Iniciativa da Sociedade de Pediatria do RS tem como objetivo
prevenir a ingestão de álcool durante o Verão e em festas comuns à época
Preocupada com o aumento do consumo de bebidas alcoólicas
por adolescentes, a Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul (SPRS) lançou,
na terça-feira (20/12), a campanha "Não seja um porre". A iniciativa
foi apresentada durante entrevista coletiva na sede da agência Paim
Comunicação, responsável pelo desenvolvimento dos materiais de divulgação.
A preocupação da entidade vem acompanhada pelos dados
revelados pela Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE), realizada em
2015. O documento aponta que Rio Grande do Sul e Porto Alegre lideram, entre os
estados e capitais do Brasil, o ranking de estudantes do 9º ano do Ensino
Fundamental, 68% e 74,9% respectivamente, que declararam já ter experimentado a
bebida etílica.
“Temos um compromisso com o desenvolvimento saudável de
nossas crianças e adolescentes. Como pediatras cabe a nós alertarmos os
familiares e, também, conscientizarmos os próprios jovens sobre os riscos e
consequências do consumo excessivo de bebidas alcoólicas”, destaca a presidente
da SPRS, Cristina Targa.
Idealizadora da campanha, a pediatra Denise Leite Chaves
explica que a sugestão foi feita em uma reunião de planejamento da SPRS, após a
repercussão nas redes sociais de uma médica sobre o grande volume de
atendimento a adolescentes devido ao uso abusivo da bebida durante um festival
no início de 2016.
“O relato daquela profissional viralizou nas redes,
destacando a grande quantidade de jovens que haviam ingerido álcool durante a
festa. Então, a ideia foi nos organizarmos para o verão, já pensando nas festas
comuns desta época”, explica Denise.
Ao longo de 2016, a pediatra participou do Fórum Permanente
de Prevenção à Venda e ao Consumo de Bebidas Alcoólicas por Crianças e
Adolescentes, no Ministério Público do Estado, coordenado pela promotora de
justiça Maria Regina Fay de Azambuja. O grupo concentra suas ações em escolas
privadas e públicas de Porto Alegre e está em expansão para o interior. De
acordo com Denise, o órgão, junto com as demais instituições que formam o
Fórum, são apoiadores da iniciativa.
A médica destaca, ainda, que a campanha também será
direcionada aos pediatras para que eles saibam como lidar com o tema nos seus
consultórios, alertando tanto os pais e quanto crianças e adolescentes.
Não é sermão careta
O grande desafio da campanha é estabelecer contato com os
adolescentes de uma forma que chame a sua atenção e destaque a importância de
evitar o uso de bebidas alcoólicas. Desta maneira, a SPRS, junto com a Paim
Comunicação, desenvolveu uma linguagem diferenciada para abranger o seu
público. As ações da campanha preveem cartazes com imagens que representam os
malefícios que a bebida causa; outdoors e painéis eletrônicos; um filme para a
web; conteúdo digital; e inserções em veículos de comunicação impressos e
emissoras de rádio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário