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terça-feira, 26 de junho de 2018

Projeto de neuropsicologia é aplicado em escolas de Campo Bom

A Secretaria de Educação e Cultura (Smec) de Campo Bom, em parceria com a Universidade Feevale, vem propondo um projeto social intitulado Intervenção Neuropsicológica no Contexto Escolar (PRINCE). O objetivo é propor intervenções em dois eixos da comunidade escolar, através de oficinas com os educadores para estimular a ação cognitiva e emocional preventiva para alunos do 3° e 4° ano do Ensino Fundamental.
A ação ocorre em duas escolas do município. Uma delas é a EMEF Esperança, que no último dia 20 realizou uma dinâmica com 20 professores que foi conduzida pela Dr.ª em Psicologia, Carolina de Oliveira Cardoso, que coordena o projeto em parceria com o professor Rodrigo Serra, professora Janaína Cardoso e estudantes e bolsistas da universidade.
As oficinas com os professores estão ocorrendo mensalmente, com duração média de duas horas. A partir de atividades lúdicas, de uma narrativa de uma história infantil, a proposta é aperfeiçoar a capacidade de planejamento, atenção, controle inibitório e flexibilidade nessas crianças.
Partindo dos resultados de pesquisas científicas de que as crianças que participam de tais intervenções melhoram suas habilidades cognitivas, acadêmicas e comportamentais, acredita-se que o impacto de tais intervenções pode não ser só de forma direta, mas também a longo prazo, levando a um melhor rendimento escolar e ajudando a prevenir problemas sociais e de saúde mental futuros.
Foto: Patricia Klein

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