Páginas

sexta-feira, 12 de abril de 2019

Projeto Acolher “Dança Gaúcha” vai além da dança

Projetando a inserção no ambiente escolar de noções mais amplas de cultura e tradições gaúchas, em 2019 a Secretaria Municipal de Educação e Cultura apoia um projeto piloto que abrange não somente a dança, mas também os aspectos culturais e históricos da formação do gaúcho. As aulas de cultura gaúcha, ministradas pelos oficineiros Diego Moro e Giulia Siebel, contemplam os alunos de 4º e 5º ano da EMEF Esperança, no Loteamento Esperança.
O projeto da dança gaúcha, já consagrado na rede escolar municipal, trouxe aos oficineiros, coordenadores e a própria SMEC, o entendimento de que a dança e as artes, de uma maneira geral, são caminhos muito importantes para a transformação da comunidade, pois trabalham regras e valores sociais e culturais que representam e simbolizam os papéis vividos no cotidiano de cada cidadão.
Valorizando e entendendo o conteúdo histórico e cultural das danças tradicionais, do folclore, da história, e da função social e cívica dos Centros de Tradições Gaúchas, o projeto contribui para a formação de indivíduos críticos e atuantes na sociedade.
A execução do projeto piloto já iniciou e, num primeiro momento, é preciso compreender a visão dos alunos sobre cultura gaúcha, usos, costumes e manifestações folclóricas. Curioso, dizem os oficineiros, é que por vezes os alunos não se dão conta que a tradição gaúcha está presente no dia dia-a-dia de forma sutil, porém marcante. Veja o exemplo de um aluno que, ao elaborar um texto sobre o assunto, escreveu assim: “A dança gaúcha pra mim é a coisa mais linda, mas eu não gosto só de dança, eu adoro churrasco. Meu vô faz churrasco todo domingo, e quase todo dia faz chimarrão.”
Até o fim do ano letivo, o objetivo é repassar aos alunos conhecimentos teóricos e práticos de cultura e tradições gaúchas através da dança, poesia, música, lendas, usos e costumes, símbolos oficiais e sociais do RS, manifestações intelectuais, literatura, brinquedos e brincadeiras, jogos e outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário