A Francal, uma das mais tradicionais feiras de calçados do
Brasil, espera receber importadores árabes na sua próxima edição, que ocorrerá de
26 a 29 de junho na capital paulista. A organização da mostra está enviando
convites a cerca de 600 compradores da região, em uma ação com parceria da
Câmara de Comércio Árabe Brasileira.
"Fizemos uma parceria com a Câmara Árabe para que ela
nos ajudasse a prospectar quem são os compradores mais ativos nesses 22 países
árabes", contou o presidente da Francal, Abdala Jamil Abdala. A iniciativa
faz parte de uma estratégia da feira para atrair importadores de várias regiões
do mundo. No total, serão convidados três mil compradores internacionais e os
primeiros 300 que confirmarem a participação terão hospedagem por conta da
feira.
A organização está convidando importadores da América
Latina, Europa, Estados Unidos e mundo árabe. Mas Abdala ressalta o potencial
deste último mercado. De acordo com ele, as indústrias de calçados brasileiras
vêm sentindo o interesse gradativo dos árabes pelo calçado nacional quando
participam de feiras tanto no Brasil como no exterior. "Eles têm visitado
os estandes brasileiros e feito negócios", afirma Abdala.
O presidente da Francal lembra que vivem nos 22 países
árabes 400 milhões de pessoas e a maior parte da região não é produtora de
calçados. "Eles importam US$ 6 bilhões em sapatos", afirma, sobre
dados anuais. De acordo com Abdala, o Brasil tem capacidade de vender mais
calçados para os países árabes. Ele lembra que algumas das nações mais ricas da
região, como Emirados, têm empresas importadoras que fazem a distribuição em
todos os países árabes e da África.
Abdala ressalta o potencial do setor como exportador.
"A indústria brasileira de calçados tem o DNA da exportação, o setor é
exportador há mais de 40 anos", afirma. Ele acrescenta que a indústria já
chegou a exportar US$ 1,97 bilhão ao ano, há cerca de 15 anos, e com a
desvalorização do dólar, nos últimos 14 anos, o custo do calçado brasileiro
cresceu muito. Em 2015, o Brasil exportou US$ 960,4 milhões em sapatos, segundo
a Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados).
Agora, com o dólar novamente valorizado, a indústria ganhou
competitividade internacional, segundo Abdala. Pensando nisso, a Francal
resolveu fazer o que entende ser a sua parte nesse processo e está convidando
importadores. O presidente da feira afirma que o varejo do setor está sofrendo
demais e que indústria de calçados, que estava focada no consumo interno,
atualmente em queda, precisa continuar "girando suas máquinas". O
esforço da feira deve ajudar os calçadistas a encontrar demanda no exterior e
seguir gerando empregos no Brasil.
Abdala lembra que a Francal recebe normalmente visitação
internacional de cerca de 1.200 importadores e que a ação da feira deste ano
deve aumentar esse fluxo. Os convites aos compradores internacionais começaram
a ser enviados há 15 dias. No caso dos árabes, além do envio pela Francal, a
Câmara Árabe está reforçando o convite, de acordo com o coordenador de
Inteligência de Mercado da instituição, João Paulo Paixão.
A Abicalçados também trará importadores para a Francal em
parceria com a Agência Brasileira de Promoção das Exportações e Investimentos
(Apex-Brasil) para rodadas de negócios com empresas brasileiras. A ação,
Projeto Comprador VIP, faz parte do Brazilian Footwear, programa de incentivo
às exportações do setor. O convite pelo projeto cobre outros custos dos
importadores, além da hospedagem, como a passagem aérea. Segundo informações da
assessoria de imprensa da Abicalçados, os compradores ainda não estão
definidos.
Os convidados pela organização da Francal ficarão com agenda
livre para visitação a estandes pelos quais mais se interessarem. Eles serão
incentivados, no entanto, a conhecer uma área da feira, com pequenas e médias
empresas nacionais, interessadas em vender ao mercado externo.
A Francal apresenta a coleção primavera-verão produzida
pelas indústrias brasileiras de calçados. A feira acontece no Parque Anhembi.
Na edição de 2015, a mostra recebeu mais de 43 mil visitantes do Brasil e de
mais 64 países. Expuseram no evento duas mil marcas.
Fonte: Agência de Notícias Brasil-Árabe (Anba)
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