Dr. Paulo Cesar Reis dos Santos |
O Papanicolau é um exame que deve estar no topo da lista de prioridades de todas as mulheres sexualmente ativas, pois cada vez mais há estudos que comprovam a importância dele. Estudo recente, divulgado revista Science Translational Medicine, aponta que o teste pode detectar até câncer de ovário e câncer de endométrio, além de câncer de colo do útero e outras doenças.
O Dr. Paulo Cesar Reis dos Santos, responsável pelo programa de prevenção ao câncer do CST, diz que o exame é simples, indolor e de grande eficácia, podendo ser feito desde o início da vida sexual da mulher. Também chamado de Citologia ou Colpocitologia Oncótica, o exame é poderoso e ao mesmo tempo simples, consiste na coleta de material do colo do útero com uma "colher de raspagem". De acordo com um estudo publicado na edição online do British Medical Journal (BMJ), a taxa de sobrevivência de mulheres com câncer de colo do útero detectado pelo exame chega a 92%, enquanto aquelas que são diagnosticadas apenas pelos sintomas apresentam uma taxa de sobrevivência de 66%.
Os estudos e estatísticas comprovam importância do Papanicolau e o Dr. Paulo Cesar ressalta também a importância de as mulheres sexualmente ativas terem consciência disso e se submeterem ao exame. Em 2014, no CST foram realizados 185 exames e neste ano de 2015, até 9 de outubro, o número de coletas chegava a 122.
O presidente do Sindicato dos Sapateiros de Campo Bom, Vicente Selistre, reforça o chamamento às mulheres para a prevenção, destacando, também a atuação da Diretoria de Assuntos da Mulher, que todos os anos participa ativamente na mobilização do Outubro Rosa. Na próxima quinta-feira (29), a Diretoria de Assuntos da Mulher realizará, a partir das 18 horas, no Salão Nobre do Sindicato, palestra com a Liga Feminina de Combate ao Câncer e apresentação do Projeto Movimento e Ação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário