Páginas

terça-feira, 4 de novembro de 2014

Campo Bom ganha prêmios na Mostratec e passaportes para o México e Estados Unidos

Alunos da Genuíno criaram Bloqueador Solar
Foto: Talita Assis
A próxima parada para o Peri, realizado na Escola Municipal Santos Dumont, de Campo Bom, será o México, quando o projeto que auxilia a comunidade do bairro Imigrante ganha mais um destaque internacional. Os Estados Unidos também serão o destino de apresentação de trabalhos da Escola Municipal 25 de Julho por meio da aluna Milena Streit,  que será delegada do Brasil no país e que viaja aos EUA com o título de Aluna Observadora pelo seu trabalho Águas da Minha Cidade. Os dois reconhecimentos são resultado da participação da rede municipal de ensino de Campo Bom na Mostratec Junior, que ocorreu de 27 a 31 de outubro no Centro de Eventos da Fenac, em Novo Hamburgo, numa promoção da Fundação Liberato. A rede municipal também voltou da mostra com outras duas importantes premiações: a Escola Genuíno Sampaio ganhou prêmio de 1º lugar na categoria Anos Iniciais com o projeto Toldo Solar.  O projeto Peri também recebeu 3ª colocação na categoria Anos Finais.
Com a proposta de informar os moradores próximos à escola sobre possíveis ameaças de enchente do arroio Peri, que serve o bairro Imigrante, o projeto Peri (batizado com o nome do arroio) usa tecnologias para o mapeamento dos pontos críticos do curso d´água. Em 2013, a iniciativa da Escola Santos Dumont esteve também na final do prêmio Microsoft Educadores Inovadores, em Barcelona, entre os cinco finalistas. A participação do projeto na Mostratec também rendeu ao aluno Lúcio Santos, um dos integrantes do projeto, uma bolsa de estudos para um curso preparatório ao ingresso na Escola Técnica Liberato, organizadora da Mostratec.
A estudante do 8º ano da Escola 25 Julho, Milena Streit, 14 anos, além de ganhar uma bolsa integral de curso de inglês, fará parte da delegação brasileira que vai a Pittsburg (EUA), em maio do ano que vem, como observadora na Feira Internacional de Ciências e Engenharia (Intel Isef). Ela defendeu na Mostratec o trabalho Águas da Minha Cidade, uma vertente do já conhecido projeto Eco Web. O projeto da Mostratec baseia-se no estudo da qualidade das águas dos arroios de Campo Bom, em especial do Arroio Schmidt, o maior da cidade e mais próximo da escola em que ela estuda. Milena foi escolhida durante a Mostratec Junior por mostrar desenvoltura na apresentação do seu trabalho em inglês. Na feira que se encerrou na sexta-feira, o aluno Adilson Casagrande, da Escola Municipal Presidente Vargas, também foi reconhecido. Ele ganhou uma bolsa de estudos de inglês como premiação por sua apresentação do projeto Toqe, um jornal digital produzido por alunos da escola.
O primeiro lugar da categoria Anos Iniciais ficou com o criativo trabalho da Escola Genuíno Sampaio com o projeto Toldo Solar. Na busca de solução para isolar do sol intenso e do calor as janelas da sala de aula, estudantes da escola desenvolveram um toldo construído com caixas de leite tetrapac coladas pela ação do calor provocado por um ferro de passar roupa. Além de bloquear o sol, a novidade virou também um isolante térmico.
De acordo com a secretária Municipal de Educação e Cultura, Eliane os Reis, essas premiações foram resultado de um trabalho intenso dos educadores do município, que durante o ano receberam incentivos e cursos para se qualificar na área da ciência.


Fonte: Imprensa PMCB

Nenhum comentário:

Postar um comentário