Páginas

sábado, 30 de setembro de 2017

Medicamentos são tema de palestra sobre diabetes

Foto: Fernanda Hescher
Cuidados com a saúde para melhorar a qualidade de vida dos pacientes diagnosticados com diabetes. Essas e outras informações foram passadas a quase 70 pessoas que prestigiaram a palestra sobre a doença que aconteceu na escola Presidente Vargas na tarde desta quinta-feira, 28. A ação promovida pela Prefeitura, através do projeto Farmacêuticos em Ação, leva informações sobre esta mazela para pessoas atendidas pela Estratégia Saúde da Família (ESF) Operária.
As palestras são ministradas pelo coordenador da Farmácia Básica Municipal de Campo Bom, o farmacêutico Fabrício Correia Marques, em parceria com a primeira-dama, a farmacêutica Kátia Orsi. Esse foi o quarto encontro e faz parte de um total de sete palestras pelas quais o grupo deverá passar ao longo do ano e que devem tratar de ainda mais informações sobre a diabetes.
Kátia explicou que esse encontro tratou sobre o manuseio do glicosimetro, tiras reagentes, seringas, lancetas, maneira correta de armazenar e aplicar a insulina, tipos de insulina, locais ideais para aplicação da mesma. "Para quem está doente o tratamento adequado evita complicações mais severas e melhora a qualidade de vida do paciente. Ficamos muito satisfeitos em ver, por exemplo, um paciente mostrar que registrava sempre índices altos de glicose e que agora, depois das palestras e de mudanças no estilo de vida, estabilizou o nível de glicose", conta Kátia.
O próximo encontro será dia 19 de outubro será uma aula prática com preparação de alimentos simples, saudáveis e baratos para diabéticos. Ainda acontecerão mais dois encontros após, incluindo um sobre a prática de atividades física e um de encerramento das atividades. A participação é gratuita e mais informações de como participar podem ser obtidas na ESF Operária, pelo telefone 3597 4079.

Doença

De acordo com dados do Ministério da Saúde, o diabetes está entre as cinco doenças que mais matam no país, chegando cada vez mais ao topo do ranking. De 2000 a 2010, a doença foi responsável por mais de 470 mil mortes em todo o Brasil. Nesse período, o número saltou de 35,2 mil para 54,8 mil. Isso significa que a taxa de mortalidade avançou de 20,8 para 28,7 mortes por 100 mil habitantes.
O diabetes é uma doença metabólica caracterizada pelo aumento anormal de glicose (açúcar) no sangue, para a qual ainda não existe cura definitiva. No entanto, existem vários tratamentos que podem melhorar a qualidade de vida do paciente. Para isso, basta procurar a unidade de saúde do bairro onde mora. Entre os sintomas da doença, estão a perda involuntária de peso, fadiga, fraqueza, sensação de sede em excesso e infecções regulares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário