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segunda-feira, 7 de julho de 2014

Varejo calçadista está otimista para o segundo semestre

Depois de um desempenho ruim no começo do ano, com períodos de vendas abaixo da expectativa, o varejo de calçados estima uma melhora no resultado do segundo semestre. A avaliação é de Antoniel Lordelo, presidente da Associação Brasileira de Lojistas de Artefatos e Calçados (ABLAC).

“O temor em relação ao agravamento das manifestações populares e dos protestos contra a Copa do Mundo, e o baixo crescimento da economia provocaram redução da intenção de compra dos consumidores”, analisa. O mês de maio, por exemplo, quando se comemora o Dia das Mães, teve desempenho inferior ao esperado.

A chegada às lojas das novas coleções de calçados e acessórios de moda para a temporada primavera-verão anima o setor. “A expectativa é que o desempenho das vendas melhore. O preço médio é menor e há datas importantes – Dia dos Pais e Natal – que motivam as pessoas a comprarem mais do que nos primeiros meses do ano”, aposta Lordelo.

Os lançamentos que vão impulsionar as vendas do varejo no período acontecem na Francal 2014, que acontece de 15 a 18 de julho no Anhembi, em São Paulo. A feira é o evento de negócios mais rentável do ano para a cadeia coureiro-calçadista, já que abre oficialmente a temporada primavera-verão para o setor. As coleções apresentadas na feira são renovadas constantemente de agosto a março, impulsionando de forma contínua os negócios do varejo nacional no período.

Neste ano, a Francal é o primeiro grande evento de negócios depois da Copa do Mundo no Brasil. Na avaliação do presidente da feira, Abdala Jamil Abdala, a desaceleração no primeiro semestre aumenta ainda mais a necessidade de os lojistas renovarem os estoques e vitrines neste ano.

Para Lordelo, as coleções para a primavera-verão sempre atraem a atenção e despertam o interesse dos consumidores nas lojas. “Nossa expectativa é que teremos uma feira com muitas novidades em produtos e boas condições de pagamento por parte dos fornecedores para que negócios possam ser realizados em volumes normais”.

A feira

Com mais de 800 expositores de todos os portes – desde os maiores fabricantes de calçados do País até pequenos e médios calçadistas, grifes de renome internacional e birôs de moda voltados a produtos de maior valor agregado – a Francal oferece uma enorme variedade de calçados, bolsas, malas, mochilas, cintos e artefatos de couro, acessórios e bijuterias para atender os diferentes tipos de varejo. A expectativa é receber 60 mil lojistas e profissionais do setor de todos os Estados brasileiros e de mais de 70 países dos cinco continentes.


Fonte: www.feirafrancal.com.br

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