Foto: Luiz Chaves/Palácio Piratini |
Uma solenidade no Palácio Piratini nesta quarta-feira (30),
com a presença do governador José Ivo Sartori e do secretário dos Transportes,
Pedro Westphalen, marcou o reinício das obras da ponte sobre o Arroio Pampa, na
Avenida dos Municípios. A ponte é importante para região do Vale do Sinos,
porque liga os municípios de Sapiranga, Campo Bom e Novo Hamburgo a partir do
acesso pela ERS-239.
Parada desde 2014, a tão esperada ponte teve as obras
retomadas por determinação do governo do Estado. Para Sartori, a ponte vai
favorecer a infraestrutura da região, dar qualidade de vida aos moradores e
evitar as invasões e depósitos de lixo na rodovia, além de ajudar no escoamento
da produção calçadista, gerando mais desenvolvimento. Segundo o governador, a
iniciativa ainda representa uma melhoria significativa para os moradores da
Região Metropolitana. "O governo está fazendo o possível para que o Rio
Grande volte a crescer e tenha mais investimentos. Queremos um Estado melhor e
com serviços de qualidade. Para isso, precisamos do apoio de todos",
ressalta.
"Este é o início do fim de uma grande novela. Esta
ponte e a demora de mais de 25 anos para ser concluída é a prova da
ineficiência pública. Foram inúmeras audiências públicas na Assembleia
Legislativa, audiências em secretarias de Estado e reuniões nos últimos anos em
busca de uma solução", comemorou o secretário de Minas e Energia, Lucas Redecker.
"Muitos só vão acreditar na conclusão quando passarem com os seus carros
sobre a ponte, mas tenho certeza de que este governo terminará a obra",
acrescentou. Ele lembrou que foram feitas várias reuniões com o Daer e a AES
Sul para que os postes próximos ao local das obras fossem retirados para
liberar os serviços.
Após intenso trabalho da Secretaria dos Transportes (ST)
junto ao Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), foi possível
encaminhar a solução de todos os entraves que impediam o início das obras, como
questões de desapropriação e deslocamentos de rede elétrica, além da
necessidade de ajustes essenciais no projeto.
"É uma alternativa de mobilidade urbana em uma região
que liga dois municípios importantíssimos, uma obra parada há anos por vários
problemas burocráticos e judiciais que foram resolvidos. Era uma reivindicação
antiga da comunidade, a falta da ponte inviabilizava uma avenida construída,
focamos e resolvemos esse gargalo por determinação do Sartori e deputados da
base", afirmou o secretário dos Transportes, Pedro Westphalen.
Conforme o diretor-geral do Daer, Rogério Uberti, a empresa
contratada para o trabalho, EPT Engenharia e Pesquisas Ltda, tem plenas
condições para montar o canteiro de obras e iniciar os serviços de execução das
fundações, primeira etapa da construção da ponte.
Serão 44 metros de comprimento e 12,6 m de largura. O
investimento é de R$ 1.198.218,55 milhões, do Tesouro do Estado. As obras estão
previstas para terminar em 360 dias. (Fonte: Governo do RS)
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