Páginas

quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Testes rápidos de HIV na quinzena de prevenção a Aids

Pela primeira vez os campo-bonenses poderão realizar o teste rápido de HIV, Sífilis e Hepatite C. O exame, que é realizado só em laboratórios ou de forma rápida somente no pré-natal, será oferecido gratuitamente na próxima terça-feira, dia 10, com o resultado na hora. Nesse dia, das 9 às 17 horas, qualquer campo-bonense poderá realizar o teste no Ambulatório de Infectologia (rua Carlos Cerino Feltes, 338- Centro). A ação faz parte da programação municipal da Quinzena de Prevenção a Aids, alusiva ao Dia Mundial da Aids, 1º de dezembro, e que busca conscientizar a comunidade sobre a importância da prevenção e tratamento do HIV. Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Campo Bom possui 400 casos confirmados de Aids
Além do teste rápido a quinzena será intensa de atividades. Durante esse período a SMS pretende distribuir 10 mil preservativos para os campo-bonenses conscientizando-os sobre a importância de utilizar métodos contraceptivos para evitar doenças sexualmente transmissíveis. A Secretaria também preparou uma maneira inusitada de conscientizar a comunidade. No dia 12, em parceria com uma empresa de ônibus, profissionais da saúde vão abordar os passageiros durante uma viagem de ônibus da linha Imigrante-Quatro Colônias, das 13h40min até as 15h, para conversar sobre a prevenção da Aids. A doença também será tema de uma capacitação direcionada aos profissionais da saúde dentro do Programa de Educação Permanente (PEP) que, nesse mês, abordará o tema Sexualidade na diversidade. A atividade será no dia 5, das 8h às 12h, no auditório Marlise Saueressig.

Antes mesmo de iniciar a Quinzena de Prevenção a Aids um ação foi realizada com os adolescentes da cidade. Os alunos das escolas estaduais 31 de Janeiro e Fernando Ferrari participaram do Caminho das Surpresas, no qual a cada passo descobriram novas informações sobre o HIV, entre as quais métodos de transmissões, prevenções e cura. Durante os quinze dias da programação a SMS também estará intensificando as ações de prevenções da Aids entre a comunidade. "São ações que nunca param durante o ano, mas que nesta quinzena serão intensificadas justamente em virtude da data. O HIV é uma doença muito séria e que não tem cura, mas há muitas maneiras de se prevenir. Durante essa quinzena queremos sensibilizar a comunidade sobre a importância de se cuidar para evitar que esse vírus seja transmitido e afete mais gente”, avisa a titular da SMS Ilaine Pletsch.

Nenhum comentário:

Postar um comentário