Páginas

terça-feira, 10 de setembro de 2013

Moradores atingidos pela enchente pedem apoio na Câmara de Vereadores

Moradores dos bairros Barrinha, Porto Blos, Operária e Vila Rica, atingidos pela enchente do Rio dos Sinos, organizaram uma comissão que está reivindicando junto ao Poder Público providências para que não se repitam os problemas ocorridos no final do mês de agosto.  Na semana passada, um ofício foi encaminhado à Câmara de Vereadores pedindo que haja pressão junto à Administração Municipal na busca de soluções para os problemas das cheias. “Na qualidade de cidadãos que pagam impostos e labutam diariamente, estamos de modo desesperado solicitando a esta Casa Legislativa empenho e dedicação para que haja uma pressão junto ao governo municipal de forma que este estude a possibilidade urgente no sentido de resolver de uma vez por todas os problemas referentes às cheias do Rio do Sinos que assolam, ano após ano, nossa cidade”, diz o ofício assinado por Luiz Carlos Hoffmann da Silva, em nome da Comissão de Moradores.
Luizinho ressalta que as chuvas do final do mês de agosto causaram sérios prejuízos, alagando ruas como a João Correa, Marcos Silvano, Nilo Peçanha, das Flores, José Vargas, Fortunato Gambim, entre outras do bairro Porto Blos. O representante da Comissão de Moradores acredita que o principal motivo para tamanho alagamento seja o aterramento da área antes conhecida como o banhado da antiga antena da Rádio Cinderela. Ele pede que as autoridades competentes analisem a situação e estudem a possibilidade de retirar o aterro  colocado no banhado referido. A Comissão de Moradores defende, também, a  construção de um dique ou muro de contenção desde a Barrinha até o Parque do Trabalhador, numa tentativa de evitar que as águas do Rio dos Sinos voltem a invadir suas casas.

NA CÂMARA

Ainda na semana passada, a Câmara de Vereadores de Campo Bom aprovou dos requerimentos com propostas de ajuda aos atingidos pela enchente. Um dos requerimentos foi encaminhado à ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Helena Hoffmann, solicitando a inclusão das famílias atingidas no Cartão Minha Casa Melhor, da Caixa Econômica Federal.  Embora o cartão seja destinado àqueles que integram o Programa Minha Casa Minha Vida, os parlamentares lembram que há famílias que perderam tudo, ficando sem as mínimas condições de recomeçar o seu dia a dia. O outro requerimento foi encaminhado ao secretário estadual da Segurança Pública, Aírton Michels, pedindo que viabilize a isenção da taxa de segunda via da Carteira de Identidade Civil, às pessoas atingidas pela enchente. A proposta busca atender a necessidade das pessoas que perderam seus documentos na água.


As fotos mostram as marcas da água nas casas, o banhado aterrado e o esgoto a céu aberto.








Nenhum comentário:

Postar um comentário