Páginas

quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Oficinas sobre alimentação saudável nas UBSs de Campo Bom


Exposição no Centro Administrativo dá dicas aos visitantes
Foto: Divulgação PMCB
Quem for a uma das UBSs de Campo Bom até o dia 30 de outubro poderá aprender a fazer um bolo de bergamota integral e diet, ou um pão de queijo sem queijo? Essas dicas, e muito mais, estão sendo repassadas nas oficinas alusivas à Semana Mundial de Alimentação, promoção da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Além de ensinar na prática a preparar alimentos adequados, quem visitar o Centro Administrativo Municipal até o dia 30, poderá levar para casa mudas de tomilho, sálvia, alecrim e manjericão e também boas dicas de como manter uma alimentação saudável. A ação tem parceria com a Secretaria de Educação e Cultura.
Segundo o titular da SMS, Jerri de Moraes, ao longo da vida, as necessidades nutricionais do corpo passam por altos e baixos. "Nesses momentos podem surgir problemas que são levados para o resto dos dias, como a hipertensão, diabetes e doenças cardiovasculares", explica, lembrando que em alguns casos não há como reverter o quadro, apenas mantê-lo estável. "Por isso, a busca por uma qualidade de vida melhor, com hábitos mais saudáveis, é cada vez maior e se fazem necessárias iniciativas como esta que estamos desenvolvendo com a finalidade de estimular bons hábitos alimentares", justifica.  Ao longo da programação estão sendo realizadas oficinas de produção de receitas nas UBS de cada bairro. Os pratos são pão de queijo sem queijo (sem glúten e lactose); bolo de bergamota integral diet (sem açúcar) e chá detox, que consiste na eliminação do excesso de toxinas no organismo. As oficinas são feitas com os grupos de Hiperdia de cada unidade.  Segundo a nutricionista Fabiana Mewius Marques, é importante estimular estes pacientes a ingerir menos quantidade de sal, e passar a usar temperos na alimentação, a exemplo do sal de ervas que é feito de duas colheres de alecrim, duas colheres de manjericão, duas colheres de orégano e duas colheres de sal marinho, misturados e batidos no liquidificador.
 A mesma questão ocorre com os pacientes de diabetes, que tem muito mais dificuldade em reduzir o açúcar do que o sal. A restrição alimentar é maior, pois abrangem carboidratos, sacarose, frutose, glicose e os pacientes não sabem como utilizar meios saudáveis de adoçar uma alimentação. ‘’Para os pacientes não deixarem de comer as coisas que gostam, elaboramos uma receita de bolo de bergamota integral diet, para eles aprenderem a usar o adoçante de forno’’, conta Fabiana.

Dicas:
Troque o sal por: cebolinha, alho, manjericão, manjerona, orégano, sálvia, tomilho, estragão, salsa, pimenta, hortelã, coentro, louro, cominho, gengibre.
 Troque o açúcar por: anis, canela, cravo-da-índia e adoçante.
 Reduza o consumo de:
Sal:  presente em sopas em pacotes, macarrão instantâneo, temperos industrializados em saches ou tabletes, alimentos industrializados congelados, nuggets, conservas.
Açúcar: presente em gelatina em pó, refrescos em pó, leite fermentado com polpa de frutas, achocolatado, néctar de frutas, cereais.
 Confira o local das oficinas em cada bairro:
17/10 - 25 de Julho
21/10 - Quatro Colônias
30/10 - Mônaco - Manhã
30/10 Operária - Tarde

Fonte: Assessoria PMCB

Nenhum comentário:

Postar um comentário