A Prefeitura de Campo Bom editou esta semana novo decreto que estabelece normas de combate e prevenção ao Coronavírus e que segue as orientações do decreto do Governo do Estado do RS, também editado esta semana. “Tínhamos a intenção de flexibilizar alguns itens, mas tivemos nossa prerrogativa prejudicada pelo documento emitido pelo Estado que limitou nosso poder de ação”, destaca o prefeito Luciano Orsi. Portanto, por determinação estadual, os estabelecimentos comercias de Campo Bom seguem fechados, exceto os considerados essenciais que estão liberados para operar desde que obedeçam os critérios decretados. Um dos pontos estabelecidos no decreto municipal refere-se à circulação de ônibus, que volta a ocorrer com limitações a partir de segunda-feira. Seguindo determinação do Estado o decreto prorroga a suspensão das atividades escolares até o dia 30 de abril.
Conforme o decreto, fica permitido o funcionamento das indústrias, serviços e templos religiosos desde que observadas as regras de controle e higienização. Com relação às indústrias e estabelecimentos que tenham refeitório para seus colaboradores, deverão adotar o conceito de “prato feito”, visando evitar o contato dos funcionários com o sistema de “buffet”. Já os estabelecimentos de prestação de serviços, ainda que não essenciais, poderão operar suas atividades, desde que não promovam atendimento ao público.
O documento, por sua vez, veda o funcionamento dos seguintes serviços/estabelecimentos: academias, teatro; cinema; brinquedotecas; espaços kids e playgrounds; espaços de jogos; ginásios de esportes; campos de futebol, dentre outros espaços de práticas esportivas; espaços culturais; espaços de festas e recreativos de lazer; atividades de associações de idosos, bailes, festas, bem como qualquer evento que enseja na aglomeração de idosos, sendo estas pessoas acima dos 60 anos. Estabelecimentos comerciais também estão proibidos de operar, exceto os que desempenhem atividades consideradas essenciais, ou seja, indispensáveis ao atendimento das necessidades inadiáveis da comunidade.
Ônibus voltam a circular com restrições
O novo decreto editado esta semana pela Prefeitura de Campo Bom estabelece o retorno da circulação de ônibus urbanos do consórcio CCB (Stadtbus e Viação Campo Bom) a partir de segunda-feira, dia 6. A concessionária terá que obedecer a limitação de capacidade em 50% de passageiros sentados, não podendo dois passageiros sentarem lado a lado. Também não será permitida circulação de pessoas em pé e será exigido das empresas cuidados com higienização.
Acessos liberados e com orientação
Os acessos à cidade até então com barreiras de orientações aos motoristas, estão livres das barreiras, porém seguem com a ação dos servidores que continuarão atuando em campanhas de orientação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário