Páginas

sexta-feira, 8 de março de 2019

Exposição fotográfica para homenagear as mulheres e suas histórias

Resgatar a própria imagem e autoestima, além de perceber uma nova visão de mundo, a partir do olhar que a fotografia permite. Esse é um dos objetivos da exposição fotográfica “Essência”. A iniciativa, que foi idealizada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), contemplou pacientes, familiares de pacientes e funcionárias do Centro de Atenção Psicossocial (Caps). A ação faz parte de uma vasta programação do Mês da Mulher da SMS, com atividades culturais e sociais, com foco na saúde emocional e física da mulher, além de orientações, palestras, homenagens e exposição fotográfica.
A exposição “Essência” visa retratar a força da mulher. É nesse contexto que a exposição retrata mulheres guerreiras, com histórias de vida distintas. O ensaio fotográfico foi realizado com pacientes atendidas pelo Caps e a abertura da exposição ocorrerá no dia 11, no Caps às 14 horas. O evento contará com a palestra da Dra. Alexandra Fernandes. Já no dia 21 de março, ainda no Caps, a programação seguirá com a palestra com a psicóloga Janes Jauer, com o tema "Ansiedade" e no dia 26 de março, às 14 horas, ocorre uma comemoração com as participantes da exposição, com apoio do Grupo Elas por Elas.
Segundo a fotógrafa, Fernanda Hescher, que registrou as fotos para exposição, a fotografia tem uma grande capacidade da captação de expressão e originalidade, de comunicar por meio das imagens, criando assim uma conexão entre as pessoas envolvidas no projeto. “Eu pude ver através dos olhos e dos sorrisos, a essência de vida em cada uma delas. Criamos uma conexão na hora da captura das imagens, isso refletiu diretamente no resultado das fotos e também na expressão verdadeira e emocional de cada mulher que foi fotografada”, relata.
Luciana Medeiros, de 44 anos, paciente do CAPS, foi uma das retratadas para a exposição. “A sessão de fotos foi um momento que voltei no tempo. Pude me ver nas fotos, como eu era e como eu sou. Para mim foi uma coisa muito boa, mexeu com a minha alma e meu espírito. Enfim, me realizei como mulher,” fala Luciana.
Foto: Fernanda Hescher

Nenhum comentário:

Postar um comentário