O prefeito Luciano Orsi e a secretária de Educação e
Cultura, Simone Schneider, visitaram as escolas EMEF Dom Pedro II e EMEF Rui
Barbosa, conferindo a aplicação dos projetos tecnológicos voltados à educação,
implementados pela Administração Municipal, através da Secretaria de Educação e
Cultura (SMEC).
Orsi destaca que “o mercado da tecnologia segue em expansão,
então é muito gratificante conseguir inserir esse tipo de material no ensino,
desde a fase fundamental, incentivando os alunos para que futuramente sejam os
profissionais que a sociedade precisa”.
“Esses são projetos que se fazem cada vez mais importantes,
capacitando os jovens e abrindo caminho para o mercado de trabalho. Além de desenvolvê-los
e auxiliar na capacidade cognitiva, ainda melhora a autoestima dos alunos,
dando mais autonomia no processo de aprendizagem” afirma a secretária Simone
Schneider.
Conheça os projetos
Na EMEF Rui Barbosa, a professora Camila Oliveira, tem
utilizado a plataforma Khan Academy (organização sem fins lucrativos) na
realização de atividades da disciplina de Matemática com alunos de 8º ano. O
Khan Academy também já está sendo utilizado pelas escolas Borges de Medeiros,
CEI, Dona Augusta, Octacílio Fauth, Presidente Vargas, Rui Barbosa, Santos
Dumont e 25 de Julho. E trabalha as áreas da computação (lógica e programação),
da Matemática, da Ciências e de Economia e Finanças, tendo ainda o desbloqueio
de novos avatares a cada fase passada, como um incentivo. Em seus logins os
alunos têm acesso a todo material de atividades e suporte, enquanto os
professores podem monitorar em tempo real todo o processo, número de acertos e
tentativas, vídeos consultados, além de um relatório mensal de rendimento das
turmas, ao qual a Secretaria de Educação e Cultura também tem acesso.
Já na EMEF Dom Pedro II, acontece o Projeto Programação:
Scratch e a participação no projeto piloto nacional do Inventure Experience. No
turno oposto ao da aula, nas terças-feiras se dá o Projeto Interação e
ProgramAção, por meio do Scratch, que possibilita às crianças a criação de
histórias animadas, jogos e outros programas interativos, adicionando sons e
imagens criados por eles mesmos e uma plataforma online que permite a interação
entre si. Com isso, os programadores mirins do 4º e 5º ano, coordenados pelas
professoras do AEE Claudia Raquel Nery e do LIE (Laboratório de Informática
Educativa) Andréa Schwarz, tem desenvolvido jogos para os colegas da escola que
possuem algum tipo de necessidade educacional especial.
No Programa Inventura Experience, desenvolvido em parceria
com a organização sem fins lucrativos Micro:bit Educational Foundation traz o
BBC micro:bit, um hardware baseado em uma pequena placa programável, que
possibilita infinitas criações. Se trata de um projeto piloto, que visa avaliar
o impacto e a importância da programação para o desenvolvimento de habilidades
da Educação 4.0 no Brasil. As escolas participantes receberam gratuitamente os
materiais e a agenda para a etapa da formação remota. O projeto terá duração de
três meses e será acompanhado do início ao fim pelos especialistas responsáveis
e, quando encerrado, as escolas receberão um relatório personalizado e o report
geral da pesquisa.
Foto: Jordana Fioravanti
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