O processo de habilitação com vistas à obtenção da
Autorização para Conduzir Ciclomotores (ACC) obedece aos termos e condições
estabelecidos para a CNH nas categorias "A", "B" e
"AB". Ela terá início com a abertura do serviço de Primeira Habilitação
ou Adição de Categoria nos Centros de Formação de Condutores (CFCs).
Segundo o Detran-RS, os valores dos serviços de trânsito,
bem como valores de hora-aula, locação de veículo e outras atividades prestadas
pelos CFCs na formação do condutor de ciclomotor serão os mesmos praticados
para a habilitação de condutor na categoria "A".
Os condutores que possuem categoria "A" estão
habilitados a dirigir todos os veículos automotores e elétricos, de duas ou
três rodas, com ou sem carro lateral. Já os habilitados na categoria
"ACC" somente podem dirigir veículos de duas ou três rodas cuja
cilindrada não exceda cinquenta centímetros cúbicos (30,5 polegadas públicas) e
cuja velocidade máxima de fabricação não exceda cinquenta quilômetros por hora.
FISCALIZAÇÃO
No início do mês de fevereiro, a Prefeitura de Campo Bom
informou que, por determinação do Detran, o Departamento Municipal de Trânsito
intensificaria ações com vistas à regularização dos veículos ciclo-elétricos. A
nota, repassada à Imprensa, diz que ciclomotores só poderão circular na cidade
se devidamente registrados, licenciados e conduzido por motorista habilitado. A
fiscalização é prevista no convênio de Reciprocidade recentemente publicado no
Diário Oficial do Estado determinando que todos os municípios gaúchos cumpram a
determinação.
Veículos ciclo-elétricos são as denominadas 'bicicletas
elétricas'. Possuem duas ou três rodas, motor de propulsão elétrica com
potência máxima de 4 kw (quilowatt); podem ser dotadas ou não de pedais
acionados pelo condutor e a velocidade máxima declarada pelo fabricante não
ultrapassa 50 km/h. Além das bicicletas originalmente com motor, são alvo da
fiscalização as bicicletas que tiveram o dispositivo motriz agregado
posteriormente a sua estrutura. A mesma normativa que determina a fiscalização
estabelece que, como ciclomotores, estas ciclo-elétricas tenham itens básicos
como retrovisor, farol, velocímetro, buzina e lanterna traseira, entre outros
itens.
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