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quarta-feira, 11 de outubro de 2017

Joga Aurora celebrou o Dia das Crianças

Atividades foram oferecidas aos participantes da iniciativa e aos alunos da Escola Edmundo Strassburger

Por meio do projeto Joga Aurora, a Universidade Feevale realizou, na tarde de sexta-feira, 6 de outubro, um evento em comemoração ao Dia das Crianças. As atividades aconteceram na Escola Edmundo Strassburger, onde semanalmente são realizadas atividades multiesportivas e de lazer com cerca de 100 crianças e adolescentes. O projeto é uma parceria entre a Instituição, a Nike e a Prefeitura Municipal de Campo Bom.
“Fizemos uma tarde festiva para celebrar o Dia das Crianças. No projeto, estamos oferecendo a prática de esporte como uma ferramenta de desenvolvimento na socialização dessas crianças”, afirmou o líder do projeto e professor da Feevale, Marcelo Marques Soares. Na ocasião, foi realizado um espetáculo circense e atividades diversas, como pintura, brinquedos infláveis, pernas de pau, entre outros.
Para Micheli Buttenbender Constantino, embaixadora comunitária da Nike, o projeto é um incentivo para a vida. “Nosso maior objetivo é incentivar o esporte, para que eles se movimentem e entendam que ele serve para os estimular a buscar algo melhor daqui para frente. Além disso, queremos mostrar que, assim como no esporte, precisamos treinar muito para buscar o que queremos. Aqui, desejamos que as crianças encontrem um link entre o esporte e a vida real”, explica.
“É uma satisfação muito grande e um orgulho poder contar com esse projeto em um bairro muito carente e que merece participar das atividades que o Joga Aurora proporciona”, disse Graciela Rosa Soares, representante da Secretaria da Educação Municipal de Campo Bom.
Joga Aurora
O projeto Joga Aurora trabalha o desenvolvimento da cidadania por meio da prática do esporte. As atividades são realizadas, desde abril, de segunda a quinta-feira no turno inverso ao escolar, atendendo um público na faixa etária de sete a 12 anos, de ambos os sexos, residentes no bairro Aurora.
“Nossa proposta é trabalhar, com essas crianças e adolescentes que estão em situação de vulnerabilidade social, o desenvolvimento da cidadania, oportunizando sua inclusão social e contribuindo na qualidade de vida e no crescimento pessoal por meio da prática do esporte”, explica Soares. O docente coordena a equipe que executa o projeto, composta por um profissional e um estagiário de Educação Física, além de acadêmicos do curso de Educação Física da Instituição.
As oficinas acontecem por meio de atividades físicas, recreativas e socializadoras, possibilitando a aprendizagem dos participantes com foco nos esportes coletivos, como handebol, voleibol basquetebol e futebol, com turmas organizadas por idade. Ainda são realizadas atividades que contemplam valores de cooperação, respeito às diferenças e disciplina, além de manter um trabalho integrado com as escolas e famílias dos beneficiados e parceiros, por meio de encontros, atividades de integrações e eventos. O desempenho escolar dos participantes também é requisito importante e, por isso, são desenvolvidas ações semanais de acompanhamento do rendimento na escola e promoção da cidadania, sendo que a equipe de trabalho aplica planos e mediação das aulas, oficinas e treinos, bem como de acompanhamento da frequência nas atividades do projeto.

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