Páginas

quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Temporal alaga Subsede do Sindicato dos Sapateiros de Campo Bom



Temporal que atingiu toda a região na madrugada desta quinta-feira (5 de dezembro) causou muitos estragos na Subsede do Sindicato dos Sapateiros de Campo Bom.

quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Pelo fim da violência contra a mulher

Como parte da Campanha de 16 dias de Ativismo Pelo Fim da Violência Contra a Mulher, a Secretaria de Assuntos da Mulher do Sindicato dos Sapateiros de Campo Bom realizará seminário nesta sexta-feira, 6 de dezembro, às 15 horas, no Auditório Diniz Alves da Silva, na sede do Sindicato. A palestrante será Anabel Lorenzi, professora e ativista pelos direitos da mulher.

O que é a Campanha?


Em 1991, 23 mulheres de diferentes países, reunidas pelo Centro de Liderança Global de Mulheres (Center for Women’s Global Leadership – CWGL) lançaram a Campanha dos 16 dias de ativismo com o objetivo de promover o debate e denunciar as várias formas de violência contra as mulheres no mundo. As participantes escolheram um período de significativas datas históricas, marcos de luta das mulheres, abrindo a Campanha no dia 25 de novembro – Dia Internacional de Não Violência Contra as Mulheres – e finalizado em 10 de dezembro – Dia Internacional dos Direitos Humanos.

Sapateiros participam de Plebiscito e Consulta do Sindicato

Iniciou na segunda-feira (2) e segue até esta sexta (6), o Plebiscito Democrático e a Consulta Popular 2013 do Sindicato dos Sapateiros de Campo Bom. A coleta dos votos acontece nas portas de fábricas, na sede do Sindicato e no CST – Centro de Saúde do Trabalhador. Todos os sapateiros de Campo Bom podem participar.
Os itens que constam na cédula são os seguintes: Formação Política e Ideológica; Moradia; Saúde; Esporte/lazer; Fiscalização; Assistência Social; Educação/Creche; Cultura; Salários/Dissídios; Setor Jurídico; Emprego/Qualificação Profissional.

A apuração acontecerá no dia 6 de dezembro, às 17h30, no Auditório Diniz Alves da Silva, na Sede Central. A Assembleia Geral Ordinária (para sócios do Sindicato) para avaliação da proposta do Orçamento para 2014 ocorrerá no dia 10 de dezembro, às 18 horas, no Salão Nobre do Sindicato.

Testes rápidos de HIV na quinzena de prevenção a Aids

Pela primeira vez os campo-bonenses poderão realizar o teste rápido de HIV, Sífilis e Hepatite C. O exame, que é realizado só em laboratórios ou de forma rápida somente no pré-natal, será oferecido gratuitamente na próxima terça-feira, dia 10, com o resultado na hora. Nesse dia, das 9 às 17 horas, qualquer campo-bonense poderá realizar o teste no Ambulatório de Infectologia (rua Carlos Cerino Feltes, 338- Centro). A ação faz parte da programação municipal da Quinzena de Prevenção a Aids, alusiva ao Dia Mundial da Aids, 1º de dezembro, e que busca conscientizar a comunidade sobre a importância da prevenção e tratamento do HIV. Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Campo Bom possui 400 casos confirmados de Aids
Além do teste rápido a quinzena será intensa de atividades. Durante esse período a SMS pretende distribuir 10 mil preservativos para os campo-bonenses conscientizando-os sobre a importância de utilizar métodos contraceptivos para evitar doenças sexualmente transmissíveis. A Secretaria também preparou uma maneira inusitada de conscientizar a comunidade. No dia 12, em parceria com uma empresa de ônibus, profissionais da saúde vão abordar os passageiros durante uma viagem de ônibus da linha Imigrante-Quatro Colônias, das 13h40min até as 15h, para conversar sobre a prevenção da Aids. A doença também será tema de uma capacitação direcionada aos profissionais da saúde dentro do Programa de Educação Permanente (PEP) que, nesse mês, abordará o tema Sexualidade na diversidade. A atividade será no dia 5, das 8h às 12h, no auditório Marlise Saueressig.

Antes mesmo de iniciar a Quinzena de Prevenção a Aids um ação foi realizada com os adolescentes da cidade. Os alunos das escolas estaduais 31 de Janeiro e Fernando Ferrari participaram do Caminho das Surpresas, no qual a cada passo descobriram novas informações sobre o HIV, entre as quais métodos de transmissões, prevenções e cura. Durante os quinze dias da programação a SMS também estará intensificando as ações de prevenções da Aids entre a comunidade. "São ações que nunca param durante o ano, mas que nesta quinzena serão intensificadas justamente em virtude da data. O HIV é uma doença muito séria e que não tem cura, mas há muitas maneiras de se prevenir. Durante essa quinzena queremos sensibilizar a comunidade sobre a importância de se cuidar para evitar que esse vírus seja transmitido e afete mais gente”, avisa a titular da SMS Ilaine Pletsch.

PSB de Campo Bom inaugura sua sede

Com quase cem pessoas, entre filiados, simpatizantes, amigos e lideranças da cidade e região, foi inaugurada, na noite de 28 de novembro, a sede municipal do PSB – Partido Socialista de Campo Bom. A casa localizada na Rua Victor Graeff, 848, esquina com Av. Gustavo Vetter, Bairro Celeste, deverá ser um local de debates da política municipal, estadual e nacional, além de abrigar as reuniões da Executiva Municipal, do Diretório, dos movimentos organizados - Mulheres, Juventude, Sindical, Movimento Popular, Negro e LGBT e núcleos organizados do partido.

Em seu discurso, Vicente Selistre saudou os presentes e falou da importância da sede como referência e um ponto de encontro dos socialistas e de todos os campo-bonenses. O vereador Jair Wingert destacou que além do seu gabinete na Câmara Municipal e do Gabinete Itinerante que está presente nos bairros da cidade no último domingo de cada mês, a sede municipal do partido indica que o PSB de Campo Bom é um partido vivo, pulsante e que está definitivamente inserido nas causas e nas lutas pelos anseios da nossa comunidade.

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Natal da Integração inicia dia 7

A programação do Natal da Integração inicia no dia 7 de dezembro, com a chegada do Papai Noel, show de fogos e a presença de Mônica, Cebolinha e sua turma com o show A Fábrica de Brinquedos do Papai Noel. As atrações culturais da festa seguem até o dia 22 no Largo Irmãos Vetter onde a decoração já está sendo montada contando com o tradicional presépio e espaços já consagrados como a Casa Interativa do Papai Noel e a Fábrica de Brinquedos. Nas atrações culturais, a festa contará com show da dupla João Bosco e Vinícius e seu sucesso Chora Me Liga. Outra atração que promete grande público e que agrada espectadores de todas as idades será a banda RPM que além de sucessos atuais de sua nova fase, mostrará no palco dia 13, clássicos do rock que marcaram época na voz de Paulo Ricardo, como Olhar 43, Loiras Geladas, London, London e Rádio Pirata. Para o público infantil, a edição 2013 do Natal de Campo Bom terá em sua abertura a apresentação colorida, alegre e muito pertinente à data: A Fábrica de Brinquedos do Papai Noel, espetáculo que trará toda a Turma da Mônica que vai dançar, cantar e levar o público a refletir sobre o sentido da festa. Elton Saldanha com consagrados sucessos da música nativista, passando por sucessos natalinos, também é presença confirmada. Outro ponto alto será, numa gentileza do grupo Arezzo, a apresentação do Teatro de Tábuas que há quatro anos se apresenta no Natal de Campo Bom e desta vez promete ainda mais emoção e brilho em sua passagem pela cidade com o espetáculo Brasil Futebol Clube.   Paralelo à programação no Largo Irmãos Vetter, haverá programação itinerante pelos bairros.


Fonte: Site da Prefeitura de Campo Bom

quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Encontro de jovens trabalhadores da América Latina

Uma delegação de oito trabalhadores campo-bonenses participou, de 8 a 11 de novembro, do 2º Encontro de Jovens Trabalhadores da FSM - Federação Sindical Mundial, em Montevidéu, no Uruguai. O tema principal do encontro era “Base para Construção da Integração dos Trabalhadores da América Latina”, onde o trabalho precário e o trabalho decente foram debatidos com muita ênfase. A delegação campo-bonense, constituída por sapateiros, comerciários, caal centers e arquiteto, foi a maior bancada do Estado. A bancada brasileira no evento foi a segunda maior da América Latina. Os brasileiros visitaram algumas empresas uruguaias, sendo que em muitas não havia patrões eram uma forma cooperativada de gerenciamento, produção e divisão dos lucros.

O sapateiro Tiago Souza, que visitou um projeto educacional do Sindicato da Construção Civil em parceria com o Governo Uruguaio, conta que se trata de um projeto evoluído onde juntamente com o Ensino Médio e Ensino Profissionalizante, o sindicato também administra a formação classista dos trabalhadores, com total apoio do governo, dando uma consciência do seu papel enquanto trabalhador na economia do país e a importância de lutar pelos seus direitos. Devido à grande delegação brasileira no encontro e expressiva bancada gaúcha, o Brasil será sede do 3º Encontro e o local possivelmente será o Rio Grande do Sul.

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Palestra promove debate sobre igualdade racial

Em prol do Dia da Consciência Negra, celebrado nesta quarta-feira (20), a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Smec) realizará para a rede de ensino e comunidade, a palestra com o tema Dia da Consciência Negra na área da colonização alemã: reflexões. Ministrado pela professora Dóris Rejane Fernandes, o evento ocorrerá na Câmara Municipal de Vereadores, às 18h30 e será aberto por um desfile afro, feito por estudantes de Campo Bom.

Fonte: Site da Prefeitura de Campo Bom

Pelo fim da violência contra a mulher

Como parte da Campanha de 16 dias de Ativismo Pelo Fim da Violência Contra a Mulher, a Secretaria de Assuntos da Mulher do Sindicato dos Sapateiros de Campo Bom realizará seminário no dia 6 de dezembro, às 15 horas, no Auditório Diniz Alves da Silva, na sede do Sindicato. A palestrante será Anabel Lorenzi, professora e ativista pelos direitos da mulher.

O que é a Campanha?

Em 1991, 23 mulheres de diferentes países, reunidas pelo Centro de Liderança Global de Mulheres (Center for Women’s Global Leadership – CWGL) lançaram a Campanha dos 16 dias de ativismo com o objetivo de promover o debate e denunciar as várias formas de violência contra as mulheres no mundo. As participantes escolheram um período de significativas datas históricas, marcos de luta das mulheres, abrindo a Campanha no dia 25 de novembro – Dia Internacional de Não Violência Contra as Mulheres – e finalizado em 10 de dezembro – Dia Internacional dos Direitos Humanos.

Dia Nacional Da Consciência Negra

O Dia Nacional da Consciência Negra é comemorado no dia 20 de novembro, em homenagem a Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares. O quilombo era uma localidade situada na Serra da Barriga, em Alagoas, onde escravos se refugiavam. Com o passar dos anos, chegou a atingir uma população de vinte mil habitantes, em razão do aumento das fugas dos escravos.
Tendo sobrevivido por quase um século, o Quilombo dos Palmares foi dizimado, e seu maior líder, Zumbi, assassinado, em 20 de novembro de 1695. Neste cenário original da luta, em 2007, foi construído o Parque Memorial Quilombo dos Palmares – uma espécie de maquete viva, em tamanho natural, instalada em um platô, no alto da Serra, para onde milhares de pessoas acorrem, principalmente, em 20 novembro.
O 20 de novembro primeiramente foi reconhecido, em 1971, pelo Grupo Palmares, de Porto Alegre. Em 1978, durante o Congresso do Movimento Negro Unificado contra a Discriminação Racial, a data foi oficializada em todo o Brasil.
O Rio Grande do Sul está em quinto lugar no número de habitantes negros no Brasil, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No Estado, os negros representam 5,57% da população (se somados os pardos, chega a 16,2%).

Embora seja comemorado o Dia da Consciência Negra, a situação no País ainda é de discriminação econômica e racial. Essa realidade é facilmente comprovada através de estatísticas. Para cada homicídio de indivíduo não negro no Brasil, ocorrem 2,4 homicídios de negros. O dado consta na pesquisa Vidas Perdidas e Racismo no Brasil, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

Filme produzido por estudantes resgata a história do trem em Campo Bom

Um jovem estudante campo-bonense em busca de informações para a produção de um trabalho escolar sobre a história do trem pede ajuda à família e graças a esse desafio escolar  descobre a trajetória fascinante do trem na cidade. Esse é o argumento do filme O trem: Nas trilhas do progresso, produção que envolveu o esforço e a dedicação de cerca de 100 estudantes do 9º ano da escola municipal Centro de Educação Integrada (CEI) e que foi lançado para o público na ultima quinta-feira, no teatro Marlise Saueressig. Além dos alunos - que fizeram tudo no filme, desde o roteiro até a dramatização - familiares dos estudantes acompanharam a exibição da obra com ares de documentário que com pitadas de romance, humor e com muita emoção, leva à reflexão sobre todo o progresso e as mudanças que a inovação sobre trilhos provocou em Campo Bom. Antes da exibição do filme, a titular da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, Eliane dos Reis, lembrou ao público que o projeto é uma mostra da capacidade criativa das escolas e dos alunos, refletindo a qualidade da rede municipal de ensino. “Estamos valorizando, além do conhecimento, a humanização de nossos jovens. Demonstrando a importância do trabalho em equipe e desenvolvendo suas potencialidades”, define Eliane.
O filme é ambientado em Campo Bom, mas também possui cenas em cidades da região e até em Bento Gonçalves, onde está a mais tradicional maria fumaça do RS. Segundo a professora de história e coordenadora do projeto, Maria Denise Rohden, devido à gama de materiais e informações disponíveis sobre o trem, a obra que inicialmente seria um curta-metragem se estendeu para um formato mais longo, com 44 minutos de duração, para contemplar mais aspectos desta história fundamental para entender o desenvolvimento do município. “Captamos cerca de 2 horas e 40 minutos de imagens, contando com diversas filmagens externas em lugares como os vagões da locomotiva Maria Fumaça; o Museu do Trem, em São Leopoldo e a estação do Trensurb, em Novo Hamburgo. Aproveitar ao máximo durante a edição todas estas cenas para ter uma visão mais ampla dessa criação coletiva que, embora embasada na história, teve a criatividade e expressão de nossos alunos como peça fundamental para o sucesso”, define a professora. Outro aspecto destacado pela educadora é que diversas pessoas colaboraram para a produção do filme, tanto com ajuda material, emprestando roupas e objetos de época, ajudando na filmagem e no transporte, mas também dando como subsídio algo muito valioso: o conhecimento. “Pessoas como o ex-prefeito Evaldo Dreger foram fundamentais, pois ajudaram contando o que viveram naquela época e despertaram nos jovens a curiosidade de aprenderem ainda mais enquanto produziam o filme. Depois de sete meses de gravação é uma satisfação tão grande ver o resultado deste trabalho em equipe que até é difícil de explicar”.

Um encontro com o passado

Para o estudante João Tavares, de 14 anos, que no filme interpreta o papel de um avô, a participação no projeto foi uma oportunidade de entrar em contato com uma história até então  desconhecida para ele e a maioria de seus colegas. Com base nas narrativas de seu pai e de outras pessoas que viveram Campo Bom na época do trem, que ele construiu seu personagem no filme. “Não sabíamos a maior parte das informações. Era uma época muito diferente de hoje e foi muito bom poder atuar no filme”, define. Na história, o avô conta ao neto como a história do trem é entrelaçada com a sua, desde as brincadeiras de correr sobre os trilhos quando era uma criança, até conhecer a sua esposa em uma viagem de trem.
O filme ainda levanta questões importantes sobre as mudanças políticas, sociais e econômicas em virtude da industrialização e o início das preocupações da sociedade com a preservação do meio ambiente em meio ao crescente progresso. Também faz um comparativo entre como era a educação nas escolas naquela época e hoje. Mostra ainda o trem voltando a fazer parte do cotidiano das pessoas com a expansão do Trensurb até novo Hamburgo.

 Curta sobre os Mucker foi precursor
O documentário sobre o trem dá continuidade a um projeto de introdução de trabalhos de produção em vídeo na escola que começou em 2012, com a produção do curta-metragem  Mucker: uma história para relembrar, envolvendo 100 alunos das três turmas de 8º ano. No projeto do ano passado, os estudantes se envolveram da mesma forma na produção de um curta-metragem que relatou a saga que marcou a história da região no século 19. O curta foi reconhecido durante o CinEst - Festival Nacional de Cinema Estudantil 2013, de Santa Maria, com prêmios em três categorias, incluindo a de melhor curta de documentário. A produção concorreu com 22 produções da rede de educação pública e privada de todo o país.


Fonte: Site da Prefeitura de Campo Bom

Médicos serão homenageados na Câmara

Na próxima quarta-feira (27), às 18h30, a Câmara de Vereadores de Campo Bom prestará homenagem aos médicos Enio Seibert (Clinico Geral) e Emilio Carlos Germann (Cardiologista), pelos relevantes serviços prestados na área de saúde em nossa cidade. Os dois profissionais, além de seus consultórios particulares, também atendem no CST - Centro de Saúde do Trabalhador, do Sindicato dos Sapateiros de Campo Bom. O Dr. Enio Seibert já trabalha no Sindicato desde 1973, já o Dr. Emilio atua desde 1982. Ambos fizeram da medicina um soneto de amor à vida, de respeito ao próximo e na busca incansável pela cura e por minorar o sofrimento humano. A indicação da homenagem é do vereador Jair Wingert (PSB).

IPTU 2014 tem índice definido

O Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de Campo Bom para o próximo ano em Campo Bom levará em conta o Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) da Fundação Getúlio Vargas: 5,27%. O percentual, referente a novembro de 2012 e o mesmo mês deste ano, foi aprovado por sete votos favoráveis e três contrários (Jair Wingert, do PSB, Valter Lemos Júnior e Victor Souza, ambos do PCdoB) em sessão extraordinária, realizada na noite de segunda-feira (11/11).
O projeto de lei do Executivo estabelece o parcelamento em sete vezes iguais e consecutivas (fevereiro a agosto de 2014) e a concessão de descontos aos contribuintes, nos casos de pagamento em uma única parcela, em janeiro e fevereiro  de 2014 (15% e 7%, respectivamente).

Fonte: Site da Câmara de Vereadores de Campo Bom

quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Deputado Roso traz R$ 250 mil para saúde de Campo Bom

Uma emenda parlamentar no valor de R$ 250 mil, destinada a compra de equipamentos para postos de saúde de Campo Bom, será repassada ao prefeito Faisal Karam, na manhã desta sexta-feira (8). A liberação da verba foi uma indicação do vereador do PSB, Jair Wingert, ao deputado federal Alexandre Roso, também socialista. O prefeito deverá receber Wingert e Roso, às 10h30, em seu gabinete.

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Serviços públicos municipais não funcionarão na sexta-feira

Na sexta-feira, dia 1º de novembro, não haverá experiente nos órgãos públicos municipais de Campo Bom. Conforme o decreto municipal nº  5.565/2013, as comemorações alusivas ao Dia do Professor (15 de outubro), bem como o Dia do Servidor Público (28 de outubro), foram transferidos para uma data única, 1º de novembro, quando não haverá aulas nem expediente nas repartições públicas municipais, excetuando-se os serviços essenciais, que ficam mantidos. 
Confira como será a prestação de serviços públicos em Campo Bom.
Centro Administrativo: Não terá expediente, retornando atendimento normal na segunda-feira.

Escolas Municipais: Não haverá aula

Unidades Básicas de Saúde: Não haverá expediente.

Pronto Atendimento 24h: Funcionará normalmente atendendo preferencialmente casos de urgência.

Recolhimento de lixo: Ocorrerá normalmente.

Departamento de Trânsito: A fiscalização de trânsito contará com plantão através do telefone 9759-9137.

Fiscalização: Atenderá em regime de plantão.

Estação Saúde: Fechada.

CAPS: Sem expediente.

Centro Materno Infantil: Não haverá expediente.

Transporte Social: Funcionamento normal.

Cemil: Sem expediente.

Biblioteca: Não haverá expediente.


Cinema: Com sessões à noite, como ocorre normalmente.

Fonte: Site da Prefeitura de Campo Bom

Gabinete itinerante do vereador Jair Wingert no Jardim do Sol

Na manhã de domingo (27), o vereador Jair Wingert (PSB) montou seu Gabinete Itinerante nas proximidades do Mercado Cristal, na Rua Victor Mateus Teixeira, no bairro Morada do Sol. Cerca de 60 pessoas prestigiaram a ação do vereador apresentando sugestões e reivindicações. O suplente de deputado Federal Vicente Selistre também prestigiou o evento.

Uma novidade nesta edição do Gabinete Itinerante foi a distribuição dos folhetos alusivos ao Outubro Rosa (Campanha de prevenção ao câncer de mama). Outra novidade foi a inauguração da Biblioteca Socialista - Professora Tereza da Luz Nascimento, que tem por objetivo oportunizar à comunidade o acesso a livros gratuitos por um período de 40 dias sem custo algum. Na abertura da biblioteca, 17 pessoas retiram livros.
O vereador destaca que é importante esse contato com a comunidade. “Não sou vereador de gabinete, gosto de olhar nos olhos das pessoas, ouvir seus problemas e buscar soluções. O gabinete é uma linha direta do parlamentar com as pessoas”, destaca.


Entre as reivindicações apresentadas ao Gabinete Itinerante no Morada do Sol estão melhorias no campinho de areia próximo a antiga Sede Esportiva da Schmidt Irmãos (colocação de tela atrás de uma das goleiras, melhorias na iluminação e reposição da areia no campo); construção de um galpão rústico para realização de eventos do bairro junto a área de terras do campinho e instalação de churrasqueiras,  bancos e uma cancha de bocha; mais atendimento de pediatra no Posto da Santa Lúcia, com agendamento de consultas via telefone; limpeza e melhor iluminação da escadaria no final da Rua  Antônio Luckmann com Idalino João Martin; limpeza do passeio público na Rua Teotonio Villela, fundos da antiga sede da Schmidt Irmãos; colocação de dois quebra molas na Rua Teotonio Villela, em função da alta velocidade dos veículos; asfalto nas  rua Fernando Miguel Weber  (reivindicação antiga), Helio Nelson Weiss e Waldemar Mossmann (as duas últimas no Jardim das Flores).

Ações na Justiça pedem correção monetária do FGTS entre 1999 e 2013

Vem sendo noticiado na grande mídia, e muitos trabalhadores estão sedentos de mais informações, que muitas ações na Justiça pedem a correção monetária do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) no período entre 1999 e 2013. Essas ações foram motivadas pela desvalorização sofrida com a falta de aplicação de índices adequados de inflação nos últimos 14 anos. Mas ainda não houve decisão definitiva do Judiciário sobre o assunto.

O vice-presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da IV Região (Amatra IV), juiz Rubens Clamer dos Santos Junior, em entrevista ao Espaço do Trabalhador do CLICRBS, diz que não é conhecida jurisprudência (interpretação reiterada que os tribunais dão à lei) sobre o assunto. “A questão é muito nova, ainda deve demorar. Mas é fato: as perdas são matemáticas, o trabalhador foi lesado. E o prejuízo é dobrado, devido às indenizações de 40% sobre o FGTS nas demissões sem justa causa. O valor é baseado no saldo do FGTS e terá de ser recalculado. Também haverá pedido de ressarcimento às empresas”, diz o juiz. Na mesma entrevista, o magistrado lembra que o caso é similar ao ocorrido com os Planos Verão e Collor: após diversas ações, em 2000 o Supremo Tribunal Federal determinou reposição de 68,90% nas contas do FGTS existentes entre dezembro de 1988 e abril de 1990. “A matéria poderia ser resolvida com a criação de uma lei pelo governo, uma vez que atinge todos os trabalhadores com carteira assinada”, adverte o juiz Rubens.

Em Campo Bom, o Setor Jurídico do Sindicato dos Sapateiros tem recebidos muitos trabalhadores que buscam informações e esclarecimentos. O atendimento ocorre às quartas e sextas-feiras, das 16 às 18 horas, na sede do Sindicato. Agendamentos podem ser feitos pelo fone 3597.2444 (opção 5).

terça-feira, 29 de outubro de 2013

Prefeitura ampliará iluminação pública em trecho da Avenida dos Estados

O caminho de quem passa à noite pela Avenida dos Estados, no trecho entre as Avenidas Kennedy e João XXIII, ficará mais seguro dentro em breve. É que devem começar nos próximos dias as obras de ampliação da iluminação pública no percurso da Avenida dos Estados que passa ao lado de importantes pontos da cidade, como do prédio da sede do Corpo de Bombeiros, das quadras poliesportivas de areia do Parque da Integração Arno Kunz (Parcão) e do Cemitério Municipal. No total serão instaladas 18 novas luminárias no trecho de 272 metros de extensão, contando com a implantação de oito novos postes de concreto de 9 metros de altura e de mais 100 metros de fios elétricos. A prefeitura esta investindo mais de RS 40 mil na obra que deve ser concluída até o início de dezembro.

Fonte: Site da Prefeitura de Campo Bom

Farra das Diárias volta à pauta no Fórum de Campo Bom

Na manhã desta terça-feira (29), conforme noticiado no Jornal NH, o juiz da 2ª Vara Criminal da Comarca de Campo Bom, Carlos Fernando Noschang Júnior começou a ouvir testemunhas da operação que ficou conhecida como Farra das Diárias. São 72 testemunhas de defesa e acusação dos 19 réus do processo iniciado em setembro de 2007.  Os depoimentos dos réus serão tomados após serem ouvidas todas as testemunhas, o que significa que o processo está longe do fim.

No dia 20 de agosto deste ano, um grupo de manifestantes se reuniu em frente ao Fórum cobrando agilidade no processo, pois a data marcava os seis anos da ação que apurou e apontou o envolvimento de empresários e vereadores em esquema de abuso e desvio de diárias de viagens.


Em 20 de agosto de 2007, a Polícia Federal entrou na Câmara de Vereadores de Campo Bom, mas passados seis anos, o caso ainda não foi encerrado. A Farra das Diárias investigou e denunciou sete vereadores, três empresários do ramo de cursos para parlamentares e três funcionários – dois de Tramandaí e um do Paraná – dois empresários de agências de viagens e 13 assessores e servidores da Câmara Municipal de Campo Bom, dentre eles dois assessores jurídicos. Todos foram denunciados pelo Ministério Público pelos crimes de peculato, uso de documento falso, falsidade ideológica, formação de quadrilha e corrupção ativa e passiva. A investigação do Ministério Público foi instaurada com a intenção de apurar o desvio de verbas públicas na Câmara de Vereadores de Campo Bom, especialmente com a obtenção de diárias indevidas.

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Horário de verão começa no próximo domingo


O horário de verão começa no próximo domingo (20) nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país. Com isso, à meia-noite do sábado (19) para o domingo, os relógios devem ser adiantados em uma hora. A mudança no horário vai até o dia 16 de fevereiro de 2014.
Os dez estados afetados são Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás, além do Distrito Federal. Norte e Nordeste não participam do horário de verão. Tocantins e Bahia, que aderiram ao horário em anos anteriores, também ficarão de fora da mudança.
Economia de energia
O objetivo do horário de verão é aproveitar os dias mais longos, com mais tempo de iluminação solar, para diminuir o consumo de energia elétrica no horário de pico, que vai das 18h às 21h. A redução durante a mudança deve ser de cerca de 5% nos estados participantes.

Fonte: G1

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Sindicato dos Sapateiros organiza Chá para Mulheres no Outubro Rosa

A Diretoria de Assuntos da Mulher e o CST - Centro de Saúde do Trabalhador do Sindicato dos Sapateiros de Campo Bom realizarão o Chá Para Mulheres Alusivo ao Outubro Rosa. Será no dia 28, no Salão Nobre do Sindicato. Na programação, que se iniciará às 14h30, constam exibição de vídeos e debate sobre a importância do Outubro Rosa, apresentação dos serviços específicos de saúde para a mulher oferecidos pelo CST, apresentação da Ginástica para Melhor Idade e sua importância para uma melhor qualidade de vida, apresentação da ONG Amigos do Peito e palestra com o médico e deputado federal Alexandre Roso.

terça-feira, 15 de outubro de 2013

Suplente assume cadeira na Câmara de Vereadores

O suplente de vereador Gerson Antônio Rama (PTB) foi empossado na noite de segunda-feira (14) na sessão do Legislativo campo-bonense. Ele substituiu Marinho de Moura (PPS), que se licenciou para tratar de assuntos particulares.

Curta-metragem produzido por alunos do CEI é premiado em festival de Santa Maria

O curta-metragem Mucker: uma história para relembrar, roteirizado, produzido e protagonizado por cerca de 100 estudantes campo-bonenses da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) do Centro de Educação Integrada (CEI) foi reconhecido durante o CinEst - Festival Nacional de Cinema Estudantil 2013, de Santa Maria, com prêmios em três categorias, incluindo a de melhor curta de documentário. A produção feita pelos alunos de 8º ano que relata a saga que marcou a história da região no século 19 com o conflito dos Muckers, que ocorreu onde atualmente é a cidade de Sapiranga, concorreu com 22 produções da rede de educação pública e privada de todo o país, incluindo diversas produções de cidades do Rio Grande do Sul e uma de Niterói, no Rio de Janeiro, e aconteceu nos dias 10 e 11 de outubro, na Cooperativa dos Estudantes de Santa Maria (Cesma). Além de melhor curta de documentário, o projeto campo-bonense foi premiado nas categorias de melhor direção e de melhor direção de arte, todas as três reconhecidas com o troféu Piazito.
Desde que foi produzido em 2012, o curta de cerca de 20 minutos de duração tem se destacado em competições concorrendo com projetos de todo país. Em dezembro de 2012 foi um dos sete finalistas do Prêmio Aprender e Ensinar Tecnologias Sociais, da Fundação Banco do Brasil, tendo sido selecionado entre mais de cinco mil inscritos de todo o Brasil. Em abril deste ano o reconhecimento veio por meio do Prêmio Construindo a Nação, promovido pelo Serviço Social da Indústria (Sesi/RS) com o 2º lugar na categoria Ensino Fundamental. “Essas distinções ao ensino praticado no município são um motivo de orgulho para a cidade, mas, o mais importante, é perceber a gama de projetos como este que incentivam o aprendizado de forma atraente entre os estudantes. São ações como estas que provam que a educação pode sempre evoluir e acompanhar o ritmo dos jovens, conseguindo passar o conteúdo de forma a prender a atenção e provocar o interesse”, destaca a secretária de Educação e Cultura Eliane dos Reis.
Segundo a professora de história Maria Denise Rohden, uma das idealizadoras do curta dos Muckers, o prêmio do CinEst tem uma conotação diferente, pois enquanto os outros prêmios se detém nas qualidades educacionais do projeto, este prêmio foi promovido por um corpo de jurados que avaliou as qualidades técnicas da obra audiovisual. “Os jurados são profissionais que trabalham com a produção de curtas-metragens e avaliaram a direção, o uso da imagem, a produção do vídeo, entre outras qualidades que não haviam sido destacadas nas outras competições que participamos. Isto é um orgulho para nós e mostra que estamos no caminho certo para prosseguir com o projeto deste ano, do curta-metragem sobre o trem”, destaca a professora ressaltando as gravações do projeto intitulado O trem: Nos trilhos do progresso que estão acontecendo este ano, também com a participação de 100 alunos de 9º anos da escola CEI e que conta sobre a trajetória do trem na região e deve ser lançado até o final do ano.

Projeto Mucker: uma história para relembrar da escola municipal CEI

O projeto coordenado pela professora Maria Denise e que tem colaboração das professoras de português Rosmeri Marmitt e Sonia Rego Tons e da professora de informática Lizete de Oliveira, envolveu cerca de 100 alunos de três turmas de 8º ano da escola e disciplinas de história, português e informática. O objetivo foi fornecer aos alunos o conhecimento sobre a história do Conflito dos Mucker e incentivar, de forma diferenciada, a vontade de aprender dos alunos. Para isso o grupo saiu da sala de aula e gravou cenas em diversos lugares como a chácara de familiares de alunos, no morro Ferrabrás e na própria escola.


Fonte: Site da Prefeitura de Campo Bom

Crianças aprendem na prática a se portar no trânsito

Novas sinalizações, vias e motoristas mirins deixaram diferente a Rua Adolfo Blankenhein, no bairro Paulista, em frente à escola municipal de educação infantil Paulistinha nesta segunda-feira. É que alunos de diversas escolas de educação infantil da rede municipal tiveram uma aula fora da sala de aula, indo para a rua aprender na prática como agir no trânsito, seja no papel de pedestre, ciclista, motorista ou caroneiro. A lição foi ensinada pelo 2º Batalhão Rodoviário da Brigada Militar de Santa Maria, que pela primeira vez trouxe para o município sua escolinha de trânsito que já percorreu mais de 200 cidades do RS com um tapete que simula ruas, sinalizações e mini veículos.
O circuito da escolinha é completo: com sinalização horizontal, semáforo, placas de advertência e regulamentação, faixa de segurança e lombada eletrônica. Depois de aprenderem como agir no trânsito, os alunos vão para a prática, primeiro como pedestre, onde atravessaram a rua na faixa de segurança depois de olhar para os dois lados. “Quando o sinal ficar vermelho o carro para e podemos atravessar na faixa”, ensina Camile dos Santos, 3 anos, aluna da escola Casa da Criança, uma das que participou da ação hoje. Em carrinhos de brinquedo que tem até cinto de segurança, as crianças experimentaram como é ser motorista em um ambiente semelhante ao real. Andrieli Flor, de 6 anos, aluna da escola Paulistinha, aprovou a atividade. “Gostei muito de andar no carro. Quando o sinal fica verde a gente pode ir e quando é vermelho tem que parar para  pedestre passar”, explica a jovem.
A atividade lúdica faz com que as crianças aprendam a agir no dia a dia e a absorver ensinamentos básicos como o uso do cinto de segurança, olhar para os dois lado antes de atravessar as ruas e até abrir a porta de um carro, esperando sempre a ajuda dos pais, entre outras atitudes fundamentais para a segurança de todos. “Tem que sentar na cadeirinha, colocar o cinto e só tirar quando chegar em casa”, lembra Julia Becker, 3, aluna da Casa da Criança.
O tenente De Lima ministrou a ação e orientou os jovens inclusive a como se portar como ciclistas, usando capacete e andando na ciclovia ou na rua, no mesmo sentido que os carros. “Queremos que eles sejam multiplicadores do que aprenderam, para assim termos um trânsito mais seguro, sem acidentes e para isso é necessário prestar atenção e respeitar as leis”, completa o tenente.
A conscientização sobre o trânsito é um trabalho contínuo na escola Paulistinha. Por meio do projeto Trânsito na escola, Criança aprendente, Adulto consciente, anualmente os alunos participam de atividade diferenciadas voltadas também para os pais e comunidade. “As crianças sempre estudam sobre o trânsito, como agir, o que fazer. Além das atividades da Semana do Trânsito, esse ano resolvemos convidar o pessoal de Santa Maria para mostrar na prática a aprendizagem. A ação é tão interessante que abrimos para as outras escolas também virem participar”, esclarece a diretora Talita Faller, 28.


Fonte: Site da Prefeitura de Campo Bom

Hospital de Faxinal do Soturno gerenciará o Hospital Lauro Reus

Na segunda-feira, dia 14, em sessão extraordinária, vereadores de Campo Bom aprovaram por unanimidade projeto de lei de autoria do Executivo, que prevê autorização à contratação de nova instituição que assumirá a prestação de serviços do Hospital Lauro Reus. Conforme o projeto, o Hospital de Caridade São Roque, de Faxinal do Soturno, assumirá os serviços. O projeto prevê metas e ações a serem executadas em 60 meses, para a organização, administração e gerenciamento dos serviços de internação hospitalar, apoio diagnóstico e terapêutico e serviços de urgência e emergência na casa de saúde.
O valor para a contratação é de R$ 1.345.000,00 mensais. Desse total, mais de R$ 813,4 mil serão desembolsados pela Prefeitura e em torno de R$ 531,5 mil pelos governos federal e estadual.  Ao final da sessão, o presidente do Legislativo campo-bonense, Max de Souza (PMDB), explicou que o valor do município foi duplicado, já que a média mensal aplicada na casa de saúde pelo Executivo era em torno de R$ 400 mil.
Na apreciação do projeto, vereadores ocuparam a tribuna. Victor Souza (PCdoB) destacou os investimentos duplicados e que espera, com o novo contrato, que os problemas na casa de saúde sejam resolvidos. Alexandre Hoffmeister (PP) explicou que 85% dos leitos serão para atendimentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e 15% aos demais convênios. Listou alguns serviços, como atendimento 24 horas de clínico, pediatria e obstetrícia; os serviços de urologia e otorrinologia e a radiologia 24 horas. Paulo Tigre (PMDB) lembrou críticas feitas pela oposição sobre os serviços e que estranhava o posicionamento de elogios ao novo contrato. Ozéias Cardoso (PMDB) parabenizou a administração do seu partido. Jair Wingert (PSB) frisou que torce para que o novo grupo ofereça atendimento melhor e Valter Lemos Júnior (PCdoB) concluiu lembrando o repasse maior para essa área da saúde.
A Prefeitura contatou com instituições filantrópicas de renome, a Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre e a Associação Hospital de Caridade São Roque, de Faxinal do Soturno. A primeira desinteressou-se, conforme comunicado em 4 de outubro, e a Associação Hospital de Caridade São Roque se dispôs a assumir a tarefa.


Fonte: Site da Câmara de Vereadores de Campo Bom

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Audiência pública calçadista na Câmara será dia 22

A audiência pública sobre o setor coureiro-calçadista, na Câmara de Vereadores,  será no dia 22 de outubro e não mais em 15 de outubro. A Comissão Especial do setor coureiro-calçadista da Câmara de Vereadores de Campo Bom, presidida pelo vereador Max de Souza (PMDB),  apresentou requerimento na sessão ordinária de 7 de outubro, aprovado por todos parlamentares. Na justificativa da mudança de data, a comissão explica que o setor está se organizando para uma mobilização com propósito semelhante na Assembleia Legislativa. Diante disso, os integrantes da comissão entendem que é necessário aguardar os desdobramentos iniciais.

Fonte: Site da Câmara de Campo Bom

segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Jair Wingert volta à Câmara e se diz disposto a trabalhar ainda mais


O vereador Jair Wingert (PSB) reassumiu sua cadeira na Câmara de Vereadores de Campo Bom na noite desta segunda-feira (7), graças a uma liminar obtida na Justiça.  Uma resolução da Mesa da Câmara havia sido aprovada no dia 16 de setembro, suspendendo o vereador socialista por 30 dias. Depois de o vereador ficar duas semanas afastado, na tarde de sexta-feira (4), o Juiz Carlos Fernando Noschang concedeu a liminar que lhe devolve o direito de exercer as funções de legislador.
Ao ocupar a tribuna da Câmara, na sessão desta segunda-feira, Wingert disse não guardar mágoas dos colegas vereadores que votaram pela sua suspensão e que recorreu à Justiça por não concordar com a punição. Assegurou que continua com a mesma motivação para trabalhar pela comunidade campo-bonense, como fez até aqui. “Esse período de afastamento foi de muita reflexão e agora estou pronto para um recomeço”, garantiu o vereador.

sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Liminar garante retorno de Jair Wingert à Câmara de Vereadores


Na tarde desta sexta-feira (4), o vereador Jair Wingert (PSB) obteve na Justiça uma liminar para voltar a exercer seu mandato na Câmara de Campo Bom. O despacho favorável ao vereador Jair foi proferido pelo Juiz Carlos Fernando Noschang Junior, da Comarca de Campo Bom. Assim, depois de permanecer afastado por duas semanas, Jair reassume sua cadeira no Legislativo na sessão da próxima segunda-feira (7).