Páginas

quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Escolas de Campo Bom participam com cinco projetos na Mostratec


Alunos que inovam nas ideias, desenvolvem projetos maravilhosos que parecem não ser para sua idade e que dão um banho de inteligência e desenvoltura em cada apresentação. Assim são os estudantes da rede municipal de ensino de Campo Bom que estão na edição de 2014 da Mostratec, maior mostra de ciência e tecnologia do Brasil voltada a estudantes. Nos pavilhões da Fenac, o grupo campo-bonense está fazendo bonito e mostrando por meio de cinco projetos apresentados que na área de educação a cidade tem muito a apresentar.  Participam da Mostratec as escolas 25 de Julho, Santos Dumont, Rui Barbosa, Genuíno Sampaio e Presidente Vargas, escolas que desenvolveram para a feira trabalhos voltados a uma vida mais saudável e que têm temas como plantio de hortaliças, qualidade da água dos arroios e reaproveitamento de materiais, entre outros. Todos foram desenvolvidos por meio do programa Acolher, de contraturno escolar, que oferece mais de 50 opções de oficinas nas áreas de lazer, esporte, dança, música, inovação, comunicação, meio ambiente e tecnologia.  Confira os cinco projetos que estão na Mostratec e que podem ser conferidos até amanhã no Centro de Eventos da Fenac, em Novo Hamburgo.


Águas da Minha Cidade (Escola 25 de Julho)
Tem foco nos rios e baseia-se no estudo da qualidade das águas dos arroios de Campo Bom, em especial do Arroio Schmidt, o maior da cidade e mais próximo da escola.
Projeto PERI (Escola Santos Dumont)
Um sinal sonoro que informa quando o arroio Peri está próximo de sair do leito está na Mostratec por meio da escola Santos Dumont. Ele foi desenvolvido para alertar moradores ribeirinhos sobre o risco de cheias a partir de monitoramento dos próprios alunos.  O projeto possui diversos reconhecimento e premiações por seu alcance social e nível tecnológico

A Influência Lunar no Plantio da Alface (Escola Rui Barbosa)
O resultado da  observação do ciclo de crescimento e desenvolvimento de mudas de alface plantadas em diferentes fases da lua é o trabalho que a escola Rui Barbosa levou para a feira estudantil. Do plantio à colheita na própria escola os estudantes anotaram tudo e podem dar dicas qual fase da lua é mais propícia para esta hortaliça comum na merenda escolar de Campo Bom. “O projeto nos fez ter contato com a terra e nos estimulou a plantar em casa também”, conta a aluna Caroline Pereira, 9 anos.   

Toldo Bloqueador do Sol - Conforto Térmico e Sustentabilidade (Escola Genuíno Sampaio)
Na busca de solução para isolar do sol intenso e do calor as janelas da sala de aula, estudantes da escola desenvolveram um toldo construído com caixas de leite tetrapac coladas  pela ação do calor provocado por  um ferro de passar roupa manuseado pela professora da turma. É isso que os alunos da Genuíno Sampaio estão mostrando na feira.  Além de bloquear o sol, a novidade virou também um isolante térmico.  
Sistema de Aquecimento de água para cozinha (Escola Presidente Vargas)
Aquecer a água da cozinha da escola por meio do uso de garrafas pets e embalagens tetrapac de leite e suco foi o que os alunos da escola Presidente Vargas conseguiram desenvolver pra levar para a feira. Até modelagem 3D foi usada para o projeto final que está em teste e funcionando. “Estamos muito comprometidos e a pesquisa está saindo melhor que o esperado. Vamos seguir com esta pesquisa, pois já conseguimos água quente”, conta a aluna Natália Marques, 14 anos. O projeto que está na Mostratec recebeu 1º lugar na categoria E da Semana da Ciência e Tecnologia de Campo Bom.
Fonte: Prefeitura de Campo Bom

Nenhum comentário:

Postar um comentário