CHIC encerra a agenda de eventos internacionais de outono-inverno apoiados pelo Brazilian Footwear
Onze marcas nacionais embarcam para Xangai, na China, para
participar da Missão Comercial do Brazilian Footwear na CHIC - China
International Fashion Fair. Marcada para ocorrer entre os dias 16 e 18 de
março, a mostra apresenta as novidades de algumas das principais marcas de
vestuário, acessórios e calçados do mundo e contará com a presença das
brasileiras Democrata, Amazonas Sandals, Sapatoterapia, Rio Couture, Stéphanie
Classic, Kidy, Beira Rio Conforto, Moleca, Molekinha, Vizzano e Modare. A
missão, que conta ainda com seminário preparatório e serviço de matchmaking, é
uma promoção do Brazilian Footwear, programa de apoio às exportações de
calçados mantido pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados
(Abicalçados) e pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e
Investimentos (Apex-Brasil).
Mercado-alvo do Brazilian Footwear desde 2009, a China vem
melhorando sua posição entre os principais compradores de calçados do Brasil.
Em 2014, por exemplo, o Brasil respondeu por 2% das importações chinesas de
calçados, enquanto em 2013 o percentual era de apenas 0,5%. “Nosso trabalho na
China vem gerando ótimos resultados. Os volumes ainda são pequenos, mas crescem
muito acima da média. Além disso, já podemos destacar alguns cases de sucesso
em termos de inserção de marca no mercado, que é o principal objetivo do
Programa”, destaca Roberta Ramos, gestora de projetos da Abicalçados.
Um dia antes da CHIC abrir as portas, o grupo de empresas
verde-amarelas se reúne para o Seminário Preparatório que faz parte da Missão
Comercial do Brazilian Footwear. Na oportunidade, os calçadistas participarão
de um workshop ministrado pela consultora de mercado Li Xia. No primeiro
momento da ação, Li Xia falará sobre estratégias de marca e como entrar no
mercado chinês; diferença entre construção de marca na China e as transações
comerciais de curto prazo; além do retorno de investimento para cada uma das
estratégias adotadas. Após a apresentação, os participantes serão convidados a
fazer um exercício sobre simulação de custos; posicionamento de marca na China
de acordo com os competidores; e tipos de parcerias (gerenciamento de marca e
franquias, fabricantes de calçados, e-commerce e provedor de serviço de
e-commerce).
Além de ministrar o workshop, a consultora de mercado irá
apresentar a agenda de matchmaking que será realizada durante os três dias da
CHIC. Todos os compradores chineses foram identificados conforme o tipo e a
necessidade de cada empresa brasileira, em um trabalho personalizado, visando,
de fato, negócios potenciais para as marcas nacionais. Na edição de outubro do
ano passado, as seis empresas que participaram da Missão na feira CHIC
realizaram negócios – entre os fechados in loco e os alinhavados – na ordem de
US$ 1,2 milhão. (Fonte: Abicalçados)
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