Explorar
oportunidades, surfar na onda da transformação digital, mudanças radicais.
Estas características ressaltadas na manhã de quinta-feira (09), durante a
última edição do ano do ACI com Networking, foram enfatizadas pelo palestrante
Fabio Junges, diretor Comercial da Teevo. Juntamente com o diretor de Inovação
da empresa, Rodrigo de Castro, eles apresentaram o tema “Transformação Digital:
O que sua empresa não pode deixar de fazer hoje”.
“Não dá para a gente sentar no nosso business e achar que
estamos seguros. As inovações dos últimos anos é só a pontinha de toda a
transformação que vem pela frente. Todo mundo vai ser afetado. A discussão é:
em que medida, qual o impacto e em que tempo isso vai acontecer”, antecipou
Junges, empresário e empreendedor na área de Tecnologia da Informação,
investidor e mentor de startups de tecnologia. Especialista em gestão,
estratégia e finanças empresariais, é doutor em Administração, professor e
pesquisador nas áreas de transformação digital, mobilidade empresarial,
processo decisório e tecnologias disruptivas.
Fabio Junges pontou que empresas tradicionais precisam estar
atentas. “Frequentemente elas subestimam a natureza disruptiva, até que seja
tarde demais”, observou, considerando que é preciso ser realizado um
diagnóstico (e neste momento ela fala de um modo geral das organizações)
verificando se a empresa já está inserida neste contexto tecnológico (onde
estou e onde quero estar). Ele também indicou que sejam avaliados os mecanismos
impulsionadores das mudanças, facilitando para o cliente para que ele utilize o
produto/serviço. “Nós somos pressionados pelo tempo. Então é preciso focar e
facilitar para o cliente”.
ÚLTIMA GERAÇÃO - Rodrigo de Castro lembrou da chegada da
Internet no Brasil. Seus primeiros passos foram nos anos 80, porém foi no final
da década de 90 que, de fato, a população teve maior acesso. “Somos da última
geração que viveu a mistura do analógico com o tecnológico e isso teve um
impacto para a sociedade. Hoje estamos num mercado altamente dinâmico, com
tecnologias disponíveis para nossas vidas e nossas empresas”, assinalou, ao
mostrar tecnologias ainda mais completas que estão aparecendo no horizonte, que
em breve farão parte do nosso dia a dia, como a Internet das Coisas (máquinas
conversando entre si). “Hoje, com o celular, já é muito comum as pessoas
carregarem no bolso um conjunto infinito de dados. Máquinas sabem entender,
aprender e fazer. Falta ser, mas isto é uma questão de tempo”, avaliou.
Rodrigo de Castro, formado em Administração e especialista
em estratégias empresariais, também vice-presidente de Inovação e Tecnologia da
ACI, assinalou, ainda, pontos sobre a Inteligência Artificial e Big Data,
conceitos ainda pouco conhecidos para os leigos, mas que congregam sistemas
informacionais, portanto, influenciam diretamente na vida de cada um.
“Precisamos conhecer as estratégias de transformação, o que pode ser criando
uma área de inovação, independente da trajetória da empresa, ou construindo a
cultura da inovação com parceiros profissionais, ou ainda investindo em
startups. Não é acabar com o que se tem para começar algo novo, mas sim adaptar
ao mercado, utilizando a inovação e as ferramentas de tecnologias”,
complementou ele.
O patrocínio do ACI com Networking foi de Algar Telecom e
Sicoob Ecocredi, com apoio de Unimed Vale do Sinos e colaboração de Pomar
Delivery de Frutas. Neste evento, todos os participantes são convidados a levar
seus folders, cartões e materiais de divulgação para o networking. (De Zotti –
Assessoria de Imprensa)
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