As 25 marcas brasileiras participantes da GDS - Global
Destination for Shoes and Accessories, uma das mais tradicionais feiras
calçadistas do mundo, realizada em Düsseldorf, na Alemanha, comemoram quase U$
4 milhões em negócios imediatos. A participação na feira, promovida entre os
dias 10 e 12 de fevereiro, fez parte do projeto Export Thinking, realizado pelo
Brazilian Footwear, programa de apoio às exportações de calçados realizado pela
Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) em parceria com
a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).
Para a gestora de Projetos da Abicalçados, Roberta Ramos, a
participação brasileira foi positiva. Segundo ela, apesar de visitação menor,
negócios foram efetivados. “Apesar da baixa visitação, a feira se mostrou
positiva para nossos expositores, que alcançaram bons resultados, esforço das
empresas junto a compradores com quem já mantinham relacionamento", avalia
a gestora. Nesta edição da GDS, as 25 marcas brasileiras comercializaram 334
mil pares por US$ 3,8 milhões, 26% mais do que na mostra de fevereiro do ano
passado. Para os próximos seis meses, em negócios alinhavados durante a feira
alemã, são estimados mais US$ 11,8 milhões.
Roberta ressalta que o dólar teve papel preponderante nas
negociações, mas o fato de consolidação da imagem do Brasil no mercado alemão
também foi fundamental para o sucesso nos negócios realizados. O gerente de
Exportação da Democrata, Anderson Melo, ressalta que o retorno da empresa a GDS
– a marca havia deixado de participar em 2013 – foi satisfatório, apesar de uma
visitação abaixo da expectativa. “Tivemos bons contatos e fechamos negócios
importantes com clientes na Arábia Saudita e Emirados Árabes”, destaca.
O gerente de Exportação da Wirth, Mauricio Wendlin, destaca
que a empresa vem colhendo frutos de um investimento forte no mercado alemão,
com distribuidor e adaptações necessárias para o mercado.
A representante de Exportação da Grendene, Gisela Carbolin,
aponta que a feira foi positiva para a empresa, sendo que foram fechadas
parcerias com três novos distribuidores
para a Bélgica, Luxemburgo e países o Leste Europeu e Escandinávia.
Parceria
Além do bom volume de negócios realizados na GDS,
representantes da Abicalçados se reuniram com diretores da Garant, um dos
principais grupos de compra da Alemanha. Com mais de 9 mil sócios, entre
lojistas de calçados da Alemanha e países próximos, o grupo ficou interessado
nos produtos brasileiros e irá realizar mais uma visita às marcas durante a
theMicam, feira que acontece em Milão a partir do dia 14.
Export Thinking
A participação do Brazilian Footwear na Alemanha englobou,
além da GDS, um seminário preparatório para as marcas brasileiras participantes
e um evento de relacionamento com a imprensa local. Durante o seminário, foram
realizadas palestras de Niek Jansen, CEO da Rexor Group, e de Claudia Schulz,
relações públicas do Deutsch Schuh Institut. O bate-papo contou com uma
apresentação sobre os diferenciais do mercado alemão e seguiu com o tema de
tendência de consumo e moda. Jansen falou sobre o funcionamento da Rexor Group,
dos seus associados, e da necessidade de adaptar a fôrma do calçado brasileiro
para o pé do alemão. “Sabemos que essa adaptação iria refletir em investimentos
e entendemos que isso não é viável para muitos. Mas é um esforço importante
para conquistar os compradores daqui, que são exigentes, porém fieis e não
ficam restritos a preços”, destacou o CEO da Rexor Group, um dos principais
consórcios de calçados na Alemanha. A empresa já trabalha com algumas
companhias brasileiras e vê potencial no produto made in Brazil.
Já Claudia ressaltou as novidades do mercado de consumo, da
necessidade de criar coleções que atendam gostos distintos, uma vez que a mesma
consumidora pode ser social e também esportiva, dependendo do dia, do momento.
“A geração acima dos 50 anos está consumindo muitos produtos criados para
jovens e busca calçados mais fashion. Além disso as prioridades de consumo estão
mudando, voltando-se mais para a área de tecnologia, gastronomia, e os calçados
acabam ficando como segunda opção. Então precisamos criar maneiras de atrair os
clientes.”
Em paralelo ao Seminário também aconteceu o Photocall, ação
de relacionamento com a imprensa local.
Participaram da GDS as marcas Anatomic & Co, Moema,
Rider, Ipanema, Grendha, Zaxy, Beira Rio, Vizzano, Molekinha, Moleca, Modare,
Piccadilly, Lilybi, Democrata, Via Scarpa, Stéphanie Classic, Sapatoterapia,
Wirth, Ramarim, Comfortflex, Whoop, Suzana Santos, Renata Mello, Art´s Brasil,
e Toni Salloum.
(Fonte: Abicalçados)
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