Páginas

segunda-feira, 30 de setembro de 2013

22º Cenáculo Diocesano reúne milhares de fiéis

A Renovação Carismática Católica (RCC) da Diocese de Novo Hamburgo realizou no domingo (29), a 22ª edição do Cenáculo diocesano com o tema: “E essa é a vitória que vence o mundo. A nossa fé (I João 5.46)”. O evento ocorreu no Centro Educacional Integrado (CEI) de Campo Bom durante todo o dia e reuniu milhares de fiéis de toda a diocese. O tema do Cenáculo é o mesmo refletido pela RCC do Brasil para o ano de 2013 e está em sintonia com o Ano da Fé, instituído pelo Papa emérito Bento XVI e vivido pela Igreja até o dia 24 de novembro deste ano.
Pela manhã, houve atividades como acolhida de Maria, da palavra e abertura com diretor espiritual do Movimento, padre Delcio Miguel Reiter, e após pregações com Juninho, da cidade de São José do Rio Preto, estado de São Paulo, além de momentos de louvor e muitas músicas.
A coordenadora diocesana da RCC, Iara Moraes, salientou em entrevista que “com a energia e entusiasmo com que o Juninho pregava, levou todos a se encher do Espírito Santo e foi um momento de Avivamento para o movimento.
João Emílio Schlemmer de Lima comentou que o momento foi de total entrega a Deus. – É uma experiência inexplicável participar de um evento como esse. Olhando o público presente, notamos um grande número de jovens, o que mostra que a Palavra do Senhor vai chegando cada vez mais na vida deles, destacou.
Para encerrar o encontro, foi realizada a Santa Missa, presidida pelo bispo da Diocese de Novo Hamburgo, Dom Zeno Hastenteufel, e concelebrada pelos padres Delcio Miguel Reiter, Francisco das Chagas, Marco Antônio Leal e Ruperto Jaeger.

Fonte: Site da Diocese de Novo Hamburgo

Foto: Jéssica Bornoldo

sábado, 28 de setembro de 2013

Passeio Ciclístico Solidário de Campo Bom transferido

Em função da chuva, o Passeio Ciclístico Solidário que aconteceria neste sábado foi transferido para o próximo sábado (5). O evento é uma parceria da Prefeitura, Liga Feminina de Combate ao Câncer (LFCC) e empresas da cidade. A inscrição solidária é um quilo de lentilha, biscoito ou azeite, alimentos necessários aos pacientes atendidos pela LFCC. Além de um momento de integração, a proposta é promover a solidariedade aliada à prática de exercícios saudáveis. Além de pedalar, os participantes participarão do sorteio de duas bicicletas, pela LFCC. 
Inscrições para o passeio e sorteio


As inscrições podem ser feitas no dia do Passeio, no ponto de largada, das 8h às 9h. O sorteio das duas bicicletas será feito após o passeio, por volta das 10h, e só ganha o prêmio a pessoa que se inscrever e estiver presente no evento.

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Neste sábado tem Passeio Ciclístico Solidário de Campo Bom


Conhecida como um espaço ideal para caminhadas e passeios de bicicleta, a ciclovia de Campo Bom, um dos símbolos do pioneirismo da cidade, reunirá em um único grande evento os amantes das pedaladas e da solidariedade. Trata-se do Passeio Ciclístico Solidário, parceria da Prefeitura, Liga Feminina de Combate ao Câncer (LFCC) e empresas da cidade, que ocorre a partir das 9 horas deste sábado (28), com saída em frente ao Ginásio Municipal Karl Heinz Kopittke. A inscrição solidária é um quilo de lentilha, biscoito ou azeite, alimentos necessários aos pacientes atendidos pela LFCC. Além de um momento de integração, a proposta é promover a solidariedade  aliada à prática de exercícios saudáveis. Além de pedalar, os participantes participarão do sorteio de duas bicicletas, pela LFCC. 

Inscrições para o passeio e sorteio

As inscrições podem ser feitas no dia do Passeio, no ponto de largada, das 8h às 9h. O sorteio das duas bicicletas será feito após o passeio, por volta das 10h, e só ganha o prêmio a pessoa que se inscrever e estiver presente no evento.

 Pioneirismo da ciclovia

Primeira ciclovia da América Latina, a pista de Campo Bom mede 18 quilômetros de extensão ligando bairros ao centro da cidade e a zonas industriais. Em 2010, todo o anel central passou por completa revitalização recebendo plantio de mais de mil pés de árvores, floreiras, pergolados com flores, marcação de metragem e decorada com painéis que contam a historia da bicicleta no mundo. Em 2011 foi a vez da Administração Municipal instalar cerca de 500 luminárias no trecho e garantir que a ciclovia seja apreciada também à noite.

Fonte: Site da Prefeitura de Campo Bom

PC do B realiza Conferência Municipal neste sábado

O PC do B de Campo Bom realizará sua Conferência Municipal na tarde deste sábado (28), a partir das 14 horas, na Câmara de Vereadores. Além de avaliar a participação do partido nestes 10 anos do governo do PT, também serão discutidos possíveis nomes para as eleições do próximo ano, entre eles o do vereador Victor de Souza que poderá concorrer a deputado estadual.

Abertas inscrições para o curso Técnicas para Negociação

Estão abertas até o dia 1º de outubro, as inscrições para o curso Técnicas para Negociação, promovido pelo ponto de Atendimento Sebrae na região, parceria das CDLs Campo Bom, Sapiranga e Sindimetal. O curso será realizado nos dias 1º, 2, 3, 7 e 8 de outubro, no Colégio Sinodal Tiradentes das 19h às 22h e tem carga horária de 15h. O conteúdo programático abrange introdução à negociação, estilos de negociação, entraves à negociação e estratégias, comunicação e ética na negociação, entre outros. Maiores informações podem ser obtidas pelo telefone 3597-1226 ou pelo e-mail cdlcampobom@cdlcampobom.com.br.


Fonte: Site da CDL Campo Bom

Campeão da Série Bronze de Futsal será conhecido nesta sexta

Nesta sexta-feira (27), a partir das 19h30, no Ginásio Municipal Karl Heinz Kopittke, acontece a rodada final do Campeonato Série Bronze de Futsal. Penãrol e Amigos da Bola disputam o título e na preliminar teremos D’Sábado x Espinafres. A entrada para assistir os jogos é gratuita.

Fonte: Site da Prefeitura de Campo Bom

Neste sábado tem Caminhada Orientada na Ciclovia

Uma atividade que já virou rotina entre dezenas de campo-bonenses é a Caminhada Orientada que ocorre quinzenalmente na cidade e que é promovida pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel) em parceria com a Associação dos Corredores de Rua de Campo Bom (Acorbom). Este sábado, 28, será mais um dia reservado para a prática deste exercício. Com saída às 16h30min da Pista Atlética (Avenida dos Estados, s/nº, Genuíno Sampaio), o percurso será de 6,4 quilômetros pelo anel central da Ciclovia, lembrando que, a Caminhada respeita os limites de cada um, sendo que não é obrigatória a conclusão do percurso.
Antes da caminhada, os participantes receberão dicas e orientações sobre o exercício. Depois de uma sessão de alongamento e aquecimento, a caminhada seguirá pela ciclovia no sentido anti-horário, com o acompanhamento de corredores da Acorbom, passando pelas avenidas Emílio Vetter, Gustavo Vetter, Willy Reichert, Independência e dos Estados, voltando ao ponto de partida, onde termina a caminhada.
Dicas para a caminhada
Para participar é sugerido que os participantes compareçam no ponto de largada alguns minutos antes, vestindo roupas leves e agasalhados por causa do frio, tênis confortável e levando sua garrafinha com água.


Fonte: Site da Prefeitura de Campo Bom

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Mesmo suspenso, Jair Wingert segue mostrando serviço

O vereador Jair Wingert (PSB) é um parlamentar de pique e de ritmo forte. Mesmo suspenso por 30 dias pela Comissão de Ética, o socialista não deixou de visitar os bairros, ouvir a comunidade e prosseguir sua caminhada em Campo Bom. Recentemente a cidade foi alvo das cheias do Rio dos Sinos que desabrigou centenas de famílias, especialmente dos bairros Porto Blos, Barrinha, Operária e Vila Rica.

O líder comunitário Luizinho Hoffmann, do Porto Blos, organizou um abaixo assinado orientado pelo vereador Jair Wingert e colheu assinaturas de aproximadamente 400 moradores que solicitam que o governo do Estado desenvolva um projeto para evitar que enchentes desabriguem famílias. A sugestão é que sejam construídos diques, muros de contenção, casa de bombas e outros dispositivos semelhantes aos existentes em São Leopoldo.

Na quarta-feira, o vereador, na condição de cidadão campo-bonense, esteve reunido com o vice-governador Beto Grill (PSB), no Palácio Piratini em Porto Alegre. Grill recebeu o abaixo assinado e a pauta reivindicatória e assegurou que o documento será encaminhado às secretarias competentes e que será apresentado por ele nas reuniões de governo. Grill reconhece que se trata de um pleito justo e que estas obras serão estudadas do ponto de vista de viabilidade, mas que entende ser algo urgente. Por sua vez, Wingert destacou que havia se comprometido com a comunidade da Baixada e que foi, como cidadão, o porta voz desta reivindicação.

O vereador ainda elogiou o trabalho desenvolvido pelo vereador Sadi Santos (PMDB) com relação às cheias. “O Sadi é um batalhador por esta causa, sempre lutou pelo comunidade da Barrinha e durante as enchentes auxiliou muitas pessoas a se deslocar para locais seguros. Nós na condição de cidadãos fomos até Porto Alegre encaminhar este pedido ao governo do Estado. Obras precisam ser realizadas do contrário nos próximos anos continuaremos lamentando pelas famílias desabrigadas que perderam tudo”, alerta Jair Wingert.

Vicente vai à Câmara de Vereadores e defende o fortalecimento do setor calçadista

O presidente do Sindicato dos Sapateiros de Campo Bom, Vicente Selistre, participou da sessão da Câmara de Vereadores na noite desta quarta-feira (25) e fez uma ampla explanação sobre o setor calçadista. Demonstrando todo seu conhecimento no assunto, o sindicalista falou por mais de uma hora, destacando a necessidade de fortalecer o setor que é vital para o desenvolvimento de Campo Bom e de toda a região.
Vicente discorreu sobre a indústria calçadista no contexto da economia mundial, as crises de setor, a geração de empregos, a importância da marca própria e a influência da cotação do dólar nas exportações. Disse aos vereadores e à assistência da sessão que defende a economia real que vem sendo sufocada pelos bancos, numa inversão de funções, pois esses (os bancos) deveriam fomentar o setor produtivo. “O que se vê é o inverso. São as empresas e os trabalhadores sofrendo com taxas bancárias abusivas”, ressaltou. O presidente do Sindicato destacou necessidade de os governantes criarem mecanismos de proteção à indústria nacional e também mencionou o manifesto da AEB - Associação de Comércio Exterior do Brasil e da FIERGS - Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul pela “reindustrialização” das exportações brasileiras. Vicente defende uma indústria forte e entende que é necessário que os trabalhadores sejam chamados a sentar à para essa discussão.
Depois de ouvir os questionamentos de alguns vereadores, Vicente reconheceu a importância de iniciativas da administração municipal como a realização da Feira do Sapato e apoio à participação em feiras do setor, mas enfatizou a necessidade de ações locais e regionais, do poder público, no sentido de fortalecer a indústria calçadista. “Precisamos criar programas em parceria com as universidades, para que possamos fazer frente à Itália, não a China, com um sapato com a qualidade que temos, mas com um design avançado, que é o que o mercado consumidor quer”, disse.
O convite para os sindicatos, dos Trabalhadores e Patronal, participarem da sessão foi uma iniciativa do vereador Jair Wingert. Vicente finalizou sua fala lamentando a ausência do vereador (que está suspenso por uma resolução da Mesa da Câmara) e também pela ausência de representantes do Sindicato Patronal.  “A mobilização de todos os setores da comunidade é importante e necessária para a busca de alternativas para a indústria calçadista e até para a manutenção dos jovens na atividade sapateira, mas a iniciativa para esse debate precisa ser dos mandatários políticos”, arrematou.

No encerramento da sessão, o presidente da Câmara, Max de Souza, agradeceu a presença de Vicente e convidou-o para uma audiência pública sobre o setor coureiro-calçadista que ocorrerá na Câmara de Vereadores no dia 15 de outubro.

Segue campanha de anistia sobre juros e multas do IPTU

Ainda dá tempo para os contribuintes com tributos em atraso ou inscritos em dívida ativa no Município aderirem à campanha da Prefeitura que concede desconto de 95% sobre juros e multas no pagamento à vista dos débitos. A campanha de Anistia Fiscal, que começou em junho e que segue até o dia 20 de dezembro, é válida para todos os impostos municipais, inclusive para a Contribuição de Melhoria. Até o momento a campanha já conseguiu a adesão de quase 500 contribuintes. Segundo o titular da secretaria de Finanças, Jerri de Moraes, o valor arrecadado com a campanha vai para o caixa único da Prefeitura e é usado em investimentos por toda a cidade, principalmente para o pagamento da obra de construção de uma UTI  e de 33 novos leitos no Hospital Municipal Lauro Réus. “O IPTU é o tributo responsável por cerca de 80% da dívida ativa de Campo Bom que soma cerca de 50 milhões de reais, só que mais de 50% deste montante refere-se a débitos de massas falidas. Nossa expectativa é repor aos cofres pelo menos um milhão e meio de reais com esta campanha", define o secretário. Até o momento, a campanha já arrecadou cerca de R$ 500 mil.

Saiba mais

Os débitos em cobrança judicial também podem ser quitados nesta campanha. A adesão à campanha pode ser feita diretamente no setor de Protocolo do Centro Administrativo Municipal, de segunda a sexta-feira, das 12h30min às 18h30min. Mais informações pelo telefone 3598 8600, ramais 8668 e 8667.


Fonte: Site da Prefeitura de Campo Bom

Mais uma erosão causa desmoronamento na Estrada da Barrinha

Nos últimos dias a Prefeitura trabalhou intensamente para tentar conter os estragos causados pela chuva na Rua Pio XII, conhecida como Estrada da Barrinha, após a enchente que atingiu a cidade no final de agosto. Depois de consertar estragos no asfalto, em canos de esgoto, postes de luz, em pontes e calçamentos de diversos pontos, a Secretaria de Obras, Serviços Urbanos e Trânsito terá que trabalhar em uma nova erosão, que causou mais um desmoronamento na estrada no último final de semana.
Aproximadamente 20 metros de extensão do acostamento localizado ao lado do Rio dos Sinos, próximo ao número 3.500, foram derrubados pela correnteza do Rio, levando consigo árvores e parte da vegetação. “Há poucos dias reparamos um desmoronamento na estrada da Barrinha, e nesse final de semana desmoronou uma área localizado bem ao lado, mas agora precisamos esperar o nível do rio baixar para começarmos a trabalhar na recuperação do local. Enquanto isso o local está sinalizado com cavaletes”, explica o secretário de Obras, Nírio Breunig. O trânsito na Estrada da Barrinha está liberado, mas os motoristas devem ficar atentos ao trecho da ponte ao lado de uma olaria, onde uma grande erosão ainda deixa o trânsito em uma só pista. A Prefeitura encaminhou uma licitação para o fechamento do buraco.


Fonte: Site da Prefeitura de Campo Bom

Audiência pública na Câmara debaterá setor coureiro-calçadista

O presidente da Comissão Especial Coureiro-Calçadista, Max de Souza (PMDB), pediu a aprovação do requerimento que marca audiência pública sobre o setor coureiro-calçadista para o dia 15 de outubro no Legislativo campo-bonense. Max frisou que é importante a Câmara discutir as temáticas que influenciam os trabalhos deste segmento para não ocorrer demissões em massa. Ele acrescentou que é necessário discutir alternativas para delegar ações a quem tem caneta na mão.

O requerimento foi assinado pelos vereadores do PMDB, Paulo Tigre, Ozéias Cardoso, Deoclécio Schüetz, bem como por Alexandre Hoffmeister (PP), Marinho de Moura e Arcelino Rodrigues, ambos do PPS. O vereador Victor de Souza, que integra a comissão do setor coureiro-calçadista, aceitou o convite de Max de Souza para também assinar o requerimento que prevê data para a audiência. "Precisamos fomentar, discutir e levantar proposições para que possamos delegar a quem tem a caneta na mão. Não podemos desconsiderar as raízes da cidade", acrescenta.

Fonte: Site da Câmara de Vereadores

Resumo da sessão da Câmara na Rádio Cinderela

A comunidade poderá acompanhar a Rádio Cinderela (810 AM), de Campo Bom, para saber o que foi debatido nas sessões realizadas na Câmara de Vereadores. O programa com Kall de França será nas terças-feiras, das 9h05 às 9h30.  A parceria do Legislativo campo-bonense com a rádio foi anunciada pelo presidente Max de Souza (PMDB) na sessão de segunda-feira (23).

terça-feira, 24 de setembro de 2013

PSB decide sair do governo Tarso Genro

A executiva estadual do PSB esteve reunida na noite desta segunda-feira (23) e decidiu entregar os cargos e deixar o governo Tarso Genro. Assim, os socialistas adotam no Estado a mesma postura da executiva nacional, que decidiu sair do governo da presidente Dilma Rousseff.
“O Partido Socialista, e por ser Socialista, acerta em tomar esta decisão também aqui no RS, por ser um partido nacional, por ser um partido que sente de sua base militante que sempre, na qual muitos estiveram e continuam nas ruas defendendo o Brasil e seu povo, defendendo que a politica seja ética, transparente e pautada pelos projetos solidários e coletivos”, declarou Vicente Selistre, suplente de deputado federal e membro da executiva estadual do PSB.
Em seu perfil no Twitter, o deputado federal José Stédile confirmou o resultado da reunião e informou, ainda, que a executiva do partido decidiu pela saída com "quase consenso".
De acordo com o deputado federal Alexandre Roso, a direção da legenda no Estado se reunirá com Tarso nesta terça-feira, com participação do presidente estadual da legenda, deputado federal Beto Albuquerque, para formalizar a decisão de colocar os cargos à disposição.
Apesar de não participar mais do governo, o PSB reiterou que não está tomando essa atitude para migrar à oposição, mas para ter mais liberdade para tomar decisões envolvendo a participação nas próximas eleições.
À noite, enquanto o PSB ainda debatia o tema, deputados da bancada do PT na Assembleia foram convocados para uma reunião nesta terça-feira com o chefe da Casa Civil, Carlos Pestana, e com o diretor-geral do Daer, Carlos Eduardo Vieira — o departamento é subordinado à Secretaria de Infraestrutura Logística, principal cargo ocupado pelo PSB no governo. A pauta estaria relacionada ao fim da aliança.
Sobre o futuro comando da secretaria, há opiniões diversas no PT, mas duas preponderam. A primeira delas é de que o partido deveria ficar com a pasta, indicando o substituto de Caleb de Oliveira. A outra é de que Tarso poderá passar o comando da secretaria ao PDT, em uma tentativa de se aproximar da sigla, que também estuda sair do governo para lançar candidatura própria ao governo do Estado.

Com informações do CLICRBS

quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Campo Bom realiza concurso público no domingo

Cerca de 1.500 candidatos realizarão no domingo (15), as provas objetivas do concurso público para diversos cargos de níveis de ensino superior, técnico, médio e fundamental, que ocorrem às 10 horas e às 15 horas em duas escolas municipais: Borges de Medeiros e CEI. Ao todo, são 76 vagas em disputa, oferecidas em 17 ocupações diferentes, como cardiologista, zelador, nutricionista, assistente social, professor, serviços gerais de cozinha e limpeza, com remunerações que oscilam entre R$ 688,19 e R$ 5.474,44, de acordo com a função e a carga horária. Além do salário, os selecionados receberão vale transporte e auxílio alimentação. As provas terão 40 questões de múltipla escolha e os candidatos, três horas para resolvê-las. O gabarito preliminar será disponibilizado no site da Fundatec (responsável pela aplicação das provas), no dia 16.
A parte teórica do concurso se encerra no domingo, mas no dia 19 de outubro, pela parte da manhã, ocorrem as provas práticas para os dez primeiros candidatos classificados ao cargo de Operador de Veículos Pesados. Haverá ainda avaliação de títulos para empregos de nível superior. O edital completo do concurso está disponível no site da Fundatec: www.fundatec.org.br.

Confira os cargos e seus respectivos locais de aplicação da prova:

10 horas
Escola Municipal de Ensino Fundamental Borges de Medeiros (Av. São Leopoldo, nº 1565, bairro Celeste): Médico Psiquiatra, Professor Ensino Fundamental – Componente Curricular, Música, Terapeuta Ocupacional, Operador de Veículos Pesados, Zelador I, Serviços de Cozinha e Limpeza e Serviços Gerais de Construção Civil. 
Escola Municipal de Ensino Fundamental Centro de Educação Integrada - CEI (Rua 20 de Setembro, nº 515, Centro): Assistente Social, Cirurgião Dentista, Contador, Professor Ensino Fundamental/ Anos Finais/ Componente Curricular Geografia e Nutricionista.

15 horas
Escola Municipal de Ensino Fundamental Borges de Medeiros (Av. São Leopoldo, nº 1565, bairro Celeste): Técnico em Eletricidade, Educador Social e Zelador II.
Escola Municipal de Ensino Fundamental Centro de Educação Integrada - CEI (Rua 20 de Setembro, nº 515, Centro): Assistente de Tesouraria.


* A consulta das salas deverá ser feita no site da Fundatec, com o número de CPF do candidato.

Sem ouvir a comunidade, Prefeito diz que trem passará fora de Campo Bom

Em notícia postada segunda-feira (09), no site oficial da Prefeitura de Campo Bom, o prefeito Faisal Karam garante que não permitirá que a linha do trensurb passe por dentro da zona urbana do município. O Chefe do Executivo diz que não permitirá que a linha divida a cidade, a exemplo do que ocorre em Canoas, Esteio, Sapucaia do Sul, São Leopoldo e Novo Hamburgo. E ao afirmar isso, Faisal reitera o compromisso de defender os interesses da comunidade, mas não indica em que se baseia para tal afirmativa. Vale salientar que a expansão até Novo Hamburgo, no sistema elevado, não vai dividir a cidade. Pelo contrário, está melhorando e humanizando o trânsito nos seus 9,3 quilômetros de extensão, com uma ótima via de duas pistas, ligando Novo Hamburgo a São Leopoldo. Será que os moradores de bairros populosos como Operária, Porto Blos, 25 de Julho, Santa Lúcia e Rio Branco não teriam interesse em ter um transporte barato e seguro próximo de suas residências? Desviar o trem para a RS-239, como defende o prefeito, será, realmente a melhor opção para os trabalhadores campo-bonenses?

terça-feira, 10 de setembro de 2013

Quebrando o silêncio: Adventistas realizam ato contra a violência

Neste sábado (14), as Igrejas Adventistas do Sétimo Dia que integram o distrito de Campo Bom, formado por seis congregações locais e mais duas de Dois Irmãos, realizam uma caminha denominada Quebrando o Silêncio, evento que visa denunciar abusos contra a mulher e idosos, mas principalmente às crianças. A caminhada inicia às 14 horas e a saída será na Avenida Brasil próximo a sinaleira da Unimed e segue por toda a extensão da principal avenida da cidade, tendo seu término junto ao Largo Irmãos Vetter. Durante todo o percurso serão distribuídos livros “A última esperança”, revistas alusivas ao tema Quebrando o Silêncio e folhetos com mensagens de paz e esperança. O programa Quebrando o Silêncio em Campo Bom é coordenado pelo pastor José Garcia. A caminhada é aberta a todas as famílias do município.

Moradores atingidos pela enchente pedem apoio na Câmara de Vereadores

Moradores dos bairros Barrinha, Porto Blos, Operária e Vila Rica, atingidos pela enchente do Rio dos Sinos, organizaram uma comissão que está reivindicando junto ao Poder Público providências para que não se repitam os problemas ocorridos no final do mês de agosto.  Na semana passada, um ofício foi encaminhado à Câmara de Vereadores pedindo que haja pressão junto à Administração Municipal na busca de soluções para os problemas das cheias. “Na qualidade de cidadãos que pagam impostos e labutam diariamente, estamos de modo desesperado solicitando a esta Casa Legislativa empenho e dedicação para que haja uma pressão junto ao governo municipal de forma que este estude a possibilidade urgente no sentido de resolver de uma vez por todas os problemas referentes às cheias do Rio do Sinos que assolam, ano após ano, nossa cidade”, diz o ofício assinado por Luiz Carlos Hoffmann da Silva, em nome da Comissão de Moradores.
Luizinho ressalta que as chuvas do final do mês de agosto causaram sérios prejuízos, alagando ruas como a João Correa, Marcos Silvano, Nilo Peçanha, das Flores, José Vargas, Fortunato Gambim, entre outras do bairro Porto Blos. O representante da Comissão de Moradores acredita que o principal motivo para tamanho alagamento seja o aterramento da área antes conhecida como o banhado da antiga antena da Rádio Cinderela. Ele pede que as autoridades competentes analisem a situação e estudem a possibilidade de retirar o aterro  colocado no banhado referido. A Comissão de Moradores defende, também, a  construção de um dique ou muro de contenção desde a Barrinha até o Parque do Trabalhador, numa tentativa de evitar que as águas do Rio dos Sinos voltem a invadir suas casas.

NA CÂMARA

Ainda na semana passada, a Câmara de Vereadores de Campo Bom aprovou dos requerimentos com propostas de ajuda aos atingidos pela enchente. Um dos requerimentos foi encaminhado à ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Helena Hoffmann, solicitando a inclusão das famílias atingidas no Cartão Minha Casa Melhor, da Caixa Econômica Federal.  Embora o cartão seja destinado àqueles que integram o Programa Minha Casa Minha Vida, os parlamentares lembram que há famílias que perderam tudo, ficando sem as mínimas condições de recomeçar o seu dia a dia. O outro requerimento foi encaminhado ao secretário estadual da Segurança Pública, Aírton Michels, pedindo que viabilize a isenção da taxa de segunda via da Carteira de Identidade Civil, às pessoas atingidas pela enchente. A proposta busca atender a necessidade das pessoas que perderam seus documentos na água.


As fotos mostram as marcas da água nas casas, o banhado aterrado e o esgoto a céu aberto.








União dos Estudantes é parceira na luta dos professores

Na manhã desta terça-feira (10), a União dos Estudantes de Campo Bom realizou uma manifestação de apoio à luta dos professores estaduais por melhores salários e condições de trabalho. O ato público aconteceu em frente à Escola Estadual 31 de Janeiro.

Na sexta-feira (06), professores campo-bonenses saíram em caminhada desde o CEI - Centro de Educação Integrada até o Largo Irmãos Vetter, ato que também contou com a participação de estudantes e entidades locais. Vale destacar que a UBES - União Brasileira de Estudantes exige 10% do PIB para Educação.

Outra manifestação dos professores está prevista para esta quarta-feira (11), às 9h30, no CEI.

Vicente defende proposta de trem passando pela Avenida dos Municípios

Na quinta-feira (05), na Câmara de Vereadores de Campo Bom, aconteceu uma audiência pública para tratar sobre a expansão do trem até Sapiranga, passando por Campo Bom. Mais de 100 pessoas aproveitaram a oportunidade, numa iniciativa da Comissão Especial Trensurb do Legislativo campo-bonense, para questionar representantes da empresa de Trens Urbanos S/A sobre o assunto.

Foram apresentados pré-estudos de três traçados discorrendo sobre impacto ambiental, distância dos traçados, quantidade de pessoas a serem beneficiadas, a presença ou não de um aeromóvel e número de estações.

Um dos traçados partiria da Estação Santo Afonso, passando pelas avenidas Pedro Adams Filho, Guia Lopes e dos Municípios, em Novo Hamburgo, entrando em Campo Bom pela Avenida dos Municípios. Outra proposta seria a partir da Estação Novo Hamburgo, seguindo pela Avenida Nicolau Becker, Victor Hugo Kunz, entrando em Campo Bom pela Avenida São Leopoldo, seguindo pela Avenida Municípios até a RS 239. E um terceiro traçado seguiria da Estação Novo Hamburgo, pela Avenida Nações Unidas, Bento Manoel, Germano Friedrich até a RS 239, passando na Feevale, chegando a Campo Bom pela RS 239.

O presidente do Sindicato dos Sapateiros, Vicente Selistre, participou da audiência pública e defende a execução de um dos traçados que contemplam a Avenida dos Municípios, pois entende que assim a comunidade campo-bonense seria mais beneficiada com o trem. “O trem é um meio de transporte popular e precisa passar onde se concentra maior número de trabalhadores. Se a linha passar pela RS 239, possivelmente será mais barato ir a Novo Hamburgo pegar o trem; nesse caso sem qualquer vantagem para a grande maioria dos campo-bonenses”, adverte Vicente.

Campo Bom consegue um dos melhores pisos salariais de sapateiros do País

Os sapateiros de Campo Bom encerraram na semana passada as discussões e negociações do Dissídio de 2013. Embora o índice geral não tenha chegado aos cerca de 13% reivindicados na assembleia inicial, a categoria conseguiu se manter com um dos maiores pisos salariais de sapateiros do país.
O aumento geral foi de 8,6% para quem ganha até R$ 1.200,00; reajuste de 15,3% no piso inicial; 10% no piso a partir de um ano de trabalho; e 10% de aumento no auxílio creche. Os principais pontos do Dissídio 2013 foram o piso inicial que passou para R$ 3,76 por hora, o que corresponde a R$ 827,20 de salário mensal, e o piso a partir de um ano de trabalho que chegou a R$ 3,95 por hora, ou seja, R$ 869,00 por mês.

Vale ressaltar que o Sindicato Patronal tinha como proposta inicial aumento geral de 7,5%, mas houve avanços graças à mobilização dos trabalhadores. Depois de diversas atividades de Porta de Fábrica, na quinta-feira, 29 de agosto, mais de 300 funcionários da empresa Schutz paralisaram suas atividades durante a tarde e saíram em caminhada até a Arezzo, coordenados pelo Sindicato dos Sapateiros, reivindicando melhores índices de reajuste. Na sexta-feira (30), aconteceu outra assembleia na Schutz e a decisão tomada foi que a categoria aguardasse até o início da tarde de terça-feira (3) para avaliar a nova proposta patronal. Diante desta situação, o Sindicato Patronal resolveu melhorar sua oferta, o que foi aprovado em assembleia geral realizada na quarta-feira (4).

sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Audiência pública reúne mais de 100 pessoas para falar sobre trem


A audiência pública que trata sobre a expansão do trem até Sapiranga, passando por Campo Bom, reuniu mais de 110 pessoas na Câmara de Vereadores na noite de quinta-feira (05). A iniciativa da Comissão Especial Trensurb do Legislativo campo-bonense foi a oportunidade para que a população questionasse representantes da empresa de Trens Urbanos S/A sobre o assunto, depois de assistir a apresentação de pré-estudos de três traçados. O superintendente de desenvolvimento e expansão da Trensurb, Ernani Fagundes, esteve presente, além de engenheiros.

Na abertura oficial, autoridades municipais e estaduais pronunciaram-se sobre a importância da obra para o desenvolvimento da região. O presidente da Comissão Especial Trensurb do Legislativo campo-bonense, vereador Victor Souza (PC do B), conduziu os trabalhos, após a saudação do presidente da Câmara, Max de Souza (PMDB).

Impacto ambiental, distância dos traçados, quantidade de pessoas a serem beneficiadas, a presença ou não de um aeromóvel, número de estações, foram alguns dos questionamentos realizados ao engenheiro da Trensurb Rafael Lopes. Ele destacou que a apresentação é somente um pré-estudo e que a empresa responsável pelo estudo de viabilidade, a Oficina de São Paulo, é que dirá qual a melhor forma de atender aos anseios da comunidade.

OS TRAÇADOS:

1.18,2 km - Estação Santo Afonso (Pedro Adams Filho, Guia Lopes e Avenida dos Municípios), entra em Campo Bom (Avenida dos Municípios).

2.18,5 km - Integração Estação Novo Hamburgo (Avenida Nicolau Becker, Victor Hugo Kunz), entra em Campo Bom (Avenida São Leopoldo, integração com rodoviária de Campo Bom, Avenida Municípios até a RS 239).

3. 16,7 km - Integração Estação Santo Afonso (Av.Nações Unidas, Bento Manoel, Germano Friedrich até a RS 239, passando na Feevale até Campo Bom pela RS 239.

Fonte: Site da Câmara de Vereadores

Tudo pronto para o desfile de 7 de setembro


A Avenida Brasil já está pronta para receber o Desfile Cívico que ocorrerá neste sábado, 7 de setembro, a partir das 8h30min. O palanque oficial está montado e a sonorização instalada para o grande evento que demonstra o amor à Pátria. O tema Educação Fiscal e Musical: Lições de Cidadania será representado na avenida por mais de 10 mil pessoas.

Manifestação em favor dos professores e da Educação

Na manhã desta sexta-feira (06), professores, estudantes de Campo Bom realizaram manifestação em defesa de uma Educação com melhor qualidade em todo o País. O ato público iniciou no CEI – Centro de Educação Integrada até o Largo Irmãos Vetter.
Tiago Souza, falando em nome da UBES - União Brasileira de Estudantes, do Coletivo da Juventude Trabalhadora da CTB e do Sindicato dos Sapateiros, reafirmou solidariedade à luta dos professores e, principalmente, pela Educação Brasileira. “Neste momento, a UBES está em Brasília exigindo 10% do PIB para Educação e da mesma forma que nas ruas, em março, ocupamos a Esplanada para conquistar o fundo do Pré-sal para a Educação, exigiremos o pagamento do piso aos professores e melhor qualidade de ensino”, disse Tiago.
Outra manifestação está prevista para a próxima quarta-feira (11), às 9h30.

quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Gabinete do vereador Jair Wingert está criando uma biblioteca comunitária


Nos próximos dias será inaugurada uma biblioteca comunitária que, num primeiro momento, acompanhará o Gabinete Itinerante do vereador Jair Wingert (PSB) pelos bairros de Campo Bom. Qualquer pessoa da comunidade (criança, jovem ou adulto) poderá fazer retirada de livros e terá 40 dias para devolvê-los. A comunidade também poderá ser parceira deste projeto fazendo doações de livros. Contatos no gabinete do vereador Jair, na Câmara de Campo Bom, ou com Fernando Santos, no Sindicato dos Sapateiros.
A biblioteca deverá ser batizada com o nome Professora Tereza da Luz, que durante anos foi bibliotecária na Biblioteca Pública Municipal e uma das fundadoras do PSB de Campo Bom.