Páginas

sábado, 29 de setembro de 2018

Prevenção ao suicídio foi tema de palestra do Programa de Educação Permanente

Capacitar a equipe de atenção primária à saúde para identificar, abordar, dirigir e encaminhar pessoas que necessitam de auxilio é um passo muito importante na prevenção do suicídio. Esse foi o objetivo do mais recente encontro do Programa de Educação Permanente (PEP), evento realizado periodicamente pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que na edição de quarta-feira, 25, no Auditório Marlise Saueressig, reuniu cerca de 250 profissionais da área da saúde. A ação teve como tema a palestra “Suicídio: um problema de saúde pública”, ministrada pela Psicóloga Cristiane Mertins, especialista em luto, formada pela UFRGS, que atua como servidora no município de Esteio.
Falar de suicídio é sempre difícil. A prevenção do suicídio é um termo usado para as tentativas coletivas de organizações institucionais e pessoas envolvidas com a saúde para reduzir a incidência do suicídio. Suicídio é um problema complexo para o qual não existe uma única causa ou a única razão. Ele resulta de uma complexa interação de fatores biológicos, genéticos, psicológicos, sócias, culturais e ambientais. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMG), estima-se que hoje uma pessoa atente contra sua própria vida a cada 40 segundos.  em todos os países.
Para a titular da SMS, Suzana Ambros Pereira, o suicídio é questão de saúde pública. "É importante termos esse olhar atente, como profissionais e como seres humanos e que, apesar de todas as dificuldades do dia a dia, saibamos ter a sensibilidade de olhar para o irmão que caminha ao nosso lado e que muitas vezes só precisa de um apoio", define Suzana.
Foto: Fernanda Hescher

sexta-feira, 28 de setembro de 2018

Divisão de Acesso começa a definir seus semifinalistas

Nesta sexta-feira (28) serão conhecidos os dois primeiros semifinalistas do Campeonato Municipal de Futsal Divisão de Acesso. A primeira rodada da quarta fase da competição acontece no Ginásio do CEI, a partir das 19h30, com os jogos Havaianos x Garra e Spartak x Azarados. No intervalo entre estes jogos teremos Portela x Milan, válido pelo Municipal de Futsal 40 Anos.
Os outros dois semifinalistas da Divisão de Acesso sairão dos jogos Vasco x Operário e Lavanderia Paulista x LP/Boca, no dia 5 de outubro. As semifinais estão marcadas para o dia 26 de outubro. A grande final, entre as duas equipes que já estarão classificadas à Série Bronze 2019, está marcada para o dia 9 de novembro.
A Divisão de Acesso, promovida pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, é a maior competição da modalidade no município, em número de participantes, e porta de entrada para seleto futsal campo-bonense. A competição iniciou com a participação de 40 equipes.

Máfia encerra fase de classificação do Municipal de Vôlei na primeira posição


Com vitória de 2 a 0 sobre o Santos (25/16 e 25/21), a equipe do Máfia encerrou sua participação na primeira fase do Campeonato Municipal de Voleibol com o melhor aproveitamento no naipe masculino. Agora, espera pelos resultados da última rodada para saber quem será seu adversário nas semifinais. Os outros resultados da noite desta quinta-feira (27) foram Veteranos 2 a 0 Athletic (25/18 e 25/20) e Veteranos 2 a 0 CB Vôlei (25/11 e 25/20).
A primeira fase da competição termina no sábado (29) com CB Vôlei x Santos Vôlei, Amigas do Vôlei x Villa Vôlei (Fem), Veteranos x Santos Vôlei e Athletic x CB Vôlei. A rodada inicia às 14 horas, no Ginásio Municipal de Esportes Karl Heinz Kopittke.
Máfia lidera as equipes masculinas com 20 pontos; Veteranos tem 14; Santos oito; Athletic seis; e CB Vôlei tem dois pontos.
No feminino, já assegurada na decisão feminina, Amigas do Vôlei tem nove pontos ganhos; Villa Real e Yubba têm três.
O Municipal de Voleibol Masculino e Feminino é uma promoção da Prefeitura, através da SMEL – Secretaria de Esporte e Lazer.

Campo Bom recebe a Copa Mercosul de Patinação

Entre os dias 12 e 20 de outubro, Campo Bom receberá a Copa Mercosul de Patinação Artística, que reunirá mais de mil atletas do Brasil, Paraguai e Uruguai. Evento acontecerá no Ginásio Municipal de Esportes Karl Heinz Kopittke e o ingresso será um quilo de alimento não perecível. A promoção é da Patinart Academia de Patinação de Novo Hamburgo, filiada à Federação Gaúcha de Patinagem e à Confederação Brasileira de Hóquei e Patinação, com apoio da Prefeitura de Campo Bom, através da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SMEL). A abertura oficial está prevista para o dia 13, às 17 horas.
O secretário de Esporte e Lazer, João Carlos e Silva, destaca que, além do espetáculo em si, a Copa Mercosul trará grande movimentação à cidade nesses dias, movimentando o comércio e a gastronomia local. Estão confirmadas a participação de dez clubes do Uruguai, três do Paraguai, além de grupos de Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo e mais 42 clubes do Rio Grande do Sul.
Objetivo da competição é promover, desenvolver e dar visibilidade a este esporte de alto rendimento. “Este é mais um grande evento com apoio da Administração Municipal, que tem sempre a preocupação em diversificar e aumentar o leque de opções de esporte e lazer à comunidade campo-bonense”, destaca João Carlos e Silva.

quinta-feira, 27 de setembro de 2018

Domingo tem semifinais do Municipal de Futebol no Sady Schmidt

Cancelada na semana passada em função do mau tempo, acontece neste domingo (30), a segunda rodada das semifinais do Campeonato Municipal de Futebol. Os jogos serão disputados no Estádio Sady Schmidt, do Clube 15 de Novembro. Independente, Flamengo e União, respectivamente, nas categorias primeiros quadros, segundos e 40 Anos, já asseguraram suas vagas às finais.
Pela manhã, às 9h30, Flamengo e Independente disputam a segunda vaga na categoria 40 Anos. O vencedor deste confronto enfrentará o União, que fez 3 a 0 no Floresta, na primeira rodada semifinal.
Na categoria segundos quadros, a vaga para enfrentar o Flamengo na final, será decidida, às 13h30, no jogo União x Riograndense. O Flamengo garantiu sua vaga com vitória nos pênaltis, por 5 a 3, depois de empate em 0 a 0 contra o Floresta.
Entre os primeiros quadros, o jogo, às 15h30, será União x Flamengo. Quem vencer estará apto a enfrentar o Independente, na grande final. Na primeira semifinal, o Independente venceu o Alto Paulista por 1 a 0.
O valor do ingresso será de R$ 5,00 e a renda reverterá em benefício dos clubes participantes da rodada. O Municipal de Futebol de Campo Bom é uma promoção da Prefeitura, através da SMEL – Secretaria de Esporte e Lazer.

1º Festival de Bandas Escolares de Campo Bom

Estão abertas as inscrições para o 1º Festival de Bandas Escolares de Campo Bom. O Festival, organizado pela Secretaria de Educação e Cultura (SMEC), objetiva fomentar e difundir a cultura de bandas escolares no município, dando visibilidade aos grupos escolares, oportunizando um momento de amostragem e integração dos grupos.
O evento ocorrerá no dia 21 de outubro, no Largo Irmãos Vetter, das 16h às 19h.  Podem participar até 12 bandas de Campo Bom, das três redes de ensino. Cada banda terá 15 minutos de performance. Todas as Bandas Escolares participantes receberão um troféu de participação e seu regente receberá um certificado de participação. A melhor torcida também receberá um troféu.
 “As bandas são espaços de integração e aprendizado dos jovens. Organizamos esse festival pensando em oferecer um evento para que apresentem o grande trabalho que vem sendo desenvolvido nas escolas de Campo Bom”, define o prefeito Luciano Orsi.

Sobre as inscrições

As inscrições poderão ser feitas no período de 24/09/2018 a 10/10/2018 e a ficha de inscrição está disponível para download através do endereço www.campobom.rs.gov.br. A ficha deverá ser entregue impressa na SMEC, no Departamento de Cultura, até o dia 10 de outubro de 2018.
Foto: Patricia Klein

Novas paradas de ônibus começam a ser implantadas

Já está em andamento a implantação das novas paradas de ônibus de Campo Bom. As obras tiveram início na semana passada, com a instalação das primeiras 20 paradas em diversos pontos da Avenida Brasil e Avenida dos Municípios. A base e parte das estruturas metálicas já estão instaladas e, nos próximos dias, as paradas devem receber as outras partes que correspondem a cobertura metálica, bancos, iluminação e ajustes finais. No total, a Administração Municipal licitou 100 paradas que serão distribuídas pela cidade conforme a demanda.
Um dos pontos que está recebendo uma nova parada é o defronte ao Clube Social Quinze de Novembro, atendendo uma antiga solicitação da comunidade. Para o prefeito Luciano Orsi, as novas paradas de ônibus são mais do que um investimento em qualidade das estruturas, também são um investimento em inovação e na segurança e bem-estar da comunidade. “Além de oferecer conforto aos usuários, estamos também inovando com iluminação das paradas com a colocação de lâmpadas de led que serão abastecidas com a energia fotovoltaica o que para nós é a soma de qualidade e tecnologia. Esperamos que a comunidade usufrua dessa melhorias e que contribua na fiscalização da preservação destes espaços”, afirma Orsi.
Estão sendo investidos cerca de 120 mil reais nas novas paradas que vão contar também com espaço para cadeirantes. A empresa responsável pela implantação é Metal Elétro Pó.

Saiba mais sobre as paradas

A energia gerada pelas placas fotovoltaicas instaladas nas paradas, será usada para iluminar o ambiente, fornecendo energia a lâmpada de LED instalada na parada. O abrigo contará com assentos, além de um espaço destinado a P.C.R (Pessoa em Cadeira de Rodas). Haverá ainda um local junto a um dos pilares destinado às informações sobre itinerários e horários de ônibus. Outra novidade é que as estruturas contarão com um painel lateral destinado a publicidade, sendo que os valores arrecadados pelos anúncios publicitários serão revertidos para a manutenção das paradas. A cobertura será composta por telha metálica e as dimensões básicas dos abrigos são de 4,00 de largura por 1,80 de profundidade, mas os abrigos poderão sofrer variação de profundidade em virtude da adequação aos diferentes tamanhos de passeio público existentes no município. O escoamento das águas pluviais ocorrerá através de uma calha prevista na cobertura, que terá saída através de um dos pilares de sustentação. O fechamento traseiro previsto para o abrigo consiste em um painel metálico venezianado, permitindo ventilação e proteção contra chuva ou raios solares.
Foto: Patricia Klein

quarta-feira, 26 de setembro de 2018

Fase classificatória do Municipal de Canastra acontece domingo

Com 41 duplas inscritas (31 masculinas e dez femininas), acontece neste domingo (30), a partir das 8h30, no Ginásio de Esportes Karl Heinz Kopittke, a fase classificatória do Campeonato Municipal de Canastra. A promoção é da SMEL – Secretaria de Esporte e Lazer, que busca oferecer à comunidade as mais diversas modalidades esportivas e de lazer.
O titular da SMEL, João Carlos e Silva, destaca que a pratica de exercício é fundamental para o corpo e a mente. “A canastra é mais uma atividade que vem para contribuir com você. Pratique-a”, recomenda JC.

Resultados desta terça no Futsal 40 Anos

Santos 2 a 0 A Inter, Farrapos 4 a 3 Milan e Olympique 1 x 1 Atlético foram os resultados desta terça-feira (25) no Campeonato Municipal de Futsal 40 Anos. A competição iniciou na segunda-feira (24) com o jogo Auto Lavagem Fênix 6 a 0 Scapin. A competição segue na sexta-feira (28) com Portela x Milan, que acontece em meio a rodada da Divisão de Acesso.
Na primeira fase, o Futsal 40 Anos conta com dez equipes divididas em duas chaves de cinco. Os quatro primeiros de cada grupo passarão para a segunda fase. Na chave A estão A Inter, Atlético, Jamaica, Olympique e Santos. Na chave B temos Auto Lavagem Fênix, Farrapos, Milan, Portela e Scapin.
O Campeonato Municipal de Futsal 40 Anos é uma promoção da SMEL – Secretaria de Esporte e Lazer e o secretário João Carlos e Silva, o JC, destaca que esta é a sétima competição da modalidade realizada em 2018, o que mostra a preocupação da Administração Municipal em atender as mais variadas faixas etárias, oferecendo sempre o melhor à comunidade campo-bonense.

Atividades com estudantes foram destaque na Semana Farroupilha


O vinte de setembro tem uma grande importância para os gaúchos. Há muitas gerações se comemora a data que é o marco da Revolução Farroupilha e que destaca o tradicionalismo e a cultura do nosso povo. A paixão pelos costumes “gaudérios” é vivenciada por todas as idades e durante a Semana Farroupilha, o orgulho de ser gaúcho fica mais evidente em toda a cidade. Um dos destaques Semana Farroupilha de Campo Bom, que aconteceu entre os dias 13 e 19 de setembro, foram as diversas atividades envolvendo estudantes, desde peças de teatro até atividades escolares sobre tradicionalismo, que tomaram conta do Largo Irmãos Vetter.

Histórias gaúchas contadas de um jeito diferente

As celebrações começaram na quinta-feira, 13, com a peça teatral Salada de Contos Gauchescos com Gelatina, animando a garotada, que interagiu com a contista que representou de maneira divertida a cultura gaúcha. Outra atração foi a apresentação do Grupo Molhados na Chuva encenou a peça O Negrinho do Pastoreio. A história foi uma adaptação do texto de Simões Lopes Neto e tornou-se uma das mais conhecidas do folclore gaúcho contando a lenda da dura vida de um pequeno menino escravo que vivia numa estância no interior do Rio Grande do Sul que, mesmo maltratado pelo seu patrão, nunca desistia de seus afazeres e de seu amigo inseparável: O cavalo Baio. Uma fantástica história de superação e fé, apresentada de forma mágica.
Já a peça Bah Tchê!, do grupo teatral Luz & Cena, retratou um grupo de cantadores gaúchos que fazem uma viagem no tempo, destacando influências culturais e os ritmos que compõem a diversidade musical dos gaúchos.

Escolas exaltam o tradicionalismo

Mas os estudantes não assistiram apenas as peças como também apresentaram atividades sobre o tradicionalismo ao longo da Semana Farroupilha. Como os estudantes da EMEF Adriano Dias, que marcaram presença com o grupo da Adriano em Dança, que fez uma apresentação com o objetivo de valorizar e incentivar ainda mais o resgate das brincadeiras da cultura gaúchas, com um pot-porri de dança e brincadeiras, que garantiu a diversão de quem passou pelo o Largo.
Outro exemplo foram os pequenos da turma do pré-1 B da EMEI Arco-íris, que encantaram o público com uma apresentação musical sobre o pluralismo cultural, com a música da artista Vanessa da Mata, Ninguém é igual a ninguém. Os pequeninos contaram com a utilização de roupas típicas étnicas, utilizaram bonecos típicos, representando assim uma composição étnica e racial da sociedade brasileira e o resultado foi um confluência de pessoas de várias origens diferentes, dos povos indígenas originais, negros africanos, colonizadores portugueses e de posteriores ondas imigratórias de europeus, árabes, e japoneses entre outros povos.
Para o prefeito Luciano Orsi, a Semana Farroupilha foi um momento para exaltar a história do Rio Grande do Sul, relembrando os costumes e as tradições do nosso povo gaúcho e aproveitando para reforçar o amor pelo Rio Grande do Sul. “Percebemos o interesse e o encantamento dos alunos ao acompanharem as peças e fazerem as apresentações. Foi uma ótima oportunidade de mostrarem o que aprendem na escola, por meio das aulas ou grupos de dança gaúcha”, explica Orsi.

terça-feira, 25 de setembro de 2018

Edição do Viva o Bairro acontece sábado na Escola Estrelinha Azul


Vem aí mais uma edição do Viva o Bairro, a Prefeitura Mais Perto de Você. A próxima ação acontece neste sábado, 29, das 9h às 12h, defronte a escola Estrelinha Azul, no bairro Aurora. O Viva o Bairro tem como objetivo ampliar ainda mais a proximidade da Administração Municipal de Campo Bom com a comunidade, oferecendo uma ação conjunta entre todas as Secretarias do Governo, ofertando os mais diversos serviços à população em uma grande ação social nos bairros.
Entre os serviços que serão oferecidos no evento estão solicitação de serviços em ruas e iluminação pública; aferição de pressão arterial; teste rápido de HIV, sífilis e hepatites virais; confecção de currículos e cadastro das vagas disponíveis no SINE; distribuição de mudas de árvores nativas; tira-dúvidas do Procon; troca de notas fiscais da Campanha Comprar Aqui é Bom Demais; OAB prestando assessoria jurídica gratuita a comunidade; e muitos outros serviços.
O projeto prevê um evento mensal, dividindo a cidade em 12 regiões, contemplando todos os bairros da cidade, com disponibilização de serviços de todas as áreas do governo.

Secretaria de Saúde realiza evento Boas-vindas à Primavera


Para comemorar a chegada da estação mais colorida do ano, a Prefeitura de Campo Bom, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), promove nesta sexta-feira, 28, uma tarde que contará com diversas ações de saúde e bem-estar para a comunidade usufruir no Largo Irmãos Vetter.
O evento Boas-vindas à Primavera contará com orientação nutricional, verificação de pressão arterial, teste de glicemia, orientações sobre higiene bucal, atualização de vacinas para crianças e adultos, testes rápidos (HIV, Sífilis e Hepatites), feira de artesanato e atividades físicas coletivas. A ação tomará conta do Largo Irmãos Vetter, das 13h às 20h. O fechamento das atividades ficará por conta da animação do Aulão de Ritmos, que começará às 19 horas, coordenado pela professora Eliane Brentano e convidados.
Segundo a titular da SMS, Suzana Ambros Pereira, a intenção da ação é promover diversos serviços de saúde e bem-estar à comunidade campo-bonense. “O objetivo dessa ação é impactar favoravelmente na qualidade de vida da comunidade, como uma forma de incentivar a comunidade a ter uma vida mais saudável, com controle, prevenção e melhoria das condições de saúde, seja atualizando vacinas, fazendo testes rápidos ou realizando atividades físicas, que são fatores determinantes para o cuidado com a saúde”, afirma Suzana.
Além dos serviços de saúde, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente participará da atividade com distribuição de mudas de árvores nativas e hortaliças. Também farão parte do evento parceiros como a Liga Feminina de Combate ao Câncer, Lions, Rotary e Ervateria Schneider, que fornecerá erva e água quente para o chimarrão.

Rola a bola para o Futsal 40 Anos

Com o jogo Auto Lavagem Fênix 6 a 0 Scapin, iniciou na noite desta segunda-feira (24), no Ginásio de Esportes do CEI, o Campeonato Municipal de Futsal 40 Anos.
Nesta terça-feira, também no CEI, teremos A Inter x Santos, Milan x Farrapos e Olympique x Atlético.
Na primeira fase, a competição conta com a participação de dez equipes divididas em duas chaves de cinco. Os quatro primeiros de cada grupo passarão para a segunda fase. Na chave A estão A Inter, Atlético, Jamaica, Olympique e Santos. Na chave B temos Auto Lavagem Fênix, Farrapos, Milan, Portela e Scapin.
O Campeonato Municipal de Futsal 40 Anos é uma promoção da SMEL – Secretaria de Esporte e Lazer e o secretário João Carlos e Silva, o JC, destaca que esta é a sétima competição da modalidade realizada em 2018, o que mostra a preocupação da Administração Municipal em atender as mais variadas faixas etárias, oferecendo sempre o melhor à comunidade campo-bonense.

Definidos os confrontos da quarta fase da Divisão de Acesso

Com os jogos Havaianos 5 a 1 Azarados e Vasco 7 a 3 D’Bailys, terminou nesta segunda-feira (24), no Ginásio do CEI, a terceira fase do Campeonato Municipal de Futsal Divisão de Acesso. Havaianos, Spartak, Vasco, Lavanderia Paulista e LP/Boca venceram seus jogos e avançaram automaticamente; Operário, Azarados e Garra ficaram com as três vagas por melhor aproveitamento geral. Assim, foram definidos os confrontos das quartas de final da competição.
Na próxima sexta-feira (28), os jogos são Havaianos x Garra e Spartak x Azarados; no dia 5 de outubro teremos Vasco x Operário e Lavanderia Paulista x LP/Boca. Os vencedores destes confrontos disputarão as semifinais no dia 26 de outubro. A grande final da Divisão de Acesso está marcada para o dia 9 de novembro.
O secretário de Esporte e Lazer, João Carlos e Silva, destaca que a Divisão de Acesso,a maior competição da modalidade no município em número de participantes, é a porta de entrada para seleto futsal campo-bonense. A competição iniciou com a participação de 40 equipes.

