A Secretaria da Saúde de Campo Bom encerra o ano e inicia
2016 com novidades para facilitar a vida dos campo-bonenses. A marcação de
consultas passa a ser por telefone em duas Unidades Básicas de Saúde (UBS):
Porto Blos e 25 de Julho. A nova modalidade de atendimento funcionará em
caráter de experiência exclusivamente para a marcação de consultas clínicas. O
atendimento de urgências e emergências continuará normalmente. O principal
objetivo do agendamento por telefone é minimizar os transtornos causados pelas
filas de espera, que começavam a se formar horas antes da distribuição das
fichas. A comodidade e a otimização do tempo (antes perdido na espera) são os
ganhos mais relevantes da implantação do projeto piloto dessa modalidade de
marcação, uma vez que não exigirá o deslocamento ou mobilização dos pacientes
em horários determinados.
Entenda o agendamento por telefone
Os pacientes terão um dia fixo para ligar e agendar
consultas clínicas (exames, apresentação de exames, reconsultas), que serão
marcadas para a semana que segue, até a próxima data de marcação, que é
semanal. Por exemplo, se todas as terças-feiras serão dias de marcação, as
consultas deverão ocorrer de quarta até a próxima terça-feira, quando haverá
agendamento novamente. O horário é o mesmo de funcionamento das UBS. Anote:
UBS Porto Blos – 3597 4640
Dia de marcação para a área 12: quartas-feiras, a partir das
8h
Dia de marcação para a área 2: sextas-feiras, a partir das
8h
UBS 25 de Julho – 3598 4168 (a partir do dia 1 de janeiro de
2016)
Dia de marcação: quartas-feiras, a partir das 8h.
Unidade Santa Lúcia distribui fichas diárias
Outra novidade já implantada é a distribuição diária de
fichas para consultas clínicas na UBS Santa Lúcia, durante todo o horário de
funcionamento. A medida também tem caráter experimental, visando otimizar os
atendimentos e reduzir o tempo de espera. As fichas serão oferecidas até fechar
a agenda do dia. O atendimento é realizado das 8h às 12h e 13h às 17h, de
segunda a sexta-feira. Até então as fichas eram distribuídas duas vezes por
semana.
Desistências e atendimentos de emergências
O secretário municipal da Saúde, Jerri de Moraes, salienta
que o atendimento de urgências e emergências, como os casos de febre, vômitos,
mal-estar e dores diversas, continuará normalmente, sem necessidade de
agendamento. Os pacientes serão atendidos, passarão por triagem e devidamente encaminhados.
Sobre as consultas marcadas por telefone, reforça que, caso
ocorra desistência ou impossibilidade de comparecimento, a mesma deve ser
desmarcada pelo paciente, para liberar o horário. (Fonte: Imprensa PMCB)
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