Páginas

domingo, 30 de dezembro de 2018

Mais de 100 equipes participarão da 2ª Copa de Futebol Pequeno Gigante

Mais de uma centena de equipes de Minas Gerais, São Paulo e do Rio Grande do Sul estão confirmadas para a disputa da 2ª Copa de Futebol Pequeno Gigante, que acontecerá em Campo Bom entre os dias 19 e 26 de janeiro de 2019. Organizada pela Sulicampe, com apoio da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, a competição terá oito categorias, da Sub-17 (atletas nascidos em 2001) a Sub-10 (2008). A Administração Municipal cederá os campos de futebol e a estrutura de oito escolas para alojamento das equipes.
Durante os oito dias de jogos, além das equipes, estarão em Campo Bom dirigentes de 46 clubes, entre eles os conhecidos Grêmio, Palmeiras, RB Brasil SP, ECNH, São José, Aimoré e Pelotas. Também virão a Campo Bom escolas de futebol como o Columbia Contagem Clube, dá cidade de Contagem, e City Ball/Atenas Minas Clube, de Betim, ambas de Minas Gerais, e o Centro de Treinamento Neurosport, de São Paulo.
Entre os clubes regionais que apostam no evento teremos, entre outros, o União, de Dois Irmãos; Chimarrão, Estância/Detroit e Projeto Jorge Flores, de Estância Velha; Associação/Futevale e Araçá, de Sapiranga; Parobé, Americano, de Novo Hamburgo; e CTFP Nova Hartz. Também vale destacar as presenças das equipes locais do Clube 15 de Novembro, Flamengo e Programa Acolher.
Com esse expressivo número de equipes participantes, com mais de dois mil atletas, a expectativa dos organizadores é que esta segunda edição do torneio tenha um sucesso ainda maior do que teve em janeiro de 2018.
Segundo o prefeito Luciano Orsi, a Copa Pequeno Gigante, a exemplo do que aconteceu em janeiro passado, deverá fomentar a economia da cidade. “Na primeira edição do torneio, recebemos, entre público e participantes, cerca de 25 mil pessoas, aquecendo o turismo e a economia local. Acreditamos, e estamos trabalhando para isso, que a edição 2019 será ainda melhor, consolidando de vez este evento no cenário esportivo nacional, diz o prefeito.
O secretário de Esporte e Lazer de Campo Bom, João Carlos e Silva, também está bastante otimista em relação à competição. “Além do incremento importante na economia local, acreditamos que nesta segunda edição o nível da competição será ainda melhor”, define JC.
Orneide Tondin, da Sulicampe, ressalta que esta segunda edição da competição em Campo Bom ganha um acréscimo de mais de 40% de participantes, saltando de 80 para 110 equipes. “Isso prova que a cidade alcançou os objetivos de todos que aqui estiveram na última edição e que estamos no caminho certo”, assegura Tondin.

TAÇA BRASIL SUB-12

Simultaneamente com a Copa Pequeno Gigante, será disputada a 2ª Taça Brasil de Futebol Sub-12, também promovida pela Sulicampe, com apoio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer. Na primeira fase, a competição terá duas chaves de três equipes e a fórmula de disputa será uma chave contra a outra, classificando as quatro equipes de melhor aproveitamento. Na Chave A estão Grêmio, ECNH e Americano (Canudos). Na Chave B temos Palmeiras (São Paulo), RB Brasil (São Paulo) e Real Brazil (Minas Gerais).

Aberto de Voleibol Cidade de Campo Bom inicia no dia 8


Está tudo pronto para a realização do 33º Campeonato Aberto de Voleibol Cidade de Campo Bom. A competição terá participação de dez equipes masculinas, divididas em dois grupos, sendo que Star Export e Taugor, campeão e vice, respectivamente, de 2018, serão os cabeças de chaves. Na Chave A estão Star Export (Campo Bom), Maxiplast (Novo Hamburgo), Apav-B (Canoas), Santos Vôlei (Campo Bom) e PB Voleibol (Porto Alegre); na Chave B temos Taugor (Novo Hamburgo), Máfia (Campo Bom), Búfalos (Porto Alegre), Panzer (Novo Hamburgo) e CB Vôlei (Campo Bom).
Cinco equipes femininas, em chave única, participam do torneio: Amigas do Vôlei (Campo Bom), Free Vôlei (Porto Alegre), Garra Voleibol (Campo Bom), Lobas (Porto Alegre) e Yubba (Campo Bom).
Os jogos iniciam dia 8 de janeiro, às 19h30, no Ginásio Municipal de Esportes Karl Heinz Kopittke, com três jogos masculinos: Star Export x Apav-B, Máfia x Búfalos e Maxiplast x Santos Vôlei.
Os primeiros jogos femininos acontecem no dia 9, com Amigas do Vôlei x Free Vôlei e Yubba x Free Vôlei.
A tabela completa está no blog da SMEL, WWW.esportecampobom.blogspot.com
O Aberto de Voleibol, uma das mais tradicionais competições da modalidade do Estado, é uma promoção da Prefeitura de Campo Bom, através da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer.

sábado, 29 de dezembro de 2018

Prefeito assina convênio de reestruturação da patrulha agrícola

Para apoiar o pequeno e médio produtor em regime de produção familiar, gerando emprego na zona rural e oferecendo melhores condições aos agricultores para produzirem para a alimentação escolar, feiras locais e mercado regional, o prefeito Luciano Orsi assinou convênio de reestruturação da patrulha agrícola. O convênio, de R$ 151.165,00, foi firmado na quinta-feira (27), com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, por meio da Caixa Econômica Federal.
A aquisição de um trator agrícola e uma semeadora/adubadora reestruturará a patrulha agrícola do município, que atualmente está defasada. A referida patrulha presta serviços de preparo de solo, plantio e colheita de milho/silagem, além da construção de açudes para piscicultura, construção de tanques para irrigação, terraplanagem, construção e reparo de estradas vicinais.
Segundo o prefeito Luciano Orsi, a Patrulha Agrícola é uma ferramenta indispensável para prestar apoio aos agricultores familiares, que não tem condições, ou ainda, não possuem viabilidade econômica para manter máquinas e equipamentos de alto custo em uma única propriedade. “A Administração Municipal buscou recursos para essa reestruturação com intuito de continuar propiciando esse atendimento aos agricultores, que tanto contribuem para a economia do nosso município”, ressalta Orsi.
Para o secretário do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Henrique Scholz, “esse projeto contribuirá para a sustentabilidade de tantos outros produtores e famílias que consomem esses alimentos produzidos com auxílio dessa patrulha agrícola, auxiliando ainda a combater o êxodo rural e a aumentando as chances do jovem permanecer no campo”.

sexta-feira, 28 de dezembro de 2018

Prefeitura revitalizará o Largo Irmãos Vetter

Localizado no “coração” do município, o Largo Irmãos Vetter é um local destinado à cultura e ao lazer da comunidade campo-bonense. Pensando em oferecer uma infraestrutura adequada, com melhores condições aos visitantes e oportunizando um turismo de qualidade, a Administração Municipal foi em busca de recursos para revitalizar esse que é um dos pontos mais utilizados pela comunidade. Na tarde de quinta-feira (27), o prefeito Luciano Orsi assinou o convênio de revitalização do Largo Irmão Vetter (2ª etapa), com o Ministério do Turismo através da Caixa Econômica Federal.
Segundo o prefeito, o projeto de revitalização deste espaço é muito importante para o município. “Queremos melhorar e qualificar esse espaço de convivência tão importante para a população, que integra a comunidade, além de valorizar o turismo e a cultura em nosso município. A revitalização, que deve demandar recursos na ordem de R$ 500 mil, terá de ser feita em etapas, devido a grande proporção de recursos necessários”, afirma Luciano Orsi.
Para o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Henrique Scholz, “nota-se que é de fundamental importância uma revitalização do local, e esse também é um anseio da população que seguidamente solicita providências para as áreas degradadas desse espaço".
Segundo assessora de captação de recursos, Cleidiane Sanmartim, a revitalização será viabilizada através da mobilização de recursos oriundos da captação de emendas parlamentares dos deputados João Derly e Afonso Motta. “Aliados a recursos próprios, serão viabilizadas as melhorias que se darão em duas etapas e que adequará a infraestrutura de um grande ponto de recepção de turistas e visitantes”, ressalta Cleidiane.
O projeto adequa-se aos objetivos do Ministério do Turismo, que visa o desenvolvimento do turismo nos municípios brasileiros, por meio de adequação da infraestrutura, permitindo a expansão das atividades turísticas e a melhoria da qualidade do produto para o turista, bem como a consecução dos objetivos previstos no Plano Nacional de Turismo.
O Largo Irmãos Vetter conta com uma estrutura de 11.244,43 metros quadrados, composta de anfiteatro, praça de brinquedos, chafariz, mirante com espelho d’água e portal. O local onde foi construído, antigamente era a sede da primeira fábrica de calçados da cidade – Irmãos Vetter e Cia – e para preservar a origem econômica e a história dos antepassados, foi mantida a fachada da fábrica e reproduziu-se a chaminé onde funciona o Mirante.

quinta-feira, 27 de dezembro de 2018

Centro Administrativo sem expediente na segunda e terça-feira

O Centro Administrativo Municipal de Campo Bom não terá atendimento na segunda-feira e terça-feira, dias 31 e 1º. O dia 1º de janeiro é feriado. Já para o ponto facultativo do dia 31 de dezembro, os servidores públicos municipais recuperaram horas nos dias 18 e 19 de dezembro. A Prefeitura volta às atividades na quarta-feira, dia 2, das 12h30 às 18h30.
Confira o expediente nos demais prédios municipais nos dias 31 e 1º:
Unidades Básicas de Saúde: não terão expediente.
Centro Administrativo: não terá expediente, retornando atendimento normal na quarta-feira.
Departamento de Trânsito: a fiscalização de trânsito contará com plantão por meio do telefone 9759-9137.
Recolhimento de lixo doméstico: ocorrerá normalmente.
Transporte Social: Não ocorre na segunda-feira e terça-feira.
Secretaria de Obras, Serviços Urbanos e Trânsito: não terá expediente.
Fiscalização: atenderá em regime de plantão pelo telefone 3598 8600.
Estação Saúde: não terá expediente.
CAPS: não terá expediente.
Centro Materno Infantil: não terá expediente.
Biblioteca: não terá expediente.
Cinema: não terá sessões segundas e terças-feiras.

Campo Bom no controle dos mosquitos

As chuvas típicas da chegada do verão geram águas paradas em lugares que muitas vezes ficam longe dos olhos, servindo de criadouros de mosquitos. E é com isso que a população campo-bonense deve ficar atenta, pois doenças como a dengue, zika e chikungunya, transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti, são uma grande preocupação nacional.
De acordo com o Ministério da Saúde, a maioria dos casos de proliferação de mosquitos está relacionada a problemas de saneamento, como acúmulo de entulho ou lixo no pátio das casas, falta de tratamento de esgoto ou drenagem.
A Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde tem realizado um trabalho conjunto entre Agentes de Combate a Endemias e Agentes Comunitários de Saúde para combater o mosquito. O objetivo desse trabalho é diminuir os focos de larvas, seja através de orientação ou até mesmo multa, para isso revisitas são realizadas nas residências que tiveram coletas de larvas com confirmação do gênero Aedes Aegypti e a reincidência de coleta de larvas, caberá multa por parte da Vigilância Sanitária.
Em Campo Bom, segundo dados da Vigilância Sanitária, em 2018 foram 1.300 coletas, onde 70% foram positivas para o Aedes Aegypti.
Os moradores podem fazer denúncia de locais que acumulem água pelo telefone 3598-8600, ramal 8770.

Alistamento Militar deve ser feito online

Os jovens campo-bonenses que necessitam fazer o alistamento ao serviço militar obrigatório devem fazê-lo por meio online. O cadastro deve ser feito de 1º de janeiro até 30 de junho, por jovens que nasceram no ano 2001, no site www.alistamentoonline.com.br.
Pela internet, o jovem lançará seus dados individuais no Sistema do Serviço Militar e Mobilização. No momento do cadastro, é preciso ter em mãos os seguintes documentos: certidão de nascimento, RG, CPF, além de e-mail e telefone para contato.
Caso não possua conta de e-mail ou não consiga fazer o cadastro online, o alistando deverá procurar a Junta de Serviço Militar (localizada no Espaço Cidadão Cidadania, na Av. dos Estados, nº 900, bairro 25 de julho). Não é mais necessária a apresentação de foto 3X4. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13 horas, do dia 4 de fevereiro até 28 de junho. Mais informações pelo telefone 3597.7128.

Neste sábado tem Feira do Agricultor

Para valorizar e divulgar os produtores rurais da cidade, a Prefeitura de Campo Bom apoia a Feira do Produtor, evento que acontece todos os sábados pela manhã, das 6h30 às 11 horas, na Avenida dos Estados, 150, esquina com a Rua das Olimpíadas. São mais de 300 metros quadrados de estrutura de atendimento em benefício da agricultura e do produtor local. A última edição de 2018 ocorre neste sábado (29). Na feira pode-se adquirir frutas, verduras, temperos, queijos, mel, pães, cucas e flores, tudo isso em produtos de qualidade com preços acessíveis.

quarta-feira, 26 de dezembro de 2018

Feminino do Aberto de Vôlei com tabela definida

Está definida a tabela de jogos femininos do 33º Campeonato Aberto de Voleibol Cidade de Campo Bom. Na primeira fase da competição teremos a participação de cinco equipes femininas: Amigas do Vôlei (Campo Bom), Free Vôlei (Porto Alegre), Garra Voleibol (Campo Bom), Lobas (Porto Alegre) e Yubba (Campo Bom).
Os jogos femininos iniciam dia 9 de janeiro, às 19h30, no Ginásio Municipal de Esportes Karl Heinz Kopittke, com Amigas do Vôlei x Free Vôlei e Yubba x Free Vôlei.
O Aberto de Voleibol, uma das mais tradicionais competições da modalidade do Estado, é promovida pela Prefeitura de Campo Bom, através da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer.

Mapeamento e estudo sobre áreas em torno do Rio dos Sinos

O prefeito Luciano Orsi, o chefe de gabinete, Tiago Vargas, e o secretário do Meio Ambiente, João Flávio da Rosa, estiveram em Porto Alegre, a convite da Metroplan, para receberem o Plano de Proteção Contra Cheias, distribuído a municípios da Região Metropolitana que são atingidos pelas chuvas.
O encontro, que ocorreu no dia 17 de dezembro, e reuniu prefeitos da região, expos as medidas sobre as áreas ocupadas em torno dos rios da Bacia do Rio Gravataí, da Bacia do Rio dos Sinos, da Sub-bacia do Arroio Feijó e do Delta do Jacuí. As medidas nomeadas de não-estruturais, tratavam da remoção de famílias em torno das áreas mais atingidas pelas cheias, já que a ocupação em áreas de risco não deveria ocorrer.
Porém, essas medidas de remoção seriam de alto custo para os municípios, sendo substituídas por outras medidas chamadas de estruturais, que dizem respeito à construção de diques de proteção em determinados pontos de maior índice de alagamentos, permitindo que as águas fiquem canalizadas no leito e não transbordem.
O estudo foi realizado com recursos do Ministério das Cidades com base nos casos levantados nos últimos oito anos. Só no Rio dos Sinos, o prejuízo com as cheias chega a 7 bilhões de reais. Com esse estudo também serão avaliadas as áreas que não poderão ter construções nas proximidades, servindo de regularização dessas áreas. “Esse estudo facilitará a forma como iremos trabalhar daqui para frente nestas regiões”, afirma João Flávio da Rosa.

Carnês de IPTU disponíveis na internet para impressão


O cidadão de Campo Bom que quiser efetuar o pagamento de seu Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2019 em cota única pode imprimir o carnê no Portal do Cidadão. Quem pagar até 27 de janeiro terá 15% de desconto. Basta acessar o site da Prefeitura www.campobom.rs.gov.br e clicar no banner PORTAL DO CIDADÃO que está na área inferior da página. O carnê também pode ser solicitado no Protocolo do Centro Administrativo Municipal ou pelo telefone 3598 8600, ramais 8678 e 7679, no setor de Protocolo, para que seja enviado por e-mail. A entrega dos carnês de IPTU nas residências ocorrerá a partir de 15 de janeiro. O reajuste do IPTU é de 5,8419%.
O prefeito Luciano Orsi destaca que no ano passado, devido ao IGPM do período, que é o índice de referência para reajuste do IPTU, não houve reajuste do imposto. “Entretanto, esse ano, a alta do IGPM causaria um aumento de 10,79%. Por isso, sensibilizados com essa situação e a fim de encontrar uma alternativa viável, encaminhamos para a Câmara de Vereadores projeto que alterou o índice de referência utilizado para reajuste do IPTU no Código Tributário Municipal. Como solução, será adotada a partir de agora a média de quatro índices diferentes para definir o reajuste do IPTU: Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M), Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPC-A) e o Índice Nacional da Construção Civil (INCC). Isso mantém uma melhor harmonia no índice de reajuste, uma maneira mais justa de calcular o reajuste deste tributo que é essencial para o Município, mas que também tem um grande impacto no orçamento anual do contribuinte”, destaca o prefeito.
Os campo-bonenses que pagarem o imposto à vista até o primeiro vencimento, 27 de janeiro, terão 15% de desconto. O contribuinte que optar pelo parcelamento, poderá fazê-lo em até 10 vezes a partir de 10 de fevereiro, com parcela mínima de 10 URMS (R$ 37,32) de acordo com a Lei 4.848 de 4 de dezembro/2018.
O secretário de Finanças, Fernando Trott, destaca que a opção de imprimir o carnê traz mais comodidade para o cidadão, que pode fazer tudo em casa e ter mais conforto. “Ao fazer a impressão do IPTU o cidadão ganha em agilidade, comodidade, segurança e conforto. E como ele já está disponível, consegue se programar melhor para efetuar o pagamento”, afirma.

Paulo Tigre assume presidência da Câmara na próxima quarta

A transmissão de cargo de presidente da Câmara de Vereadores de Campo Bom acontecerá na próxima quarta-feira (2), às 14 horas. Victor Souza (PCdoB) atual presidente, passará o comando do Legislativo Municipal ao vereador Paulo Tigre (MDB), eleito para conduzir os trabalhos da Mesa Diretora no ano de 2019. O ato ocorrerá no gabinete da presidência.

Definida a tabela da 1ª fase masculina do Aberto de Voleibol

Está definida a tabela de jogos da 1ª fase masculina do 33º Campeonato Aberto de Voleibol Cidade de Campo Bom. Competição terá participação de dez equipes divididas em dois grupos,  sendo que Star Export e Taugor, campeão e vice, respectivamente, de 2018, são os cabeças de chaves. Na Chave A estão Star Export (Campo Bom), Maxiplast (Novo Hamburgo), Apav-B (Canoas), Santos Vôlei (Campo Bom) e PB Voleibol (Porto Alegre); na Chave B temos Taugor (Novo Hamburgo), Máfia (Campo Bom), Búfalos (Porto Alegre), Panzer (Novo Hamburgo) e CB Vôlei (Campo Bom).
Os jogos iniciam dia 8 de janeiro, às 19h30, no Ginásio Municipal de Esportes Karl Heinz Kopittke, com Star Export x Apav-B, Máfia x Búfalos e Maxiplast x Santos Vôlei.
O Aberto de Voleibol, uma das mais tradicionais competições da modalidade do Estado, é uma promoção da Prefeitura de Campo Bom, através da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer.

MASCULINO


Chave A
Chave B
Star Export
Taugor
Maxiplast
Máfia
Apav-B
Búfalos
Santos Vôlei
Panzer
PB Voleibol
CB Vôlei


Jogos da 1ª fase
1ª Rodada – dia 08/01/2019 – 19h30
Star Export
x
Apav-B
Máfia
x
Búfalos
Maxiplast
x
Santos Vôlei

sábado, 22 de dezembro de 2018

Prefeitura lança pacote de pavimentação de 27 vias

A Prefeitura de Campo Bom está lançando um grande pacote para pavimentação, drenagem, capeamento e recapeamento asfáltico de ruas da cidade, abrangendo 27 vias, com investimentos de mais de R$ 3,3 milhões, em uma ação que vai proporcionar segurança, conforto e melhores condições de mobilidade à população.
Na sexta-feira (21), o prefeito Luciano Orsi assinou dois contratos para execução das obras que melhorarão a infraestrutura da cidade, dando melhores condições de trafegabilidade e qualificando a malha viária do município.
Um dos processos compreenderá um pacote de 25 vias, localizadas em diversos bairros da cidade, totalizando mais de 30 mil metros quadrados. O investimento do pacote é de R$ R$ 2.625.160,73, entre recursos do Estado, através do DAER (R$ 1.800.329,89), União (R$ 174.000,00) e Município (R$ 654.138,14). A empresa executora é a Pavicon Construtora e Pavimentadora, com prazo de execução de 6 meses.
Outra licitação inclui a rua Ottomar Osvaldo Hoff e a Avenida das Indústrias, totalizando capeamento asfáltico de 809,40m² e 2.861,50m², respectivamente. Com um valor total de R$ 724.179,51, entre recursos da União (R$ 493.100,00) e Município (R$ 232.477,59) a ação será executada em um prazo de 4 meses.
Conforme destaca o prefeito Luciano Orsi, essas são obras importantes que vão melhorar a qualidade de vida de milhares de famílias campo-bonenses. “Mobilidade urbana também é uma das áreas prioritárias do nosso governo e estamos constantemente buscando parcerias para realização de melhorias nas vias de nossa cidade. Esse pacote que lançamos agora é fruto de um trabalho bem planejado que realizamos na Prefeitura, pois nosso intuito é garantir bom fluxo no trânsito, melhorando e facilitando os acessos dos munícipes. Agradeço ao empenho e engajamento dos deputados Federais Giovani Feltes e José Fogaça para a obtenção destes recursos tão importantes para nosso município”, destaca o prefeito.
De acordo com o secretário de Obras, Serviços Urbanos e Trânsito, Patrick Ruppenthal de Lima, desde o início de 2017, a Administração vem conversando com as pessoas e identificando as principais necessidades estruturais da cidade. “Foi um longo trabalho de identificação de demandas, elaboração de projetos e captação de recursos para que, agora, pudéssemos oferecer essas obras à comunidade. Já estamos trabalhando para viabilizar um novo pacote de pavimentações em breve”, destaca o secretário.

Confira os detalhes de cada obra:

PAVIMENTAÇÃO
Rua Alzemiro Bohrer – 862,50m²
Rua Silvino Thoen – 372,00m²
Rua do Paraíso – 381,35m²
Rua Affonso Aloysio Pasini – 426,27m²
Rua São Marcos – 458,32m²

CAPEAMENTO ASFÁLTICO
Rua Jacob Junges – 2.314,00m²
Rua Waldemar Mossmann – 3.348,72m²
Rua Nº 13 (11 de Abril) – 1.715,14m²
Rua Primeira Conquista – 4.766,00m²
Rua Emílio Reisswitz – 6.571,00m²
Rua Olemar Heinsohn – 1.134,00m²
Rua José Francisco Ribas Severo – 1.165,48m²
Rua Olymio Bittencourt – 540,00m²
Rua Terceira Conquista – 890,45m²
Rua Adão Preto – 1.269,74m²
Rua Hélio Nelson Weiss – 3.680,91m²
Rua Ottomar Osvaldo Hoff – 809,40m²
Avenida das Indústrias – 2.861,50m²

RECAPEAMENTO
Rua Gustavo Stoffel – 904,00m²
Rua Rodolfo Dick – 1.313,90m²
Rua Rodrigues Alves – 1.936,00m²
Rua Selivio Reuter – 1.492,00m²
Rua Avelino Sander – 1.469,95m²
Rua Avelino Blankenheim – 2.255,00m²
Rua Pedro Carneiro Pereira – 3.415,50m²

CAPEAMENTO E RECAPEAMENTO
Av. dos Municípios – Rua lateral – Cohab Sul – 3.348,00m²
Av. dos Municípios Rua Lateral – 2.519,38m²

Último encontro do ano do Programa de Educação Permanente

Promover cuidados e apoio à família e a comunidade no que se refere a construção de uma sociedade mais inclusiva, exige mudanças de ideias e práticas. Organizar serviços cada vez mais resolutivos, integrais e humanizados com o objetivo final de melhorar a qualidade de vida foram alguns dos assuntos abordados em mais um encontro do Programa de Educação Permanente (PEP).
Na última quinta-feira, 20, ocorreu mais um encontro do PEP, na Escola Borges de Medeiros. O evento foi promovido pela Administração Municipal, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), e reuniu aproximadamente 200 pessoas entre médicos, enfermeiros e profissionais da área da saúde. O último PEP de 2018 teve como tema “Tempo de Multiplicar”.
Para conduzir o encontro, a palestrante convidada foi a psicóloga, coordenadora da Comissão de Integração Ensino-Serviço e Núcleo Regional de Educação em Saúde Coletiva de 1ª CRS, especialista em saúde coletiva com ênfase na atenção de usuários de álcool e drogas, Patrícia Ziani Benites.
Para a titular da SMS, Suzana Ambros Pereira, discutir sobre a interação educação, trabalho e práticas sociais em diferentes cenários, sensibiliza os profissionais. "Nesses encontros também provocamos reflexões acerca do papel desses agentes construtores e modificadores da realidade da saúde pública, uma vez que vivenciam os desafios, dificuldades e os avanços do sistema”, declara Suzana.

Flamengo destaca potencial de Mateus Camargo

Na tarde de quarta-feira (19), a direção do Esporte Clube Flamengo visitou a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer – SMEL. Junto estava o atleta Mateus Camargo, destaque de sua equipe Sub-17 no último Campeonato Municipal da categoria. O garoto, além de atuações destacadas ao longo da competição, foi autor do gol do título, no jogo contra o Alto Paulista, dia 2 de dezembro.
A direção do clube do bairro Metzler tem destacado o potencial de Mateus e este foi o objetivo da visita à SMEL. O titular da pasta, João Carlos e Silva, parabenizou o Flamengo pelas conquistas de 2018 e aliou-se ao clube no reconhecimento pela qualidade do futebol de Mateus. A SMEL aproveitou a visita para também prestar homenagem ao garoto. “Nós da SMEL, sempre seremos parceiros de toda iniciativa que vise promover e esporte e as nossas potencialidades, como é o caso do Mateus Camargo. Aproveitamos, também, para parabenizarmos o Flamengo pelas conquistas de 2018”, concluiu JC.

Gabinete de Gestão Integrada para Segurança apresenta projeto de vídeo monitoramento

O Gabinete de Gestão Integrada Municipal para Segurança Pública de Campo Bom realizou reunião inaugural na tarde de quarta-feira (19), no Gabinete do Prefeito e apresentou o projeto de ampliação e modernização dos pontos do videomonitoramento público no município, além de traçar o planejamento interno e o calendário de reuniões para 2019.
“O Gabinete de Gestão Integrada é um espaço de interlocução permanente entre as instituições do sistema de justiça criminal e as instâncias promotoras de segurança pública no âmbito local, visando a redução da violência e criminalidade no município. Muito ainda pode e deve ser feito pela segurança de nossa comunidade e queremos, de forma articulada e conjunta com diversas instituições, encontrar essas soluções”, explica o prefeito Luciano Orsi.
O Gabinete de Gestão Integrada Municipal tem como representantes diversos órgãos, incluindo Brigada Militar, Ministério Público, Presidente da OAB–Subseção Novo Hamburgo, Associações de bairros do município, Delegado de Polícia local, entre outros.
Foto: Patricia Klein

quarta-feira, 19 de dezembro de 2018

Alteração no transporte social devido aos feriados

A Secretaria do Desenvolvimento Social e Habitação (SEDSH) avisa que nos feriados de Natal (24 e 25 de dezembro) e Ano Novo, (31 de dezembro e 1° de janeiro) não haverá expediente de marcação e não será realizado transporte social.
Quem deseja fazer o agendamento para transporte com antecedência para a próxima semana, deve se dirigir até a marcação, no subsolo da Prefeitura, nesta quinta-feira, das 8h as 18h30, e sexta-feira, 21, das 7h30 às 13h30.
Nos dias 26, 27 (das 8h as 18h30) e 28 (das 7h30 às 13h30) o expediente ocorre normalmente. E a partir do dia 2 de janeiro de 2019 o expediente segue como o habitual.

terça-feira, 18 de dezembro de 2018

Últimos dias para trocar notinhas na Campanha Comprar Aqui é Bom Demais

Quem quiser concorrer no terceiro e último sorteio da edição 2018 da Campanha Comprar Aqui é Bom Demais deve correr. Prossegue até o dia 10 de janeiro a troca de notas fiscais para quem quiser participar do sorteio que incluiu 13 prêmios para os consumidores, como notebooks, TV's, geladeira e o prêmio principal: Moto 125 cc. Na ação, consumidores podem trocar suas notas fiscais de compra de produtos e serviços de Campo Bom para concorrer a prêmios.
Para o terceiro sorteio, que acontece na segunda quinzena de janeiro, em data a ser definida, concorrerão os certificados numerados correspondentes às notas e/ou cupons fiscais emitidas de 1º de setembro de 2018 a 31 de dezembro de 2018 trocadas até 10 de janeiro de 2018. No sorteio também serão válidos os certificados numerados não premiados nos dois sorteios anteriores.
Cada R$ 100,00 em notas de comércio e/ou de serviço dão direito a um número para concorrer aos 45 prêmios. As notinhas podem ser trocadas na Casa do Artesão, localizada na esquina da Avenida Adriano Dias com a Rua Ernesto Dorneles, nº31, Centro, de segunda a quinta-feira, das 12h30min às 18h30min e sexta-feira das 7h30min às 13h30min.
No ato da troca o consumidor deve indicar o nome de um estabelecimento de sua preferência (obrigatório) e também indicar um atendente do estabelecimento indicado de sua preferência (facultativo). É vedado ao consumidor indicar um estabelecimento comercial de sua propriedade, seu próprio nome como atendente ou colega de trabalho.

Feminino do Aberto de Vôlei com inscrições prorrogadas até quinta-feira

O naipe feminino do 33º Campeonato Aberto de Voleibol Cidade de Campo Bom está com suas inscrições prorrogadas até quinta-feira (20), quando acontece o Congresso Técnico da competição. O masculino está com o grupo fechado, com a confirmação de dez equipes: APAV-B (Canoas), Búfalos (Porto Alegre), CB Vôlei (Campo Bom), Máfia (Campo Bom), Maxiplast (Novo Hamburgo), Panzer Novo Hamburgo), PB Voleibol (Porto Alegre), Santos Vôlei (Campo Bom), Star Export (Campo Bom) e Taugor (Novo Hamburgo).
O Aberto de Voleibol, uma das mais tradicionais competições da modalidade do Estado, acontecerá entre 8 e 31 de janeiro de 2019, no Ginásio Municipal de Esportes Karl Heinz Kopittke. Para o secretário de Esporte e Lazer de Campo Bom, João Carlos e Silva, vale ressaltar a tradição de mais de três décadas do torneio, que traz para o município, atletas e simpatizantes da modalidade de várias cidades da Região.

Shows e apresentações culturais no último fim de semana do Natal da Integração

Moradores e visitantes aproveitaram os três dias de belas apresentações e shows que tomaram conta do Largo Irmãos Vetter durante o último fim de semana do Natal da Integração de Campo bom. Na sexta-feira, 14, a Camerata e o Coral da Escola de Arte e Educação abriram a noite com um repertório variado entre músicas de natal e populares. Mais tarde, o show ficou por conta do Mauro Harff e banda Alles Tchê Brasil que animaram o público com músicas tradicionalistas.
No sábado, 15, as atrações iniciaram com as apresentações da Companhia de dança Fernanda Carvalho e do estúdio de dança Rafael Reis, um show de talentos de crianças e jovens que mostraram seu ritmo em diferentes coreografias. Na mesma noite, um grande espetáculo com o Grupo Tholl divertiu e emocionou milhares de espectadores que estavam no Largo. Entre malabarismo e equilibrismo, uma história divertida de natal, fez a alegria das crianças e adultos. Um momento lúdico que abrilhantou a noite de sábado para os campo-bonenses que após o espetáculo, puderam tirar foto com os artistas.
E no domingo, 16, o encerramento do Natal da Integração foi com a Banda Porto do Som e Arrastão Sertanejo que colocaram o público para dançar no Largo Irmãos Vetter. Para o prefeito Luciano Orsi, o Natal da Integração encerra com um saldo extremamente positivo, sendo um evento que reuniu famílias de moradores e visitantes para apreciar as atividades oferecidas pela Administração. “Fico muito feliz de ver o retorno do público com os shows e eventos realizados, tanto no Largo Irmãos Vetter como nos bairros, e pudemos ver a alegria no rosto das pessoas, principalmente das crianças ”, afirma o prefeito.

Cras celebra o encerramento do ano com diversas atividades

Passear, conhecer novos lugares e se divertir são atividades apreciadas pela maioria das pessoas. Com a chegada do fim do ano, as confraternizações eternizam o carinho e o respeito das equipes que trabalharam durante todo o ano, e nas unidades do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), não foi diferente.
A Secretaria do Desenvolvimento Social e Habitação, através do CRAS, promoveu na terça-feira, 11, uma grande festa de confraternização para as crianças, adolescentes, pessoas com deficiência, mulheres e idosos assistidas pelos grupos de orientações do CRAS. A festa marcou o encerramento das atividades deste ano.
Um público de diversas faixas etárias, incluindo integrantes dos grupos da terceira idade, crianças e adolescentes, grupo de mulheres, e dos grupos de PCD´s (Pessoas com Deficiências) puderam curtir viagens divertidas e interessantes. Ao longo do ano, o CRAS oferece um conjunto de programa, projetos e benefícios com o objetivo de afiançar seguranças sociais para a prevenção, proteção e enfrentamento de situações de vulnerabilidade e riscos e a promoção e defesa de direitos.
Com o objetivo de promover a integração e o convívio comunitário de pessoas com deficiência e seus familiares, bem como proporcionar atividades culturais e ambientais. Os grupos de PCD’s dos Cras CEU e Centro realizaram um passeio pelo Zoológico, Sapucaia do Sul. Os participantes passaram o dia no parque, com direito a piquenique, aproveitaram para interagir e socializar com os amigos, além de aproveitar momentos descontraídos com música e muita animação, aproveitaram a oportunidade para conhecer os animais.
Segundo a psicóloga Ione Georg Pedde, a visita ao zoológico, além de ser uma oportunidade de lazer, é uma forma de auxiliar no desenvolvimento psicossocial deles através do interesse despertado pelos animais. “Embora alguns deles tenham limites, e ainda que esses limites tenham que ser respeitados, todos eles têm potencialidades, e essas potencialidades recebem luz dos CRAS, como nesse passeio, não olhamos para a limitação, olhamos para o que eles podem fazer, o e como eles ficam felizes”, destaca Ione.
Aproximadamente 40 mulheres atendidas pelos Cras também tiveram a oportunidade de passear pelo Parque Zoológico, o passeio teve como objetivo fortalecer as relações entre as mulheres dos grupos, além de promover a integração e a troca de experiências entre as participantes, valorizando o sentido de vida coletiva, e ainda poderem aproveitar o contato com a natureza e os animais.
Roseli Weber, 46 anos, participa do grupo PAIF - Programa de Atenção Integral a Família, foi pela primeira vez ao Zoológico. “É a primeira vez que venho ao zoológico, foi um dia muito especial para mim, nunca imaginei que faria esse passeio. Estou muito feliz, por fazer parte do Cras, me sinto bem participando do grupo”, relata Roseli.
Segundo o titular da SEDSH, Eduardo Assmann, “foi um momento para oportunizar atividades de lazer, integração e descontração, resultando na socialização e fortalecendo a autoestima das participantes e inserindo-as ainda mais na sociedade”.
Já um grupo de 30 adolescentes atendidos pela CRAS visitou o Parque Terra Mágica Florybal, em Canela. O parque é um dos pontos mais visitados por turistas nos últimos tempos que oferece uma gama de atrações temáticas incluindo réplicas de dinossauros, restaurantes, teatro, floresta mágica, mundo animal, cavernas e muito mais opções onde os visitantes puderam viver momentos de intensa emoção.
Em ambos os passeios o CRAS ofereceu o transporte, os ingressos aos parques e ainda distribuiu lanches a todos os participantes. Estas atividades foram os pontos de culminância dos projetos do serviço de convivência e fortalecimento de vínculos do CRAS, que permitiram a proximidade dos usuários entre si e com a equipe, além de proporcionar momentos diversos da rotina diária e garantido novas experiências, diversão, lazer e integração. 
Foto: Fernanda Hescher

Paulo Tigre será o presidente da Câmara em 2019

Alexandre, João Paulo, Paulo Tigre e Tiago formarão a Mesa
Na noite desta segunda-feira, 17, em um dos atos da sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Campo Bom ocorreu a eleição para a Mesa Diretiva que comandará os trabalhos no ano de 2019. Apenas uma chapa foi inscrita e a mesma recebeu 10 votos “sim” e um voto “não”.
Pela primeira vez em seus dois mandatos no Legislativo de Campo Bom, Paulo Tigre (MDB) presidirá a Câmara de Vereadores. Além dele, a composição da Mesa Diretora conta com o vereador João Paulo Berkembrock (MDB) na vice-presidência, vereador Tiago Souza (PCdoB) como Primeiro Secretário e o vereador Alexandre Hoffmeister (PP) como Segundo Secretário.
“Não podemos trabalhar com o coração e sim com a razão. Como costumo dizer em meus pronunciamentos, vamos trabalhar com critério”, declarou Tigre em sua primeira declaração após ser eleito.
Paulo César Lima Tigre tem 44 anos e é natural de Vacaria na serra gaúcha. Formado em medicina, Tigre está em seu segundo mandato como vereador em Campo Bom e na eleição de 2016 recebeu 1212 votos.

Músicas natalinas no Centro Administrativo com o Coral do Cras

Na tarde de quarta-feira, 12, o Coral dos Idosos e o Coral do Cras, realizaram uma apresentação de músicas natalinas para os funcionários e a comunidade que estavam presentes no saguão do Centro Administrativo Municipal. A ação faz parte da programação de encerramento do ano de 2018, uma promoção da Secretaria do Desenvolvimento Social e Habitação (Sedsh). O grupo tem como objetivo a convivência e fortalecimento de vínculos entre os idosos, mediante atividades que contribuam para uma vida saudável.

segunda-feira, 17 de dezembro de 2018

Mais uma etapa da ação de regularização dos loteamentos Rio Branco e União ocorreu no sábado

Dando sequência a um processo de regularização fundiária sem precedentes em Campo Bom, em uma ação na manhã de sábado, 15, no protocolo da Prefeitura, a Administração Municipal entregou para cerca de 150 moradores do Loteamento Rio Branco as cópias das matrículas de seus lotes. Também foram entregues os termos de quitação para cerca de 100 moradores do Loteamento União. Essas ações fazem parte do processo de regularização que a Prefeitura está promovendo em diversos loteamentos da cidade. O evento contou com a presença do prefeito Luciano Orsi, do vice-prefeito Beto Santos e do secretário de Desenvolvimento Social e Habitação, Eduardo Assmann.
O mesmo processo já foi realizado com cerca de 130 moradores do Loteamento Renascer e cerca de 80 do Loteamento Recanto da Paz, sendo que na segunda-feira, 10, em ato solene no Gabinete do prefeito Luciano Orsi, 10 moradores do Loteamento Recanto da Paz receberam as escrituras de seus lotes.
Instituído pela Lei Municipal número 1.427 de 22 de julho de 1992 e com contratos assinados em 21 de janeiro de 1993, por 24 anos a área do Loteamento Rio Branco não pode ser regularizada devido a problemas judiciais. Apenas agora, em 2018, graças ao esforço integrado de vários departamentos da Administração Municipal, os moradores estão muito perto de receberem as escrituras dos imóveis, atestando assim o direito pleno e fundamental da propriedade a estes cidadãos.
“Muitas pessoas nos diziam que era impossível fazer essa regularização. Mas não víamos isso como uma coisa impossível. Pelo contrário: víamos como algo necessário, uma área onde precisávamos avançar, enfrentar dificuldades e superá-las, pois, precisávamos resolver essa situação. Esses lotes eram de fato de vocês e, em breve serão de direito. Isso só foi possível graças ao empenho do Município, um compromisso assumido pela Administração Municipal que contou com o empenho da sua área jurídica, da Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação e do Departamento de Planejamento, além do auxílio do Ministério Público e do judiciário. Já fizemos o mesmo processo nos loteamentos Recanto da Paz e Renascer e pretendemos fazer em outros loteamentos. Temos o orgulho de dizer que somos uma Administração Municipal que está investindo em uma política de habitação, dando mais dignidade e segurança aos nossos cidadãos”, definiu o prefeito aos moradores do Loteamento Rio Branco.
Foto: Eder Zucolotto

Galeto Beneficente dos amigos do Serginho rende R$ 7.200

A solidariedade dos campo-bonenses rendeu cerca de R$ 7.200 no Galeto Beneficente realizado no dia 8 de dezembro, por um grupo de amigos do árbitro Sérgio Luis dos Santos. Foram vendidos 806 cartões atendendo as expectativas dos organizadores.
Serginho acompanhou a entrega dos galetos e agradeceu pessoalmente a todos que contribuíram, reconhecendo que esse aporte financeiro será muito importante para ele.  O árbitro esteve internado, no Hospital de Pronto Socorro de Canoas por mais de 40 dias, vítima de agressão de um atleta, quando apitava uma partida de futsal no Ginásio Municipal de Esportes Karl Heinz Kopittke, na noite de 5 de setembro. Em franca recuperação, ele ainda não tem condições de voltar a trabalhar e conta com a dedicação de seus familiares e o apoio de seus inúmeros amigos em Campo Bom e toda a Região.
“Sou muito grato a todos que estiveram ao meu lado, com pensamentos positivos, orando por mim. E agradeço, também, a todos que contribuíram para o sucesso do galeto, pois essa ajuda financeira vem em boa hora”, disse Serginho ao receber os números da promoção.
O grupo de amigos que esteve a frente da promoção do galeto, igualmente, agradece a todos que, de uma forma ou de outra, cooperaram para o sucesso do evento. Muitas pessoas, inclusive que não tinham qualquer vínculo com Serginho, adquiriram cartões, dando mostras do quanto nosso povo é solidário.

Professores em formação desenvolvem projetos em Campo Bom

Elevar a qualidade da formação de professores nos cursos de licenciatura, promovendo a integração entre educação superior e educação básica, além de inserir os licenciados no cotidiano das escolas da rede pública. Estes são os objetivos do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) nas escolas.
O projeto é uma iniciativa da Prefeitura realizada pela Secretaria de Educação e Cultura em parceria com a Universidade Feevale, que desde o mês de setembro, está realizando atividades nas Escolas Presidente Vargas, Morada do Sol e 25 de Julho, proporcionando oportunidades de criação e participação em experiências metodológicas, tecnológicas e prática docente de caráter inovador e interdisciplinar que busquem a superação de problemas identificados no processo de ensino-aprendizagem.
Cada escola conta com oito acadêmicos, acompanhados de um professor supervisor da escola, com planejamento e supervisão também da Universidade. As ações que estão sendo colocadas em prática foram elaboradas pelas escolas, de acordo com suas necessidades, contemplando o subprojeto “Para reinventar o mundo, práticas interdisciplinares”, do eixo “Ambiente”, focando na Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos.
Segundo a estudante de Ciências Biológicas da Universidade Feevale, Bianca Vanoni, de 20 anos, os alunos bolsistas desenvolvem o senso crítico, o espírito investigativo, a criatividade, a partir do contato com o cotidiano das escolas e com professores experientes e da oportunidade de colocar em prática os conhecimentos construídos ao longo do curso. “Começamos o projeto com o tema inicial, “Bacia hidrográfica do Rio dos Sinos”, juntamos os alunos que decidiram participar do projeto e fomos até o banhado próximo da Escola 25 de Julho e conhecemos algumas plantas. Como a escola possui uma réplica do Rio dos Sinos no pátio, então a nossa participação veio agregar o trabalho que já estava sendo realizado”, diz Bianca.
Foto: Fernanda Hescher

Secretaria de Educação homenageia atletas destaque do Programa Acolher

Na quarta-feira, 12, professores e atletas do Programa Acolher foram recebidos no Centro Administrativo pelo prefeito Luciano Orsi, pela titular da Secretaria de Educação e Cultura (SMEC), Simone Schneider, pela coordenadora geral da SMEC, Márcia Tornin e por integrantes do Departamento do Esportes da SMEC, para participarem de uma homenagem aos atletas integrantes do Programa Acolher que se destacaram nas modalidades judô, basquete, handebol, natação futsal e futebol.
Alunos e professores receberam medalhas e troféus pelo belo desempenho no esporte. Além dos atletas, pais que estiveram acompanhando a homenagem, agradeceram a Prefeitura e a Secretaria de Educação pelo apoio ao Programa.
O Programa Acolher é uma oportunidade oferecida para crianças e jovens desenvolverem suas habilidades tanto no esporte quanto na cultura, proporcionando um ambiente de cooperação e respeito no contra turno escolar. Favorecendo uma atuação além do Programa, revelando talentos no esporte.
O prefeito Luciano Orsi agradeceu aos professores e ao trabalho de cada um da SMEC pelo importante papel desempenhado para atender aos integrantes do Programa Acolher. “É muito bom ver que nossa cidade está sendo muito bem representada por esses atletas que fazem ou que um dia já fizeram parte do Acolher, fora da cidade e até mesmo fora do Estado", afirmou Luciano.   
Foto: Patricia Klein

Reunião Inaugural sobre segurança pública acontece quarta-feira


Na quarta-feira, 19, acontece a reunião inaugural do Gabinete de Gestão Integrada Municipal para Segurança Pública (GGI-M) de Campo Bom. A reunião ocorrerá no gabinete do prefeito Luciano Orsi, às 14 horas e terá como pauta o projeto de ampliação e manutenção de vídeo monitoramento. 
A reunião também apresentará o modelo de regimento interno, planejamento do calendário de reuniões para 2019, além de propor ações integradas de fiscalização e segurança urbana, no nível municipal.
O Gabinete de Gestão Integrada Municipal terá como representantes diversos órgãos, incluindo Brigada Militar, Ministério Público, Presidente da OAB–Subseção Campo Bom, Associações de Bairros, Delegado de Polícia, entre outros.

MC Tubarão vence as 12 Horas de Tarumã

A equipe MC Tubarão, mais uma vez, fez bonito nas 12 Horas de Tarumã, disputadas no fim de semana, e trouxe para Campo Bom o título da competição. A equipe foi campeã na geral e na P1 com o #5, de Tiel de Andrade, Julio Martini e Matheus Stumpf. Além disso, levou o título da P3 e um terceiro na geral com o #95 de Lucas Kohl, Hardy Kohl e Marcelo Vianna.
A 38ª edição das 12 Horas de Tarumã foi emocionante, com um duelo a mais de 200 km/h. A equipe teve que imprimir um ritmo muito alto para segurar os ataques do novo protótipo AJR #46, da Mottin Racing, e contou com problemas do rival para se afastar e, com a pilotagem inspirada de Tiel de Andrade, Matheus Stumpf e Julio Martini fez a festa com a primeira colocação e o recorde de voltas com 591 passagens. 
Com um grid de 18 carros, os pilotos tiveram espaço para imprimir uma velocidade recorde na pista. O que também abriu uma guerra de acelerador entre a MC Tubarão e a Mottin com seu novíssimo AJR #46. Christian Castro largou do fundo do pelotão e levou o AJR ao sextou lugar em menos de dez voltas. Chegou a assumir a ponta na madrugada, até Matheus Stumpf assumir o comando do Tubarão e disparar para cima. (com informações de WWW.correiodopovo.com.br)

domingo, 16 de dezembro de 2018

Papai Noel entrega presentes a crianças carentes

Inclusão: Papai Noel cadeirante 
O Natal aconteceu mais cedo para dezenas de crianças carentes de Campo Bom. Isso porque na sexta-feira, no Largo Irmãos Vetter, o Papai Noel entregou presentes para cerca de 200 crianças que escreveram cartinhas com pedidos para o Bom Velhinho. A ação só foi possível graças ao apoio da comunidade, pois duas Árvores Solidárias de Natal foram montadas pela Secretaria de Educação e Cultura (Smec) na Prefeitura. Essas árvores continham bolas coloridas, cada uma contendo o nome de um aluno carente da rede municipal de ensino que fez um pedido ao Papai Noel. Quem retirou uma dessas bolas recebeu no Protocolo Geral da Educação o nome de uma criança e a cartinha dela com o pedido.
Os presentes foram entregues pela Smec, com a participação do Grupo de Voluntárias Elas por Elas, do Papai Noel e de seus ajudantes, como parte da programação do Natal da Integração. A festa contou com pernas de pau, brinquedos infláveis e lanches.
O prefeito Luciano Orsi, o vice-prefeito Beto Santos e os secretários Simone Schneider (Educação), Eduardo Assmann (Desenvolvimento Social) e João Carlos e Silva (Esporte e Lazer), prestigiaram o evento.

sexta-feira, 14 de dezembro de 2018

Primeira Feira Rural Quatro Colônias Norte é sucesso de público

Foi um sucesso de público a primeira edição da Feira Rural Quatro Colônias Norte que aconteceu no domingo, 9, nas dependências do Sitio do Vanderlei Meurer, na Estrada Campo Bom. Com entrada gratuita, a ação proporcionou ao longo do dia o contato dos moradores de Campo Bom e arredores com produtos coloniais, alimentos naturais e produções locais, além de diversas opções de entretenimento em meio à natureza, como show de bandas, caminhada orientada e roteiro de bike. A feira foi uma realização do Grupo de Produtores Rurais do Quatro Colônias Norte com apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur).
Segundo o titular da Sedetur, Henrique Scholz, o saldo da feira foi extremamente positivo. "Tivemos um bom engajamento da comunidade e nos próximos dias a comissão organizadora se reunirá para avaliar a atividade e estudar a possibilidade da realização de novas edições da feira", afirma Scholz. 

Vem aí a 2ª Copa de Futebol Pequeno Gigante

Entre os dias 19 e 26 de janeiro de 2019, Campo Bom receberá a 2ª Copa de Futebol Pequeno Gigante, organizada pela Sulicampe, com apoio da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer. A competição, que já conta com mais de 110 equipes inscritas, será disputada em oito categorias, da Sub-17 (atletas nascidos em 2001) a Sub-10 (2008).
Expectativa dos organizadores é que esta segunda edição do torneio tenha um sucesso ainda maior do que teve em janeiro de 2018, oportunizando à comunidade campo-bonense e também aos atletas, comissões técnicas e visitantes, uma experiência inesquecível. Será uma das maiores competições de categorias de base de futebol do Brasil, reunindo mais de dois mil atletas de cerca de 50 clubes, entre eles Grêmio, Internacional e Palmeiras.
O secretário de Esporte e Lazer de Campo Bom, João Carlos e Silva, ressalta que, a exemplo do que aconteceu em janeiro de 2018, a Copa Pequeno Gigante deverá trazer um incremento importante para a economia da cidade. “Este ano, entre público e participantes, recebemos cerca de 23 mil pessoas ao longo da competição, e na segunda edição esse número deverá ser ainda maior. Isso, com certeza, aquecerá o turismo e a economia local. Em 2018, tivemos uma competição de alto nível  e em 2019, acreditamos, será ainda melhor”, define JC.
A Administração Municipal, para a realização da Copa Pequeno Gigante, cederá os campos de futebol e a estrutura de algumas escolas para alojamento das equipes.

quinta-feira, 13 de dezembro de 2018

Trenzinho Amiguinho percorre novamente as ruas da cidade

Para a alegria tanto de moradores como de visitantes, um símbolo de Campo Bom está de volta. Repaginado, mas com a mesma alegria em percorrer as ruas da cidade, mostrando os lugares turísticos e as belezas de Campo Bom, o trenzinho Amiguinho retornou as atividades durante o primeiro final de semana do Natal da integração. A Administração Municipal promoveu uma completa reforma do transporte, tanto da parte externa como da parte mecânica. O transporte também ganhou uma nova roupagem, estampando agora na sua área externa diversas imagens de pontos turísticos famosos da cidade como o Largo Irmãos Vetter, o CEI e a ciclovia iluminada a noite.
 “Era um projeto da Administração retornar com o Amiguinho, que é um verdadeiro patrimônio de nosso município e que estava desativado desde 2015. O Amiguinho ajuda a promover o turismo e também reforça o orgulho dos campo-bonenses pela nossa cidade e por tudo que ela oferece de melhor”, define o prefeito Luciano Orsi.
Durante este final de ano, o Amiguinho atenderá a comunidade e visitantes nas sextas, das 18h às 21h e nos sábados e domingos, das 16h às 21h, nos dias 14,15,16, 21, 22 e 23. O passeio parte da Avenida Adriano Dias, ao lado do Espaço Cultural Dr.Liberato, passando por locais como o Largo Irmãos Vetter, Ginásio Municipal Karl Heiz Kopittke, as principais avenidas do município e prédios históricos da cidade. O passeio dura em torno de 30 minutos Em 2019 o Amiguinho retornará a partir de 11 janeiro, atendendo sextas, sábados e domingos.

quarta-feira, 12 de dezembro de 2018

Telecentro forma turmas da comunidade


Promover a inclusão digital de pessoas sem acesso às novas tecnologias de informação, além de orientações sobre o bom uso de ferramentas como a Internet. Com essa finalidade, o Telecentro do Espaço Cultural Dr. Liberato oferece cursos que introduzem conceitos básicos de informática e familiarizam os alunos com o uso de ferramentas de comunicação como o smartphone.
As aulas acontecem uma vez por semana, com duração de 1h30min. Na conclusão do curso, os alunos recebem certificado e podem continuar participando das oficinas de acordo com as etapas concluídas.
Segundo a professora de Informática Educativa, Maria Cleusa Bonato Malheiros, o Telecentro Comunitário do Espaço Cultural Dr. Liberato (localizado na Rua dos Andradas, 67, Centro), oferece diversos serviços gratuitos à comunidade, como acesso à internet para consulta e pesquisas em geral, confecção de currículos, realização de cursos e oficinas, entre outras atividades. “Vejo que muitos dos alunos, além do desejo de aprender, gostam de frequentar as aulas para conhecer novas pessoas e cultivar novas amizades” fala Maria.
Para usufruir deste espaço basta comparecer ao local, portando um documento de identificação e comprovante de residência para fazer o cadastro. Podem cadastrar-se pessoas de qualquer idade. Os moradores de Campo Bom também podem realizar a impressão de 10 cópias por mês.  Outras informações e horários podem ser obtidos pelo telefone 3597-4547 ou pelo email telecentro@campobom.rs.gov.br.
Foto: Fernanda Hescher

Loja dos Sonhos presenteou 50 mulheres campo-bonenses

A manhã de sábado (8) foi especial para 50 mulheres campo-bonenses. Elas participaram de uma grande ação social promovida pela Arezzo&Co, em parceria com a Prefeitura e o grupo de voluntárias Elas por Elas, que beneficiou mulheres em situação de vulnerabilidade social. Para isso, a Arezzo&Co montou um espaço chamado Loja dos Sonhos, um comércio elaborado especialmente com diversas seções abastecidas com arrecadações dos times corporativos da empresa e dos parceiros e voluntários.
De posse dos Reais dos Sonhos, um dinheiro cenográfico, elas puderam fazer suas compras na Loja dos Sonhos que contou com seções como autoestima (itens de maquiagem, higiene pessoal e acessórios), alimentação (alimentos não perecíveis), educação (materiais escolares e livros), casa e decoração (cama, mesa e banho), itens de limpeza, presentes (itens variados para crianças, jovens e idosos) e moda (peças de vestuário e sapatos).
Uma das beneficiadas na ação, Daiane Alves da Silva, ficou muito feliz e disse que isso faz bem para a autoestima das mulheres. “Eu estou muito feliz com esse momento, esse dia maravilhoso, com muitos presentes e mimos, isso é muito importante para a gente, e melhora a nossa autoestima. Por isso, agradeço muito a Arezzo, a Prefeitura e todos os voluntários”, definiu Daiane. As mulheres selecionadas são atendidas por programas da Secretaria do Desenvolvimento Social e Habitação do município.
Foto: Eder Zucolotto

Marcha para Jesus reúne centenas de fiéis em Campo Bom

Louvor e adoração. Com a finalidade de reunir fiéis de diversas denominações religiosas, a Marcha para Jesus reuniu centenas de fiéis em Campo Bom. O evento foi organizada pelo Conselho Municipal de Pastores, com apoio da Prefeitura, através da Secretaria de Educação e Cultura, e trouxe às ruas da cidade cristãos que marcharam atrás de três caminhões de som, carregando bandeiras e camisetas com muita energia para adorar e glorificar a Deus.
A celebração aconteceu na tarde de sábado (8), com orações conduzidas por pastores, intercaladas por música gospel nos caminhões de som. Os participantes se encontraram na rua São Luís, próximo a Unimed, e foram "marchando" pela Avenida Brasil, até chegar ao Largo Irmãos Vetter, para os shows.
Na chegada ao Largo, os fiéis puderam conferir o show gospel do grupo Som das Águas e, em seguida, o cantor Delino Marçal.
Segundo Coordenador de Cultura da Smec, Moacir Sarmento, animação não faltou para quem acompanhou a Marcha e os shows. “A Marcha para Jesus é fruto da união de diferentes igrejas evangélicas e faz parte programação do Natal da Integração”, diz Sarmento.
Foto: Fernanda Hescher

terça-feira, 11 de dezembro de 2018

Seguem as inscrições para o Aberto de Vôlei 2019

Encerra no próximo dia 15, o período de inscrições para o 33º Campeonato Aberto de Voleibol Cidade de Campo Bom. Sete equipes já confirmaram presença nesta que uma das mais tradicionais competições de vôlei do Estado. Em 2018 estiveram na quadra do Ginásio Municipal de Esportes Karl Heinz Kopittke equipes de Novo Hamburgo, São Leopoldo, Dois Irmãos, Canoas, Porto Alegre e Gravataí, além das equipes do município.
O Campeonato Aberto de Voleibol acontecerá entre 8 e 31 de janeiro de 2019. Informações sobre inscrições podem ser obtidas pelo fone 99283.5728 ou pelo e-mail smel@campobom.rs.gov.br. As vagas são limitadas e as inscrições se encerram quando atingir o número limite de equipes (12 masculinas e 12 femininas) ou no dia 15 de dezembro.
O secretário de Esporte e Lazer de Campo Bom, João Carlos e Silva, destaca a tradição de mais de três décadas do Aberto, que traz para o município, no mês de janeiro, atletas e simpatizantes da modalidade de várias cidades da Região. “Essa vinda de equipes de fora, com atletas de alto nível, serve de incentivo e fomento para o voleibol local”, afirma JC.

Estação Saúde em recesso entre Natal e Ano Novo

A Estação Saúde, ao lado da Pista Atlética do Parcão, estará em recesso entre os dias 24 de dezembro e 1º de janeiro. As atividades encerram no dia 21 e reiniciam no dia 2 de janeiro.
A Estação Saúde é um espaço para a prática de atividades físicas orientadas por profissionais de educação física, gratuito e aberto a toda a comunidade. Administrado pela Prefeitura, através da Secretaria de Esporte e Lazer (SMEL), o local conta com esteiras, bicicletas ergométricas, cama elástica para jump, halteres (pesos para exercícios de braços), além de um espaço externo com aparelhos de ginástica ao ar livre, incluindo equipamentos adaptados para a terceira idade e pessoas com restrição de movimento.
A academia ao ar livre pode ser utilizada pela comunidade a qualquer horário. Já a Estação Saúde é aberta de segunda à sexta-feira, das 7 às 18h30, recebendo usuários de todas as idades.
O secretário de Esporte e Lazer, João Carlos e Silva, ressalta a importância em investir em espaços como esse, pois isso também é investir na saúde e qualidade de vida da população. 
A idade mínima exigida para usufruir do espaço é de 18 anos, sendo necessário fazer a inscrição com comprovante de residência e identidade. Feito isso, é só agendar horário. Pessoas de outras cidades que trabalham em Campo Bom, também podem frequentar a academia desde que comprovem o endereço de trabalho.