Em coletiva de Imprensa na tarde desta terça-feira (3), o prefeito Luciano Orsi anunciou a criação da Secretaria Municipal de Segurança Pública. Evento, no Gabinete do Prefeito, contou com a presença de vereadores e autoridades da área da segurança. O prefeito também apresentou o futuro titular da pasta, o ex-delegado regional Rosalino Constante Seara.
A criação desta secretaria, segundo Luciano, era um anseio desde o início da gestão, mas, que só pode ser concretizado agora, após colocar as contas do Município em dia e poder executar essa ação sem comprometer a responsabilidade fiscal da Administração Municipal. "Tivemos esse período de gestão para ampliar a arrecadação e racionalizar gastos, de forma que agora, com um esforço extra, poderemos incluir mais essa ação entre as do projeto Avança Campo Bom, integrando as iniciativas do programa Campo Bom mais Segura. Sabemos que a área da segurança é uma prerrogativa do Estado, mas, após a última divisão de efetivo da BM, quando Campo Bom foi contemplado com apenas um policial, vimos que era preciso dar esse passo, devido a incapacidade do Estado em suprir as necessidades da população diante de sua situação financeira, e ampliar os investimentos que já fazemos para a segurança de nossa comunidade", definiu o prefeito.
Sobre o nome indicado para a pasta, Luciano Orsi afirma ter plena confiança no comprometimento e competência do ex-delegado regional. "Tenho a convicção que Seara irá agregar e aperfeiçoar todo trabalho que já vínhamos desenvolvendo junto as instituições de segurança da cidade e a comunidade". O prefeito ainda discorreu sobre os investimentos e ações já realizados, além dos planos para a área da segurança pública.
Um dos pontos destacados foi em relação a implantação de uma Guarda Municipal. "Iremos estudar a melhor forma de desenvolver nossas forças de segurança, entre elas a elaboração de uma Guarda Municipal. Para isso, faremos um levantamento de custos, estrutura, formação de equipe, definições legais, entre outros aspectos fundamentais para colocar esse sistema em operação. Isso não significa uma substituição da BM, que faz um excelente trabalho, muitas vezes operando acima de suas capacidades, mas sim uma forma de trabalharmos em conjunto pelo bem-estar do cidadão", explicou.
Com 39 anos de serviços prestados na área da segurança pública, Rosalino Seara destaca que tecnologia e integração são as palavras-chave para a área da segurança. "Nossas forças de segurança precisam trabalhar utilizando os recursos tecnológicos e em sintonia, com foco em prevenção, controle e vigilância. Precisamos reverter a situação: não é a comunidade que deve viver estressada, mas sim os bandidos. Pretendo usar a experiência de todos os meus anos dedicados a segurança para um combate efetivo a criminalidade", afirmou Rosalino.
A primeira lotação de Roasalino foi na Delegacia de Polícia de Canela, como Escrivão de Polícia, sendo que, em sequência, esteve lotado na 1ª e 2ª DP de Novo Hamburgo até passar no concurso de Delegado de Polícia em 1991. A primeira lotação como Delegado foi no Município de Nova Bassano. Posteriormente, inaugurou a 2ª DP de Cachoeirinha. Ingressou no Denarc, assumindo, na época, a única Delegacia de Investigação, com atuação em todo o Estado. Após, foi titular da Delegacia de Furto de Veículos do DEIC. A seguir, Diretor da Divisão de Homicídios, respondendo pelas duas Delegacias (Delegacia de Homicídios e de Investigação de Crimes de Aborto), 16ªDP (com área judiciária), respondendo também por várias Delegacias Distritais de Porto Alegre, Titular da DP de Parobé, respondendo pela DP/Nova Hartz e Rolante e por último, 3ª Delegacia de Polícia Regional Metropolitana. Foi professor da Academia de Polícia em Direito Penal e Técnicas de Operações Policiais, sendo coordenador por quatro anos da Cadeira de Técnicas de Operações Policiais. Nos últimos quatro anos, foi diretor da 3ª Delegacia de Polícia Regional Metropolitana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário