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terça-feira, 9 de junho de 2015

Especialistas analisam cenário econômico para calçadistas

Ainda nebuloso, o cenário econômico brasileiro e mundial será desafiado pelo Workshop Análise de Cenários, que acontece no próximo dia 25 de junho, no Hotel Locanda, em Novo Hamburgo/RS. Promovido em conjunto pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal) e Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB), o encontro trará especialistas em macroeconomia, comércio exterior, consumo e varejo e tendências em uso de materiais.
​A programação inicia com recepção às 18 horas e posterior palestra sobre Macroeconomia​​, que será conduzida pelo diretor da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Hélio Henkin. Na oportunidade, o especialista irá desenvolver uma análise da macroeconomia mundial e brasileira, traçando um paralelo dos reflexos da política e o impacto na economia nacional. “A exposição tem como objetivo analisar a trajetória esperada para​ a economia brasileira no segundo semestre e no ano de 2016, com ênfase na avaliação das possibilidades de recuperação da atividade produtiva”, adianta Henkin, ressaltando que serão apresentados cenários no mercado externo e no mercado interno, para apoiar o processo de decisão nas empresas que integram a cadeia produtiva calçadista.

De olho no exterior
Na sequência, o consultor de Inteligência Comercial da Abicalçados e professor do Programa de Pós-Graduação em Economia da Unisinos, Marcos Lélis, palestra sobre o Comércio Exterior e como o Brasil pode aproveitar o atual momento de recuperação de algumas economias, mas também do aparecimento de mercados alternativos e altamente potenciais para o produto verde-amarelo. “Desde a crise de 2008 e 2009, a conjuntura internacional está volátil. Mercados mais tradicionais para o calçado brasileiro, como a Argentina, vem perdendo força, ao passo que outros países despontam com grandes oportunidades”, destaca. Segundo ele, o comércio exterior está em fase de reorganização pós-crise, embora ainda sinta reflexos dela. “Os Estados Unidos vem retomando a economia, mas países como Colômbia, Peru, Paraguai e, Emirados Árabes aparecem como grandes oportunidades para o calçado brasileiro”, comenta o economista.
Para Lélis, o grande desafio atual do setor calçadista é a adaptação para um mercado já não baseado somente no preço, mas no valor agregado, design e qualidade. “O que vai ditar o sucesso ou não do setor no mercado externo é justamente a velocidade dessa adaptação”, aponta, acrescentando que ela está em curso, mas que é preciso equacionar a formação de um preço que esteja de acordo com a realidade econômica do consumidor, piorada desde a crise de 2009. “Para isso será preciso diminuir custos e aumentar a produtividade”, conclui.

Mercado doméstico
Apesar da grande aposta do momento ser o mercado internacional, o consumidor brasileiro segue merecendo a atenção da indústria calçadista. O diretor da Focal Pesquisas, Gustavo Campos, que falará sobre Consumo e Varejo, irá apresentar uma rápida enquete sobre o cenário do segundo semestre de 2015 e as perspectivas para 2016, na opinião de compradores de redes de calçados do Brasil. “A enquete foi preparada especialmente para este evento e será apresentada de forma inédita”, frisa. Campos destaca que não acredita em “momento turbulento”, mas em um novo momento que enseja adaptações por parte dos empresários. “O setor já enfrentou muitas crises no passado e sempre se acha que a crise atual é a pior de todas. Temos que fazer os ajustes necessários para cruzar a pior fase da travessia. Mas para isso temos que estar totalmente ligados no mercado, ouvindo, analisando e testando”, provoca o especialista, que pretende aguçar ainda mais o “faro” dos empresários com análises de consumo e renda das famílias, endividamento, inflação e projeções para o varejo de calçados.

Matéria-prima
Encerrando as atividades, Vinícius Prado, diretor da D+E Design Estratégico, falará sobre as Principais Tendências do Comportamento dos Consumidores e de Matérias-Primas de Calçados. “A palestra aborda um olhar local sobre as principais tendências mundiais de comportamento de consumo”, comenta. Segundo ele, a procura por referências hoje é o pano de fundo onde se desenrola o comportamento do consumo, seja ele na busca de um passado glorioso, a essência da origem ligada à natureza - como o uso de matérias naturais e orgânicas - e “a fusão heroica disso com a tecnologia”.
As vagas são limitadas e gratuitas para associados da Abicalçados, Assintecal e CICB. As confirmações de presenças podem ser feitas até o dia 22 pelo telefone 51 3594 7011 ou e-mail janaina@abicalcados.com.br.

Serviço
Workshop Análise de Cenários
Data​: 25/06/2015
Horário: 18h às 21h
Local: Hotel Locanda – rua Wendelino Henrique Klaser, 35. Novo Hamburgo/RS

(Fonte: Imprensa Abicalçados)

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