A 44ª edição da Couromoda, que acontece entre os dias 15 e
18 de janeiro, no Expo Center Norte, em São Paulo, deve ser revigorante para o
setor calçadista nacional depois de um ano complicado. Essa é a previsão dos
organizadores da mostra e também do presidente-executivo da Associação
Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), Heitor Klein. Com mais de
mil marcas lançando suas coleções de outono-inverno, a feira receberá dezenas
de milhares de compradores de todo o Brasil e parte do mundo, especialmente da
América Latina.
Além da expectativa de retomada gradual das vendas no
mercado interno e a sequência de elevação nas exportações de calçados, que
fecharam o ano passado com alta de 4%, a Couromoda terá outros atrativos. Neste
ano, a feira aparece repaginada, com uma integração maior entre setores e uma
programação paralela com muita informação de moda e mercado. Conforme a
organização, a mostra terá espaço especial para marcas estreantes com design
autoral e também para pequenas e médias empresas. “O objetivo é que os milhares
de lojistas e importadores que visitam a feira possam conferir o que estará em
evidência na moda durante todo o ano nos segmentos feminino, masculino e
infantil. Uma vitrine bem ampla do que vem por aí em calçados, bolsas, artigos
de couro e acessórios”, explica o diretor da feira, Jefferson Santos,
ressaltando que a mostra também apresentará produtos de alto verão, para a
pronta-entrega.
Segundo Santos, a abertura oficial da temporada de compras
no mercado de calçados será em clima de confiança. “Nunca deixamos de investir
e de acreditar na força do nosso setor. A Couromoda cumprirá, mais uma vez, o
papel de apresentar cenários e oportunidades para a indústria e o varejo”,
projeta.
Mudanças
Renovada, a feira promete chamar a atenção de expositores e
visitantes. “Acompanhando de perto as alterações do mercado de calçados e moda,
entendemos que a feira precisaria buscar novas soluções, sem perder a sua
identidade profissional e arrojada. Assim, o evento terá em 2017 um layout mais
moderno, mais fashion e adaptado às diferentes demandas dos diversos segmentos
profissionais”, adianta o diretor.
Confecção
Integrada 100% à Couromoda, ocorre a 7° edição da São Paulo
Prêt-à-Porter, Feira Internacional de Negócios para Indústria de Moda,
Confecções e Acessórios. A conexão entre as duas feiras oferece aos lojistas a
oportunidade de conferir as tendências da temporada em toda cadeia fornecedora
do varejo.
Expectativa
Para o presidente-executivo da Abicalçados, a Couromoda deve
marcar o início de uma retomada para o setor calçadista. “Com uma crise
política grave, que acabou contaminando também a economia, colhemos resultados
pífios em 2016, com o encolhimento do PIB em mais de 3,4%. O principal fato que
motivou essa retração foi, sem dúvida, o encolhimento da renda das famílias,
que até 2014 segurou o PIB nacional mesmo quando a crise política estava
próxima”, avalia. Ainda segundo o dirigente, para 2017, o cenário é mais
estável e, mesmo que ainda nebuloso, já aponta para o início de uma
recuperação. “É neste contexto que terá início a Couromoda, que deve ser o
momento de retomada para o setor calçadista”, destaca Klein.
Importadores
Durante a Couromoda, a Abicalçados realizará, em parceria
com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos
(Apex-Brasil), o Projeto Comprador VIP. Durante os quatro dias de feira,
compradores dos grupos Monoprix (França), Walk and City e Shoe Center (Emirados
Árabes Unidos), Infonetworks/Loly´s (Equador) e Ekonika (Rússia) visitarão – e
farão negócios – com os expositores do evento. (Fonte: Abicalçados)
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