A 47ª edição da Feira Internacional da Moda em Calçados e Acessórios – Francal, encerrada na quinta-feira (9), trouxe bons ventos para o setor calçadista brasileiro. Com mais de 800 marcas participantes, lançando suas coleções primavera-verão, a feira melhorou o ânimo do segmento em meio a indicadores não muito alentadores que rondaram o mercado ao longo desse primeiro semestre.
Para o presidente-executivo da Associação Brasileira das
Indústrias de Calçados (Abicalçados), Heitor Klein, a Francal confirmou a
tendência de retomada nas vendas para o mercado externo, embaladas pela alta do
dólar e também pela recuperação de alguns dos principais mercados para o setor
calçadista nacional, entre eles os Estados Unidos. “Mas, talvez o mais
surpreendente, e por isso digno de registro, foi o resultado das negociações
realizadas para o varejo brasileiro, especialmente de marcas caracterizadas
pelo forte investimento em moda, conforto e valor agregado”, destaca o
executivo. Segundo ele, apesar do receio quanto ao futuro econômico do País, os
lojistas compraram em volumes além das expectativas iniciais, que
evidentemente, baseada nos indicadores, não era das mais positivas.
A diretora de produto da Jorge Bischoff, empresa conhecida
pela produção de calçados femininos de alto valor agregado, Clarissa Lehnen,
ressalta que a empresa teve um retorno positivo sobre a presença de compradores
internacionais na mostra. “Fechamos pedidos com novos e antigos clientes em
âmbito internacional. A visitação foi qualificada e, apesar da expectativa
inicial do mercado, superamos o planejado”, conta a diretora da empresa.
Clarissa salienta que um dos diferenciais da feira é que ela se tornou um palco
para que os visitantes internacionais conheçam novas marcas e abram novas
possibilidades de negócios, concretizando-se como uma grande vitrine do setor
calçadista. Israel, França, Rússia, Bolívia, Porto Rico, Ilhas Mauricio, Angola
e Polônia estão entre os países que comercializaram com a Jorge Bichoff.
Já o gerente comercial da Usaflex, marca focada em conforto
e tecnologia, Eduardo Santos, a Francal oportunizou vendas que respondem por
cerca de 20% do faturamento do segundo semestre de 2015. “Vir para a Francal
sempre é uma oportunidade de novos clientes, principalmente pelo bom momento no
qual a marca está passando”, salienta, explicando que a matemática do
consumidor é simples: “Quando o consumidor pensa em conter despesas, as compras
são conduzidas pela confiança que ele sente no produto”, frisa, ressaltando a
relação da marca com o cliente. “Esse fator garante o giro dos nossos produtos
no ponto de venda”, complementa.
Santos ressalta que a mostra, mesmo com uma visitação menor
do que em edições anteriores, proporcionou a vinda de importantes compradores.
Segundo ele, durante a Francal a empresa voltou a negociar com antigos
clientes, garantindo o fechamento de pedidos e agendamentos de negociações para
as próximas semanas. Com relação aos negócios internacionais, o gerente conta
que a feira proporcionou a conquista de novos mercados, como Peru, Porto Rico,
Equador, Colômbia, Israel e Estados Unidos. (Fonte: Imprensa Abicalçados)
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