Anjos da Cozinha será realizada no sábado pela ACI Campo Bom

Os integrantes do Comitê da Regional ACI Campo Bom estão finalizando os preparativos da 6ª edição do Anjos da Cozinha. O evento acontece no próximo sábado (29) às 20h, no Clube Oriente, na rua Voluntários da Pátria, 121. Neste ano, o jantar contará com 15 duplas formada por amigos, que prepararão os cardápios destinados a 300 pessoas.
O resultado das edições anteriores foi de muito sucesso e o Anjos da Cozinha visa congregar a comunidade, numa ação coordenada pela vice-presidente da Regional ACI, Débora Trierweiler. O valor total do ingresso arrecadado é destinado para a campanha Tijolinho Solidário, com a construção da nova sede da APAE de Campo Bom.
O Anjos da Cozinha, na edição passada, trouxe 15 duplas formadas também por amigos, e nos anos anteriores contou com duplas formadas por homens, por casais, por pais e filhos, e por compadres e comadres.
O investimento é de R$ 70,00. Mais informações sobre o evento podem ser adquiridas pelo fone 3597-4511 ou pelo e-mail campobom@acinh.com.br .

Uniformes são entregues a servidores municipais

O prefeito Luciano Orsi realizou na quarta-feira, 19, a entrega de novos uniformes para os 85 funcionários da Secretaria de Obras, Serviços Urbanos e Trânsito. Acompanhado do secretário-geral de Governo e secretário de Obras, Patrick Ruppenthal, e do chefe de Gabinete, Tiago de Vargas, Orsi promoveu a entrega dos uniformes que são responsáveis pela identificação dos funcionários, por manter uma padronização dentro do ambiente de trabalho, além de garantir muito mais segurança e conforto aos trabalhadores.
Cada um dos 85 funcionários recebeu um kit com duas calças, duas camisetas e uma jaqueta. Foram distribuídos 425 itens e o restante ficará no almoxarifado para trocas e/ou novos funcionários. Foram investidos aproximadamente 40 mil para a aquisição de 560 itens.
Segundo o prefeito, essa entrega beneficia e valoriza o funcionário público. “Além de oferecer mais segurança no trabalho, o uniforme oferece economia para o bolso dos funcionários. É um investimento no bem estar de nossos trabalhadores”, afirma Orsi.

segunda-feira, 24 de setembro de 2018

Palestra comemora Dia Mundial do Turismo

Nesta quinta-feira, 27, em que se comemora o Dia Mundial do Turismo, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SEDETUR), convida para a palestra do SEBRAE com o tema Inovação e Criatividade no Turismo, que acontece no auditório do 4° andar da Prefeitura, das 19h30min às 21h30. A palestra, com entrada gratuita, sensibilizará e orientará sobre a importância da Inovação e da Criatividade visando o aumento da competitividade nos negócios e destinos turísticos.
O tema mundial deste ano é Turismo e Transformação Digital, sendo que no evento será realizado um debate sobre a inovação do mercado turístico.
A palestrante será Ivane Maria Remus Fávero, bacharel em Turismo pela PUC; Especialista em Gerenciamento do Desenvolvimento Turístico pela UCS e em Gestão Pública Municipal pela UFRGS; Mestre em Turismo pela UCS.

João Carlos e Silva assume Secretaria de Esporte e Lazer

O prefeito Luciano Orsi empossou nesta segunda-feira, 24, João Carlos e Silva, o JC, como o novo titular da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SMEL) de Campo Bom. JC é o novo secretário responsável pela pasta que tinha o vice-prefeito Beto Santos a sua frente desde janeiro de 2017 e que tem como finalidade a promoção de eventos e de espaços de esporte e lazer no município.
“Tenho certeza que JC agregará todo o seu conhecimento e experiência ao excelente trabalho que já vinha sendo realizado pelo Beto, que agora terá mais tempo para se dedicar e dar suporte aos trabalhos, projetos e articulações desenvolvidas no gabinete de vice-prefeito e em toda Administração. A SMEL é uma pasta que consideramos de grande importância dentro da Administração, pois conta com um calendário intenso, repleto de eventos esportivos, nas mais diversas modalidades e que contam com grande participação da comunidade", define Orsi.
JC trabalhou no período de outubro de 2017 a abril de 2018 como assessor de gabinete e, desde abril, desempenhava a função de Diretor de Esportes da SMEL.

Abertas as inscrições para oficina para Microempreendedores Individuais


Pensando em uma melhor maneira de utilizar as redes sociais para divulgar os produtos e serviços de microempreendedores, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), por meio da Sala do Empreendedor, em parceria com o Sebrae, está oferecendo uma oficina com o tema Redes Sociais na Prática.
A oficina ocorre no Plenarinho da Câmara de Vereadores (Rua Lima e Silva, 68, Centro), no dia 11 de outubro, das 19h30min às 21h30min. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas pelo telefone: 3598.8637 ou pessoalmente na Sala do Empreendedor na Prefeitura (de segunda a quinta das 12h30min às 18h30min e na sexta das 7h30min às 13h30min).

sábado, 22 de setembro de 2018

Projeto da rede municipal é um dos destaques do 11º Prêmio Professores do Brasil

Os jovens dessa geração são chamados de "nativos digitais", por já nascerem nesse mundo tão avançado tecnologicamente. Então, como lidar com essa relação? Como reagir diante desse processo de informatização e robotização? A escola não pode isolar a criança do mundo em que vive. São muitos os casos de sucesso na utilização das tecnologias em sala de aula como aliada no processo de ensino-aprendizagem. Foi pensando nisso que a professora Carla Castro, da EMEI Casinha da Alegria de Campo Bom, criou e inscreveu o projeto NA ONDA DO “CURTIR” EU APRENDO, no 11ª edição do Prêmio Professores do Brasil (PPB). O projeto da rede municipal campo-bonense foi selecionado entre os três melhores do Rio Grande do Sul inscritos na categoria Educação Infantil: Pré-Escola e segue para a etapa regional, onde concorre a uma vaga para a fase nacional.
A divulgação foi feita semana passada, pelo Ministério da Educação (MEC), que revelou os nomes dos vencedores e dos destaques do PPB. Na etapa estadual de avaliação, o prêmio distingue e recompensa o trabalho de docentes que contribuem para a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem desenvolvidos nas salas de aula. Os 30 selecionados para a etapa nacional e os selecionados para a premiação especial serão anunciados em 11 de outubro, na etapa regional. Os vencedores nacionais serão conhecidos em 29 de novembro, no Rio de Janeiro.
Para a titular da Secretaria de Educação e Cultura (SMEC), Simone Schneider, o Prêmio Professores do Brasil proporciona uma reflexão sobre a prática pedagógica, que orienta a sistematização de experiências educacionais. “Esse é um reconhecimento do trabalho dos professores da rede pública que, no exercício da atividade docente, contribuem de forma relevante para a qualidade da Educação Básica no Brasil. É fundamental valorizarmos os profissionais que exercem um papel fundamental no processo formativo das novas gerações”, afirma Simone.
Para o prefeito Luciano Orsi, dar visibilidade às experiências pedagógicas conduzidas pelos professores, consideradas exitosas e que sejam passíveis de adoção por outros professores e pelos sistemas de ensino, é um caminho para a busca da qualidade na educação e um compromisso de todos os educadores com as crianças.
Sobre o projeto selecionado
As tecnologias foram utilizadas de diferentes formas: na atividade intitulada BRINCANDO COM OS NÚMEROS, as crianças jogam no notebook, em um software desenvolvido pela professora, em que brincam com os números e suas respectivas quantidades, ao clicar em determinado número este, por sua vez, remete a quantidade sugerida em forma de desenhos, conforme a criança vai clicando, os números seguem em ordem crescente. Na atividade FOTOGRAFANDO MINHA ESCOLA as crianças recebem uma máquina digital da escola para fotografar o ambiente que mais lhe agrada na escola e que mais gostam de ficar, com as fotos é montada uma apresentação utilizando o programa windows movie maker. Na atividade DIGITANDO O NOME NO NOTEBOOK as crianças recebem fichas com o nome (fichas embaralhadas), após a montagem do nome digitam no notebook, uma a uma, aprendendo a utilizar a impressora para imprimir as digitações. Outra atividade será a criação de uma conta no Instagram, onde as crianças postarão as fotos das atividades desenvolvidas na turma.
Sobre as etapas da premiação
Para participar, os professores enviaram um relato da prática pedagógica desenvolvida com seus alunos. Neste ano, serão distribuídos R$ 305 mil aos vencedores, bem como viagens educativas pelo Brasil e pelo exterior, além de placas para as escolas dos candidatos que tiverem experiências selecionadas.
O Prêmio Professores do Brasil é dividido em três etapas: estadual, regional e nacional. Na etapa estadual, os três primeiros colocados em cada categoria receberão certificados que ficarão disponíveis no próprio sistema de inscrição, cabendo ao vencedor um troféu. Na regional, são R$ 7 mil, mais troféu e viagem oferecida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), autarquia vinculada ao MEC. Na categoria nacional, são mais R$ 5 mil e troféu.

sexta-feira, 21 de setembro de 2018

Quem será o adversário do União na final do Quarentão?

Flamengo e Independente se enfrentam neste domingo e o vencedor será finalista do Municipal de Futebol 40 Anos



Na manhã deste domingo (23) será conhecido o adversário do União na grande final do Campeonato Municipal de Futebol, promoção da Prefeitura de Campo Bom, através da SMEL – Secretaria de Esporte e Lazer. Às 9h30, no gramado do Estádio Sady Schmidt, Flamengo e Independente se enfrentam na segunda semifinal da categoria. Em caso de empate, a decisão da vaga vai direto para os pênaltis.
Domingo passado, também no Sady Schmidt, o União venceu o Floresta por 3 a 0 e aguarda seu adversário para a grande final do dia 30 de setembro.
Os portões do Sady Schmidt abrem às 9 horas da manhã, o ingresso custa R$ 5,00, e a renda reverterá em prol dos clubes.

quinta-feira, 20 de setembro de 2018

Inscrições para Festival de Esquetes Teatrais seguem até 5 de outubro

Seguem até o dia 5 de outubro, as inscrições para o 2° Festival de Esquetes Teatrais de Campo Bom. O evento, promovido pela Administração Municipal, por meio da Secretaria de Educação e Cultura (SMEC), reunirá comédia, drama, imaginação e fantasia, no teatro Marlise Saueressig, entre os dias 26 e 28 de outubro, sempre a partir das 19h30.
Podem participar grupos de teatro de todo o Brasil, apresentando espetáculos de até 25 minutos de duração, nas categorias, profissional, amador e escolas/oficinas. Em 2017 o festival contou com a participação de 127 pessoas entre atores, técnicos e diretores.
Serão premiados com troféus:
Melhor Espetáculo (de cada Categoria);
Melhor Ator e Melhor Atriz; (de cada categoria);
Melhor Ator Coadjuvante e Melhor Atriz Coadjuvante; (de cada categoria);
Melhor Texto Inédito; (de cada categoria);
Melhor Texto Adaptado; (de cada categoria);
Melhor Diretor; (de cada categoria);
Melhor Elenco (de cada categoria);
Prêmio Especial do Júri.
Prêmios técnicos para criadores
Melhor Iluminação;
Melhor Trilha Sonora;
Melhor Maquiagem;
Melhor Cenário;
Melhor Figurino.
Os melhores espetáculos de cada categoria e o melhor elenco receberão prêmio auxílio montagem em dinheiro.
Melhor Espetáculo (Profissional) - R$ 1000,00
Melhor Espetáculo (Amador/Oficinas) - R$ 500,00
Melhor Espetáculo (Estudantil/Escola) - R$ 500,00
Foto: Eder Zucolotto

quarta-feira, 19 de setembro de 2018

Show de Ita Cunha encerrará Semana Farroupilha

Para marcar o encerramento das comemorações da Semana Farroupilha, que ocorre de 13 a 19 de setembro, o Largo Irmãos Vetter receberá o show de um artista multipremiado em festivais nativistas em todo o Estado e fora dele. Na noite desta quarta-feira, 19, a festa está garantida com a apresentação de Ita Cunha, que sobe ao palco do Largo Irmãos Vetter as 20h30min, animando a última noite do evento. Antes, o show fica por conta do Grupo Carona, que se apresenta a partir das 19h.
Intérprete da música campeira, galponeira, regional e nativista, músico e compositor, Ita Cunha iniciou cedo sua caminhada artística, dando seus primeiros passos na música aos nove anos de idade, participando de eventos locais e programas de auditório. Possui uma grande influência da vida rural, o que é facilmente percebido no seu jeito de ser e na forma de conduzir seu trabalho.
Por 10 anos, tocou e cantou para mais de 30 grupos de danças tradicionais do nosso Estado, recebendo várias premiações, o que o fez aproximar-se, cada vez mais, dos grandes públicos. Em 2001, iniciou sua carreira como cantor de festivais na 9ª Estância da Canção Gaúcha de São Gabriel e, a partir disso, foi consolidando sua carreira como intérprete de diversos festivais nativistas espalhados por todo o Rio Grande do Sul e fora dele, sendo premiado em vários deles.
A Semana Farroupilha é um evento promovido pela Prefeitura de Campo Bom, através da Secretaria de Educação e Cultura (SMEC), e conta com uma programação repleta de atividades para celebrar a cultura e as tradições gaúchas, incluindo mateada, apresentações de dança de estudantes e dos CTGs, Brique do Largo, peças teatrais, contação de histórias com temática gauchesca e shows musicais.

Seguem preparativos para etapa do Gaúcho de Judô

Competição acontecerá dia 20 de outubro, no Ginásio do CEI de Campo Bom

Na quinta-feira (13), João Carlos e Silva e Cesar de Sá, representando a SMEL – Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, estiveram na sede da FGJ - Federação Gaúcha de Judô, em Porto Alegre. Em reunião com o presidente da entidade, César Cação, eles trataram dos preparativos para a etapa do Campeonato Gaúcho de Judô, que acontecerá em Campo Bom no dia 20 de outubro. O encontro também serviu para alinhavar a parceria para o próximo ano, já definindo períodos e eventos a serem incluídos nos calendários de eventos da SMEL e das FGJ.
Cação ressaltou a importância de ter a cidade de Campo Bom como parceira, pela estrutura oferecida, receptividade e proximidade com a Capital, já que a demanda de atletas federados está concentrado nesta região.

Alunos de Campo Bom participam de Festival Paralímpico

Na manhã de sábado, 15, os alunos da EMEF Lúcia Mossmann de Campo Bom, Lucas Daniel Gomes Silva e Ana Carolina Cardoso Mendes, acompanhadas pela professora da sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE) Aline Aguiar e pela representante da Secretaria de Educação e Cultura (SMEC) Iara Maldane Möller, participaram do Festival Paralímpico, na Unisinos, em São Leopoldo.
Os estudantes foram acompanhados pelos pais e disputaram as modalidades vôlei sentado e bocha adaptada, recebendo medalhas de participação. O Festival Paralímpico objetiva conhecer e resgatar a participação de crianças e adolescentes com deficiência que praticam esportes, recebendo alunos nas categorias feminina e masculina, com deficiência física, visual e intelectual em idade escolar.

terça-feira, 18 de setembro de 2018

Feevale e Flyboys são os campeões do Aberto de Basketball de Campo Bom

As equipes da Feevale, masculina, e Flyboys (Candelária), feminina, foram as campeãs do Aberto de Basketball de Campo Bom, disputado neste domingo (16), no Ginásio Municipal de Esportes Karl Heinz Kopittke. Nos jogos finais, a Feevale venceu a San Hell (São Leopoldo), por 24 a 19, e a Flyboys fez 27 a 11 na CR Esportes (Osório).
No naipe masculino, a classificação final ficou assim: Feevale, campeã; Sem Hell, vice; Panteras (São Leopoldo), 3º lugar; Viamão, 4º lugar. No feminino tivemos Flyboys, campeã; CR Esportes, vice; Unisinos, 3º lugar; UFRGS, 4º lugar.
A competição foi organizada pela Associação de Basketball Campo Bom, com apoio da Administração Municipal, através da SMEL - Secretaria de Esporte e Lazer.


Inaugurado Câmpus III da Universidade Feevale em Campo Bom

Foi inaugurado oficialmente na tarde desta segunda-feira, 17, o Câmpus III da Universidade Feevale, localizado junto ao Feevale Techpark, na Zona Industrial Norte de Campo Bom. Com a presença de diversas autoridades, a cerimônia abriu oficialmente os trabalhos no espaço que permitirá a oferta do curso de Medicina Veterinária e, futuramente, do curso de Engenharia Biomédica, entre outros.
O prefeito Luciano Orsi comemorou esse momento marcante para a cidade. “Ficamos felizes de ser um dos protagonistas neste momento tão importante para a cidade e para a região, inclusive com a doação, no início desse ano, de uma área de terra que abrigará o futuro Hospital Escola Veterinário. Campo Bom agradece a Feevale por acreditar no município e reafirmamos nosso compromisso de seguir formando novas parcerias no sentido de oferecer uma melhoria constante na qualidade de ensino para nossa comunidade”, destacou Orsi.
O Câmpus III permite a oferta do curso de Medicina Veterinária e, futuramente, do curso de Engenharia Biomédica, entre outros. Com isso, além da comunidade acadêmica, as empresas instaladas ao redor do Feevale Techpark serão beneficiadas, o que deverá impulsionar o desenvolvimento regional. Os cursos de graduação funcionarão em um prédio doado pelo município de Campo Bom à Universidade em 2016, o Condomínio Empresarial Alberto Santos Dumont. Com área total de 2.342,68m², o edifício foi reformado e ampliado para receber os novos cursos da Instituição, recebendo investimentos de mais de R$ 4 milhões.
No início deste ano, também foi doada uma área de 5.000m² junto ao Feevale Techpark, a qual será utilizada para a construção de um Hospital Escola Veterinário. Esse será mais um fator de desenvolvimento na área da saúde no local, pois o hospital poderá dialogar com as empresas ali instaladas. De acordo com o reitor Cleber Prodanov, a ideia é que o Câmpus III seja um espaço de relacionamento e vocação tecnológica, em que tanto o Câmpus quanto o Feevale Techpark sejam uma porta de entrada para as empresas, onde estas tenham um apoio tanto na formação das pessoas quanto na prestação de serviços.
Hospital Escola Veterinário
A expansão do Câmpus III passa pela construção de um Hospital Escola Veterinário. O projeto do hospital prevê salas de atendimento, ala cirúrgica, pavilhões de internação, laboratórios e outras, além de uma área de campo para manejo de grandes animais. O projeto também abarca conceitos sustentáveis, com a utilização de energias renováveis, como placas solares para aquecimento da água e geração de energia e reaproveitamento da água da chuva, por exemplo. Haverá, ainda, contrapartidas com o município de Campo Bom, no sentido de proporcionar atendimentos à comunidade de baixa renda. A previsão é que, tão logo o curso de Medicina Veterinária receba o aval do MEC, sejam iniciadas as obras. O total de área construída será de 4.990m² e o projeto segue as normativas do Conselho Profissional de Medicina Veterinária e Vigilância Sanitária Estadual.
Foto: Eder Zucolotto

Usuários dos benefícios de prestação continuada devem atualizar o cadastro


A Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social e Habitação (SMDSH) de Campo Bom, através do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), convoca todos os usuários dos benefícios de prestação continuada que atualizem seus cadastros.
O cadastro e atualização desses dados devem ser feitas também pelos idosos a partir de 65 que fazem uso do benefício de prestação continuada até dia 18 de dezembro. Caso isso não ocorra o benefício será cancelado pelo Governo Federal.
Para tanto, nos dias 18 e 19 de setembro, a Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social e Habitação promove um mutirão para atualização de cadastro no Sistema Único da Assistência Social para beneficiários com deficiência.
A ação acontece no dia 18 no CAPS durante o dia todo e no dia 19 na APAE. Pais e responsáveis pelas pessoas com deficiência que recebem o benefício devem levar toda a documentação para a atualização do cadastro.
Nos demais dias, as atualizações do cadastro tanto pelos idosos quanto das pessoas com deficiência podem ser feitas no CRAS Centro nos seguintes dias e horários:
2° feira das 13h30 às 16h
3° e 4° das 8h30 às 11h30
E nas 5° feiras para cadastro novo, das 8h30 às 11h30
O Benefício de Prestação Continuada- BPC da Lei Orgânica da Assistência Social- LOAS (BPC) é a garantia de um salário mínimo mensal ao idoso acima de 65 anos ou à pessoa com deficiência de qualquer idade com impedimentos de natureza física, mental, intelectual ou sensorial de longo prazo (aquele que produza efeitos pelo prazo mínimo de 2 (dois) anos), que o impossibilite de participar de forma plena e efetiva na sociedade, em igualdade de condições com as demais pessoas.
Documentações:
Para os usuários maiores de 18 anos a documentação é RG, CPF, Título de eleitor e carteira de trabalho.
Já para os menores de 18 anos, a documentação é certidão de nascimento e se tiver RG, CPF, título de eleitor e carteira de trabalho. Deve-se ter o comprovante de matrícula e frequência, conta de luz, mesmo que não seja no nome da pessoa, Termo de Guarda, Tutela, Curatela ou Procuração.
Para mais informações: 0800 707 2003 ou CRAS Centro – 3597- 9147

segunda-feira, 17 de setembro de 2018

Fim de semana foi de tradições gaúchas no Largo Irmãos Vetter

No fim de semana, o Largo Irmãos Vetter foi cenário de comemorações da Semana Farroupilha. Famílias puderam aproveitar o sábado e o domingo para curtir as atividades oferecidas pela Administração Municipal, através da Secretária Municipal de Educação e Cultura (SMEC).
Além dos grupos de danças gaúchas e dos grupos de danças dos CTGs de Campo Bom, que marcaram presença no palco central, a comunidade também pode aproveitar o Brique do Largo, mateada, brinquedos infláveis para as crianças, e shows musicais no fim do dia com o grupo Locomotiva no sábado, Dudu Gaiteiro e Quarteto Pampa no domingo. Quem passou pelo Largo no final de semana também pode aproveitar para fazer a visita ao Mirante.
Até quinta-feira (19) seguem atividades da Semana Farroupilha no Largo para estudantes, com teatro e atividades sobre tradicionalismo e na quarta-feira às 19 horas tem show do Grupo Locomotiva e às 20h30min é a vez de Ita Cunha subir ao palco.
A programação completa pode ser conferida em: www.campobom.rs.gov.br

Piscina do Cei retoma atividades

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Campo Bom informa que a Piscina do Complexo Esportivo CEI voltou a funcionar nesta segunda-feira, 17. O uso da piscina havia sido suspenso desde o último dia 3, para manutenção, o que tinha inviabilizado seu uso pela comunidade.

Conhecidos os primeiros finalistas do Municipal de Futebol

Independente, Flamengo e União, respectivamente, nas categorias primeiros quadros, segundos e 40 Anos, são os primeiros finalistas do Campeonato Municipal de Futebol. Vagas foram asseguradas neste domingo, no Estádio Sady Schmidt, do Clube 15 de Novembro.
Pela manhã, com dois gols de Jardel e um de Luís Fernando, o União fez 3 a 0 no Floresta e agora aguarda o vencedor de Flamengo x Independente, no próximo domingo, para a decisão do título, dia 30 de setembro.
Na categoria segundos quadros, depois de empate em 0 a 0, o Flamengo venceu o Floresta, nos pênaltis, por 5 a 3. O adversário do Flamengo na final sairá do confronto União x Riograndense.
Entre os primeiros quadros, com gol de Mateus, aos 19 minutos do segundo tempo, o Independente venceu o Alto Paulista por 1 a 0 e aguarda o vencedor de União e Flamengo, para a grande final.
O Municipal de Futebol de Campo Bom é uma promoção da Prefeitura, através da SMEL – Secretaria de Esporte e Lazer.

sábado, 15 de setembro de 2018

Divisão de Acesso já conhece seis classificados à terceira fase

Nesta sexta-feira, Vinte de Maio B e Spartak passaram nos pênaltis; o outro classificado da noite foi o Operário. Garra, LP/Boca e Lavanderia Paulista já haviam garantido suas vagas na quarta

Nesta sexta-feira (14) foram disputados mais três jogos do Campeonato Municipal de Futsal Divisão de Acesso. Os confrontes são eliminatórios e somente os vencedores avançam à terceira fase. Assim, em caso de empate a decisão vai direto para os pênaltis. E foi isso que aconteceu nos dois primeiros jogos da noite.
Vinte de Maio B e Juventus empataram em 4 a 4 no tempo normal e o Vinte de Maio levou a melhor nos pênaltis, vencendo por 2 a 1. No segundo jogos, depois de empate em 3 a 3, o Spartak bateu o Aldo Celulares, também nos pênaltis, por 8 a 7. E no último jogo da noite, o Operário venceu o Butiá por 5 a 1.
Com estes resultados, Vinte de Maio B, Spartak e Operário juntam-se ao Garra, LP/Boca e Lavanderia Paulista no grupo dos já classificados. A segunda fase termina na próxima segunda-feira (17), com mais quatro jogos. Os confrontos, a partir das 19h30, no Ginásio Municipal de Esportes Karl Heinz Kopittke, são Alma Castelhana x Azarados, Havaianos x Los Bandoleiros, Villareal x D’Bailys e Vasco x Senzala.
A Divisão de Acesso de Campo Bom é a maior competição de futsal da região, reunindo mais de 500 atletas. A promoção é da Administração Municipal, através da SMEL – Secretaria de Esporte e Lazer.

Quinto núcleo de policiamento comunitário já está em operação

Já está em operação o quinto núcleo de policiamento comunitário de Campo Bom. O novo núcleo abrange 12 bairros da região norte da cidade, próximos ao bairro Paulista, e se soma aos quatro núcleos de policiamento que já operavam na cidade. A ação é uma iniciativa da Administração Municipal, em parceria com a Brigada Militar e o Consepro, que tem como objetivo proporcionar mais segurança aos cidadãos campo-bonenses. Para que esse programa possa operar, a Prefeitura está fornecendo auxílio moradia para os 20 soldados envolvidos nesta ação.
Para o prefeito Luciano Orsi, essa integração com a comunidade torna ainda mais satisfatória o trabalho dos policiais. “Com esse quinto núcleo, formamos um verdadeiro cinturão de proteção em Campo Bom. É um programa que nos deixa muito satisfeitos, pois o policiamento comunitário ajuda a oferecer mais segurança e tranquilidade para a comunidade, trabalhando na prevenção e no combate à criminalidade.  É de extrema importância que se entenda a proposta do policiamento comunitário, porque somente assim, com a participação da comunidade teremos melhores resultados na segurança pública da cidade”.
O programa Policiamento Comunitário, conta com cinco núcleos de policiamento e prevê que os policiais militares residam nos bairros em que o programa ocorre. A Prefeitura Municipal garante um auxílio moradia no valor de R$ 800,00 reais por mês aos policiais militares que participam do programa. São 20 soldados da Brigada Militar o que resulta em um investimento de cerca de R$ 16.000,00 por mês. Além disso, cinco viaturas, uma para cada núcleo, são disponibilizadas pela BM.
Foto: Patricia Klein

