Páginas

sexta-feira, 4 de outubro de 2019

Presidente Vargas: uma escola ativa e muito além de muros

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Presidente Vargas realiza o Projeto do PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência com alunos da Feevale. Os encontros, com alunos de 6º a 9º anos, acontecem sempre às quintas-feiras, das 13 às 17 horas. O tema do projeto para esse segundo semestre de 2019 é Direitos Humanos, com ênfase na representação dos povos indígenas nas mídias digitais.
Com o intuito de proporcionar experimentações e aprendizagens diversificadas, o grupo do PIBID da Escola Presidente Vargas levou os alunos do projeto “Monitores de Informática” para conhecer o Campus II da Universidade Feevale, as instalações da TV Feevale e também do curso de Criação Games.
O primeiro objetivo da saída foi proporcionar aos educandos conhecer novas ferramentas para a construção de seu projeto dentro do PIBID, que consiste em criar games e animações que tenham como tema os Direitos Humanos. Bem como proporcionar esta proximidade com o ambiente acadêmico, mostrando estarmos próximos, física e ideologicamente, ampliando os cenários para seus sonhos com um futuro promissor.
Segundo o prefeito Luciano Orsi, a Prefeitura de Campo Bom tem promovido conexões com instituições de ensino superior como a Feevale para gerar aprendizado e troca de informações, visando construir a cidade de hoje e de amanhã, focada nas melhorias tecnológicas. "Essa troca de experiências é importante para tornar o estudo ainda mais atrativo para nossos estudantes, para que eles estejam preparados para lidarem com as novas tecnologias", define.
Dentro do eixo temático Direitos Humanos, a saída de estudos tornou-se também uma saída cultural, pois os alunos tiveram a oportunidade de visitar a Exposição Conexões (exposição fotográfica), que acontece no pátio do campus.
A visita às instalações da TV proporcionou momentos de aprendizado e diversão, conhecer um pouco das diversas profissões que contribuem para a construção de programas, ambientes onde são pensadas, criadas e revisadas as matérias, produção de áudio e vídeo, e edições. Durante a visita as crianças puderam testar alguns cenários e situações.
Tais momentos proporcionaram trabalhar conhecimentos e suas conexões, onde cada um de nós dentro de nossas perspectivas, pudemos dar nuances aos contextos que se apresentavam, reforçando a validez de metodologias interdisciplinares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário