Páginas

quarta-feira, 30 de janeiro de 2019

Uma ajuda para quem quer parar de fumar

Deixar de fumar nem sempre é uma tarefa fácil e, geralmente, é preciso ajuda para enfrentar anos de dependência química e psicológica. Por isso, a Prefeitura de Campo Bom, através de uma iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), tem participado ativamente desta decisão dos campo-bonenses em parar de fumar.
Semana passada aconteceu o último encontro do terceiro grupo do Programa de Combate ao Tabagismo, promovido pela Prefeitura, desde que foi reativado em 2017. Dos 12 usuários contemplados com o programa, seis usuários concluíram o tratamento, sendo que destes cinco pararam de fumar e um deles reduziu consideravelmente o uso. Na terça-feira, dia 22, os pacientes ganharam certificados de conclusão, medalha de ouro para quem parou de fumar e medalha de prata para quem reduziu o uso do cigarro.
O prefeito Luciano Orsi parabenizou a todos e destacou a importância dessa ação para o bem-estar da comunidade. “Além da redução dos riscos relacionados às doenças crônicas, há outros benefícios relevantes com a cessação do tabagismo como a melhora da autoestima, do convívio social, do desempenho de atividades físicas e da incorporação de hábitos saudáveis de vida. Isso faz parte da visão da Administração Municipal que, quanto mais se investe em prevenção e bem-estar, melhor será a saúde e a qualidade de vida da comunidade e teremos menos doenças relacionadas”, destaca Orsi.
A titular da Saúde, Suzana Ambros Pereira, destaca o alto índice de abandono do hábito de fumar. “Neste grupo de agora, tivemos um índice de 41,6%, enquanto a média nacional gira em torno de 2%. Estamos muito felizes com esses números e estamos a disposição para quando estas pessoas precisarem de ajuda, pois o grupo estará aqui para dar continuidade ao tratamento, auxiliando com ânimo e disposição para seguirem em frente, incentivando estes pacientes a serem multiplicadores”, conta Suzana.
O Grupo de Combate ao Tabagismo encontrou-se durante três meses. Nesse período, os malefícios do uso do cigarro foram apontados pela equipe multiprofissional, mas mais que isso, o grupo cria identidade e cresce junto, se esforçando para conscientizar todos os participantes de que o organismo sofre graves consequências com o uso do tabaco e através do compartilhamento de vivências demonstra os benefícios do abandono do hábito.
A previsão é que o próximo grupo tenha início em março. Os interessados podem se inscrever na Secretaria da Saúde, no 2º andar do Centro Administrativo, de segunda a quinta-feira, das 12h30 às 18h30 e nas sextas-feiras das 7h30 às 13h30. Mais informações pelo telefone 3598 8600, ramal 8686, com Rita Spengler.

Nenhum comentário:

Postar um comentário