A Secretaria de Educação e Cultura (Smec) de Campo Bom, em
parceria com a Universidade Feevale, vem propondo um projeto social intitulado
Intervenção Neuropsicológica no Contexto Escolar (PRINCE). O objetivo é propor
intervenções em dois eixos da comunidade escolar, através de oficinas com os
educadores para estimular a ação cognitiva e emocional preventiva para alunos
do 3° e 4° ano do Ensino Fundamental.
A ação ocorre em duas escolas do município. Uma delas é a
EMEF Esperança, que no último dia 20 realizou uma dinâmica com 20 professores
que foi conduzida pela Dr.ª em Psicologia, Carolina de Oliveira Cardoso, que
coordena o projeto em parceria com o professor Rodrigo Serra, professora
Janaína Cardoso e estudantes e bolsistas da universidade.
As oficinas com os professores estão ocorrendo mensalmente,
com duração média de duas horas. A partir de atividades lúdicas, de uma
narrativa de uma história infantil, a proposta é aperfeiçoar a capacidade de
planejamento, atenção, controle inibitório e flexibilidade nessas crianças.
Partindo dos resultados de pesquisas científicas de que as
crianças que participam de tais intervenções melhoram suas habilidades cognitivas,
acadêmicas e comportamentais, acredita-se que o impacto de tais intervenções
pode não ser só de forma direta, mas também a longo prazo, levando a um melhor
rendimento escolar e ajudando a prevenir problemas sociais e de saúde mental
futuros.
Foto: Patricia Klein
Nenhum comentário:
Postar um comentário