Atividades foram oferecidas aos participantes da iniciativa
e aos alunos da Escola Edmundo Strassburger
Por meio do projeto Joga Aurora, a Universidade Feevale
realizou, na tarde de sexta-feira, 6 de outubro, um evento em comemoração ao
Dia das Crianças. As atividades aconteceram na Escola Edmundo Strassburger,
onde semanalmente são realizadas atividades multiesportivas e de lazer com
cerca de 100 crianças e adolescentes. O projeto é uma parceria entre a
Instituição, a Nike e a Prefeitura Municipal de Campo Bom.
“Fizemos uma tarde festiva para celebrar o Dia das Crianças.
No projeto, estamos oferecendo a prática de esporte como uma ferramenta de
desenvolvimento na socialização dessas crianças”, afirmou o líder do projeto e
professor da Feevale, Marcelo Marques Soares. Na ocasião, foi realizado um
espetáculo circense e atividades diversas, como pintura, brinquedos infláveis,
pernas de pau, entre outros.
Para Micheli Buttenbender Constantino, embaixadora
comunitária da Nike, o projeto é um incentivo para a vida. “Nosso maior
objetivo é incentivar o esporte, para que eles se movimentem e entendam que ele
serve para os estimular a buscar algo melhor daqui para frente. Além disso,
queremos mostrar que, assim como no esporte, precisamos treinar muito para buscar
o que queremos. Aqui, desejamos que as crianças encontrem um link entre o
esporte e a vida real”, explica.
“É uma satisfação muito grande e um orgulho poder contar com
esse projeto em um bairro muito carente e que merece participar das atividades
que o Joga Aurora proporciona”, disse Graciela Rosa Soares, representante da
Secretaria da Educação Municipal de Campo Bom.
Joga Aurora
O projeto Joga Aurora trabalha o desenvolvimento da
cidadania por meio da prática do esporte. As atividades são realizadas, desde
abril, de segunda a quinta-feira no turno inverso ao escolar, atendendo um
público na faixa etária de sete a 12 anos, de ambos os sexos, residentes no
bairro Aurora.
“Nossa proposta é
trabalhar, com essas crianças e adolescentes que estão em situação de
vulnerabilidade social, o desenvolvimento da cidadania, oportunizando sua
inclusão social e contribuindo na qualidade de vida e no crescimento pessoal
por meio da prática do esporte”, explica Soares. O docente coordena a equipe
que executa o projeto, composta por um profissional e um estagiário de Educação
Física, além de acadêmicos do curso de Educação Física da Instituição.
As oficinas acontecem por meio de atividades físicas,
recreativas e socializadoras, possibilitando a aprendizagem dos participantes
com foco nos esportes coletivos, como handebol, voleibol basquetebol e futebol,
com turmas organizadas por idade. Ainda são realizadas atividades que
contemplam valores de cooperação, respeito às diferenças e disciplina, além de
manter um trabalho integrado com as escolas e famílias dos beneficiados e
parceiros, por meio de encontros, atividades de integrações e eventos. O
desempenho escolar dos participantes também é requisito importante e, por isso,
são desenvolvidas ações semanais de acompanhamento do rendimento na escola e
promoção da cidadania, sendo que a equipe de trabalho aplica planos e mediação
das aulas, oficinas e treinos, bem como de acompanhamento da frequência nas
atividades do projeto.
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