Trocando Ideias na ACI Campo Bom e a Inovação em novos materiais

A Regional ACI Campo Bom realiza, na próxima terça-feira (18), mais uma edição do Trocando Ideias. Diana Finkler (foto), CEO da Marina Tecnologia, vai falar sobre “Inovação em Novos Materiais”. Entre os tópicos a serem abordados estão o histórico da empresa, modelo de negócios e cases de inovação na cadeia do arroz.
O Trocando Ideias tem início às 18h15min e as inscrições podem ser feitas pelo www.acinh.com.br/eventos com investimento de R$ 50,00 para não-sócios e gratuito para associados. A Regional fica na Av. Voluntários da Pátria, 242, 5° andar, na sala 503, no Centro de Campo Bom. Mais informações podem ser obtidas e-mail campobom@acinh.com.br ou pelo fone 3597-4511. É mantenedor da Regional ACI Campo Bom as Organizações Contábeis Schmökel Ltda. (De Zotti – Assessoria de Imprensa)

sexta-feira, 14 de setembro de 2018

Domingo serão conhecidos os primeiros finalistas do Municipal de Futebol

Acontece no domingo (16), no Estádio Sady Schmidt, do Clube 15 de Novembro, a primeira rodada das semifinais do Campeonato Municipal de Futebol. Pela manhã, às 9h30, categoria 40 Anos, teremos União x Floresta; às 13h30, categoria segundos quadros, se enfrentam Flamengo e Floresta; e, fechando a rodada, às 15h30, Independente x Alto Paulista vale a primeira vaga à final dos primeiros quadros. O valor do ingresso será de R$ 5,00 e a renda reverterá em benefício dos clubes participantes da rodada.
A segunda rodada das semifinais está prevista para o dia 23, também no Sady Schmidt. Os confrontos são Flamengo x Independente (40 Anos), União x Riograndense (segundos quadros) e União x Flamengo. E a grande final do Municipal de Futebol deve acontecer no dia 30 de setembro.
O Campeonato Municipal de Futebol é promoção da Prefeitura de Campo Bom, através da SMEL – Secretaria de Esporte e Lazer.

Jogos da 1ª semifinal – 16/09/2018

40 Anos
União
x
Floresta
2º quadros
Flamengo
x
Floresta
1º quadros
Independente
x
Alto Paulista
Jogos da 2ª semifinal – 23/09/2018

40 Anos
Flamengo
x
Independente
2º quadros
União
x
Riograndense
1º quadros
União
x
Flamengo
Jogos finais – 30/09/2018

40 Anos
União ou Floresta
x
Flamengo ou Independente
2º quadros
Flamengo ou Floresta
x
União ou Riograndense
1º quadros
Independente ou A. Paulista
x
União ou Flamengo
Importante:

Ingresso
R$ 5,00



Horários
9:30 – 40 Anos
13:30 – 2º quadros
15:30 – 1º quadros


quarta-feira, 12 de setembro de 2018

Definidos os jogos da segunda fase da Divisão de Acesso

Confrontos eliminatórios iniciam nesta quarta-feira no Ginásio de Esportes Karl Heinz Kopittke

Com os jogos Azarados (foto) 2 a 1 Real Gaúcho, Senzala 6 a 2 Jaguares e Vasco 1 a 1 Bonattus, terminou nesta terça-feira (11), a primeira fase do Campeonato Municipal de Futsal Divisão de Acesso. Das 40 equipes que iniciaram a competição, no mês de julho, 20 seguem na disputa. A segunda fase, no sistema eliminatório, inicia nesta quarta-feira (12), às 19h30, no Ginásio de Esportes Karl Heinz Kopittke. Os jogos da noite são Maresias x Garra, Tradição x LP/Boca e Artic x Lavanderia Paulista. Na sexta-feira (14) teremos Juventus x Vinte de Maio B, Spartak x Aldo Celulares e Operário x Butiá. A segunda fase termina na próxima segunda-feira (17), com Alma Castelhana x Azarados, Havaianos x Los Bandoleiros, Villareal x D’Bailys e Vasco x Senzala. Os vencedores destes jogos avançam à terceira fase.

A Divisão de Acesso de Campo Bom é a maior competição de futsal da região, reunindo mais de 500 atletas. A promoção é da Administração Municipal, através da SMEL – Secretaria de Esporte e Lazer.

Educação Infantil também representará Campo Bom na Mostratec Jr

A Curiosidade, a magia e o prazer de aprender sobre os mais diversos assuntos no cotidiano escolar fizeram parte do desenvolvimento dos trabalhos de pesquisa científica na Educação Infantil de Campo Bom ao longo do ano. Esses projetos foram expostos na 6º Semana da Ciência e Tecnologia, no último dia 30 de agosto, sendo que três deles receberam as credenciais para participarem da Mostratec Jr.
A Mostra de Projetos que aconteceu durante a 6º Semana da Ciência e Tecnologia, foi uma ação promovida pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC), que ocorreu de 27 a 30 de agosto e que oportunizou aos estudantes e aos Educadores das Escolas Municipais, Estaduais e Privadas, uma vitrine de ações educativas através da experiência dos estudantes. Durante o evento, além dos pequenos da Educação Infantil, alunos do Ensino Fundamental (de 1° a 9 ° ano) e do Ensino Médio apresentaram seus projetos, sendo que 5 destes projetos premiados foram selecionados para participar da MOSTRATEC Jr., que acontece entre os dias 22 e 26 de outubro de 2018.
Cristiane Wagner Müller, coordenadora da Educação Infantil da SMEC, ficou muito orgulhosa dos trabalhos desenvolvidos pelos pequenos estudantes, guiados pelos educadores. “O olhar atento do professor permeia as ações em prol da pesquisa e desenvolve o trabalho metodológico seguindo os passos científicos, enquanto que as crianças são instigadas a serem os nossos pequenos cientistas realizando grandes descobertas e muitas aprendizagens”, define Cristiane.
Finalistas que irão representar a rede na Mostratec Jr, na Categoria A – Pré –Escola:
 1º lugar
Escola Dona Augusta
Projeto: Por que meu coração faz tum tum?
Professor: Thaís Caliari Tagliari
Estudantes de Pré 2: Pyetro Hiago da Conceição Rodrigues e Diogo Vinícius da Silva Soares
2º lugar
Escola D. Pedro I
Projeto: A Dona Aranha
Professora: Camila de Mello Ody
Estudantes de Pré 1: Antonella de Quadros, Carolina da Silva Egres e Lucca Camargo Machado da Costa
3º lugar
Escola Guilhermina Blos
Projeto: A curiosidade que nos move pelos caminhos da chuva
Professoras: Elenise Marks  e  Sandra Roberta de Souza
Estudantes de Pré 2: Valentina Negrini, Antonela Negrini e Pedro Stacke Knopf de Souza