Páginas

quarta-feira, 27 de maio de 2015

5ª Conferência Municipal de Saúde ocorrerá na próxima semana

Atendimento em saúde pública será assunto da 5ª Conferência Municipal de Saúde que ocorrerá no dia 3 de junho, das 8 às 17 horas, no Teatro do Centro de Educação Integrada (CEI). Realizada de quatro em quatro anos pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em parceria com o Conselho Municipal de Saúde, o tema da conferência será Saúde Pública de qualidade para cuidar bem das pessoas: direito do povo brasileiro. Durante o evento serão promovidas palestras com apresentação de painéis, além de plenárias quando serão eleitos os delegados que representarão Campo Bom na Conferência Estadual de Saúde marcada de 24 a 26 de setembro, em Porto Alegre. Cerca de 300 pessoas são esperadas na conferência que é aberta ao público e que tem como público alvo usuários do SUS, trabalhadores da área da saúde, prestadores de serviços, representantes de entidades e associações de bairro. De acordo com o titular da SMS, Jerri Moraes, a conferência é importante para promover a discussão sobre o direito à saúde. “A Conferência Municipal de Saúde deverá contar com grande participação da comunidade, para que a população também faça parte da organização do setor da saúde no município, no Estado e País”, afirmou.
Durante o evento haverá apresentação de painéis sobre o tema Saúde Pública de qualidade para cuidar bem das pessoas: direito do povo brasileiro, que promoverá discussões sobre três eixos (assuntos) principais: Direito à saúde, garantia de acesso e atenção de qualidade; Valorização do trabalho e da educação em saúde e Gestão do SUS e modelos de atenção à saúde. As palestras serão ministradas pela secretária municipal adjunta de Saúde de Canoas, Ana Boll, e a professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Miriam Dias. Após a apresentação, o público será dividido em três grupos, quando cada um discutirá sobre um eixo, apresentando um relatório com as principais prioridades do Município para a área da saúde. Um relatório final com todas as demandas de Campo Bom será elaborado para ser apresentado durante a Conferência Estadual de Saúde pelos delegados eleitos.

Escolhas dos delegados

Um dos pontos altos da conferência é a escolha dos delegados que representarão a cidade na etapa estadual do evento e apresentarão as demandas elaboradas pelo Município. A Conferência Estadual ocorrerá de 24 a 26 de setembro, em Porto Alegre, reunindo representantes de diversas cidades gaúchas e sendo uma preparatória para a Conferência Nacional de Saúde, que ocorrerá em dezembro, em Brasília, com a participação de representantes de todos os estados.
Para ser delegado é necessário preencher a ficha de inscrição disponível no folder oficial da 5ª Conferência Municipal de Saúde, que pode ser encontrado nas unidades básicas de saúde, associações de bairro, escolas, sindicatos, clínicas de saúde, ou na SMS, localizada no 4º andar do Centro Administrativo Municipal. A ficha deve ser entregue até o dia 1º de junho na Secretaria ou durante a conferência. Os representantes de entidades que desejarem ser delegados devem apresentar um ofício de indicação da entidade em questão, com timbre/carimbo, CNPJ e assinatura do representante legal da instituição no momento da inscrição. Todas as pessoas maiores de 16 anos podem participar da conferência, mas para votar é necessário estar credenciado como delegado. Para delegados deverão ser eleitos representantes da comunidade usuária do sistema de saúde, prestadores de serviços e gestão municipal de saúde, respeitando a paridade de representantes entre as categorias.

Podem ser delegados titulares ou representantes de instituições governamentais, instituições prestadoras de serviços de saúde e entidades de representação dos profissionais da área da saúde; usuários do SUS e organizações sindicais de trabalhadores, entidades patronais, associações comunitárias ou de moradores, clubes de serviço, partidos políticos, organizações estudantis, conselhos de pais ou outras instituições da sociedade civil organizada. (Fonte: Imprensa PMCB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário