Com uma média de quase 800 atendimentos ao ano, o Programa
de Defesa do Consumidor (Procon) de Campo Bom comemora uma alta taxa de
resolutividade dos casos logo no primeiro atendimento. Das pessoas que procuram
o serviço, 82,26% dos casos são resolvidos em um único atendimento.
Casos como da assistente administrativa Rosane da Silva, 39,
que enfrentou problemas quando adquiriu uma nova máquina de lavar roupas que
não funcionou após a instalação. Com dificuldades de sanar o problema tanto com
a loja quanto com o fabricante, Rosane procurou o Procon e em 30 dias recebeu
um novo produto. “É um atendimento muito bom e resolvem rapidinho nossos
problemas. É uma facilidade ter este serviço em Campo Bom, pois nos instruem
muito bem de nossos direitos”, define Rosane.
Segundo o titular da Secretaria Municipal Desenvolvimento
Econômico e Turismo (Sedetur), Mateus Menezes, a ideia do Procon é a de tentar
resolver as demandas por meio do diálogo.
“Nossa primeira opção é de, por meio de reuniões de conciliação e
negociações entre os consumidores e comerciantes, resolver os casos por meio do
diálogo. É um espaço que vem garantindo direitos tanto para os consumidores
como para os comerciantes”, define Menezes.
O órgão funciona no Espaço Cidadão/Cidadania Benno Felippe
Froehlich, na Avenida dos Estados, 900, de segunda à sexta-feira, das 12h30min
às 18h. O espaço atende cerca de 10 casos por dia e recebe diariamente
consultas e reclamações sendo que os problemas mais enfrentados pelos
consumidores campo-bonenses são nas áreas de telefonia e televisão por
assinatura.
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