Terminou na quinta-feira (dia 11), a missão Comercial que levou 11 empresas brasileiras de calçados para Moscou no dia 7 de junho. Como resultados, destacam-se a abertura de novos contatos, a boa receptividade russa para o produto verde-amarelo e a força do conjunto, que representou a diversidade da indústria calçadista do Brasil. A Missão foi promovida pelo Brazilian Footwear, programa de promoção das exportações brasileiras de calçados, uma parceria entre Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).
A programação contou com um Seminário preparatório, com
palestras sobre variados assuntos como a situação econômica atual da Rússia,
hábitos de consumo local, oportunidades para o calçado brasileiro, formatos de
negócios, certificação e comunicação. Na sequência, o grupo realizou visitas
guiadas ao mercado, a fim de entender quais os pontos de venda mais adequados
para o posicionamento de cada uma das marcas. A Missão seguiu com três dias de
showroom, com visitas agendadas com clientes previamente selecionados para cada
segmento.
O Brazilian Footwear promoveu ainda uma ação de
relacionamento com imprensa e compradores locais. O evento aconteceu na
residência oficial da Embaixada brasileira em Moscou e contou com a presença de
aproximadamente 100 pessoas. "Entendemos que esses momentos permitem uma
aproximação mais efetiva com os clientes e com a mídia setorial especializada,
que acontece em função do ambiente mais leve e descontraído", avalia
Roberta Ramos, coordenadora de Promoção de Imagem da Abicalçados.
Durante o showroom, passaram pelo Crowne Plaza
aproximadamente 30 empresas, entre distribuidores e lojistas interessados em
realizar negócios com o Brasil. O número de visitantes, apesar de baixo em
comparação a uma feira, justificou-se pelo interesse em viabilizar negócios.
"Qualidade é muito melhor do que quantidade. Trabalhei o tempo todo. Foram
contatos muito interessantes", comenta Jefferson Berz, coordenador de
exportação da Grendene, que levou a marca Zaxy ao mercado.
Rodrigo Matos, representante da Beira Rio, concorda. "O
evento superou minhas expectativas. Conseguimos tirar pedido, mesmo sabendo que
o objetivo da Missão era apresentar o nosso negócio", comemora. Ele avalia
que todo o contexto foi importante para o sucesso dos negócios, desde o
Seminário preparatório até as visitas ao mercado. "Outro aspecto
fundamental foi a contratação da empresa de matchmaking (oferta x demanda), que
fez uma seleção muito qualificada dos visitantes", finaliza o
representante.
A Werner foi outra marca que fez sucesso durante o evento.
"Esperávamos introduzir a marca no mercado e identificamos oportunidades
reais para isso. Este é um mercado muito grande e ocupamos um espaço ainda
pequeno. Mesmo com a crise, percebemos um grande potencial no nosso
produto", declara Leonardo Sauter, representante de exportação da marca.
Para Letícia Masselli, coordenadora de Promoção Comercial da
Abicalçados, o comprometimento das empresas com o mercado pode ser um indicador
de que o calçado brasileiro terá uma inserção rápida na Rússia.
"Percebemos que os empresários estão determinados a fazer algumas
adaptações no produto para atender às necessidades ou preferências do
consumidor local. Isso demonstra o real interesse dos empresários do calçado
nesse mercado e mostra ainda toda a flexibilidade da nossa indústria",
aponta Letícia.
O grupo de empresas representou o segmento de calçados
feminino através das marcas Dumond (Capodarte e Lilly's Closet), Beira Rio
(Moleca e Vizzano), Cristófoli, Werner e Itapuã. Representando o segmento
masculino estavam Sapatoterapia e Democrata. No segmento adolescente Zaxy e
Menina Rio. As empresas de infantil foram representadas pelas marcas Ortopé,
Bibi e Molekinha. E finalmente, representando o segmento de sandálias, estava a
Amazonas Sandals. Juntas, as empresas receberam 113 contatos, sendo 88 novos. Apesar
do objetivo mais institucional, a Missão encerrou com resultado de US$ 147,5
mil em negócios realizados e expectativa de chegar a US$ 3,8 milhões.
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