Páginas

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Dia Nacional Da Consciência Negra

O Dia Nacional da Consciência Negra é comemorado no dia 20 de novembro, em homenagem a Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares. O quilombo era uma localidade situada na Serra da Barriga, em Alagoas, onde escravos se refugiavam. Com o passar dos anos, chegou a atingir uma população de vinte mil habitantes, em razão do aumento das fugas dos escravos.
Tendo sobrevivido por quase um século, o Quilombo dos Palmares foi dizimado, e seu maior líder, Zumbi, assassinado, em 20 de novembro de 1695. Neste cenário original da luta, em 2007, foi construído o Parque Memorial Quilombo dos Palmares – uma espécie de maquete viva, em tamanho natural, instalada em um platô, no alto da Serra, para onde milhares de pessoas acorrem, principalmente, em 20 novembro.
O 20 de novembro primeiramente foi reconhecido, em 1971, pelo Grupo Palmares, de Porto Alegre. Em 1978, durante o Congresso do Movimento Negro Unificado contra a Discriminação Racial, a data foi oficializada em todo o Brasil.
O Rio Grande do Sul está em quinto lugar no número de habitantes negros no Brasil, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No Estado, os negros representam 5,57% da população (se somados os pardos, chega a 16,2%).

Embora seja comemorado o Dia da Consciência Negra, a situação no País ainda é de discriminação econômica e racial. Essa realidade é facilmente comprovada através de estatísticas. Para cada homicídio de indivíduo não negro no Brasil, ocorrem 2,4 homicídios de negros. O dado consta na pesquisa Vidas Perdidas e Racismo no Brasil, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

Nenhum comentário:

Postar um comentário