Páginas

quarta-feira, 17 de junho de 2015

Cerca de 270 enxadristas no Torneio de Xadrez de Campo Bom

Há 20 anos, o Torneio Aberto de Xadrez Cidade de Campo Bom movimenta a cidade. No sábado (13), o ginásio da Escola Borges de Medeiros sediou mais uma vez o evento que é considerado pela Federação Gaúcha de Xadrez o maior do Rio Grande do Sul em número de participantes. Cerca de 270 enxadristas de diversas cidades do Estado, como Novo Hamburgo, Porto Alegre, Taquara e Osório participaram da competição, que este ano homenageou pessoas que ajudaram a construir a história do Torneio de Campo Bom. “Quero parabenizar os professores, diretores e pais que incentivam esses jovens a jogarem xadrez, um esporte que contribui para o raciocínio lógico e matemático. Isso fará diferença na vida deles”, declarou a secretária de Educação e Cultura, Eliane dos Reis.
Por esses benefícios, a moradora de Canoas, Andréia Aparecida, 40 anos, incentiva seus filhos Gabriel Grenteski, 9, e Murilo Grenteski, 5, a praticar o esporte que aprendeu com seu irmão. “Eles ainda não tinham participado do Torneio em Campo Bom, acho a experiência muito válida. Desde o ano passado eles começaram a treinar e incentivo eles a jogar xadrez, pois vi a evolução deles na matemática”, conta.
Para incentivar habilidades, a prática do xadrez é muito estimulada na rede municipal de ensino desde os anos iniciais. Com apenas 7 anos, Julia Moraes, aluna da Escola Borges de Medeiros participou da disputa. A inserção do xadrez nas escolas municipais começou há mais de 20 anos em Campo Bom. “Alguns professores trabalhavam o xadrez de forma esporádica até que a Prefeitura ofereceu um curso para os educadores aprenderem a jogar. A partir daí eles começaram a se interessar e o xadrez foi inserido no currículo escolar na disciplina de educação física”, relembra a educadora física da Escola Rui Barbosa, Márcia Tornin, que ajudou a organizar o primeiro torneio de xadrez da cidade. Hoje as escolas oferecem aos alunos o jogo de xadrez em contraturno escolar, sendo também utilizado em aulas de matemática e educação física, por exemplo, para estimular o raciocínio lógico.

Os participantes foram divididos nas categorias sub 8, sub 10, sub 12, sub 14, sub 16, adulto (acima de 17 anos) e veterano (acima de 50 anos) e as partidas disputadas em sistema Suíço, em cinco rodadas, exceto nas categorias sub 10 e sub 12, que tiveram mais de 70 inscritos (disputa em 6 rodadas), com 20 minutos para cada enxadrista. Os dez primeiros colocados vencedores em cada categoria ganharam troféus e medalhas, enquanto nas categorias adulto e veterano os oito melhores receberam a premiação, além disso, os três primeiros colocados na categoria adulto se classificaram para a semifinal do Campeonato Gaúcho Absoluto de Xadrez. Os resultados podem ser conferidos em http://xadrezgaucho.wikispaces.com/2015-XXAberto-CampoBom. (Fonte: Imprensa PMCB - Foto: Pâmela Foster)

Nenhum comentário:

Postar um comentário