Período é um dos mais importantes para o setor de turismo no
Rio Grande do Sul
As férias escolares de inverno transformam o mês de julho em
um dos períodos mais importantes para o setor de turismo no Rio Grande do Sul,
principalmente em restaurantes, hotéis e pousadas. Porém, os benefícios não
param por aí proporcionando boas vendas de material esportivo, vestuário e
artigos de viagem.
Dados da Secretaria Estadual de Educação do RS e do
Ministério da Educação (MEC) mostram que cerca de 2,3 milhões de estudantes
matriculados em pré-escolas, ensino fundamental e médio e universidades, vão
usufruir de um período de férias em julho. Ainda que boa parte deles não viaje
alguns municípios terão um bom retorno econômico com a circulação de turistas
ou de moradores que residem fora e regressam para o convívio familiar por
alguns dias.
As cidades da Serra Gaúcha, como Gramado, Canela, Nova
Petrópolis, Caxias do Sul e Bento Gonçalves recebem o maior contingente
visitantes. Municípios do interior gaúcho também incrementam a renda em julho,
recebendo jovens universitários nascidos nestas localidades e que cursam suas
faculdades em outras cidades.
A empresária Veronicah Sella, sócia-proprietária do Empório
Essenza Serra Gaúcha e da CriaAmigos Oficina de Ursos, ambas em Gramado,
comemora o período de incremento nas vendas das lojas.
- Esperamos um aumento de até 40% na comparação com maio,
por exemplo, um mês onde não faz tanto frio e que não traz tantos turistas para
Gramado. Disponibilizamos cosméticos e uma completa linha para casa, composta
por difusores, aromatizadores, velas perfumadas, sachês perfumados e essências
- ressalta.
Para o presidente da FCDL-RS, Vitor Augusto Koch, julho é um
mês que pode gerar um índice positivo de vendas para o varejo gaúcho.
- A Serra Gaúcha recebe milhares de turistas nesta época,
fazendo com hotéis, restaurantes e empreendimentos que comercializam souvenires
e artigos de vestuário se beneficiem com a grande movimentação de visitantes.
Porto Alegre, uma cidade que se caracteriza pelo turismo de eventos, acaba
tendo mais pessoas circulando em shopping centers, cinemas, parques e praças -
afirma.
Para as famílias que optam por viajar, apresentar produtos
como organizadores de mala, acessórios para viagem e outros itens relacionados
a passeios pode incrementar as vendas.
- A maior parte dos clientes que chegam a loja em julho são
de Porto Alegre, sim, mas também recebemos um expressivo número de consumidores
oriundos de outros estados que compram os nossos produtos. Creio que o fato de
estamos localizados em uma área com boa rede hoteleira e a qualidade das nossas
malas, mochilas e bolsas acabam sendo fatores determinantes para essa clientela
nos visitar - enfatiza a proprietária da Casa das Bolsas, no centro da capital
gaúcha, Joelma Silveira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário