Elevar a qualidade da formação de professores nos cursos de
licenciatura, promovendo a integração entre educação superior e educação
básica, além de inserir os licenciados no cotidiano das escolas da rede
pública. Estes são os objetivos do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação
à Docência (PIBID) nas escolas.
O projeto é uma iniciativa da Prefeitura realizada pela
Secretaria de Educação e Cultura em parceria com a Universidade Feevale, que
desde o mês de setembro, está realizando atividades nas Escolas Presidente
Vargas, Morada do Sol e 25 de Julho, proporcionando oportunidades de criação e
participação em experiências metodológicas, tecnológicas e prática docente de
caráter inovador e interdisciplinar que busquem a superação de problemas
identificados no processo de ensino-aprendizagem.
Cada escola conta com oito acadêmicos, acompanhados de um
professor supervisor da escola, com planejamento e supervisão também da
Universidade. As ações que estão sendo colocadas em prática foram elaboradas pelas
escolas, de acordo com suas necessidades, contemplando o subprojeto “Para
reinventar o mundo, práticas interdisciplinares”, do eixo “Ambiente”, focando
na Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos.
Segundo a estudante de Ciências Biológicas da Universidade
Feevale, Bianca Vanoni, de 20 anos, os alunos bolsistas desenvolvem o senso
crítico, o espírito investigativo, a criatividade, a partir do contato com o
cotidiano das escolas e com professores experientes e da oportunidade de
colocar em prática os conhecimentos construídos ao longo do curso. “Começamos o
projeto com o tema inicial, “Bacia hidrográfica do Rio dos Sinos”, juntamos os
alunos que decidiram participar do projeto e fomos até o banhado próximo da
Escola 25 de Julho e conhecemos algumas plantas. Como a escola possui uma
réplica do Rio dos Sinos no pátio, então a nossa participação veio agregar o
trabalho que já estava sendo realizado”, diz Bianca.
Foto: Fernanda Hescher
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