Páginas

quinta-feira, 14 de abril de 2016

Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe inicia dia 25

Foto: Emily Schwan
O início da campanha de vacinação contra a gripe H1N1, transmitida pelo vírus Influenza A, prevista para o final do mês, foi antecipada pelo Estado para o dia 25, sábado, devido ao grande interesse e preocupação que a população gaúcha tem manifestado. Em Campo Bom não será diferente: a partir dessa data, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) fornecerão a vacina gratuitamente ao grupo prioritário e de risco, seguindo as normas do Ministério da Saúde. A vacinação será realizada no horário normal de atendimento das UBS, de segunda a sexta-feira das 8 às 12 horas e 13 às 17 horas, com exceção dos bairros Celeste e Paulista, onde o atendimento acontece das 7 às 17 horas, sem fechar ao meio-dia. A campanha segue até o dia 20 de maio e contará com o Dia D, dia 30, quando todas as UBS abrirão exclusivamente para a vacinação. “A Campanha de Vacinação atenderá as pessoas que se enquadram no grupo prioritário e de risco, ou seja, com imunidade mais sensível. A determinação é do Ministério da Saúde, que traçou o perfil do grupo”, explica a titular da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Dorothea Thobe.

Fazem parte do grupo:

- Crianças de 6 meses até menos de 5 anos;
- Gestantes;
- Puérperas (mulheres que deram à luz há até 45 dias);
- Trabalhadores da área da saúde;
- Indivíduos com 60 anos ou mais;
- Pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais de qualquer idade.
- Povos indígenas;
Todas as condições prioritárias e de risco listadas devem apresentar a receita médica comprovando o quadro. Ainda fazem parte do grupo prioritário e de risco adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e funcionários de sistemas prisionais.

Atenção para os cuidados básicos de prevenção

A situação está sob controle no município, conforme adianta a coordenadora da Vigilância em Saúde, Giselaine Herreira. Segundo ela, a época é propícia para a manifestação de doenças respiratórias e virais, como o caso da gripe H1N1, o que exige a prevenção por meio de atitudes saudáveis e preventivas. “Lavar as mãos com água e sabão com frequência ou toda vez que tossir e espirrar; manter uma alimentação saudável e rica em vitaminas; ingerir bastante líquido; evitar aglomerações e lugares fechados são alguns cuidados básicos que todos devem reforçar no seu dia a dia”, detalha Giselaine.
Todas as escolas da rede privada e municipal de ensino já receberam da SMS informativo contendo a normas técnicas emitidas pelo Ministério da Saúde e adaptadas pela Secretaria Estadual da Saúde, com orientações que consideram o convívio escolar e a dinâmica dos alunos e funcionários. As clínicas particulares também estão recebendo as devidas orientações da SMS.

Esquema especial para a dispensação do Tamiflu

A fim de garantir o acesso da comunidade ao medicamento Tamiflu, usado no tratamento da gripe causada pelo Influenza A, a Prefeitura optou por alterar sua forma de dispensação que ocorria apenas em dias úteis. A partir deste sábado, 16, o Tamiflu também será dispensado aos sábados e domingos, das 8h30min às 11h30min, no Pronto Atendimento. De segunda a sexta-feira, poderá ser retirado na Farmácia Comunitária Municipal, das 8h30min às 18h30min (sem fechar ao meio-dia). Para retirar o medicamento (que está em falta na maioria das farmácias comerciais), é necessário apresentar receita médica particular ou do SUS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário