3 Flamengo e Greminho 4 x 1 Alto Paulista. 
Com os resultados deste domingo, a classificação das equipes está assim: Chave A – Primavera quatro pontos, Greminho três, Palmeirinhas um e Riograndense zero; Chave B – Independente quatro pontos, Flamengo, União e Treze três e Alto Paulista um ponto. 
No próximo domingo (04) os jogos são União x Primavera, Flamengo x Greminho, Alto Paulista x Palmeirinhas e Riograndense x Independente. 
O Municipal de Futebol 50 Anos é uma promoção da Administração de Campo Bom, através da SMEL – Secretaria de Esporte e Lazer.













quarta-feira, 24 de outubro de 2018

Campo Bom é reconhecido por desempenho no IDEB


O bom desempenho de Campo Bom na área de educação foi reconhecido na manhã de terça-feira, 23. Em uma cerimônia realizada no Grupo Editorial Sinos, em Novo Hamburgo, o prefeito Luciano Orsi e a secretária de Educação e Cultura, Simone Schneider, receberam um reconhecimento por Campo Bom ter ficado em segundo lugar entre os 52 da região, atingindo as metas estabelecidas pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), desde a sua criação, no ano de 2005 até a avaliação de 2017.
O evento contou com a presença do Ministro da Educação, Rossieli Soares, do Secretário Estadual da Educação, Ronald Krummenauer, de prefeitos, secretários municipais de educação e autoridades. O reconhecimento foi entregue pela Comissão Organizadora do Bicentenário da Imigração Alemã no Brasil, representada pelo Instituto São Leopoldo 2024, através do Projeto Educação em 1º Lugar, que tem como objetivo motivar as comunidades de 52 cidades da região, Berço da Imigração Alemã, lançando o desafio para que as cidades busquem atingir e suplantar os índices do IDEB até o ano do Bicentenário, em 2024.
Para o prefeito Luciano Orsi, o desempenho das escolas é resultado de um trabalho pedagógico que vem sendo feito nas unidades com intuito de valorizar as habilidades dos estudantes. “Orientamos para que os professores sempre pensem em práticas pedagógicas que aproximem diversas disciplinas. O diferencial desse resultado é fruto de um trabalho reflexivo e de qualidade que só traz benefícios para os nossos estudantes e estamos trabalhando para melhorar cada vez mais esses índices”, ressalta.
Segundo Simone, está sendo desenvolvido um trabalho permanentemente para Campo Bom ser um município com educação de qualidade. “Nossa missão é proporcionar ao aluno um desenvolvimento pleno para que ele seja capaz de contribuir para as mudanças sociais necessárias à construção de uma sociedade melhor”, define a secretária.
Foto: Eder Zucolotto

terça-feira, 23 de outubro de 2018

GN União conquista a Copa Campo Bom de Judô

O GN União manteve o embalo e conquistou o título consecutivo do circuito estadual de Judô, no sábado (20). O clube de Porto Alegre levou a melhor na Copa Campo Bom. Um dos últimos torneios da Federação Gaúcha de Judô em 2018, o evento reuniu cerca de 500 atletas de mais de 30 equipes do Estado, além de definir a equipe do Rio Grande do Sul que disputará o Meeting Interestadual de Santa Catarina, em novembro.
Campeão, o GN União foi ao pódio mais de 50 vezes no ginásio do CEI. Ao todo, os judocas unionistas faturaram 23 medalhas de ouro, 16 pratas e oito bronzes, somando 340 pontos. A Sogipa, com 250 pontos, foi a vice-campeã, com 15 ouros, 10 pratas e 13 bronzes. O Recreio da Juventude, com 140 pontos, ficou na terceira colocação.
A Kiai (99) e o Tênis Clube Santa Cruz (86) completaram o pódio, na quarta e quinta colocações, respectivamente. A Divisão Principal teve 33 equipes participantes, ao todo.
Na Divisão de Acesso, a Ritmo, que terminou a Copa Campo Bom com 146 pontos, com oito ouros, sete pratas, além de sete bronzes. A disputa foi acirrada pelo segundo lugar, mas o Projeto Victória ficou com o vice, logo à frente da Soajudô. Rede La Salle e Fusegi Canoas fecharam o pódio.
A promoção foi da Federação Gaúcha de Judô, com apoio da SMEL - Secretaria Municipal de Esporte e Lazer de Campo Bom.

Finais do Municipal de Vôlei acontecem nesta quinta

Na quinta-feira (25), no Ginásio de Esportes do CEI, serão conhecidos os campeões do Municipal de Voleibol, masculino e feminino. Os primeiros jogos, a partir das 19h30, Veteranos x Santos Vôlei e Máfia x Athletic, valem vagas à final masculina que acontece na mesma noite. Antes da final masculina, Amigas do Vôlei e Villa Vôlei disputam o título feminino.
O Municipal de Voleibol Masculino e Feminino é uma promoção da Prefeitura de Campo Bom, através da SMEL – Secretaria de Esporte e Lazer.

Vem aí o II Festival de Esquetes de Campo Bom


Acontece nos dias 26, 27 e 28 de outubro o II Festival de Esquetes Teatrais de Campo Bom, no Teatro Marlise Saueressig. Promovido pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, o festival de esquetes é uma oportunidade de prestigiar a sétima arte, além dos talentos locais. Ao todo 16 grupos de teatro entre as categorias amador, estudantil e profissional apresentam em Campo Bom. Os grupos são de Viamão, Sapiranga, Novo Hamburgo, Porto Alegre, Canela, Sapucaia do Sul, Harmonia e Campo Bom. A entrada é franca.
Na sexta-feira, 26, primeiro dia de apresentações, 8 grupos de esquetes teatrais se apresentam a partir das 13h, incluindo o grupo Pintando o 7, vencedor do Festival de Esquetes de 2017, que apresenta a peça Sonho de Voar, às 21h. No sábado, 27, a partir das 13h10min, 8 grupos se apresentam. Já no domingo, 28, das 14h às 17h, acontecem três Workshops com grupos de atores de cada categoria de inscritos: Gabriela Grecco - "O Jogo no Corpo e O Corpo na Cena" (Categoria Estudantes); Deborah Finocchiaro “Experimentos Teatrais -Faça da Sua Vida uma Obra De Arte” (Categoria Profissional); e Plínio Mósca “Conhecendo A Evolução da Cultura como Resultado do Fazer Teatral” (Categoria Amador).
A cerimônia de premiação acontece ainda no domingo, a partir das 19h, no Anfiteatro do complexo CEI (em caso de chuva ocorrerá na Biblioteca Pública Municipal)

Comissão promove audiência para discutir números da LDO


Na noite desta quarta-feira, 24, por iniciativa da Comissão de Orçamento, Finanças, Educação e Bem Estar, a Câmara de Vereadores de Campo Bom promove audiência pública para explanar sobre os destaques do projeto de lei das diretrizes orçamentárias (LDO) do município para o ano de 2019. A audiência é aberta a comunidade e ocorre a partir das 19 horas.
O projeto de lei em questão já tramita no Legislativo desde o início de outubro. Para o ano de 2019, a LDO apresenta uma receita prevista estimada em R$ 277.830.000,00, sendo que do total, R$ 48.960.000,00 são destinados ao Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores Municipais de Campo Bom (Ipasem-CB).
Conforme o vereador Max de Souza (MDB), presidente da comissão, a participação da comunidade na audiência é importante para a sequência da tramitação do projeto. “A população deve participar e as possíveis sugestões podem ser formatadas como emendas e apresentadas posteriormente pelos vereadores”, explica.

quarta-feira, 17 de outubro de 2018

Jovens empreendedores comercializarão produtos na Feira do Livro

No sábado e domingo, dias 20 e 21, durante a Feira do Livro de Campo Bom, no Largo Irmãos Vetter, os estudantes de 6º e 7º anos da Rede Municipal de Ensino participantes do Projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos, que integra o programa De Olho no Futuro, promoverão a exposição e comércio dos produtos desenvolvidos durante o projeto.
A ação ocorre das 9 às 12h e das 14 às 17h no sábado e das 14 às 17h no domingo. Os estudantes comercializarão guirlandas, cachepôs, mandalas, estojos, dentre outros produtos produzidos com materiais recicláveis durante o curso de Educação Empreendedora, em parceria com o Sebrae.

Casa do Artesão de Campo Bom celebra dois anos de atividades

Uma grande festa tomou conta da Casa do Artesão de Campo Bom no último sábado, 13. A celebração faz parte das comemorações pelos dois anos de atividades do espaço que oferece um local de valorização ao trabalho artesanal produzido na cidade, com comercialização destes materiais, possibilitando ainda que os visitantes conheçam um pouco mais do trabalho das associações locais de artesãos, além de oferecer cursos diversos para os profissionais da área.
Para celebrar essa data, ao longo do sábado, a Casa do Artesão disponibilizou diversos produtos em ofertas especiais, contando ainda com uma feira de artesanato na rua, em frente à Casa e a participação especial da Banda Municipal e do grupo de violeiros do professor Paulo Gambim para animar o aniversário.
Durante o evento, o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Henrique Scholz, destacou a importância da Casa do Artesão para a cidade. "Em todo país, o artesanato mobiliza mais de 8 milhões de pessoas. Nós, da Administração Municipal, somos parceiros de nossos artesãos e temos o orgulho de dizer que poucas cidades mantém um local diferenciado como esse para seus profissionais. Quero ainda ressaltar que estamos trabalhando de forma a desenvolver o turismo integrado da cidade e, para isso, o artesanato é uma das peças fundamentais", ressaltou o secretário.
Uma outra novidade é que a Casa está de visual novo, contando agora com desenhos na sua fachada produzidos pelo grafiteiro Jasom Souza. As celebrações prosseguem até o dia 10 de novembro, quando deve ocorrer outra feira ao ar-livre junto a Casa. Quem comprar produtos na Casa do Artesão até essa data, concorrerá ainda ao sorteio de uma cesta repleta de itens produzidos pelos artesãos.
A Casa do Artesão fica localizada na esquina da Avenida Adriano Dias com a Rua Ernesto Dorneles, nº31, bairro Centro, no local onde ficava a antiga Estação Rodoviária. Seu horário se dá de segunda a quinta, das 12h30min às 18h30min, sextas das 7h30min às 17h30min e sábado de manhã, das 7h30min às 12h30min.

Crédito da foto: Eder Zucolotto

Conhecidos os campeões do Municipal de Canastra

Na manhã de domingo (14), na sede da Associação de Moradores da Cohab Leste, foi disputada a fase final do Campeonato Municipal de Canastra, masculino e feminino. Competição organizada pela Administração Municipal, através da SMEL – Secretaria de Esporte e Lazer, na sua primeira fase contou com 30 duplas masculinas e dez femininas.
No naipe masculino, a classificação final ficou assim: dupla campeã – Altair e Joel; 2º lugar – Jair e Mauro; 3º lugar – Lorival e Lauro; e 4° lugar - Deoclides e Celso.
Entre as mulheres, a dupla campeã foi Elena e Leni. Andressa e Maria ficaram com o 2º lugar; Laci e Célia, 3º; e Olinda e Valéria, 4º lugar.
Após a competição, houve um almoço de confraternização e, em seguida a entrega da premiação. Ao saudar a todos os participantes, antes da entrega dos troféus e medalhas, o titular da SMEL, João Carlos e Silva, destacou a importância que a Administração Municipal dá às mais variadas modalidades esportivas e de lazer. “A Canastra é mais uma opção que oferecemos à comunidade, uma ótima ocasião para o congraçamento e estreitamento de amizades”, disse JC.

terça-feira, 16 de outubro de 2018

Flamengo é bicampeão do Municipal de Futebol de Campo Bom

Time do bairro Metzler também é bi entre os segundos quadros e o União levantou o caneco nos Quarentões

Quando o árbitro Fabrício Neves Corrêa apitou o final da partida, na tarde deste domingo (14), no Estádio Sady Schmidt, a animada torcida do Flamengo soltou o grito: É bicampeão! É bicampeão!
Com gol de Jaka, aos 27 minutos da segunda etapa, o Flamengo venceu o Independente por 1 a 0 e conquistou o título do Campeonato Municipal de Futebol, categoria Primeiros Quadros. Na preliminar, o time do Bairro Metzler já havia conquistado o bi entre os segundos quadros. Depois da premiação, com a participação de um caminhão dos Bombeiros, atletas, dirigentes e torcedores seguiram em carreata por várias ruas da cidade. O Flamengo levou também o Troféu Disciplina, teve a Defesa Menos Vazada (sete gols sofridos) e o Destaque, Jaka, na categoria primeiros quadros.
O Independente, vice-campeão, teve o goleador da competição, Mateus Cebolinha, com sete gols. O União ficou com o 3º lugar entre os primeiros quadros e o Alto Paulista em 4º lugar.

Segundo do Flamengo também é bicampeão
Com vitória nos pênaltis, contra o Riograndense, o Segundo Quadro do Flamengo conquistou o bicampeonato consecutivo do Campeonato Municipal. No tempo normal, as duas equipes não saíram do 0 a 0. Na decisão por pênaltis, o Flamengo levou a melhor e venceu por 4 a 3. Joaquim, do Flamengo, abriu a série de cobranças e o goleiro Darlan defendeu; Patrik colocou o Riograndense em vantagem; na segunda cobrança do Riograndense, Romildo chutou no travessão; Tiago, Renan, Paulinho Barcelona e Maninho converteram para o Flamengo; Tagiel e Gustavo também marcaram para o Riograndense. O goleiro Eliton defendeu o chute de Jackson, na quinta cobrança do Riograndense, garantindo o título para o Flamengo.
Além do título na categoria segundos quadros, o Flamengo teve a Defesa Menos Vazada (12 gols) e o Goleador, Marcelo, com 11 gols. Vice-campeão, o Riograndense levou o Troféu Disciplina e teve o Destaque, Tagiel. O Floresta foi o terceiro colocado e o União o quarto.

União é campeão 40 Anos
Com vitória de 2 a 1 sobre o Independente, no União conquistou, na manhã deste domingo, o título de campeão do Municipal de Futebol 40 Anos.
O Independente tentava o bicampeonato consecutivo, mas aos 22 minutos da primeira etapa, o Sandro Oliveira, goleador da competição, abriu o placar para o União. Durou pouco, entretanto, a alegria da equipe da Baixada, pois, dois minutos depois, Jamir marcou o gol de empate do Independente. O gol do título do União só aconteceu aos 30 minutos da segunda etapa, por intermédio de Marcelo Buda.
Além do título na categoria 40 Anos, o União também levou o Troféu Disciplina, teve a Defesa Menos Vazada (oito gols sofridos em toda a competição) e teve o Goleador, Sandro Oliveira (com cinco gols).
O Independente, vice-campeão, teve o Jogador Destaque, Nunes. O Floresta ficou com o 3º lugar e o Flamengo em 4º lugar.

O Campeonato de Futebol, promoção da Administração Municipal, através da SMEL – Secretaria de Esporte e Lazer, teve nove equipes nas categorias primeiros e segundos quadros e sete entre os quarentões.
O secretário de Esporte e Lazer, João Carlos e Silva, ressalta que a gestão do prefeito Luciano Orsi se preocupa com a comunidade em todos os sentidos e, assim como busca o melhor na Saúde e Educação, entre outros, também prima por oferecer o melhor no esporte e no lazer. “Nosso futebol é tradicional e, com o esforço e envolvimento de todos atingiu o seu objetivo, nas três categorias encerradas neste domingo, com um ótimo espetáculo, onde prevaleceu o espírito esportivo”.

EMEIs de Campo Bom celebram Semana das Crianças

Durante a semana passada, várias atividades foram realizadas nas Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs) de Campo Bom dedicadas ao Dia das Crianças. Não faltou interação, alegria e diversão nas EMEIs durante a celebração da Semana das Crianças.
Entre as atividades realizadas pelos professores, auxiliares de ensino e colaboradores, estavam teatro, festa à fantasia, pintura no rosto, brinquedos infláveis, penteados malucos, lanches especiais e muito mais.
Foi uma semana repleta de recreações que divertiram e animaram a garotada. Para a secretária de Educação e Cultura, Simone Schneider, as atividades valorizaram o Dia das Crianças. “A semana foi toda pensada para elas, para que nossas crianças pudessem aproveitar de muitas maneiras esse dia especial comemorado no dia 12 de outubro”, afirma a secretária.
Foto: Julia Allgayer

Vem aí mais uma etapa da Copa Prime de Jiu Jitsu

Acontece no Ginásio do CEI, no domingo, dia 21, a X Etapa da Copa Prime de Jiu Jitsu, evento que terá qualificação de três estrelas para o Ranking Prime. A promoção da Pro Sports, com apoio da SMEL – Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, tem o objetivo de alavancar a cadeia esportiva, valorizando os atletas, as empresas parceiras e o seu público consumidor.
Esta será a última etapa 2018 da Copa Prime que, em sua 25ª edição, é a competição mais tradicional na modalidade no Sul do Brasil. Os melhores atletas do ano conquistarão o título de Top Ranking e vaga na Seleção Prime de Jiu Jitsu para as melhores competições nacionais e internacionais.
O secretário de Esporte e Lazer de Campo Bom, João Carlos e Silva, destaca o cuidado que a Administração Municipal vem tendo em promover modalidades tradicionais no município, como o futebol, futsal e voleibol, mas também se preocupa em trazer novas opções, como a Copa Mercosul de Patinação Artística, em andamento no Ginásio Municipal, a Copa Campo Bom de Judô e a Copa Prime de Jiu Jitsu, que acontecem dias 20 e 21.

Sábado tem Copa Campo Bom de Judô

Evento da Federação Gaúcha de Judô, com apoio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, será realizado no Ginásio do CEI

No próximo sábado, 20 de outubro, no Ginásio do CEI, será realizada a Copa Campo Bom de Judô, seletiva para o Meeting Interestadual Interclubes nas classes Sub-11, Sub-13, Sub-15 e Sub-18, contando pontos para o ranking das entidades e ranking por atletas. A promoção é da Federação Gaúcha de Judô, com apoio da SMEL - Secretaria Municipal de Esporte e Lazer de Campo Bom. As inscrições podem ser feitas até esta terça-feira (16). A ficha de inscrição está a disposição no site http://www.judors.com.br/copa-campo-bom-e-seletiva-meeting-2018/.

Estudantes participam da Feira Jovem Empreendedor

Fomentar o espírito empreendedor de crianças e adolescentes. Esse é o objetivo do Projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), uma ação promovida pela Prefeitura Municipal de Campo Bom, por meio da Secretaria de Educação e Cultura (Smec), em parceria com Sebrae, destinada a alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Os produtos ou serviços desenvolvidos pelos cerca de 200 alunos de 8º e 9º anos participantes do JEPP ao longo do segundo semestre foram conferidos na semana passada, durante a Feira Jovem Empreendedor, que aconteceu no Ginásio do CEI.
Preparados metodologicamente pelo Sebrae, os professores estimularam as características empreendedoras dos estudantes através de atividades práticas, em sala de aula e fora, que simulam a gestão de um negócio, desde a confecção dos produtos até a comercialização deles.
Como prêmio, o 1º lugar do 8º ano terá o projeto colocado em pratica no próximo ano pela Administração Municipal. Do 1º ao 5º lugar, dos alunos do 9º ano, poderão participar do programa Jovem Aprendiz do Senai em 2019. Todos os primeiros colocados receberam medalha e troféu.
Segundo a titular da Smec, Simone Schneider, a feira incentiva a  criar projetos, executar planejamentos, analisar o mercado, preparando os jovens empreendedores para que deem continuidade ao empreendedorismo, considerando a importância que há em empreender. “O jovem precisa acreditar no seu próprio potencial e nas suas próprias ideias. Todo esse trabalho que tem sido realizado, fará muita diferença na formação de cada um desses jovens empreendedores”, diz Simone.
Já para o prefeito Luciano Orsi, a realização dessa ação incentiva aprendizes na aplicação dos conhecimentos que foram adquiridos em sala de aula, com foco no desenvolvimento de ideias de negócios. “É muito bom ver os jovens com tanta dedicação e comprometimento na execução dos projetos durante a feira. Com certeza todo empenho deles renderá bons frutos no futuro”, ressalta Orsi.
No próximo sábado e domingo (20 e 21), durante a Feira do Livro de Campo Bom, no Largo Irmãos Vetter, os estudantes de 6º e 7º anos participantes do Jovens Empreendedores promoverão a exposição e comércio dos produtos desenvolvidos durante o projeto. A ação ocorre das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas.

Como funciona o De Olho no Futuro

O De Olho no Futuro atende alunos do 6° ao 9° ano, orientando os jovens para o mercado de trabalho, proporcionando palestras e oficinas profissionalizantes no contraturno escolar. A ação foi implementada em 2017 pela Prefeitura de Campo Bom, através da Secretaria de Educação e Cultura (Smec) e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), em parceria com a Feevale, Sebrae, Senai, Sindicato dos Sapateiros, Arezzo e GetNet.
Foto: Fernanda Hescher

quinta-feira, 11 de outubro de 2018

34° Feira do Livro de Campo Bom está chegando

Terá início na terça-feira, dia 16, a 34ª Feira do Livro de Campo Bom, no Largo Irmãos Vetter. O evento trará à comunidade uma oportunidade de aproveitar diversas atrações culturais que ocorrerão durante a programação, além de mergulhar no universo da leitura.
O tema da Feira do Livro deste ano é “A literatura colorindo a nossa história” e, de 16 a 21 de outubro, a comunidade em geral poderá aproveitar as atrações que tomam conta do Largo e de outros pontos da cidade. Além de comércio de livros, o evento contará com palestras, sessões de autógrafos, apresentações de escolas, espetáculos teatrais, Hora do Conto, apresentações artísticas e, no dia 20, às 19h30, show “Música e Literatura” de Duca Leindecker.
Também serão distribuídos mais de 10 mil vales livros para estudantes das escolas municipais.
Confira a Programação completa:
16 de outubro
 14h  ABERTURA OFICIAL
Presença da patrona Márcia Dieter
Local: Palco Largo Irmãos Vetter
 15h Sessão de bate-papo com a Patrona Márcia Dieter
Local: 15h30min  Apresentações das escolas
Local: Palco Largo Irmãos Vetter
17 de outubro
8h30min Gabi Salsicha  - Contação de histórias
Local: Palco Largo Irmãos Vetter
Sessão de bate-papo com a Patrona Márcia Dieter
Local: AUDITÓRIO DO COLÉGIO SANTA TERESINHA
 Hora do conto: “ O sapo Josué”  (N4, Pré 1 e 2)
Autora: Márcia Dieter
Local: Espaço Cultural Dr. Liberato
Encontro com autores locais
 10h Teatro bonecos - “ Com água não se brinca “
Local: Galpão do Largo
 Sessão de bate-papo Patrona Marcia Dieter
Local: AUDITÓRIO DO COLÉGIO SANTA TERESINHA.
Hora do conto: “Gabriela, a borboleta amarela” ( 1º ao 3º ano)
Autora: Márcia Dieter
Local: Espaço Cultural Dr. Liberato
13h30min  Sessão de bate-papo Patrona Márcia Dieter
Local: AUDITÓRIO DO COLÉGIO SANTA TERESINHA.
 Hora do conto: “O sapo Josué”  (N4, Pré 1 e 2)
 Autora: Márcia Dieter
Local: Espaço Cultural Dr. Liberato
14h  Gabi Salsicha - Contação de história
Local: Palco Largo Irmãos Vetter
Sessão de bate-papo Patrona Márcia Dieter
Local: AUDITÓRIO DO COLÉGIO SANTA TERESINHA
 15h30min Teatro bonecos - “Com água não se brinca”
Local: Galpão
Sessão de bate-papo Patrona Marcia Dieter
Local: AUDITÓRIO DO COLÉGIO SANTA TERESINHA
Hora do conto: “Gabriela, a borboleta amarela” ( 1º ao 3º ano)
Autora: Márcia Dieter
Local: Espaço Cultural Dr. Liberato
18h Oficina de contação de histórias (Professores)
Com a Patrona Márcia Dieter
Local: Câmara de vereadores
18 de outubro
8h30min  Apresentações das escolas
Local: Palco Largo Irmãos Vetter
Hora do conto “Papai Engenhoso” (4º e 5º ano)
Autora: Márcia Dieter
Local: Espaço Cultural Dr. Liberato
9h30min Hora do conto “Era uma vez no reino da imaginação”
Local: Galpão do Largo
10h Espetáculo teatral “As cartas da Dona Amélia”
Local: Palco Largo Irmãos Vetter
Hora do conto “Papai Engenhoso” (4º e 5º ano)
Autora: Márcia Dieter
Local: Espaço Cultural Dr. Liberato
Encontro com autores locais
 14h Apresentações das escolas
Local: Palco Largo Irmãos Vetter
Hora do conto “Era uma vez no reino da imaginação”
Local: Galpão do Largo
 15h Espetáculo Andante 2018 – Orquestra EINTRACHT
Local: Auditório Marlise Saueressig
 15h30min Espetáculo teatral “As cartas da Dona Amélia”
Local: Palco Largo Irmãos Vetter
19 de outubro
8h30min Espetáculo teatral “A menina da biblioteca”
Local: Palco Largo Irmãos Vetter
Sessão de bate-papo com autor Jorge Luis Martins
Local: AUDITÓRIO DO COLÉGIO SANTA TERESINHA
Hora do conto: “O sapo Josué” (N4, Pré 1 e 2)
Autora: Márcia Dieter
Local: Espaço Cultural Dr. Liberato
Encontro com autores locais
9h30min Apresentações das escolas
Local: Galpão do Largo
10h Teatro de bonecos – “O macaco Mariola e o pestinha da escola“
Local: Galpão do Largo
Hora do conto: “Gabriela, a borboleta amarela” ( 1º ao 3º ano)
Autora: Márcia Dieter
Local: Espaço Cultural Dr. Liberato
13h30min   Sessão de bate-papo com autor Jorge Luis Martins
Local: AUDITÓRIO DO COLÉGIO SANTA TERESINHA
Hora do conto “ Papai Engenhoso” (4º e 5º ano)
Autora: Márcia Dieter
Local: Espaço Cultural Dr. Liberato
14h Espetáculo teatral “A menina da biblioteca”
Local: Palco Largo Irmãos Vetter
Encontro autores locais
15h Apresentações das escolas
Local: Galpão do Largo
Espetáculo Andante 2018 – Orquestra EINTRACHT
Local: Auditório Marlise Saueressig
 15h30min Teatro de bonecos – “O macaco Mariola e o pestinha da escola“
Local: Galpão
Sessão de bate-papo com autor Jorge Luis Martins
Hora do conto: “O sapo Josué”  (N4, Pré 1 e 2)
Autora: Márcia Dieter
Local: Espaço Cultural Dr. Liberato
19h Espetáculo Andante 2018 – Orquestra EINTRACHT
Concertos para a comunidade
Local: Auditório Marlise Saueressig
20 de outubro
9h30min  Hora do conto para 3ª idade com Patrona Márcia Dieter
Encontro com autores locais
14h Hora do conto para 3ª idade com Patrona Márcia Dieter
19h30min  Duca Leindecker – “Música & Literatura”
21 de outubro
15h às 19h   Festival de Bandas Escolares
Local: Avenida Adriano Dias
Pernas de Pau e Bolhas de sabão
Animador
Feira Jovem empreendedor
I Piquenique literário
Foto: Eder Zucolotto

Ampliação da UBS Imigrante Norte será inaugurada terça-feira

Na próxima terça-feira, dia 16, às 17h30min, a Administração Municipal de Campo Bom fará a inauguração da ampliação e reforma da Unidade Básica de Saúde (UBS) Imigrante Norte. Com custo de R$ 178.227,43 a obra contemplou ampliação de aproximadamente 78,00 m² e reforma de 139,00 m².  A nova área conta com espaços como recepção, dois sanitários adaptados, um consultório médico, sala de acolhimento e sala de vacinas.
O prefeito Luciano Orsi destaca que a ação atende a uma antiga reivindicação da comunidade da região. “Essas melhorias devem trazer melhores condições estruturais para o atendimento da população, além de proporcionar mais conforto para os pacientes. Estamos entregando praticamente uma unidade nova, totalmente reformada e ampliada”, destaca Orsi
“Essa ampliação trará melhores condições de trabalho, proporcionando um melhor atendimento para as mais de 4.200 pessoas cadastradas, das mais de 1.800 famílias que são atendidas nesta unidade de saúde. Entre as melhorias contaremos com um consultório odontológico para dar este tipo de atendimento para a comunidade, sala de vacinas, sala para reunião de grupos, entre muitas melhorias”, destaca a secretária de Saúde, Suzana Ambros Pereira.
A reforma abrange o consultório médico, consultório odontológico, sala de procedimentos, depósito, sala de reuniões, sala de curativos, expurgo, sala de esterilização, lavanderia, entre outros. Todo o piso foi trocado, o prédio está recebendo nova pintura interna e externa e foi feita uma reforma elétrica, com nova entrada de energia. A obra conta ainda com a instalação de nova caixa d'água, bem como nova fossa séptica e filtro anaeróbio.

terça-feira, 9 de outubro de 2018

Atlético garante 1º lugar na Chave A do Futsal 40 Anos


Encerrando sua participação na primeira fase do Campeonato Municipal de Futsal 40 Anos, na noite desta terça-feira (9), o Atlético venceu o Jamaica por 2 a 1 e garantiu o 1º lugar na Chave A, com 10 pontos. A segunda posição é do Santos, que na segunda-feira empatou com o Olympique em 2 a 2. Com cinco pontos ganhos, o Santos também está classificado à segunda fase da competição, mas pode perder a posição para a A Inter que, com um jogo a menos, tem três pontos. Outro que pode passar o Santos é o Jamaica, que tem apenas um ponto ganho, mas ainda tem dois jogos a cumprir.  Olympique, com dois pontos em três jogos, ocupa a quarta posição.
Na Chave B, o Milan, que nesta terça venceu o Scapin por wo, é o líder com sete pontos. Auto Lavagem Fênix, que na segunda-feira empatou com o Portela em 1 a 1, tem cinco pontos; Farrapos e Scapim têm três e o Portela um ponto.
O Futsal 40 Anos faz uma pausa, em função da Copa Mercosul de Patinação Artística, e volta no dia 23 de outubro, com Portela x Farrapos e A Inter x Jamaica.

Prefeitura finaliza as primeiras 20 novas paradas de ônibus


Nesta semana, foram concluídas as instalações das primeiras 20 novas paradas de ônibus em diversos pontos da Avenida Brasil e da Avenida dos Municípios. As paradas receberam estruturas e cobertura metálicas, assentos e um espaço destinado para pessoa em cadeira de rodas e foram equipadas com lâmpadas autossuficientes, abastecidas por placas de energia solar fotovoltaica.
Segundo o prefeito Luciano Orsi, a Administração licitou 100 novas paradas de ônibus, e já foram concluídas a instalação das primeiras 20. “Essas novas paradas trazem mais conforto e mais segurança para quem espera pelo ônibus. Estamos pensando no bem-estar da comunidade, além de proteger os usuários do transporte coletivo das condições climáticas, como o frio e a chuva. E iremos, gradualmente, instalando novas paradas em outros pontos da cidade, conforme a demanda”, afirma Luciano.
Foi feito também um local, junto a um dos pilares, destinado às informações sobre itinerários e horários dos ônibus. Outra novidade é que as estruturas contam com um painel lateral destinado a publicidade, sendo que os valores arrecadados com os anúncios serão revertidos para a manutenção das paradas.
A cobertura é composta por telha metálica e as dimensões básicas dos abrigos são de 4,00 de largura por 1,80 de profundidade, mas os abrigos sofreram variação de profundidade em virtude da adequação aos diferentes tamanhos de passeio público existentes no município. O escoamento das águas pluviais ocorreu através de uma calha prevista na cobertura, que tem saída através de um dos pilares de sustentação. O fechamento traseiro do abrigo consiste em um painel metálico venezianado, permitindo ventilação e proteção contra chuva ou raios solares.

Universidade Feevale sedia a 9º edição do Força na Peruca

Aconteceu, na segunda-feira, 8, no Câmpus II da Universidade Feevale, o 9º Força na Peruca. A iniciativa visa arrecadar mechas de cabelo a partir de 15 cm e fazer perucas para crianças e adolescente com câncer.
A organizadora do evento e professora do curso de Estética e Cosmética, Katia Regina de Lima e Silva Smaniotto, ressaltou a relevância da doação das mechas. “O evento é bem importante para contribuir para a conscientização do quanto a doação de cabelo pode auxiliar na melhora de crianças e adolescentes que estão com câncer”, afirmou.
O acadêmico de Estética e Cosmética, Everson Ribas, contou a importância do voluntariado no evento. “É uma causa linda, já estou na minha sexta edição como voluntário. Cada evento é uma emoção diferente e é muito bom ver que a comunidade adere à causa, que confia no nosso trabalho, disse”.
A voluntária da ONG Cabelaço, Merian Candiole, explicou que a entidade surgiu com a ideia de colaborar com a doação de mechas. “De um grupo de amigas, surgiu a ONG Cabelaço, que tinha a vontade de manter essas mechas no Rio Grande de Sul e com o aumento de demanda ir expandindo para outros estados”. As mechas coletadas são encaminhadas para uma peruqueira em Porto Alegre, que faz a seleção da cor do cabelo, textura e comprimento. Depois de prontas, as perucas são entregues em hospitais de Porto Alegre e grande Porto Alegre, com o auxílio de um psicóloga.
A Universidade Feevale tem um ponto permanente de coleta de mechas no Centro de Estética, localizado no prédio Branco, Câmpus II. Também podem ser doados bonés e lenços. O espaço recebe as doações de segunda a sexta-feira, das 9h às 22h.

Copa Mercosul de Patinação começa nesta sexta

Começa nesta sexta-feira (12), e segue até 20 de outubro, no Ginásio Municipal de Esportes Karl Heinz Kopittke, a Copa Mercosul de Patinação Artística. Evento reunirá mais de mil atletas do Brasil, Paraguai e Uruguai e o ingresso será um quilo de alimento não perecível. A promoção é da Patinart Academia de Patinação de Novo Hamburgo, com apoio da Prefeitura de Campo Bom, através da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SMEL). A abertura oficial acontece no sábado (13), às 17 horas.
Dez clubes do Uruguai, três do Paraguai, além de grupos de Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo e mais 42 clubes do Rio Grande do Sul começam a chegar a Campo Bom nesta quinta-feira para participarem do evento que tem por objetivo promover, desenvolver e dar visibilidade a este esporte de alto rendimento.
Como vem acontecendo desde o início da gestão do prefeito Luciano Orsi e do vice-prefeito Beto Santos, este é mais um grande evento com apoio da Administração Municipal, sempre preocupada em diversificar e aumentar o leque de opções de esporte e lazer à comunidade campo-bonense.
O secretário de Esporte e Lazer, João Carlos e Silva, ressalta que além do espetáculo que teremos ao longo de nove dias na pista instalada no Ginásio Municipal, a Copa Mercosul também trará grande movimentação ao comércio local.

Domingo tem finais do Municipal de Futebol

Jogos, no Estádio Sady Schmidt, são União x Independente (40 Anos), Flamengo x Riograndense (2º quadros) e Independente x Flamengo (1º quadros)

Acontece domingo, dia 14, no Estádio Sady Schmidt, a rodada final do Campeonato Municipal de Futebol de Campo Bom. Os jogos são União x Independente, na categoria 40 Anos; Flamengo x Riograndense, segundos quadros; e Independente x Flamengo, na categoria primeiros quadros.
Nas semifinais da categoria 40 Anos, o União venceu o Floresta por 3 a 0 e o Independente, depois de empate em 1 a 1, venceu o Flamengo, nos pênaltis, por 4 a 3. Entre os segundos quadros, nas semifinais o Flamengo passou pelo Floresta, nos pênaltis (5 a 3), depois de empate em 0 a 0 no tempo normal. O Riograndense ficou com a segunda vaga ao vencer o União por 3 a 1. Nas semifinais dos primeiros quadros, o Independente venceu o Alto Paulista por 1 a 0 e o Flamengo fez 3 a 0 no União.
O titular da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, João Carlos e Silva, ressalta a importância do comprometimento, como ocorreu nas duas rodadas semifinais, para que tudo transcorra da melhor forma possível neste domingo. “Foi assim durante toda a competição, e não poderia ser diferente agora na reta final. Contamos com o comprometimento dos dirigentes de todos os clubes para encerrarmos o Municipal de Futebol com chave de ouro. A Administração Municipal não tem medido esforços para oferecer o melhor à comunidade campo-bonense e no esporte não seria diferente. Estamos cuidando de todos os detalhes para que tenhamos uma grande final”, concluiu JC.

Vôlei de Areia com inscrições abertas até quinta-feira

Seguem abertas até quinta-feira (11), as inscrições para o Campeonato Municipal de vôlei de Areia. Os interessados devem enviar email para smel@campobom.rs.gov.br solicitando a inscrição. O formato de disputa será definido após as inscrições e a primeira etapa está prevista para o dia 21 de outubro. Podem participar somente atletas que residam ou trabalhem em Campo Bom há mais de um ano.

segunda-feira, 8 de outubro de 2018

Prefeitura convoca familiares de sepultados entre 2000 e 2004


A Prefeitura de Campo Bom, para melhor atender a comunidade, planeja construir novas gavetas no Cemitério Municipal. Em função disso, está convocando com urgência que os familiares responsáveis por seus entes, que foram sepultados em covas rasas, no período de 2000 a 2004 e que estão localizadas na quadra D, que compareçam na Prefeitura. Essas covas foram concedidas por período de 3 anos, renováveis por duas vezes, totalizando assim o prazo máximo de 9 anos, conforme disposto nas Leis Municipais nº 817/84 e nº 2.142/01, com alterações introduzidas pela Lei Municipal nº 2.530/03 e Decreto Municipal 3.866/2004, que já é aplicada no sepultamento em gavetas.
O chamamento dos familiares também se deu através de carta registrada, mas tendo em vista o grande número de familiares não encontrados e o abandono de quase a totalidade das sepulturas, fica inviável a identificação de todos, sendo assim, necessário o chamamento coletivo.
A partir da publicação do edital Nº 008/2018, nesta quarta-feira, dia 3, o concessionário terá o prazo de 30 dias, até 3 de novembro, para se manifestar junto a Prefeitura Municipal de Campo Bom, no andar térreo, no Setor do Cemitério, munido de documentos, sob pena de remoção para o ossuário municipal, conforme previsto em lei, considerando que todas as sepulturas estão com seu prazo de remoção vencidas de 2009 a 2013. Mais informações podem ser obtidas no Setor de Cemitério, de segunda a quinta-feira, das 12h30 às 18h30, nas sextas-feiras das 7h30 às 13h30, ou pelo telefone 3598 8600, ramal 8647, com Solange.

sábado, 6 de outubro de 2018

Brinquedoteca tem novo espaço e recebe novos brinquedos


Uma brinquedoteca estimula e desenvolve habilidades e aprendizagens na infância por meio do brincar. O brinquedo, a brincadeira e o jogo são a base para o desenvolvimento e o aprendizado. Totalmente reformulada, a Brinquedoteca de Campo Bom recebeu novos brinquedos do prefeito Luciano Orsi, da secretária de Educação e Cultura Simone Schneider e do Coordenador de Cultura Moacir Sarmento, na tarde de quinta-feira, 27.
A Brinquedoteca, que anteriormente estava instalada no Espaço Cultural Dr. Liberato, agora está localizada na Biblioteca Pública Municipal Professor Antônio Nicolau Orth (Av. Dos Estados, 1080), no terceiro piso do Complexo Cultura CEI. A Secretaria de Educação e Cultura (SMEC) reformulou uma sala que, entre as novidades, conta com paredes decoradas com desenhos lúdicos feitos pelo grafiteiro Jasom Souza, que tornam o espaço ainda mais atrativo para a garotada.
O espaço agora conta com inúmeros tipos de brinquedos, jogos, livros e objetos lúdicos. Foram adquiridos 24 novos brinquedos. Entre eles estão ainda brinquedos de inclusão como jogo de memória com libras, loto leitura em braile, entre outros, que, quando tocados pelas crianças em suas brincadeiras, contribuem para o desenvolvimento do pensamento e da imaginação. A Brinquedoteca é voltada para crianças de até 12 anos, e está aberta a comunidade sempre acompanhadas dos pais e/ou responsável, e também alunos que serão orientados por uma auxiliar de ensino.
Para a titular da SMEC Simone Schneider, brincar e jogar são ferramentas de aprendizagem, desenvolvendo experiências sociais e pessoais, levando o professor a avaliar, estimular e conduzir a aprendizagem das crianças. Os jogos espontâneos são importantes quando a criança é independente e expõe sua vontade de brincar. “Este é um espaço que permite o brincar livremente, com todo o estímulo à manifestação de suas potencialidades e necessidades lúdicas, com jogos variados e diversos materiais que permitem a expressão da criatividade”, afirma Simone.
Horário de atendimento da Biblioteca:
Segunda: das 9 às 19h
Terça a sexta: das 8 às 19h
Sábado: das 8 às 11h30
Foto: Eder Zucolotto

quinta-feira, 4 de outubro de 2018

Campo Bom celebra Mês do Idoso


Em comemoração ao Mês do Idoso, a Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social e Habitação de Campo Bom, por meio dos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) da cidade, trazem nas próximas semanas de outubro varias atividades para celebrar essa data. O objetivo principal desta ação é proporcionar atividades diferenciadas com momentos de reflexão em forma de palestras sobre saúde e autoestima do idoso, apresentações artísticas, momento cultural junto ao cinema, momento de beleza e, para finalizar, o segundo Baile da Primavera: Dançar é viver!
O evento é destinado a usuários do Serviço de Convivência e Fortalecimento de vínculos (SCFV) dos grupos de idosos do CRAS Centro e Grande Operaria e idosos de outros grupos da comunidade.
Confira as atividades:
10/10/2018 – Palestra com profissionais do Núcleo de Apoio a Saúde da Família, abordando a temática: Acidentes domésticos: O que fazer e como prevenir. Após apresentação artística com dinâmicas, com o professor Moacir – Local: CRAS Centro. Horário: 13h30min às 15h30min.
17/10/2018 – Palestra com Psicólogo Rodrigo Bispo Souza, abordando a temática “Revisitando a Vida: Um projeto para a terceira idade” da Instituição Evangélica de Novo Hamburgo (IENH) – Local: CRAS Centro. Após apresentação artística com o professor Léo da Silva. Horário: 13h30min às 15h30min.
23/10/2018 – Ida ao cinema do complexo cultural CEI. (Somente público atendido nos CRAS).
29/10/2018 – Dia de embelezamento no Instituto MIX. (Somente público atendido nos CRAS).
30/10/2018 – Segundo Baile da Primavera: Dançar é Viver, no Clube Oriente. Horário: 13h30min às 17h.
Foto: Fernanda Hescher

Ongs visitam espaço destinado ao Centro de Bem-estar Animal

Na última semana, as Ongs Campo Bom Pra Cachorro, Cão Sem Lar e Projeto Adotar CB foram até as dependências do Centro de Bem-estar Animal para conhecer os espaços destinados aos animais em situação de rua e de vulnerabilidade.
O espaço será destinado apenas para casos menos complexos de animais em situação de rua e também será realizado processo de castração. Todos os animais que passarem pelo Centro de Bem-estar Animal, após receberam atendimento, serão chipados e devolvidos ao local de origem.
Um decreto lei será desenvolvido para regularizar o procedimento a ser executado dentro do espaço após vistoria do Conselho Regional de Medicina Veterinária. Dentro disso, também estarão algumas regras que competem ao cidadão em relação a posse do animal de estimação.
O cidadão que tiver comprovada a posse de um animal que foi atropelado por estar solto na rua, será efetivamente multado. Em Campo Bom, o último senso animal realizado em parceria com os Agentes Comunitários de Saúde mostrou que 1.500 animais vivem em situação de rua, uns por terem sido abandonados pelos donos, outros por partilharem da rua maior parte do tempo, mas dormem em um lar.
O atendimento do Centro de Bem-estar Animal está previsto para o primeiro semestre de 2019 e uma parceria será feita com a Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social e Habitação para que pessoas de baixa renda possam ter acesso a castração de animais com um custo baixo, já que a castração gratuita corresponde apenas para aqueles animais que não possuem donos.

Estudantes dão show no Sarau Cultural

No último sábado, 29, ocorreu o IX Sarau Cultural Escolar, no CTG M’Bororé. Durante o evento, 25 grupos de escolas da rede municipal de ensino de Campo Bom apresentaram suas coreografias de danças gaúchas. Dos 25 grupos, cinco eram juvenis e 20 eram mirins. Um Sarau que uniu muitos talentos durante um dia de apresentações. Promovido pela Administração Municipal, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, a ação é uma oportunidade a mais de reavivar o tradicionalismo gaúcho.
Confira o resultado dos vencedores:
Categoria Mirin
1° lugar - Emef 25 de Julho, Emef Emílio Vetter
2° lugar - Emef Genuíno Sampaio
3° lugar – Emef Marco Silvano Vieira (mirim 2),  Emef Dona Augusta
Categoria Juvenil
1º lugar – Emef Lucia Mosmann
2° lugar – Emef Santos Dumont
3° lugar – Emef Rui Barbosa
Danças tradicionalistas Categoria Mirim
1° lugar - Emef Borges de Medeiros
2° lugar – Emef Lucia Moasmann
3° lugar – Emef 25 de Julho
4° lugar – Emef Adriano Dias
5° lugar – Emef Genuíno Sampaio
Danças tradicionalistas Categoria Juvenil
1° lugar – Emef Rui Barbosa
2° lugar – Emef Santos Dumont
3° lugar – Emef Borges de Medeiros
4° lugar – Centro de Educação Integrada CEI
5° lugar – Emef Lucia Mosmann
Foto: Patricia Klein

quarta-feira, 3 de outubro de 2018

Pré-lançamento da Feira do Livro 2018

Promover a interação entre a comunidade com o ambiente literário, proporcionar aos visitantes e aos escritores a propagação do conhecimento e o estímulo à leitura, aproveitando os benefícios advindos da leitura. É com estes objetivos que da Secretaria de Educação e Cultura (Smec), promove, entre os dias 16 e 21 de outubro, a Feira do Livro 2018 de Campo Bom, que terá como tema “A literatura colorindo a nossa história”. O pré-lançamento da Feira do Livro acontece na noite de quarta-feira, 3, na Biblioteca Pública Municipal Professor Antônio Nicolau Orth, no Complexo Cultura CEI, com início às 19h30min. O evento contará com a presença da patrona da Feira, Márcia Funke Dieter, professora, escritora e contadora de histórias, que fará também uma noite de autógrafos do lançamento do seu livro “Só Antônio”. Também participarão autores locais.

Sobre a Feira do Livro

A Feira do Livro deste ano contará com apresentações de talentos locais, peças teatrais, bate-papo com autores, livros, apresentação das escolas, sessões da Hora do Conto, espetáculo com a Orquestra Eintracht, além do show “Música & Literatura” com Duca Leindecker e exposição de milhares de livros para todos os gostos e públicos. Também ocorrerá a distribuição de cerca de R$ 110 mil em vale-livros que irão contemplar alunos da rede municipal e professores.

Um Viva o Bairro diferente

Diversão e lazer marcaram a manhã do último sábado, 29, em que a Administração Municipal levou ao bairro Aurora, em frente a escola Estrelinha Azul, mais uma edição do Viva o Bairro. As atividades se concentraram ao ar livre, proporcionando aos moradores da região uma aproximação ainda maior com os serviços oferecidos.
Não faltou brinquedos para as crianças aproveitarem e apresentações artísticas para a comunidade. Entre os serviços oferecidos estavam corte de cabelo; teste rápidos para HIV, Sífilis e hepatite; doação de mudas pela Secretaria do Meio Ambiente; doação de roupas pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Habitação; além da presença da Secretaria de Obras que possibilitou que a comunidade pudesse protocolar suas demandas. A Biblioteca Pública Municipal Nicolau Orth também disponibilizou diversos livros para os jovens em uma iniciativa de levar e despertar o gosto pela literatura.
 “Temos nesses eventos uma verdadeira Prefeitura nos bairros, ofertando aqueles serviços que os cidadãos necessitam e, por uma dificuldade de irem até a prefeitura por questões de trabalho, não conseguem acessá-los com a facilidade. Por isso, fazemos questão de levar esses serviços até os bairros, para mais perto da comunidade”, diz o prefeito Luciano Orsi.

CRAS promove mutirão de cadastramento do BPC/LOAS

A Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social e Habitação (SMDSH) de Campo Bom, através do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), convoca todos os usuários dos benefícios de prestação continuada que atualizem seus cadastros.
O cadastro e atualização é direcionada às famílias dos idosos e ou com Pessoas com Deficiência que recebam o BPC/LOAS e deve ser realizada até dia 18 de dezembro. Caso isso não ocorra o benefício será cancelado pelo Governo Federal.
Para tanto, repetindo o trabalho já realizado em setembro, a SMDSH promove nos dias 17 e 18 de outubro um novo mutirão para atualização de cadastro no Sistema Único da Assistência Social para beneficiários com deficiência.
A ação acontece no dia 17 no CRAS Centro (Rua Santa Terezinha, nº 90), das 9hs às 18:30. Já no dia 18 de outubro o mutirão ocorre no CRAS CEU (Rua Limeira, nº 315, bairro Operária), das 9hs às 18:30. Nos demais dias, as atualizações do cadastro tanto pelos idosos quanto das pessoas com deficiência podem ser feitas no CRAS Centro.
O Benefício de Prestação Continuada - BPC da Lei Orgânica da Assistência Social- LOAS (BPC) é a garantia de um salário mínimo mensal ao idoso acima de 65 anos ou à pessoa com deficiência de qualquer idade com impedimentos de natureza física, mental, intelectual ou sensorial de longo prazo (aquele que produza efeitos pelo prazo mínimo de 2 (dois) anos), que o impossibilite de participar de forma plena e efetiva na sociedade, em igualdade de condições com as demais pessoas.

Documentação

Para os usuários maiores de 18 anos a documentação é RG, CPF, Título de eleitor e carteira de trabalho.
Já para os menores de 18 anos, a documentação é certidão de nascimento e se tiver RG, CPF, título de eleitor e carteira de trabalho. Deve-se ter o comprovante de matrícula e frequência, conta de luz, mesmo que não seja no nome da pessoa, Termo de Guarda, Tutela, Curatela ou Procuração.
Para mais informações: 0800 707 2003 ou CRAS Centro – 3597- 9147

Equipes de Câmbio de Campo Bom nos Jogos de Integração em Ivoti

Duas equipes de Câmbio da SMEL – Secretaria Municipal de Esporte e Lazer de Campo Bom participaram no sábado (29), dos XI Jogos de Integração da 3ª Idade de Ivoti. Outras 15 equipes também prestigiaram o evento que envolveu cerca de 400 pessoas.
A equipe A de Campo Bom venceu Caxias por 5 a 2; também venceu o Cras Presidente Lucena por 10 a 7; e perdeu para a Acacel B, de Caxias, por 5 a 3; e para a Asapeg, de Gravataí, por 9 a 4.
A equipe B venceu três: Só Alegria, de Novo Hamburgo, por 9 a 7; Abim B, de Cachoeirinha, por 13 a 7; e o Grupo Conviver B, de Estância Velha, por 9 a 8. Perdeu para o Sesc Campestre, de Gravataí, por 7 a 3.
As equipes de Câmbio de Campo Bom são coordenadas pela professora Isabel Caberlon.
O titular da SMEL, João Carlos e Silva, ao cumprimentar os participantes do evento, destaca o empenho da Administração Municipal em oferecer uma enorme gama de opões de esportes para a comunidade.

Finais do Municipal de Futebol acontecerão dia 14

Sérgio Rangel, Rui Fergitz, Renan Drusian,
João Carlos e Silva, Pacífico Trentin e Paulo Omar Balon
Em reunião realizada no início da noite desta terça-feira (2), a SMEL – Secretaria de Esporte e Lazer e os presidentes dos clubes definiram a data das finais do Campeonato Municipal de Futebol de Campo Bom, categorias 40 Anos, segundos e primeiros quadros. Os jogos acontecerão no domingo da próxima semana, dia 14 de outubro, no Estádio Sady Schmidt, do Clube 15 de Novembro. Os confrontos são União x Independente, na categoria 40 Anos; Flamengo x Riograndense, segundos quadros; e Independente x Flamengo, na categoria primeiros quadros.
Durante a reunião, o titular da SMEL, João Carlos e Silva, cumprimentou os dirigentes dos clubes pela forma como transcorreram as duas rodadas semifinais. “O comprometimento dos dirigentes de todos os clubes contribuiu para o sucesso das duas rodadas que apontaram os finalistas e contamos com esse mesmo espírito para que a rodada final seja coroada de êxito. Com isso, ganham os clubes, que continuam contando com apoio da Administração Municipal, e ganha a comunidade com um belo evento esportivo”, completou JC.
Nas semifinais da categoria 40 Anos, o União venceu o Floresta por 3 a 0 e o Independente, depois de empate em 1 a 1, venceu o Flamengo, nos pênaltis, por 4 a 3. Entre os segundos quadros, nas semifinais o Flamengo passou pelo Floresta, nos pênaltis (5 a 3), depois de empate em 0 a 0 no tempo normal. O Riograndense ficou com a segunda vaga ao vencer o União por 3 a 1. Nas semifinais dos primeiros quadros, o Independente venceu o Alto Paulista por 1 a 0 e o Flamengo fez 3 a 0 no União.


Resultados desta terça no Futsal 40 Anos

Auto Lavagem Fênix 2 a 2 Milan, Atlético 3 a 1 A Inter e Santos 1 a 1 Jamaica foram os resultados desta terça-feira (2), no Campeonato Municipal de Futsal 40 Anos. Na quinta-feira (4), a partir das 19h30, no Ginásio de Esportes Karl Heinz Kopittke, teremos A Inter x Olympique e Atlético x Santos.
Santos e Atlético dividem a liderança da Chave A com quatro pontos ganhos em dois jogos; Olympique e Jamaica têm um jogo e um ponto; e A Inter, em dois jogos ainda não pontuou.
Na Chave B, Auto Lavagem Fênix e Milan dividem a liderança com quatro pontos, sendo que o Milam já disputou três jogos contra dois da Auto Lavagem. O Farrapos tem um jogo e três pontos; Portela e Scapin ainda não pontuaram.