A instalação das novas lombadas eletrônicas nas rodovias
estaduais gaúchas ganhou ritmo nos últimos dias. A empresa contratada pelo
Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) - autarquia vinculada à
Secretaria dos Transportes - já concluiu a montagem de 89 dos 112 equipamentos
previstos nos lotes recentemente licitados.
Cada um dos dispositivos vai monitorar uma faixa de rodovia.
A velocidade limite varia de 40 a 60 quilômetros por hora, dependendo do fluxo
médio de veículos e pedestres do local. Até agora, 16 das 19 estradas atendidas
pelos novos contratos já contam com as lombadas eletrônicas afixadas (confira a
relação no final desta matéria).
De acordo com o diretor-geral do Daer, Rogério Uberti, a
expectativa é de que a instalação dos dispositivos seja concluída ainda neste
mês. Além da montagem, os equipamentos dependem da análise do Instituto
Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e do fornecimento de
energia elétrica para iniciar a operação.
“Os trabalhos são desenvolvidos com a maior agilidade
possível. Prova disso é que algumas lombadas até já foram aferidas pelo
Inmetro”, salienta Uberti. “Pretendemos ativar todos os dispositivos nesta
época de volta às aulas, pois parte deles está localizada justamente nas
proximidades de escolas, onde a redução da velocidade é essencial para a
segurança no trânsito.”
Os quatro novos contratos de instalação e operação das
lombadas eletrônicas somam R$ 3,85 milhões e contam com recursos do Tesouro do
Estado. A empresa Kopp Tecnologia, de Vera Cruz, foi a vencedora das licitações
e assumiu os serviços pelo prazo de um ano, podendo ser prorrogado quatro vezes
por igual período.
As lombadas já instaladas ficam nas seguintes rodovias:
- ERS-124 (Montenegro): 2 faixas;
- ERS-240 (São Leopoldo e Portão): 16 faixas;
- ERS-401 (São Jerônimo): 2 faixas;
- RSC-287 (Montenegro): 4 faixas;
- RSC-287 (Novo Cabrais e Paraíso do Sul): 4 faixas;
- RSC-453 (Caxias do Sul e Farroupilha): 10 faixas;
- RSC-453 (Venâncio Aires): 4 faixas;
- ERS-030 (Glorinha e Osório): 4 faixas;
- ERS-115 (Igrejinha e Três Coroas): 4 faixas;
- ERS-235 (Nova Petrópolis e Gramado): 12 faixas;
- ERS-389 (Torres): 2 faixas;
- ERS-452 (Feliz e Vale Real): 4 faixas;
- ERS-486 (Itati): 2 faixas
- VRS-873 (Morro Reuter): 2 faixas;
- ERS-149 (Restinga Seca): 2 faixas
- ERS-155 (Ijuí): 3 faixas;
- ERS-344 (Entre Ijuís): 4 faixas;
- ERS-509 (Santa Maria): 8 faixas.
Os próximos equipamentos a serem instalados monitorarão as
rodovias:
- ERS-126 (Sananduva): 1 faixa;
- ERS-129 (Encantado): 2 faixas;
- ERS-129 (Serafina Corrêa): 2 faixas
- ERS-324 (Passo Fundo e Vila Maria): 8 faixas;
- ERS-324 (Nova Araçá e Nova Bassano): 6 faixas
- ERS-438 (Paraí): 2 faixas;
- RSC-453 (Estrela): 2 faixas.
Foto: Júlio Cunha Neto/Daer
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