Projetando a inserção no ambiente escolar de noções mais
amplas de cultura e tradições gaúchas, em 2019 a Secretaria Municipal de Educação
e Cultura apoia um projeto piloto que abrange não somente a dança, mas também
os aspectos culturais e históricos da formação do gaúcho. As aulas de cultura
gaúcha, ministradas pelos oficineiros Diego Moro e Giulia Siebel, contemplam os
alunos de 4º e 5º ano da EMEF Esperança, no Loteamento Esperança.
O projeto da dança gaúcha, já consagrado na rede escolar
municipal, trouxe aos oficineiros, coordenadores e a própria SMEC, o
entendimento de que a dança e as artes, de uma maneira geral, são caminhos
muito importantes para a transformação da comunidade, pois trabalham regras e
valores sociais e culturais que representam e simbolizam os papéis vividos no
cotidiano de cada cidadão.
Valorizando e entendendo o conteúdo histórico e cultural das
danças tradicionais, do folclore, da história, e da função social e cívica dos
Centros de Tradições Gaúchas, o projeto contribui para a formação de indivíduos
críticos e atuantes na sociedade.
A execução do projeto piloto já iniciou e, num primeiro
momento, é preciso compreender a visão dos alunos sobre cultura gaúcha, usos,
costumes e manifestações folclóricas. Curioso, dizem os oficineiros, é que por
vezes os alunos não se dão conta que a tradição gaúcha está presente no dia
dia-a-dia de forma sutil, porém marcante. Veja o exemplo de um aluno que, ao
elaborar um texto sobre o assunto, escreveu assim: “A dança gaúcha pra mim é a
coisa mais linda, mas eu não gosto só de dança, eu adoro churrasco. Meu vô faz
churrasco todo domingo, e quase todo dia faz chimarrão.”
Até o fim do ano letivo, o objetivo é repassar aos alunos
conhecimentos teóricos e práticos de cultura e tradições gaúchas através da
dança, poesia, música, lendas, usos e costumes, símbolos oficiais e sociais do
RS, manifestações intelectuais, literatura, brinquedos e brincadeiras, jogos e
outros.
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