Páginas

Educação

segunda-feira, 25 de março de 2013

Campo Bom receberá três prêmios educacionais em data ainda não estipulada

A qualidade de ensino da Rede Municipal de Campo Bom foi reconhecida pelo Instituto Cidadania Brasil, que premiará a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Smec) e duas Escolas Municipais pelas suas ações desenvolvidas. Os três troféus do Prêmio Construindo a Nação 2012 serão entregues em abril, em data ainda não definida. Na categoria Ensino Fundamental, as escolas Marquês do Herval e Centro de Educação Integrada (CEI) conquistaram 1º e 2º lugar respectivamente, e a Smec ficou em 1º lugar na categoria Políticas Públicas e Privadas. O objetivo do Prêmio é valorizar as ações que as escolas realizam com a presença dos alunos buscando a solução de problemas da comunidade em que estão situadas, além de valorizar o papel do educador no processo de formação do seu aluno como cidadão.
Campo Bom foi duplamente premiado na categoria Ensino Fundamental. A EMEF Marquês do Herval conquistou o 1º lugar com o trabalho “Bairros dos Gringos, História e Evolução – Atlas Digital Histórico, Geográfico e Ambiental”, que surgiu com o intuito de promover o conhecimento, a valorização e o resgate e divulgação da cultura local da comunidade Gringos. Em 2º lugar ficou o CEI com o projeto “Mucker”, sobre a história do Conflito dos Mucker. A iniciativa de atender a comunidade de Campo Bom no acesso à informatização e às Tecnologias da Informação e Comunicação, da Smec, conquistou o 1º lugar no Prêmio na categoria Políticas Públicas e Privadas.
Fonte: Site da Prefeitura de Campo Bom

 

sexta-feira, 22 de março de 2013

Rede estadual não terá férias durante Copa do Mundo de 2014

As aulas da rede estadual de ensino não serão interrompidas, com concessão de férias aos estudantes, durante a realização do Mundial de Futebol, entre os dias 12 de junho e 13 de julho de 2014. De acordo com o secretário de Estado da Educação, Jose Clovis de Azevedo, a prioridade na rede estadual será o cumprimento dos 200 dias letivos, atendendo à Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB).
Nos dias de jogos do Brasil, conforme o secretário, as escolas poderão instalar telões em suas dependências, reduzir o horário ou suspender as aulas. A decisão sobre qual medida será adotada ainda será tomada. "A LDB não pode ser sobreposta pela Lei Geral da Copa, e a interrupção das aulas durante 30 dias poderia se refletir em descontinuidade do aprendizado, prejudicando estudantes", resume Azevedo. O calendário escolar de 2014 será definido no decorrer do segundo semestre.
Fonte: Site do Governo do RS

 

terça-feira, 19 de março de 2013


Ampliação e reforma da Escola Presidente Vargas em fase de conclusão


Estão praticamente prontas as obras de ampliação e reforma da Escola Municipal de Ensino Fundamental Presidente Vargas, no bairro Operária, e que já proporcionam um melhor ambiente de estudos e convivência para os alunos e professores. Ao começarem o ano letivo, eles se depararam com novas salas de aula já em funcionamento e espaços mais amplos e bonitos. A previsão de entrega das melhorias é abril. “Até já me perdi aqui, de tão grande que está”, conta Raquel Ribeiro de Almeida, estudante do 6º ano. A jovem está ansiosa pela finalização das obras e não vê a hora de aproveitar os espaços, principalmente o novo laboratório de ciências. “Queríamos muito um laboratório de ciências e ele vai ser maior e mais bonito do que esperávamos”, comemora a aluna que gosta muito da disciplina e já sonha em aprender mais com o auxilio do microscópio.
A diretora Neuza Thomas conta que a expectativa é grande também para os familiares e moradores locais. “Além das salas teremos espaços para projetos de contraturno como dança, flauta e coral musical. Fico feliz porque a comunidade merecia uma escola como ficará a nossa”. Há 24 anos como professora da Presidente Vargas, Norma Pereira acompanhou o desenvolvimento do local e comemora a evolução. “Quando cheguei aqui não tinha nem ginásio, já fizeram muita coisa aqui, hoje a escola está organizada, com equipamentos melhores, salas amplas. Temos um ambiente bom e bonito, que não é o principal, mas muito importante para os estudos”, declara.
Investimento de R$ 1,1 milhão para garantir mais qualidade
Para atender os aproximadamente 450 estudantes com mais qualidade, conforto e modernidade, a Prefeitura de Campo Bom investiu mais de R$1,1 milhão nas obras de reforma e ampliação da escola Presidente Vargas que terá área total de 2.300m². São três novas salas de aula, salas multifuncionais, laboratório de ciências, além de reforma e ampliação da biblioteca, secretária, direção e coordenação, adaptações para a acessibilidade para cadeirantes, construção de cozinha com despensa, lavanderia e depósito, nova instalação elétrica, fachada, pintura e telhado, entre outras melhorias estruturais.
Fonte: Site da Prefeitura de Campo Bom

 

quarta-feira, 13 de março de 2013


Nesta quinta tem palestra para professores da rede municipal

Os diretores e coordenadores da rede municipal de ensino de Campo Bom participarão de uma palestra motivacional na quinta-feira, dia 14 de março. O escritor Laerte Santos falará sobre os verdadeiros valores da vida, como família, amigos e amor. Laerte escreveu os livros “O vendedor de chapéu”, “Os verdadeiros valores da vida” e a coletânea “Lições”. A palestra “Os valores da vida” será às 18h no auditório Marlise Saueressing, localizado no Complexo Cultural do CEI.
Fonte: Site da Prefeitura de Campo Bom

 

segunda-feira, 11 de março de 2013


Painel trata sobre os novos desafios da Educação

Na quarta-feira, dia 13, a Aprendente Gestão da Aprendizagem realizará o Painel “Educação: perspectivas e desafios da gestão”. O professor Dorival Adair Fleck, de São Leopoldo; o diretor do Instituto Superior de Educação Ivoti (Isei), Manfredo Wachs; a secretária de Educação de Campo Bom, Eliane dos Reis; a coordenadora pedagógica e consultora em Educação, Ana Paula Picheth, de Curitiba; e o diretor da Aprendente, Marcelo Augusto Fröhlich; estarão debatendo aspectos relevantes para os novos gestores que assumem as secretarias municipais, bem como, aos profissionais que atendem o setor público ou privado.
A coordenação da mesa ficará a cargo da diretora da Aprendente, Raquel Dilly Konrath. “A proposta é integrar as redes e profissionais da região e pensar na promoção de bons resultados nas escolas, com reflexo direto na vida profissional e pessoal dos envolvidos”, destaca. O encontro é aberto a todos os interessados, das 14h às 16h, na Sala de Conferência do Isei (Rua Júlio Hauser, 171 - Ivoti). A entrada é franca. Mais informações pelo telefone 9226-3376.
SERVIÇO:
Painel “Educação: Perspectivas e desafios da gestão”
Dia 13 de março (quarta-feira)
14h às 16h
Sala de Conferências do Instituto Superior de Educação Ivoti (Isei) – Rua Júlio Hauser, 171, Ivoti
Entrada franca
Informações: 9226-3376

 

domingo, 10 de março de 2013


Pré-Vestibular gratuito do Governo do Estado abre inscrições na próxima segunda-feira

A partir desta segunda-feira (11), estarão abertas as inscrições para o Universidade Já, curso pré-vestibular gratuito oferecido gratuitamente pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos (SJDH). Os interessados podem se inscrever até 27 de março, pelo site www.universidadejars.com.br.
Para participar, os candidatos precisam estar cursando o terceiro ano ou tenham concluído o Ensino Médio em escola pública, sem ainda terem ingressado na universidade. É necessário, ainda, ter disponibilidade para frequentar as aulas de segunda a sexta-feira. Serão destinadas reserva de vagas (cotas) para candidatos autodeclarados negros, com deficiência e indígenas. Também haverá vagas para egressos da Fundação de Atendimento Sócio Educativo (Fase).
Após a inscrição no site, o candidato deve encaminhar os seguintes documentos: cópia do CPF e Identidade, histórico do Ensino Médio ou boletim e um comprovante de renda. No edital, constará os endereços em cada cidade para o envio da documentação. Os critérios de seleção incluem análise do histórico escolar do Ensino Médio e da renda socioeconômica familiar - não é aplicada prova. A lista dos selecionados será divulgada no dia 9 de abril e as matrículas serão realizadas em dois dias: 10 e 11 de abril de 2013.
O curso Universidade Já contabilizou 453 aprovações neste ano entre Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Sisu e ProUni, inclusive em instituições de ensino fora do Estado. Entre os aprovados, encontram-se muitas histórias de superação. Um exemplo é Aline Maciel da Silva, que havia 10 anos não estudava. Como técnica de saúde bucal, sonhava em ser dentista. Depois de fazer o pré-vestibular gratuito, Aline foi aprovada em Odontologia na UFRGS.
O curso prepara os alunos para vestibulares e Enem e oferece 1,8 mil vagas, disponíveis em 18 cidades do Estado: Porto Alegre, Canoas, São Leopoldo, Sapiranga, Alvorada, Tramandaí, Pelotas, Santa Maria, Agudo, Tupanciretã, Cachoeira do Sul, São Gabriel, Bagé, Santana do Livramento, Alegrete, São Luiz Gonzaga, Três Passos e Frederico Westphalen. Informações pelo site www.universidadejars.com.br ou pelo telefone 51 3226 1199.
Fonte: Site do Governo do RS

 

quarta-feira, 6 de março de 2013


Alunos recebem kits escolares da Prefeitura


Aproximadamente 600 alunos da rede municipal de ensino e integrantes de famílias de baixa renda, receberam materiais escolares novos da Prefeitura de Campo Bom por meio de kits escolares contendo cadernos, lápis, apontador, lápis de cor, cola, régua e folhas de ofício. A entrega aconteceu terça-feira, dia 5 de março, no Ginásio Municipal Karl Heinz Kopittke.  “O prefeito determinou que nenhuma criança ficasse sem estudar por falta de material escolar, por isso, estamos entregando aos alunos o material básico necessário para que possam ir à aula e aprender”, explica o titular da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Habitação (Sedsh), Francisco Silva, que coordenou o trabalho de entrega. A iniciativa da Sedsh de fornecer esse reforço escolar para os estudantes que não tem condições de adquiri-lo, acontece pelo quarto ano consecutivo.  Desde 2010 foram entregues quase 2.500 kits.

Clair Rodrigues da Costa foi buscar os kits que os seus cinco filhos ganharam. “É a primeira vez que eles ganham os materiais e estamos muito felizes. É complicado comprar o que todos precisam, pois são muitos. Antes cada um tinha um caderno, agora eles ganharam esse kit completo”, comemora a mãe dos estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Santos Dumont. O kit foi entregue para famílias indicadas pelas escolas conforme a necessidade. A titular da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, Elaine dos Reis, conta que alguns alunos faltavam porque não tinham material escolar. “Às vezes a família não tem condições de comprar e eles ficavam com vergonha. Então pedimos que eles valorizem o material, que cuidem e usem bastante”.
O prefeito Faisal Karam conversou com os pais e responsáveis sobre a importância da educação para a vida dos jovens. “Significa muito para nós sabermos que essas crianças estão estudando, por isso, façam os seus filhos estudarem, é a única coisa que vocês poderão dar para garantir o futuro deles. Valorizem a oportunidade que o governo tem dado”, pediu o prefeito. Os estudantes que foram contemplados com kits, mas não retiraram ainda, precisam solicitar para a direção da respectiva escola.
Fonte: Site da Prefeitura de Campo Bom

 

sexta-feira, 1 de março de 2013


Sorteio de vagas para Educação Infantil: cerca de 80% das crianças da fila foram contempladas


Cerca de 80% das crianças que estavam aguardando por vagas nos Berçários 1 e 2 da rede municipal foram contempladas no sorteio público realizado na noite de quinta-feira (28), no Largo Irmãos Vetter. Este índice, segundo a titular da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Smec), Eliane dos Reis,é positivo comparativamente à realidade de cidades da região. Segundo ela, das 22 turmas existentes, 10 foram preenchidas sem a necessidade de sorteio, situação que agradou aos pais que compareceram ao Largo para acompanhar o processo público.
Eliane dos Reis disse que as crianças que não foram sorteadas serão automaticamente selecionadas no ano que vem. “No mês de dezembro vamos chamar os que não foram sorteados para efetivar a matrícula e assim, não precisando participar do sorteio novamente”, explicou.  A matrícula dos alunos sorteados deverá ser feita de 4 a 8 de março, na própria escola em que a criança foi sorteada. As aulas começarão no dia 11, com adaptação, ou seja, em período reduzido de aula, quando os pais ficam presentes nos primeiros dias de vivência na instituição.
Fonte: Site da Prefeitura de Campo Bom

 

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013


EJA terá turmas diferenciadas em Campo Bom

Buscando qualificar cada vez mais o ensino básico no município, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Smec), adotou em 2013 uma atenção diferenciada aos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Neste ano, as sete turmas da formação especial – uma de anos iniciais e seis de anos finais – serão divididas por faixas etárias. Duas turmas serão exclusivas para adultos, maiores de 18 anos, enquanto as demais serão compostas por alunos adolescentes. Ao todo, 160 alunos estão matriculados no EJA, que é realizado na escola Borges de Medeiros à noite. Segundo a titular da Smec, Eliane dos Reis, essa adaptação foi necessária em função das demandas observadas pelos professores em sala de aula. “Levamos em conta que as necessidades de aprendizado de adultos e de adolescentes são diferentes, e, principalmente, os interesses deles, os assuntos tratados em aulas que chamam mais atenção de uns e de outros. Além disso, a separação evita casos de insociabilidade de adultos que se isolam em turmas com muitos adolescentes ou vice-versa”, explica Eliane.
A secretária ressalta que mesmo o EJA estar atendendo toda a cidade este ano, o número de alunos nas turmas está diminuindo, o que é positivo, já que o EJA é um reforço apenas para aqueles que não tiveram uma educação escolar regular. “É uma contagem inversa, quanto menos alunos tiverem na EJA, melhor”, explica Eliane. As modificações feitas nas turmas este ano visam melhorar as condições de ensino dos adolescentes e adultos alunos do ensino fundamental.
Fonte: Site da Prefeitura de Campo Bom

 terça-feira, 26 de fevereiro de 2013


Aulas na rede estadual iniciam nesta quarta

O ano letivo nas escolas da rede estadual, segundo a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) do Rio Grande do Sul, irá de 27 de fevereiro a 20 de dezembro. O primeiro semestre de aulas está previsto para o período entre 27 de fevereiro e 12 de julho. O segundo semestre será de 29 de julho a 20 de dezembro. Os alunos terão férias de inverno entre 13 e 28 de julho e os professores, formação pedagógica entre os dias 15 e 19 de julho e recesso escolar entre os dias 20 e 28 de julho.
As escolas poderão utilizar até 10 sábados em 2013 para integralização do calendário, que deve ter pelo menos 200 dias letivos e 800 horas de carga horária mínima. As escolas têm autonomia para definir seu calendário, desde que cumpridas as orientações da mantenedora e as exigências relativas à carga horária e dias letivos.

 

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013


Escola de Arte-Educação com matrículas abertas

Cerca de 20 cursos oferecidos - Foto: Divulgação

Que tal ocupar o contraturno das aulas com atividades artísticas, esportivas ou recreativas de qualidade, desenvolver uma habilidade e quem sabe descobrir um talento, tudo isso totalmente de graça? Em Campo Bom isso é possível, por meio da Escola de Arte-Educação (EAE), instituição criada pela Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Educação (Smec) e que atende alunos das três redes de ensino – municipal, estadual e particular – e oferece cerca de 20 cursos gratuitos como balé, street dance, violão, violino, teclado técnica vocal, teatro, ginástica olímpica entre outros. A Escola de Arte-Educação está com vagas abertas para novos alunos a partir do dia 27 de fevereiro (confira abaixo). Já para os alunos que querem continuar na escola, as rematrículas ocorrem nos dias 25 e 26. O início das aulas será no dia 4 de março.
A escola também desenvolve projetos de reconhecimento municipal e regional, como a Camerata, que envolve alunos dos cursos de música e o Grupo de Dança Gaúcha. "Este é um espaço de descobertas e desenvolvimento de potenciais", comenta a coordenadora da EAE, Sandra Volkmer. Os cursos de Psicomotricidade e Ballet estão abertos a alunos a partir de 5 anos e os demais a partir dos 6 anos. A EAE fica no 2º andar do Complexo Cultural do Centro de Educação Integrada (CEI), na Avenida dos Estados, 1080, Centro. Informações pelo telefone 3597-0462, ou pelo e-mail escoladearte-educação@campobom.rs.gov.br.
MATRÍCULAS – Para os alunos novos, mas que residam em Campo Bom. Será dias 27 e 28 de fevereiro, das 8h às 11h e das 13h30min às 20h. É preciso levar atestado de frequência escolar, cópias de comprovante de residência e certidão de nascimento e uma foto 3x4 recente. Será respeitada a prioridade
REMATRÍCULAS – Para alunos que concluíram o ano letivo de 2012 na EAE. Será nos dias 25 e 26 de fevereiro, das 8h às 11h, e das 13h30min às 20h. É preciso levar atestado de frequência fornecido pela escola regular e cópia de comprovante de residência. Será respeitada a ordem de chegada dos pais ou responsáveis para efetuar a rematrícula, e portanto não é garantida a vaga no mesmo curso do aluno.
Cursos:
ABC das Artes
Arte-artesanato
Ballet
Banda Marcial
Cinema
Dança Estilo Livre
Dança Aérea
Flauta
Ginástica Olímpica
Percussão - Bateria
Pintura em Tela
Psicomotricidade Relacional
Desenho
Street Dance
Teatro*
Teclado
Técnica Vocal
Violão
Violino
* Cursos também abertos à comunidade

Fonte: Site da Prefeitura de Campo Bom

 

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013


Morada do Sol ganha sua escola de Ensino Fundamental


Investimentos de mais de R$ 2 milhões - Foto: Divulgação
Este ano o início das aulas do Ensino Fundamental começou diferente em Campo Bom. No mesmo dia em que a criançada voltou para as escolas e pôde rever colegas e professores, a comunidade do bairro Morada do Sol viu realizado um sonho antigo: recebeu da Prefeitura uma escola de Ensino Fundamental totalmente nova. Em cerimônia realizada segunda-feira à noite, dia 18, e que foi marcada pela grande presença da comunidade, a Administração Municipal inaugurou sua 42º escola municipal da cidade, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Morada do Sol. A moderna unidade construída atenderá os estudantes da região leste do município e representará um acréscimo de mais 280 vagas para alunos campo-bonenses do 1º ao 9º ano. A instituição, que demandou um investimento de mais de R$ 2 milhões da Prefeitura, iniciou seu ano letivo nesta terça-feira, dia 19, e atenderá neste ano somente turmas do 1º ao 5º ano.  
Segundo a titular da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, Eliane dos Reis, que estava presente da inauguração, os anos finais serão incluídos a partir do ano que vem, gradualmente. “Este ano a escola inicia com os anos iniciais e o ano que vem vamos implantando gradativamente do 6º ao 9º ano”. Para ela, a escola é uma grande conquista da comunidade, da Administração e também da rede de ensino. "Estamos extremamente felizes. Esta escola é uma enorme conquista", diz, referindo-se ao fato da Morada do Sol ser a primeira instituição de ensino fundamental construída pela atual administração que investiu na construção de outras unidades de educação infantil e ampliou e reformou diversas escolas de ensino fundamental. "Mas construção, do zero, esta é a primeira, por isso é tão especial e tão maravilhoso poder ver se concretizar este grande sonho desta comunidade, que se organizou para conseguir a escola”, ressaltou Eliane. 
A instituição localizada no loteamento Morada do Sol (Avenida Municipal, 250) é uma escola  adaptada e inovadora em diversos itens. Dentro dos seus 1.135,90 metros quadrados de área construída estão contempladas sete salas de aula, sala de informática, biblioteca, sala de reforço, sala de apoio pedagógico, recepção, secretaria, direção, coordenação pedagógica, sanitários com acessibilidade, cozinha, despensa, depósito, lavanderia, pátio coberto e quadra poliesportiva. A diretora da escola, Aline de Moraes, aproveitou a noite de ontem para agradecer a oportunidade de gerir a nova escola e também explicou como o trabalho irá ser desenvolvido na instituição. “Gostaria de dizer que não será simplesmente um trabalho de direção, mas sim um trabalho conjunto com comunidade e professores. Tenho orgulho de dizer que sou fruto desta rede, pois estudei desde a pré-escola até o 8º ano na rede municipal, onde fui formada como cidadã”, contou emocionada.
O prefeito Faisal Karam, mais uma vez, reforçou a importância do grande investimento em educação no município. “Acreditamos que priorizar a educação é o melhor caminho, pois entendemos que a educação é o único caminho que o país tem para crescer e os filhos de vocês, sem dúvida nenhuma, farão a diferença num país onde falta educação, saúde e segurança. Com uma boa formação eles terão mais capacidade e oportunidade de lutar por um futuro melhor e cabe a nós do poder público, darmos a oportunidade para os filhos de vocês crescerem como cidadãos”, reforçou o prefeito. Faisal também relembrou que a nova escola foi um pedido da comunidade. “Hoje é um dia muito gratificante para nós, porque há dois anos foram vocês que escolheram essa obra no Conselho Comunitário e ela foi realizada”, lembrou.
Em 2011 a Administração entregou à comunidade a 41ª unidade de ensino: a Escola de Educação Infantil Santo Antônio, que atende 160 alunos e na qual foi investido cerca de R$ 1 milhão em obra.
Famílias comemoram a conquista
A industriaria Marli Lima de Moraes, 42 anos, não tirava o sorriso do rosto na noite de ontem, quando foi com o filho conhecer as dependências da nova escola do bairro onde mora. Ela é mãe de Kauê, 10 anos, que estudará na turma de 5º ano da EMEF Morada do Sol. “É muito bom ter uma escola no bairro, agora vai ficar muito mais fácil para a gente, com nosso filho pertinho. Nossa família está muito feliz e a escola ficou maravilhosa”. Como a mãe, o pequeno Kauê também não conseguia esconder a felicidade e ansiedade de iniciar os estudos na nova escola. “'To' bem ansioso para começar aqui e feliz porque meus amigos também vieram para essa escola. Agora posso vir caminhando até a escola todos os dias”, conta o pequeno garoto.
A campo-bonense aposentada Lori Terezinha Hoffmann, 65 anos, também comemorou a conquista. Ela tem uma neta de 9 anos que começará na escola no ano que vem. “Achei muito linda a escola, tem um espaço bem grandioso e preparado para as crianças. Por dentro também é muito legal. Valeu muito a pena o investimento da Prefeitura. Para os moradores aqui do bairro é muito bom, pois os pais poderão deixar os filhos em uma escola perto de casa. Estamos muito felizes”, comemora.
Fonte: Site da Prefeitura de Campo Bom

 

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013


Mais de 7.000 estudantes de volta às salas de aula


Cerca de 7 mil alunos voltaram às aulas - Foto: Divulação
A rotina nas escolas municipais de Ensino Fundamental de Campo Bom está voltando ao normal. Mais de 7.000 alunos do 1º ao 9º ano, e também 120 da Educação de Jovens e Adultos (EJA), voltaram para as salas de aulas nesta segunda-feira em 19 das 20 escolas de Educação Fundamental do município. Em função da inauguração da escola Morada do Sol – a 42º escola da rede municipal de Campo Bom, que ocorreu na noite desta segunda-feira – cerca de 280 alunos voltam às aulas nessa escola a partir desta terça-feira (19). “Eu já estava com saudade dos colegas e dos professores, gosto muito quando começa um novo ano e acho que esse ano vai ser muito legal”, comemora Luana Campos Conceição, de 12 anos, aluna do 5º ano da escola Rui Barbosa. A colega dela, Ketlin Domingues, de 11 anos, elogia as mudanças que os alunos encontraram na escola ao voltarem: “As salas de aula estão diferentes, estão pintadas e muito bonitas”, conta. Na escola Rui Barbosa, a manhã foi de reunir os alunos para dar as boas-vindas, apresentar os novos professores e conversar sobre as normas da escola, explicou a diretora, Lizandra Gottlieb.
As escolas realizaram diversas atividades para receber os alunos no início do ano letivo na manhã e na tarde desta segunda. Na escola Borges de Medeiros, por exemplo, os alunos se reuniram no ginásio para receber as boas-vindas e puderam curtir a apresentação teatral Quem escondeu a floresta?, apresentação que volta ao palco da escola na noite de hoje, quando alunos do EJA voltam às aulas. Para os estudantes do turno da tarde, a recepção dos alunos foi com um show de mágica. “Todo ano fazemos alguma atividade pra receber os alunos, é tradição, e também aproveitamos para conversar com eles e explicar como será o ano”, conta a diretora Morgana Rodrigues da Silva.
O prefeito Faisal Karam ressalta que a Educação foi a área que recebeu a maior parte dos recursos em sua primeira gestão, e que continuará dando prioridade a essa área durante este segundo mandato. “Entendemos que educação é a base de uma sociedade melhor”, define Faisal. A titular da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Smec), Eliane dos Reis, lembra que de nada adiantaria o investimento em estrutura física e equipamentos se a rede municipal de ensino não contasse com uma equipe de educadores bem preparada. “Aqui em Campo Bom temos a tecnologia como uma grande aliada do ensino, que nos fornece importantes ferramentas para educação, embora tenhamos sempre em vista que a relação com o outro ainda é o fundamental no processo de educar”, define Eliane.

 

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013


Aulas na Feevale começam nesta quarta-feira

As aulas na Feevale e na Escola de Educação Básica Feevale – Escola de Aplicação começam nesta quarta-feira (20). Já os cursos do Centro de Idiomas serão realizados a partir de 27. Na primeira semana de aula, uma equipe do Núcleo de Relacionamento da Feevale estará no hall do prédio Lilás, no Campus II, para auxiliar os acadêmicos no consulta à salas, tirar dúvidas e prestar informações. No Campus I, as dúvidas e consultas podem ser feitas no setor de Atendimento. Já o Núcleo de Marketing Digital preparou o site www.feevale.br/voltaasaulas, que servirá para orientar os estudantes neste início de semestre letivo. O site traz, por exemplo, um mapa atualizado do Campus II, com informações sobre o que há em cada um dos prédios, e links para os perfis da Instituição nas redes sociais. Além disso, o FES-Pravaler estará realizando ações de volta às aulas, com informações sobre o programa: do dia 20 ao 22, das 18h às 21h30min, haverá distribuição de algodão doce. Já nos dias 25 e 26, será instalada uma pista de autorama no hall do prédio Lilás, com distribuição de brindes e atividades das 10h às 21h. No FES-Pravaler, o acadêmico pode pagar metade da mensalidade, sem juros, no dobro do tempo. Mais informações no site www.fespravaler.com.br.

 sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013


Início das aulas na rede estadual acontece dia 27

O ano letivo nas escolas da rede estadual, segundo a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) do Rio Grande do Sul, irá de 27 de fevereiro a 20 de dezembro. As 30 Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) já estão preparadas para receber os professores que voltam ao trabalho dia 25, com reuniões de planejamento e formação pedagógica.

O primeiro semestre de aulas está previsto para o período entre 27 de fevereiro e 12 de julho. O segundo semestre será de 29 de julho a 20 de dezembro. Os alunos terão férias de inverno entre 13 e 28 de julho e os professores, formação pedagógica entre os dias 15 e 19 de julho e recesso escolar entre os dias 20 e 28 de julho.
As escolas poderão utilizar até 10 sábados em 2013 para integralização do calendário, que deve ter pelo menos 200 dias letivos e 800 horas de carga horária mínima. As escolas têm autonomia para definir seu calendário, desde que cumpridas as orientações da mantenedora e as exigências relativas à carga horária e dias letivos.

 

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013


Escola da Morada do Sol será inaugurada nesta segunda

Escola receberá 280 alunos - Foto: Divulgação

A comunidade do bairro Morada do Sol ganha nesta segunda-feira (18), uma nova Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF). A unidade que atenderá aos estudantes da região leste do município será a 42º instituição de ensino municipal de Campo Bom e representará um acréscimo de mais 280 vagas para estudantes campo-bonenses. A obra, que demandou recursos de cerca de R$ 1,8 milhão da Administração Municipal, atenderá alunos do 1º ao 5º ano, que iniciarão os estudos excepcionalmente no dia 19 (a rede municipal volta às aulas no dia 18), e amplia para 42 o número de escolas municipais campo-bonenses que era de 40 em 2009. Em 2011 a Administração entregou à comunidade a 41ª unidade de ensino: a Escola de Educação Infantil Santo Antônio, que atende 160 alunos e na qual foi investido cerca de R$ 1 milhão em obra.  A solenidade de inauguração da EMEF Morada do Sol (Avenida Municipal, 250) está prevista para as 19 horas.
O prefeito Faisal Karam destaca que a estrutura da nova escola foi projetada para oferecer o que existe de melhor em termos de espaço de estudo e acessibilidade. “A construção de uma escola de ensino fundamental era uma antiga reivindicação de moradores da região. A educação foi a área que recebeu a maior parte dos recursos em nossa primeira gestão e continuará sendo assim durante este segundo mandato, pois entendemos que educação é a base de uma sociedade melhor”, define Faisal.
Para a comunidade, as condições do espaço, proximidade e  qualidade do ensino municipal, são quesitos já avalizados. É o caso da comerciante Teresinha Gomes, 31 anos, que terá  dois filhos estudando na nova instituição: Rafael, 6, e Priscila, 8. “Essa escola é uma verdadeira benção. Agora não precisaremos mais levar nossos filhos pra estudar em outro bairro. Além disso, ela ficou linda, com quadra coberta e tudo. A gente só tem coisas pra comemorar aqui no bairro, com os asfaltos, a escola infantil, e outros melhorias que o bairro vem recebendo”, celebra Teresinha.
A instituição do loteamento Morada do Sol é uma escola adaptada e inovadora em diversos itens. Dentro dos seus 1.135,90 metros quadrados de área construída estão contempladas sete salas de aula, sala de informática, biblioteca, sala de reforço, sala de apoio pedagógico, recepção, secretaria, direção, coordenação pedagógica, sanitários com acessibilidade, cozinha, despensa, depósito, lavanderia, pátio coberto e quadra poliesportiva.
Fonte: Site da Prefeitura de Campo Bom

 

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013


Vice-prefeito destaca a qualificação dos professores na abertura do ano letivo

O vice-prefeito Marcos Riegel, que fez a abertura oficial do Ano Letivo, nesta quinta-feira (14) ,destacou que a Educação continuará sendo a pasta a receber maior parte dos recursos da Administração Municipal, a exemplo dos primeiros quatro anos de gestão, mas que de nada adiantaria o investimento em estrutura física e equipamentos se a Rede Municipal de Ensino não contasse com uma equipe de educadores tão bem motivada e preparada. “Educação é transformar, preparar para o futuro. Aquele profissional que está preocupado com o desempenho da criança, tanto dentro como fora da escola, é um educador pela essência da palavra”, afirmou. A titular da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Smec), Eliane dos Reis, lembrou aos profissionais que o grande desafio dos educadores é valorizar as relações humanas. “A tecnologia é uma grande aliada do ensino e nos fornece importantes ferramentas para educação, mas temos de ter em vista que a relação com o outro ainda é o fundamental no processo de educar”, definiu Eliane.

 

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013


Cerca de 7.000 estudantes voltam às aulas na segunda-feira

Palestra no CEI - Foto: Divulgação
Na próxima segunda-feira (18), cerca de 7.000 estudantes do Ensino Fundamental voltarão às aulas nas 20 escolas da Rede Municipal de Campo Bom. Os profissionais responsáveis por esses alunos, cerca de 800, iniciaram suas atividades nesta quinta-feira, reunidos no auditório Marlise Saueressig, no Centro de Educação Integrada (CEI). No dia 5, 300 profissionais das 22 escolas municipais de educação infantil do município assistiram no auditório do CEI à palestra com o tema Caminhos que levam à superação ministrada pela psicopedagoga Isabel Cristina Hierro Parolin, profissional que deve retornar ao CEI nesta quinta, no turno da tarde, quando fala aos professores do ensino fundamental.
A programação desta quinta iniciou às 8h30min com uma palestra do professor Osvino Toillier, presidente do Sindicato do Ensino Privado Gaúcho. Educador, escritor e palestrante, Osvino Tollier é formado em Letras, com especialização em Administração Escolar e Gestão pela Qualidade, e palestrará sobre motivação no ensino. No período da tarde, a partir das 13h30min, está programada a palestra da psicopedagoga Isabel Cristina Hierro Parolin. Isabel, que é professora, pesquisadora e que também atua como psicopedagoga clínica e consultora institucional de escolas públicas e privadas em vários estados brasileiros promovendo qualificação dos educadores, discorrerá sobre a superação na arte de ensinar.

 

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013


Começam as matrículas do Ensino Fundamental em Campo Bom

Nesta terça e quarta-feira, dias 5 e 6 de fevereiro, ocorre o primeiro período de matrículas de alunos do Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede municipal de Educação de Campo Bom. As matrículas, que serão oferecidas para alunos do 1º ao 9º, poderão ser feitas em todas as escolas municipais de Ensino Fundamental, das 8 às 11 horas e das 13 às 20 horas. Neste ano estão sendo oferecidas aproximadamente 430 vagas para alunos da EJA e do Ensino Fundamental, sendo que em 2013 as turmas de EJA serão proporcionadas apenas na Escola Municipal Borges de Medeiros.

Além das matrículas do Ensino Fundamental, também poderão ser realizadas as matrículas para Educação Infantil turno parcial (somente à tarde) para turmas de Maternal 3 e jardim A, que serão oferecidas nas escolas municipais Dom Pedro II, Dona Augusta, Esperança, Marquês do Herval e 25 de Julho. A documentação necessária para efetuar a matrícula será original e cópia da certidão de nascimento, comprovante de residência (em nome do pai, mãe, responsável ou contrato de locação) e atestado de transferência ou histórico escolar do aluno.

 

sábado, 2 de fevereiro de 2013


Terça e quarta-feira ocorrem as matrículas do Ensino Fundamental


Na terça e quarta-feira, dias 5 e 6 de fevereiro, ocorre o primeiro período de matrículas de alunos do Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede municipal de Educação de Campo Bom. As matrículas, que serão oferecidas para alunos do 1º ao 9º, poderão ser feitas em todas as escolas municipais de Ensino Fundamental, das 8 às 11 horas e das 13 às 20 horas. Neste ano estão sendo oferecidas aproximadamente 430 vagas para alunos da EJA e do Ensino Fundamental, sendo que em 2013 as turmas de EJA serão proporcionadas apenas na Escola Municipal Borges de Medeiros.
Além das matrículas do Ensino Fundamental, também poderão ser realizadas as matrículas para Educação Infantil turno parcial (somente à tarde) para turmas de Maternal 3 e jardim A, que serão oferecidas nas escolas municipais Dom Pedro II, Dona Augusta, Esperança, Marquês do Herval e 25 de Julho. A documentação necessária para efetuar a matrícula será original e cópia da certidão de nascimento, comprovante de residência (em nome do pai, mãe, responsável ou contrato de locação) e atestado de transferência ou histórico escolar do aluno.

 

quinta-feira, 31 de janeiro de 2013


Matrículas do Ensino Fundamental ocorrem dias 5 e 6 de fevereiro


Na próxima terça e quarta-feira, dias 5 e 6 de fevereiro, ocorre o primeiro período de matrículas de alunos do Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede municipal de Educação de Campo Bom. As matrículas, que serão oferecidas para alunos do 1º ao 9º, poderão ser feitas em todas as escolas municipais de Ensino Fundamental, das 8 às 11 horas e das 13 às 20 horas. Neste ano estão sendo oferecidas aproximadamente 430 vagas para alunos da EJA e do Ensino Fundamental, sendo que em 2013 as turmas de EJA serão proporcionadas apenas na Escola Municipal Borges de Medeiros.
Além das matrículas do Ensino Fundamental, também poderão ser realizadas na semana que vem (dias 5 e 6) matrículas para Educação Infantil turno parcial (somente à tarde) para turmas de Maternal 3 e jardim A, que serão oferecidas nas escolas municipais Dom Pedro II, Dona Augusta, Esperança, Marquês do Herval e 25 de Julho. A documentação necessária para efetuar a matrícula será original e cópia da certidão de nascimento, comprovante de residência (em nome do pai, mãe, responsável ou contrato de locação) e atestado de transferência ou histórico escolar do aluno.

 

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013


Município terá mais uma escola no início do ano letivo

Está quase pronta a nova escola de ensino fundamental do bairro Morada do Sol. No próximo mês, a comunidade da região leste da cidade deve receber da Prefeitura a 42º instituição de ensino municipal da cidade e que representa mais 250 vagas para estudantes campo-bonenses. A escola, que demandou recursos de cerca de R$ 1,8 milhão da Administração Municipal, atenderá alunos do 1º ao 5º ano e amplia para 42 o número de escolas municipais campo-bonenses que era de 40 em 2009. Segundo o prefeito Faisal Karam, a obra foi uma escolha da comunidade local, que optou por trazer ao bairro mais um espaço de qualidade para a educação dos filhos.  “Esta foi uma obra escolhida para o bairro durante o Conselho Comunitário de 2010 e é graças a esta ferramenta democrática e a termos esta comunidade formada por pais atuantes, que ela foi executada. Está é uma escola moderna, com o melhor que podemos oferecer aos alunos desta região da cidade”, garantiu Faisal.
Fonte: Prefeitura de Campo Bom

 

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012


Prefeitura inaugura mais uma escola nesta quarta-feira


A Prefeitura de Campo Bom inaugura nesta quarta-feira, dia 15, a Escola Municipal de Educação Infantil Santo Antônio. O investimento foi de cerca de R$ 1 milhão e o prédio tem 603 m2 com instalações modernas que atenderão 160 alunos. A solenidade de inauguração está marcada para às 19 horas. A nova escola do bairro Santo Antônio fica ao lado da associação de moradores (rua Selomar Hoffmeister esquina com a Willy Kleinkauf).

A escola se soma a outra, com projeto idêntico e também ao custo de R$ 1 milhão, que esta em fase de conclusão e que atenderá aos alunos da EMEI Sempre Viva, no bairro Rio Branco, que será a entregue a comunidade no dia 30 de março. As duas obras representam mais de 300 vagas para crianças da cidade, um acréscimo de 12% no número de vagas. Segundo o prefeito Faisal Karam, tanto a escola do bairro Santo Antônio como a do bairro Rio Branco vem qualificar ainda mais o ensino dos jovens campo-bonenses.


Fonte: Site Prefeitura de Campo Bom

 

sábado, 21 de janeiro de 2012


Inscrições para novos alunos na Educação Infantil iniciam na segunda-feira

Começou o período de matrículas, rematrículas e transferências da rede municipal de ensino. Desde quinta-feira, 19, podem ser efetuadas as transferências de alunos do ensino fundamental, no protocolo do Centro Administrativo, das 8 às 18 horas. Na segunda-feira, 23, iniciam as inscrições para os novos alunos da Educação Infantil, do Maternal 1 ao Jardim A (nascidos de 01/04/06 até 31/03/2010). As inscrições seguem até o dia 27, de segunda até quinta-feira das 13 às 18h30 e na sexta-feira das 8 às 12 horas, também no protocolo do Centro Administrativo.

Em de fevereiro ocorrem às novas inscrições para os alunos de Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA) em duas etapas. A primeira etapa ocorre nos dias 8 e 9, direto nas escolas, das 8 às 11 horas e das 13 às 20 horas. A segunda etapa ocorre a partir do dia 22 de fevereiro no Centro Administrativo (exceto EJA), das 12h30 às 18h30, exceto sexta-feira, dia 24, quando o atendimento ocorre das 7 às 13 horas.

Em março acontecem as inscrições e matrículas para novos alunos da Educação Infantil (Integral e Parcial). Os alunos de B1 e B2 (nascidos de 01/04/10 até 08/11/2011) podem se inscrever nos dias 6 e 7 de março, no Largo Irmãos Vetter, das 13h30 às 19 horas. O sorteio das vagas ocorrerá dia 8 de março, também no Largo Irmãos Vetter.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3598-8600 ramal 8694.

Fonte: Site Prefeitura de Campo Bom

 

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012


Começam as matrículas na rede municipal de ensino

Começou o período de matrículas, rematrículas e transferências da rede municipal de ensino. A partir desta quinta-feira, 19, podem ser efetuadas as transferências de alunos do ensino fundamental, no protocolo do Centro Administrativo, das 8 às 18 horas. Os documentos necessários são certidão de nascimento do aluno e comprovante de residência (em nome do pai, mãe, responsável ou contrato de locação).

Na segunda-feira, 23, iniciam as inscrições para os novos alunos da Educação Infantil, do Maternal 1 ao Jardim A (nascidos de 01/04/06 até 31/03/2010). As inscrições seguem até o dia 27, de segunda até quinta-feira das 13 às 18h30 e nas sextas-feiras das 8 às 12 horas, também no protocolo do Centro Administrativo. Para se inscrever é necessário apresentar certidão de nascimento original e cópia, cópia da carteira de vacinação (com as vacinas em dia), comprovante de renda da família (até 5 salários mínimos), comprovante de trabalho da mãe ou pessoa legalmente responsável, comprovante de residência (em nome do pai, mãe, responsável ou contrato de locação).

Em de fevereiro ocorrem às novas inscrições para os alunos de Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA) em duas etapas. A primeira etapa ocorre nos dias 8 e 9, direto nas escolas, das 8 às 11 horas e das 13 às 20 horas. A segunda etapa ocorre a partir do dia 22 de fevereiro no Centro Administrativo (exceto EJA), das 12h30 às 18h30, exceto sexta-feira, dia 24, quando o atendimento ocorre das 7 às 13 horas.

Em março acontecem as inscrições e matrículas para novos alunos da Educação Infantil (Integral e Parcial). Os alunos de B1 e B2 (nascidos de 01/04/10 até 08/11/2011) podem se inscrever nos dias 6 e 7 de março, no Largo Irmãos Vetter, das 13h30 às 19 horas. O sorteio das vagas ocorrerá dia 8 de março, também no Largo Irmãos Vetter.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3598-8600 ramal 8694.

(Fonte: Site Prefeitura de Campo Bom)

Nenhum comentário:

Postar um comentário