Páginas

quinta-feira, 9 de junho de 2016

Comunidade da Paz comemora 80 anos neste sábado

Foto: Jorge Luís Stocker Jr
A Comunidade Luterana da Paz, da Igreja Luterana do Brasil, celebra neste sábado (11) os seus 80 anos de atividades em Campo Bom. O culto especial, dirigido pelo reverendo Aurélio Dall’Onder, acontece a partir das 19 horas, no templo localizado na Av. Brasil, 3335, no Centro.

A Comunidade Luterana da Paz teve sua fundação oficial em 1936, data em que também iniciou-se a construção do templo. O “Sínodo Missouri” era uma organização religiosa luterana que desembarcou no Brasil através de pastores e reverendos teuto-descendentes vindos das zonas de imigração da América do Norte, onde já estavam organizados. As comunidades fundadas pelo sínodo Missouri com o tempo tornaram-se uma congregação independente, transformando-se na atual IELB – Igreja Evangélica Luterana do Brasil.
Em 1932, o então ministro da comunidade São Paulo de Novo Hamburgo, Revdo. Carlos Henrique Warth, iniciou o trabalho do sínodo Missouri em Campo Bom. A adesão de algumas famílias da localidade, bem como a transferência de algumas famílias já vinculadas ao Missouri de Novo Hamburgo a Campo Bom, ocasionou a formalização de uma comunidade própria no município. O Reverendo Carlos Henrique Warth atendeu a comunidade até 1965. A instalação de uma Escola Paroquial ocorreu também em 1936, e no primeiro ano já havia angariado 30 crianças, justificando a compra do terreno com frente para a Avenida Brasil para construção dos prédios da escola, igreja e casa pastoral no ano seguinte. Esta escola seguiria aberta por 15 anos, encerrando as atividades em 1951. A comissão de construção do templo, escola e casa pastoral foi eleita pela comunidade, sendo os integrantes Henrique Katzenberg, Adão Hans e Henrique Winter.

Fonte:
DIAS, Danton Sergio. Guia Informativo Municipal de Campo Bom. 1960
Jornal O Fato no 24 - 18 de Junho de 1976
Inventário do Patrimônio Cultural de Campo Bom, 1994.
www.preservecampobom.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário